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Quer produzir conteúdo online de qualidade, mas não sabe como dar o primeiro passo? Nesse post, te daremos as dicas básicas para poder começar um blog!

Antes de começar, você precisa primeiro responder a uma pergunta: por que começar um blog? É para a sua empresa? Para um projeto pessoal?

Independentemente da resposta, uma coisa é clara: um blog existe para oferecer conteúdo. Ele se tornará uma das maiores forças da sua marca para encontrar novos possíveis clientes.

Começar um blog é uma das estratégias de marketing mais seguras que existem – mas você precisa ter em mente que os resultados virão a longo prazo. É preciso ter paciência e consistência ao começar um blog.

E, se você está perdido e acha que a criação de um blog necessita de um esforço muito grande, fique tranquilo. Neste post, iremos te dar as dicas básicas para que você consiga começar um blog e produza conteúdo online de qualidade para fortalecer a sua marca.

Navegue e aprenda mais sobre como começar um blog

1. Gerencie o tempo que você dedicará para o blog

Um blog é um projeto a longo prazo. Se você der o pontapé inicial e não trabalhar continuamente, o seu blog morrerá.

O maior erro que um dono de blog pode cometer está na inconstância na atualização do seu blog. Você pode começar um blog e transbordá-lo de conteúdo logo no início, porém se não houver um trabalho contínuo após, será em vão.

Divida o tempo disponível da melhor maneira possível e tenha em mente que você precisa fazer a manutenção do conteúdo periodicamente. Além de produzir novos conteúdos, recomendamos que você visite os posts mais antigos e os atualize, coloque novos links internos. Não utilize o seu tempo apenas para criar novos posts.

Outro ponto importante é que as postagens devem possuir uma constância. Se você possui bastante material produzido na hora de começar um blog, vá com calma. Atualize-o diariamente, semanalmente ou de uma forma que dê espaço para que o calendário de postagens seja funcional e natural. Assim, seus leitores se habituarão às datas de postagem e irão visitar seu blog nesses dias.

2. Estude o seu público-alvo

Quem é que vai ler o seu blog? Você conhece a fundo os seus leitores? Quais seus hábitos e que tipo de conteúdo eles consomem? Como eles preferem consumir esse conteúdo? Qual a linguagem que eles estão acostumados?

Muitas perguntas, né? Ao começar um blog, você precisa se atentar ao seu público alvo e estudá-lo ao máximo para saber o que funcionará com esse público e o que não funcionará.

É através desse estudo que você construirá o seu calendário editorial e definirá quais são os próximos assuntos a serem pesquisados.

Adeque o seu blog para agradar o público. Não adianta começar um blog e insistir em fórmulas que afastam o público que você quer atingir do seu conteúdo.

O foco aqui é conhecer a persona do visitante e traçar como capturar a atenção dele.

3. Pesquise a concorrência

Sejamos francos: você não será o primeiro com a ideia de começar um blog. Alguém, em algum lugar, está tentando atingir um público-alvo parecido com o seu. No entanto, você pode transformar isso em um ponto positivo.

Como? Estudando os outros blogs, você descobrirá quais os assuntos que eles não abordaram e quais os pontos que faltam em seus conteúdos. É analisando o que os outros blogs estão fazendo que você conseguirá “sair do mesmo” e desenvolver assuntos que atrairão os leitores para o seu blog.

Se você vai começar um blog, precisa deixar claro logo de cara qual é o seu diferencial em relação aos demais blogs. Os leitores precisam enxergar o seu blog como canal principal de conteúdo.

Dessa forma, seu blog sairá na frente dos demais e você se tornará um líder de opinião na área da qual escreve.

4. Cuidado com os erros de português

Essa é uma dica um tanto quanto básica demais, mas não deixa de ser importante.

Se você tem um blog com o melhor design do mundo e comete muitos erros gramaticais e de ortografia, ainda sim ele será feio aos olhos do público que você quer atingir.

Blogs com muitos erros causam uma má impressão em qualquer visitante e perdem totalmente a credibilidade, não importa o assunto do qual estejam falando.

Se você vai começar um blog ou qualquer outro projeto, se atente aos pequenos erros. E podemos estender esses erros para além dos campos da língua portuguesa: uma imagem mal cortada, um design sem acabamento ou links errados fazem com que o seu blog passe uma impressão de que “foi feito às pressas” ou que o autor é desleixado.

