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A demanda por gestores de tráfego aumenta à medida em que mais e mais empresas marcam presença na internet. Mas o que é tráfego e como se qualificar para gerenciá-lo? Leia o artigo e saiba mais.

O crescente uso da internet no nosso dia a dia fez com que o universo digital passasse de um ambiente virtual voltado majoritariamente ao entretenimento no começo dos anos 2000 para uma grande fonte de negócios reais para empresas na atualidade.

Cada vez mais marcas buscam estar presentes na internet por meio, por exemplo, de sites próprios e de perfis em redes sociais com o objetivo de encontrar e se relacionar com potenciais clientes.

No entanto, a grande concorrência pela atenção e pelos cliques de usuários on-line faz com que seja necessário aplicar técnicas e estratégias de marketing digital para que uma empresa se destaque e obtenha alcance, relevância e, principalmente, visitantes em suas páginas on-line.

Se a sua empresa tem, por exemplo, um site próprio na internet, é natural que você queira que ele receba o maior volume de tráfego (ou fluxo de visitantes) possível. Para isso, você pode esperar que os usuários descubram seu site espontaneamente (o que chamamos de tráfego orgânico) em pesquisas feitas em sites de buscas, como o Google.

Acontece que o tráfego orgânico costuma levar um tempo maior para gerar resultados e depende de fatores como o uso frequente do marketing de conteúdo e técnicas de SEO para aumentar o alcance e gerar autoridade ao site junto ao algoritmo dos buscadores.

Para acelerar o processo de divulgação do site (e dos produtos e serviços) de uma empresa e, consequentemente, do recebimento de visitantes, muitos negócios aplicam a estratégia de um outro tipo de tráfego: o tráfego pago.

Essa tática atrai visitantes por meio da exibição de anúncios no topo, na lateral e no fim das páginas de resultados para pesquisas feitas por usuários em buscadores ou por meio de links patrocinados exibidos em feeds de redes sociais.

Como você deve imaginar, essa grande demanda de empresas por visitantes em suas páginas on-line requer profissionais com conhecimento técnico sobre tráfego e acabou gerando uma profissão na área de marketing digital: o gestor ou gestora de tráfego.

Por isso, a Agência de Tráfego Pago Tupiniquim vai te deixar por dentro da relevância desses profissionais para os resultados de marketing digital de empresas na internet e vai te dar 10 dicas de cursos (gratuitos e pagos) para você aprender a gerenciar tráfego na internet e, quem sabe, começar uma carreira nessa área tão promissora.

O que você vai ler sobre Cursos de Gestão de Tráfego:

O que é gestão de tráfego?

Pense na internet como uma grande cidade cheia de calçadas, ruas e rodovias pelas quais as pessoas transitam de um lugar para outro. No contexto da internet, esse “deslocamento” de usuários indo de um site para outro e de um perfil de rede social para outro é o que chamamos de tráfego.

Então, gestão de tráfego nada mais é do que uma estratégia de marketing digital para planejar, administrar e controlar a atração de visitantes para uma página on-line, landing page, site, blog, e-commerce etc.

Uma das principais táticas usadas para atrair usuários e aumentar o fluxo de visitas recebidas por uma página on-line é a criação, publicação e exibição de anúncios em buscadores e redes sociais que, quando clicados, redirecionam os usuários para o endereço virtual de quem contratou a publicidade.

Essa técnica, também chamada de gestão de mídia paga, usa plataformas de publicidade para configurar esses anúncios e segmentar o público-alvo ao qual eles serão mostrados. As principais plataformas de mídias pagas são o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, TikTok Ads, Pinterest Ads, YouTube Ads, entre outras.

Qual a importância de um gestor ou gestora de tráfego?

Se você costuma consumir conteúdo sobre marketing digital, você provavelmente já leu alguma postagem, assistiu a algum vídeo ou mesmo viu propagandas sobre gestores de tráfego ou cursos sobre gestão de tráfego na web.

Isso porque a demanda pelos profissionais dessa área aumentou consideravelmente nos últimos anos devido ao grande crescimento de vendas on-line e prospecção de clientes na internet.

Atualmente, muitas empresas já possuem ou estão à procura de profissionais e consultorias que fiquem responsáveis por elaborar e monitorar estratégias e campanhas de publicidade para impulsionar o fluxo de visitantes em seus endereços digitais.

