Com a enxurrada de novas estratégias de marketing digital aparecendo diariamente, surgem algumas dúvidas: anunciar no Google Ads vale a pena? Qual será o meu retorno? Quais as vantagens de se investir na plataforma? Descubra neste artigo as respostas para essas e outras questões frequentes!
O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google. Nele, é possível promover o site da sua empresa nas páginas de resultado de pesquisas, sites e aplicativos parceiros, YouTube e Gmail, seja com links patrocinados, imagens e até mesmo com vídeos!
Uma das principais vantagens em se anunciar no Google, ao se comparar com as estratégias tradicionais de marketing, é a possibilidade de pagar por resultados. Isto é, a cobrança só ocorre quando o usuário clicar no seu anúncio (é o que chamamos de custo por clique, o CPC).
Mas esse não é o único benefício de anunciar no Google Ads. Por isso, separamos uma lista com as principais razões para a sua empresa começar as campanhas no Ads hoje mesmo.
Navegue e veja por que vale a pena anunciar no Google Ads
- Investimento totalmente flexível
- Resultados mais rápidos
- Mensurável de todas as formas
- Escalável desde o início
- Concorra de igual para igual com grandes marcas
- Destaque no cenário local
- Apareça para quem está procurando pelo seu serviço ou produto
Ao longo deste texto, exploraremos como cada aspecto da plataforma desempenha um papel crucial na elevação da visibilidade e no crescimento sustentável da sua marca. Leia e prepare-se para impulsionar sua empresa em direção ao sucesso!
Investimento totalmente flexível
O Google Ads funciona através de um sistema de leilão, exibindo os anúncios nas posições de maior destaque de acordo com cada lance feito na plataforma. Afinal, quanto custa investir no Google Ads? A resposta é que não existe um valor fixo estipulado pela plataforma.
A lógica desse tipo de investimento é muito parecida com a de um celular pré-pago, onde a cada minuto falado seu crédito é debitado e não havendo créditos, o usuário não consegue efetuar a ligação.
Ou seja, enquanto houver créditos em sua conta do Google Ads, os anúncios são exibidos. A cada novo clique em sua campanha, um valor correspondente ao seu lance será debitado e, acabando os créditos, seu anúncio simplesmente deixará de ser exibido.
O fato de não haver um custo fixo e de você escolher quantos créditos deseja inserir na plataforma faz com que anunciar no Google seja um investimento totalmente flexível, podendo ser ajustado periodicamente de acordo com as metas da sua empresa.
Resultados mais rápidos
Outra grande vantagem do Google Ads está na velocidade com que os resultados são percebidos.
O tráfego do seu site aumentará no momento em que a sua campanha estiver ativa. Isso é ótimo para empresas que estão iniciando o seu posicionamento na Internet e possuem metas imediatas de vendas, já que, ao compararmos anunciar no Google com outras estratégias de marketing digital como a otimização SEO, o Marketing de Conteúdo e o Crescimento Orgânico nas Redes Sociais, o Google Ads se sobressai quando falamos de velocidade de resultados.
Claro que as estratégias citadas possuem ótimos resultados a longo prazo, mas a sua curva de resultados mais lenta nos primeiros meses de execução pode ser compensada com um bom trabalho de Google Ads. No final, as estratégias trabalharão lado a lado e se complementarão.
Saiba mais: Precisa de profissionais especializados em Google Ads? A Tupiniquim é uma agência de marketing digital especialista na plataforma de anúncios do Google.
Mensurável de todas as formas
O seu planejamento de marketing digital deve ser data-driven, isto é, baseado em dados para as tomadas de decisão e o Google Ads é perfeito quando o assunto é mensurar resultados.
Com ele, é possível identificar os termos de busca e palavras-chave mais relevantes e que mais convertem vendas para a sua empresa. Conhecendo os pontos fortes, fica fácil saber para onde direcionar os investimentos e o que deve ser melhorado.
Você consegue medir as vendas, os contatos, os preenchimentos de formulário e até mesmo ligações telefônicas provenientes das suas campanhas.
Outro ponto fundamental quando falamos de dados é medir o seu ROI e o seu CAC com precisão. Com o Ads, o acesso aos números que compõem esses indicadores estará disponível em uma interface intuitiva, fácil de ler e de compreender.
Escalável desde o início
O investimento em Google Ads é altamente escalável devido aos dois itens listados anteriormente (investimento flexível e totalmente mensurável).