Não precisamos reforçar o quão tóxico é para a imagem da sua empresa ser associada à esses conceitos, certo? Então, revise tudo que é produzido – mais de uma vez.

5. Escolha a ferramenta correta ao começar um blog

Um blog precisa ser bem construído para que sua estrutura capture a atenção dos leitores e também para que você consiga trabalhar nele sem maiores dificuldades.

“Mas eu não sei como criar um site” – e nem precisa. Hoje, existem diversas plataformas no mercado que permitem a criação de um site ou blog na internet sem a necessidade de conhecimentos técnicos na área. Aqui, iremos dar uma dica baseada em nossa experiência.

Você conhece a plataforma do WordPress? Se não conhece, está na hora de conhecer. Ela será a sua maior aliada na hora de começar um blog.

Por quê? O WordPress possui uma estrutura que é extremamente intuitiva e um suporte que funcionará perfeitamente para atender todas as suas dúvidas quando você for começar um blog.

A quantidade de temas e de recursos disponíveis é gigantesca. E caso você não acredite somente em dicas, aqui vai uma estatística para você: aproximadamente 60% dos domínios em toda a internet estão associados ao WordPress. É mais da metade do mundo digital.

Quer conhecer alguns desses sites? Dê uma passada em nosso post sobre 10 grandes marcas que possuem um site em WordPress e você não sabia.

6. Invista em técnicas de SEO

Já ouviu falar de SEO? Do inglês, significa Search Engine Optmization, ou Otimização para os Motores de Busca.

Trabalhar com SEO consiste na aplicação de técnicas envolvendo os conteúdos para que os mesmos sejam ranqueados nas primeiras páginas dos principais buscadores, como o Google e o Bing.

É uma técnica indispensável para quem quer começar um blog e deseja que o conteúdo do blog faça parte da sua estratégia de captação e conversão de clientes.

O SEO é responsável por trazer tráfego orgânico para o seu blog, ou seja: seu blog será visto por mais pessoas, sem a necessidade de se investir em conteúdo pago.

Digamos que seu blog fale sobre advocacia. Se alguém buscar por alguma palavra-chave da qual fale sobre em seu blog (como remuneração, por exemplo), ele aparecerá logo nos primeiros resultados de busca.

Claro que isso depende da qualidade do conteúdo e leva algum tempo, mas é justamente por isso que você seguirá as dicas dadas nesse post!

Quais os benefícios de começar um blog?

Além da distribuição de conteúdo interessante que trará mais tráfego, a criação de um blog pode te trazer alguns benefícios como:

Autoridade e credibilidade: se seus conteúdos são bem elaborados e trazem informações relevantes para o público, você será visto como alguém que domina o assunto e, consequentemente, se tornará uma boa referência dentro do setor. Isso é ótimo para empresas, já que antes mesmo de você abordar o potencial cliente, ele já terá alguma confiança em sua marca.

Visibilidade e clientes: começar um blog te trará resultados a longo prazo, já falamos isso aqui. Mas o que precisa ser ressaltado é: ao longo do tempo, o tráfego orgânico te trará uma visibilidade imensa e você terá mais chances de fechar negócios, já que o número de pessoas interessadas na sua marca também aumentará.

Relacionamento com seu público-alvo: quando você entende o que seu público quer e oferece isso em forma de conteúdo, sua marca se aproxima dos potenciais clientes e começa a nutrir uma relação que será fortalecida a cada post novo no blog. Além disso, começar um blog permite que mais um canal de comunicação seja aberto: os comentários dos posts. É importante saber lidar com o público aqui para que essa relação seja harmoniosa.

Dicas anotadas? Você já está pronto para começar um blog!

Começar um blog pode parecer difícil, mas seguindo essas dicas e estudando as fórmulas que tem dado certo para outros blogs, você conseguirá dar o pontapé inicial e oferecer conteúdo de qualidade para seu público.

Caso você tenha dúvidas mais dúvidas sobre como começar um blog, que tal entrar em contato com a Tupiniquim? Nós somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no mercado e podemos te ajudar a criar uma estratégia de marketing de conteúdo que faça com que a sua marca tenha resultados positivos através do tráfego orgânico em um ótimo tempo.

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