Como vimos, o tráfego orgânico traz resultados em longo prazo e, por isso, pode demorar até que, por exemplo, o site da sua empresa chegue naturalmente (ou seja, por cliques espontâneos de usuários) às primeiras páginas e, especialmente, à primeira página de sites de buscas.

O tráfego pago, por outro lado, gera resultados rápidos assim que as campanhas de anúncios começam a ser veiculadas entre os resultados para pesquisas contendo palavras-chave relacionadas aos produtos, serviços e à área de atuação da empresa anunciante em um buscador ou entre os posts de redes sociais.

Para isso, o gestor ou gestora de tráfego deve analisar, entender e conhecer profundamente o que a empresa tem a oferecer, os benefícios e soluções que a persona do negócio procura, as forças e fraquezas do empreendimento e de seus concorrentes, entre outros conhecimentos técnicos e humanos que ajudarão a marca a alcançar mais pessoas e converter mais vendas.

Esse perfil com características analíticas torna os gestores de tráfego ainda mais valiosos para as empresas, já que são esses profissionais que ajudarão a transformar os objetivos de marketing digital em números concretos por meio da captação de consumidores em potencial dos serviços e produtos de um negócio.

5 cursos gratuitos sobre gestão de tráfego

Entendeu o que é gestão de tráfego e percebeu que os profissionais dessa área precisam de qualificação para gerar os resultados que as empresas esperam na internet, né?

Veja 5 cursos gratuitos que selecionamos para te ajudar na missão de aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de tráfego.

1. Meta Blueprint

A Meta, grupo que engloba o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, disponibiliza uma série de cursos on-line para quem quer aprender mais sobre os formatos de anúncios para divulgar uma empresa e como acompanhar o desempenho de campanhas de mídias pagas. Conheça 2 cursos que a Meta oferta gratuitamente:

2. Google Academy

A Google também oferece cursos sem custo para quem quer destacar um negócio na internet. No curso on-line “Promova sua empresa com publicidade on-line”, você vai conhecer ferramentas para elaborar uma estratégia de marketing digital e prospectar o público-alvo ideal para uma empresa.

São 5 módulos, com duração total de 3 horas, voltados aos iniciantes no assunto com tutoriais em vídeo sobre campanhas de sucesso para promover um negócio na internet por meio de marketing local, mídias sociais, marketing para mecanismos de busca (SEM), entre outros temas.

3. Pedro Sobral

Para quem gosta de aprender com vídeos no YouTube, o gestor de tráfego Pedro Sobral é um dos principais nomes e referências quando o assunto é mídia paga.

Em seu canal no YouTube, Pedro posta vídeos e faz lives que ensinam a mais de 500 mil inscritos o passo a passo da criação de estratégias de tráfego pago e seleção de palavras-chave no Google Ads, além de mostrar exemplos de anúncios com foco em conversão de clientes.

4. SEBRAE

Gratuito e com certificado digital de conclusão, o curso Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença do SEBRAE é ideal para quem está dando os primeiros passos no aprendizado sobre marketing digital para empresas.

Em 6 horas de aulas em vídeo, você vai aprender mais sobre como aumentar o tráfego de um site em buscadores e redes sociais por meio de estratégias como, por exemplo, links patrocinados.

5. Portal Idea

O curso de Tráfego Pago do Portal Idea disponibiliza conteúdo para te mostrar como redirecionar visitantes até o site ou loja virtual de um negócio por meio de publicidade em plataformas de mídias pagas.

Conforme consta na página do curso, você terá acesso a material gratuito em vídeo e PDF sobre táticas de tráfego e conversão, além de formatos de mídias pagas para alavancar a taxa de conversão de vendas.

5 cursos para você investir em gestão de tráfego

Se você pode ou quer investir em cursos pagos, aqui vai uma lista com outros 5 cursos com valores para todos os bolsos para quem pretende entrar no mercado aquecido de gestão de tráfego na internet.

1. Udemy

O curso “Gestor de Tráfego Profissional” da Udemy forma gestores de tráfego on-line capacitados para administrar tráfego pago no Google e em redes sociais como o Facebook, Instagram e o YouTube por meio da criação e veiculação de anúncios, além de ensinar a elaborar projetos voltados a freelancers e empresas de tráfego.

Caso você decida investir nesse curso, você terá acesso a 2 horas de vídeos que podem ser assistidos em qualquer local e horário, de forma vitalícia, e receberá um certificado de conclusão para incrementar seu currículo profissional.

