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Quer produzir conteúdo online de qualidade, mas não sabe como dar o primeiro passo? Neste post, vamos dar dicas essenciais para você criar um blog de sucesso.

Atualizado em 30/09/2021

Antes de começar, você precisa primeiro responder a uma pergunta: por que começar um blog? É para a sua empresa? Para um projeto pessoal?

Independentemente da resposta, uma coisa é clara: um blog existe para oferecer conteúdo. Ele se tornará uma das maiores forças da sua marca para encontrar novos possíveis clientes.

Começar um blog é uma das estratégias de marketing de conteúdo mais seguras que existem – mas você precisa ter em mente que os resultados virão a longo prazo. É preciso ter paciência e consistência ao começar um blog.

Se você não sabe por onde começar e acha que criar um blog do zero necessita de um esforço muito grande, não se desespere. Neste post, você vai aprender dicas essenciais para começar a criar um blog para Inbound Marketing e produzir conteúdo online de qualidade para fortalecer a sua marca.

Navegue e aprenda mais sobre como começar um blog:

1. Gerencie o tempo que será dedicado ao blog

Criar um blog profissional traz ótimos resultados, mas a longo prazo. E se você der o pontapé inicial e não trabalhar continuamente, esses resultados dificilmente virão.

O maior erro que pessoas que possuem blogs podem cometer é a inconstância na atualização do conteúdo por lá. Você até pode criar um blog e transborda-lo de conteúdo logo no início, mas sem um trabalho contínuo, tudo será em vão.

Para evitar isso, divida o tempo disponível da melhor maneira possível e tenha em mente que você precisa fazer a manutenção do conteúdo periodicamente.

Além de produzir novos conteúdos, recomendamos que você visite os posts mais antigos e os atualize, adicionando novas informações e mais links internos. Não utilize o seu tempo apenas para criar novos posts.

Outro ponto importante é que as postagens devem possuir uma constância. Se você possui bastante material produzido na hora de começar um blog, vá com calma.

Atualize-o diariamente, semanalmente ou de uma forma que dê espaço para que o calendário de postagens seja funcional e natural. Assim, as pessoas que acompanham o seu blog vão saber exatamente quando esperar novos conteúdos.

2. Estude o seu público-alvo

Quem é que vai ler o seu blog? Você conhece a fundo a sua audiência? Quais seus hábitos e que tipo de conteúdo ela consome? Como ela prefere consumir esse conteúdo? Qual a linguagem que está acostumada?

Muitas perguntas, né? Ao criar um blog, você precisa se atentar ao seu público-alvo e estudá-lo ao máximo para saber o que funcionará com ele e o que não funcionará.

É através desse estudo que você construirá o seu calendário editorial e definirá quais são os próximos assuntos a serem pesquisados.

Adeque o seu blog para agradar ao seu público-alvo. Não adianta criar um blog e insistir em fórmulas que acabam por afastar a audiência que você deseja atingir com o seu conteúdo.

O foco aqui é entender bem para quem você está escrevendo e como capturar a atenção dessas pessoas.

3. Pesquise a concorrência

Precisamos encarar a realidade: você não será a primeira pessoa a pensar em criar um blog. Provavelmente, sua concorrência já está tentando atingir um público-alvo parecido com o seu. No entanto, você pode transformar isso em um ponto positivo.

Como? Estudando os blogs da concorrência. Dessa forma, você descobrirá quais os assuntos que ela não aborda e quais os pontos que faltam em seu conteúdo.

É analisando o que os outros blogs estão fazendo que você conseguirá “sair do mesmo” e desenvolver assuntos que atrairão mais visitantes para o seu blog.

Se você quer criar um blog, precisa deixar claro logo de cara qual é o seu diferencial em relação aos demais. A audiência precisa enxergar o seu blog como canal principal de conteúdo.

Assim, seu blog sairá na frente dos demais e você se tornará uma autoridade na área da qual escreve.

4. Cuidado com os erros de português

Essa é uma dica um tanto quanto básica demais, mas não deixa de ser importante.

Se você tem um blog com o melhor design do mundo e comete muitos erros gramaticais e de ortografia, ainda sim ele será feio aos olhos do público que você quer atingir.

Blogs com muitos erros causam má impressão em qualquer visitante e perdem totalmente a credibilidade, não importa o assunto do qual estejam falando.

Aliás, ao começar um blog ou qualquer outro projeto, se atente aos pequenos erros que vão além dos campos da língua portuguesa: uma imagem mal cortada, um design sem acabamento ou links errados fazem com que o seu blog passe uma impressão de desleixo ou que “foi feito às pressas”.

Não precisamos reforçar o quão ruim é para a imagem da sua empresa ser associada a algo de baixa qualidade, certo? Então, revise tudo que é produzido – mais de uma vez.