Você pode facilmente testar anúncios, lances, palavras-chave e até mesmo landing pages que mais convertem com um investimento reduzido e, após tudo validado, escalar os valores e aumentar os resultados de forma igualmente proporcional.
Concorra de igual para igual com grandes marcas
O Marketing Digital trouxe para os dias atuais algo que seria impensável alguns anos atrás: pequenas e médias empresas concorrendo de igual para igual com grandes marcas consolidadas.
Com o Google Ads, a sua empresa pode anunciar no mesmo espaço que as multinacionais.
Claro que o orçamento irá impactar no tempo e na frequência de exposição da sua marca, mas o investimento não é o fator decisivo para se obter ótimos resultados, já que a Internet e o próprio Google valorizam mais os conteúdos e sites que apresentem uma qualidade superior – e sabemos que com uma boa pesquisa e um forte embasamento, todos podem desenvolver conteúdos incríveis, independentemente do orçamento.
A qualidade do conteúdo é importante pois ajudará a definir a posição do seu anúncio em relação aos outros da primeira página. Então, com um conteúdo caprichado, pode ser que você fique na frente de grandes marcas do mesmo setor, mesmo com a sua empresa sendo bem menor que as concorrentes.
Destaque no cenário local
Assim como o Google Ads pode ampliar o alcance do seu negócio para além das barreiras geográficas, ele também permite que a sua empresa se destaque localmente.
Através da segmentação eficiente, a plataforma consegue focar em dados demográficos, como uma localização específica, direcionando os anúncios para usuários com maiores chances de se tornarem seus clientes.
Por exemplo, imagine o desafio de deixar uma agência de publicidade em evidência dentro de uma metrópole diversificada e competitiva como São Paulo. Nesse contexto, usar a palavra-chave “agência de publicidade em São Paulo” em suas campanhas irá maximizar sua presença local, assegurando uma visibilidade precisa diante do público-alvo que busca por esse tipo de serviço na região.
Apareça para quem está procurando pelo seu serviço ou produto
Como explicamos acima, ao anunciar no Google Ads você impactará mais os clientes de fundo de funil, que são as pessoas que já sabem o que precisam e buscam ativamente por uma empresa que oferte o serviço ou produto desejado. É o momento mais próximo da decisão de compra que o usuário estará.
Imagine que você possui um e-commerce B2C (vende para o consumidor final) e um dos seus produtos seja um smartphone. Fazendo a sua campanha no Google Shopping, por exemplo, o seu anúncio aparecerá apenas para pessoas que estão buscando por aquele modelo de aparelho – o que te livra da preocupação de gastar os créditos com pessoas aleatórias que não possuem interesse em adquirir aquele smartphone.
Para o marketing B2B, o processo de venda ocorre de maneira bem parecida. Podemos usar o nosso case de sucesso com o escritório de advogados Artuni, Frazatti e Bonini para exemplificar esse cenário. Nele, empresários que possuem problemas com a sua franqueadora, buscam advogados especialistas em franquias para uma assessoria jurídica. Perceba que é um problema extremamente complexo e delicado, mas existem pessoas buscando por esse serviço ativamente no Google o tempo todo. É para esse público que nós direcionamos as campanhas e os conteúdos do escritório.
Nos dois exemplos mostramos que é possível anunciar de forma assertiva no Google Ads, independente da complexidade do seu produto, serviço ou até mesmo do público. O mais importante é saber para quem direcionar o seu anúncio utilizando os dados coletados, e como fazer com que esses conteúdos façam sentido.
Agora que você já conhece os benefícios que terá, ainda restam dúvidas de que anunciar no Google Ads vale a pena?
E aí, que tal começar a investir nesse tipo de anúncio hoje mesmo? Sim, anunciar no Google Ads vale a pena! Sua empresa terá todos esses benefícios que foram citados no texto e contará com um aumento considerável nos contatos, que podem garantir que a sua cartela de clientes se expanda cada vez mais.
Caso você não saiba como dar início a esse tipo de investimento, é recomendável que a sua empresa conte com especialistas em anúncios para auxiliar nas campanhas.
A Tupiniquim pode ser a sua parceira na construção de anúncios que trarão mais visibilidade para a sua empresa – somos uma agência de Google Ads com mais de 10 anos de experiência e podemos desenvolver uma estratégia que caiba no orçamento da sua empresa, sem comprometer a qualidade dos contatos! O que acha de conversarmos sobre a sua futura estratégia de anúncios?
Gostou deste conteúdo? Compartilhe este post com os seus amigos!