2. ComSchool

Com certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a ComSchool (parte do Grupo Magazine Luiza) oferta o Curso de Gestor de Tráfego, que objetiva te explicar como aumentar o tráfego recebido no seu site ou nas páginas de clientes.

Em 38 horas de aulas presenciais ou on-line, o conteúdo programático contempla tópicos como Meta Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e outras plataformas e estratégias de mídias pagas para gerar visibilidade e alcance na web para um negócio.

Bônus: estude na ComSchool com um desconto especial de 10%. Para resgatar, basta acessar o site, escolher seu curso e utilizar nosso cupom de desconto!

3. Harve

Por meio do Curso Gestor de Tráfego Pago Online, a Harve te mostra como obter tráfego qualificado para aumentar as vendas do seu negócio (ou dos seus clientes). Esse curso on-line é voltado àqueles que buscam migrar para a área da tecnologia ou que queiram desenvolver e incluir uma nova habilidade profissional ao portfólio.

A ementa do curso prevê, entre outros assuntos sobre tráfego pago, videoaulas sobre estratégia, campanhas e etapas do funil de vendas. Você também aprenderá sobre Google Analytics e as métricas, indicadores e ferramentas de mídia e de tráfego.

4. Alura

A Alura também conta com um curso sobre mídias pagas intitulado Tráfego Pago: Estratégias e Aplicações, que te mostra em 8 horas de aula o conceito de tráfego, orgânico e pago, e como gestores de tráfego podem criar campanhas em diferentes plataformas para impulsionar os resultados de empreendimentos diversos.

Com 45 atividades e certificado de conclusão, o curso disponibiliza um conteúdo que abrange a introdução ao tráfego e as principais estratégias de inbound marketing e outbound marketing para veicular anúncios em redes sociais como Twitter, LinkedIn, Pinterest e TikTok.

5. NFT School

Se você prefere um curso presencial por causa da socialização e oportunidades de networking, a NFT School oferece um curso de 35 horas sobre Google Ads. O Google Ads é a plataforma de anúncios do poderoso gigante de buscas para exibir publicidade entre os resultados de pesquisas feitas pelos usuários do Google.

O curso foca em estratégias de tráfego pago para alavancar a conversão de leads, ou seja, clientes em potencial, em clientes de fato. Você também aprenderá sobre criação de campanhas, análise de resultados, remarketing e vários outros temas relacionados.

Amplie seu conhecimento e suas vendas na internet!

Neste artigo, você aprendeu que a gestão de tráfego é uma operação essencial para realizar os objetivos de uma empresa na internet porque por meio dela é possível acompanhar, ajustar e otimizar o investimento em mídias pagas feito por um negócio no ambiente digital.

Nesse sentido, os gestores de tráfego são profissionais essenciais porque planejam, executam e redirecionam, se necessário, a rota dos anúncios contratados por uma marca para serem exibidos na internet com o objetivo de captar consumidores.

Caso você ainda não possua gestores dedicados a acompanhar e aumentar o tráfego de visitantes que a página on-line da sua empresa recebe, conte com o apoio da Tupiniquim e de nossa equipe especializada em Google Ads para levar a sua empresa a um número muito maior de pessoas na internet.

Juntos, criaremos uma campanha eficiente de tráfego pago que alcançará o público ideal para o seu negócio e otimizaremos o alcance e o investimento da sua marca em anúncios na internet.

Fale com a Tupiniquim e conheça melhor nossos serviços de marketing digital!

Espalhe as informações deste post, compartilhando o link do artigo com mais pessoas!

Dúvidas Frequentes

O que é gestão de tráfego?

Gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital que planeja, administra e controla a atração de visitantes por meio de anúncios, em buscadores e redes sociais, que redirecionam os usuários para uma página on-line, landing page, site, blog, e-commerce etc.

Qual a importância de uma consultoria de gestão de tráfego?

Uma equipe especializada em gestão de tráfego analisa, entende e conhece profundamente o que uma empresa tem a oferecer, os benefícios e soluções que a persona do negócio procura, as forças e fraquezas do empreendimento e de seus concorrentes, entre outros conhecimentos técnicos e humanos que ajudarão a marca a alcançar mais pessoas e converter mais vendas.

Onde fazer cursos gratuitos para se tornar um gestor ou gestora de tráfego?

  1. Meta Blueprint;
  2. Google Academy;
  3. Canal Pedro Sobral no Youtube;
  4. SEBRAE;
  5. Portal Idea.

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