5. Escolha a ferramenta correta ao começar um blog

Um blog precisa ser bem construído não somente para que sua estrutura chame a atenção da audiência, mas também para que você consiga trabalhar nele sem maiores dificuldades.

E talvez você esteja pensando: “mas eu não sei como criar um blog”. A boa notícia é que, hoje em dia, existem diversas plataformas no mercado que permitem a criação de um site ou blog na internet sem a necessidade de conhecimentos técnicos na área. Aqui, iremos dar uma dica baseada na experiência da própria Tupiniquim.

Você conhece a plataforma do WordPress? Se não conhece, está na hora de conhecer. Ela será a sua maior aliada na hora de começar um blog.

Por quê? O WordPress possui uma estrutura que é extremamente intuitiva e um suporte que funcionará perfeitamente para atender todas as suas dúvidas quando você for começar um blog.

A quantidade de temas e de recursos disponíveis é gigantesca. E caso você não acredite somente em dicas, aqui vai uma estatística para você: aproximadamente 60% dos domínios em toda a internet estão associados ao WordPress. É mais da metade do mundo digital.

Quer conhecer alguns exemplos de sites em WordPress? Dê uma passada em nosso post sobre 15 Sites em WordPress Famosos para Você se Inspirar e Criar o Seu.

6. Invista em técnicas de SEO

Já ouviu falar de SEO? É a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para os Motores de Busca.

Trabalhar com SEO consiste na aplicação de técnicas envolvendo os conteúdos para que os mesmos sejam ranqueados nas primeiras páginas dos principais buscadores, como o Google e o Bing.

É uma técnica indispensável para quem quer criar um blog e deseja que o seu conteúdo faça parte da sua estratégia de geração de leads e conversão de novos clientes.

O SEO é responsável por trazer tráfego orgânico para o seu blog, ou seja: seu blog será visto por mais pessoas, sem a necessidade de se investir em links patrocinados.

Digamos que seu blog fale sobre advocacia. Se alguém buscar por alguma palavra-chave da qual fale sobre em seu blog (como remuneração, por exemplo), ele aparecerá logo nos primeiros resultados de busca.

Claro que isso depende da qualidade do conteúdo e leva algum tempo, mas é justamente por isso que você seguirá as dicas dadas nesse post!

Quais os benefícios de começar um blog?

Além da distribuição de conteúdo interessante que trará mais tráfego, a criação de um blog pode trazer alguns outros benefícios como:

Autoridade e credibilidade: se seus conteúdos são bem elaborados e trazem informações relevantes para o público, seu blog será visto como um ambiente que domina o assunto e, consequentemente, se tornará uma boa referência dentro do setor. Isso é ótimo para empresas, já que antes mesmo de você abordar o potencial cliente, ele já terá alguma confiança em sua marca.

Visibilidade e clientes: criar um blog trará resultados a longo prazo, já falamos isso aqui. Mas o que precisa ser ressaltado é que, ao longo do tempo, o tráfego orgânico trará uma visibilidade imensa e você terá mais chances de fechar negócios, já que o número de pessoas interessadas na sua marca também aumentará.

Relacionamento com seu público-alvo: quando você entende o que seu público quer e oferece isso em forma de conteúdo, sua marca se aproxima dos potenciais clientes e começa a nutrir uma relação que será fortalecida a cada post novo no blog. Além disso, começar um blog permite que mais um canal de comunicação seja aberto, que são os comentários dos posts. É importante saber lidar com o público aqui para que essa relação seja harmoniosa.

Dicas anotadas? Você já pode criar o seu blog!

Criar um blog pode parecer difícil, mas seguindo essas dicas e estudando as fórmulas que têm dado certo para outros blogs, você conseguirá dar o pontapé inicial, oferecendo conteúdo de qualidade para seu público-alvo.

Caso você tenha mais dúvidas sobre como criar um blog profissional, que tal entrar em contato com a Tupiniquim?

Somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no mercado e podemos te ajudar a criar uma estratégia de marketing de conteúdo que faça com que a sua marca tenha resultados positivos, através do tráfego orgânico, em um ótimo tempo.

Curtiu o post? Aproveite e compartilhe!

Dúvidas Frequentes

Por que criar um blog?

Criar um blog ajuda a educar e engajar seu público-alvo sobre a sua marca. Ter um blog profissional ajuda a promover seu produto ou serviço de forma atrativa e através de conteúdo relevante. Isso auxilia na geração de leads (possíveis clientes) e no fortalecimento da sua marca.

Quais os benefícios de começar um blog?

Um dos maiores benefícios de se ter um blog é a geração de tráfego orgânico. Além disso, blogs com conteúdos de qualidade aumentam a credibilidade e autoridade da marca, trazem mais leads qualificados e melhoram o relacionamento da marca com seu público-alvo.

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