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O TikTok já possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e é a rede social do momento. Saiba como sua empresa pode estar presente nessa mídia social e como exibir anúncios aos seus usuários.

Em 2014, um aplicativo chamado Musical.ly foi desenvolvido e lançado por uma empresa chinesa para que usuários postassem vídeos dublando músicas. Anos depois, em 2017, essa empresa foi comprada pela ByteDance, outra corporação chinesa, e o Musical.ly ganhou um novo nome: TikTok.

O tempo passou e o TikTok cresceu exponencialmente, com mais de 750 milhões de downloads só em 2019, a ponto de atrair a atenção de Mark Zuckerberg, dono da Meta (grupo que engloba o Facebook, o Instagram e o WhatsApp). O bilionário do ramo da tecnologia tentou, inclusive, comprar o TikTok, porém sem sucesso.

Atualmente, a relevância e o sucesso do TikTok são evidentes e podem ser comprovados pelas movimentações de outras redes sociais (como o Instagram e o YouTube, por exemplo) que têm tentado se assemelhar a ele por meio da incorporação de vídeos curtos aos feeds de seus usuários.

A grande popularização do TikTok entre usuários de mídias sociais tem atraído cada vez mais a atenção de empresas interessadas em apresentar e ofertar seus produtos e serviços à crescente base de usuários dessa rede social.

Neste artigo, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim te explica em detalhes o que você precisa saber para que a sua marca esteja presente no TikTok por meio do TikTok Ads, a plataforma de anúncios da rede social que tem ditado as tendências de comportamento na internet.

O que você vai ler sobre TikTok Ads:

O que é o TikTok Ads?

Também conhecido como TikTok for Business (em português, TikTok para Negócios), o TikTok Ads é a plataforma de publicidade do TikTok para empresas que queiram exibir anúncios de suas marcas, produtos e serviços aos usuários dessa rede social.

A plataforma é também uma solução de marketing que auxilia equipes de empresas nos processos de definição dos anúncios, orçamento, otimização de alcance até o público-alvo e análise dos resultados de campanhas de tráfego pago no TikTok.

Por que incluir o TikTok Ads em campanhas de tráfego pago?

Estar presente nas redes sociais significa estar onde o público e potenciais consumidores estão. Por isso, é essencial que a sua empresa comece um trabalho relevante nas redes sociais e interaja com os usuários para apresentar sua marca, produtos ou serviços.

As campanhas de tráfego pago em redes sociais trazem resultados mais rápidos para os negócios porque exibem anúncios diretamente nos feeds de seus usuários e não dependem do tráfego orgânico, que é gerado espontaneamente e leva mais tempo para gerar resultados.

No caso do TikTok, publicar anúncios por meio do TikTok Ads dá visibilidade à empresa e aumenta o reconhecimento e a consciência de marca, ou Brand Awareness, por parte de um público mais jovem, formado pela geração Z e pelos Millenials, e que dita tendências de comportamento e de consumo.

Além disso, o aplicativo do TikTok é um dos mais baixados em todo o mundo e possibilita aumentar o volume de tráfego redirecionado para outras páginas on-line da sua empresa, como landing pages e e-commerces.

Uma outra vantagem do TikTok Ads é o recurso “públicos semelhantes”, que permite que os anúncios da sua empresa atinjam outros grupos de usuários que possuam semelhanças com o público-alvo da sua marca, expandindo o alcance da publicidade para novos clientes em potencial.

Quais são os exemplos de anúncios possíveis no TikTok Ads?

Os vídeos e as imagens dinâmicas são os principais formatos disponíveis para que um negócio exiba publicidade no TikTok. Conheça os tipos e as características dos anúncios que você pode contratar para apresentar os produtos e serviços da sua marca aos usuários dessa rede social.

In-Feed Ads

As propagandas da categoria In-Feed Ads possuem 15 segundos de duração e são mostradas pelo TikTok na For You Page, ou Página “Para Você”. Essa página é a tela inicial que todo usuário visualiza ao entrar na rede social e onde são reproduzidos os vídeos recomendados pelo algoritmo do TikTok com base na atividade dos usuários.

As publicidades In-Feed Ads têm esse nome porque são inseridas entre os vídeos vistos pelos usuários em seus feeds. Dessa forma, os anúncios dessa categoria são reproduzidos automaticamente, além de contarem com o diferencial de permitirem uma Chamada para Ação (CTA).

TopView

Os anúncios do tipo TopView são exibidos no topo da For You Page, assim que os usuários acessam a rede social, ou seja, essa forma de publicidade será a primeira coisa a ser visualizada pelos usuários do TikTok.

Essa categoria de propaganda do TikTok é exibida em tela cheia e sua duração é de até 60 segundos, sendo maior que a duração habitual dos conteúdos postados na rede social.

Branded Hashtag Challenge

Branded Hashtag Challenge, ou Desafio de Hashtag de Marca, é o tipo de publicidade que permite que os usuários do TikTok criem conteúdos sob uma hashtag definida por uma marca. Esse tipo de anúncio garante exclusividade sobre a hashtag por um determinado intervalo de tempo.

Por exemplo, a Agência Tupiniquim poderia criar a hashtag “InfluencerDaTupiniquim” para incentivar os usuários a criarem conteúdo falando sobre os serviços de marketing digital da agência e, assim, apenas a Tupiniquim poderia fazer uso dessa hashtag durante o intervalo de tempo contratado.

Branded Effects

Os anúncios de Branded Effects (em português, Efeitos de Marca) incluem imagens em 2D, 3D ou RA (Realidade Aumentada) dos produtos de um negócio aos vídeos mostrados pelo TikTok.

Na prática, isso significa a possibilidade de desenvolver, por exemplo, filtros e stickers (adesivos virtuais) que os usuários podem utilizar na rede social, aumentando o nível de engajamento com a marca.

Brand Takeovers

O formato Brand Takeovers de anúncio toma toda a tela e pode englobar as outras categorias de publicidade do TikTok (TopView, In-Feed Ads, Branded Hashtag Challenge e Branded Effects) de forma simultânea, usando não só vídeos, mas também imagens e gifs.

Esse modelo permite que uma empresa domine os anúncios exibidos no TikTok em um determinado dia. Isso porque a contratação desse formato de propaganda garante que apenas os anúncios da empresa contratante de Brand Takeovers (em tradução livre, Domínio da Marca) sejam exibidos na rede social no período.

Como anunciar no TikTok Ads?

Agora que você já está por dentro dos formatos de anúncios que podem ser veiculados no TikTok, vamos explicar em mais detalhes como você pode fazer propaganda da sua empresa nessa rede social tão popular no Brasil e no mundo.

1. Crie uma Conta Comercial

É bem simples criar uma conta comercial para a sua empresa no TikTok Ads. Primeiro, você deve cadastrar um endereço de e-mail ou número de telefone. Depois disso, informe e confirme uma senha e forneça o código enviado para o meio de contato escolhido para verificação.

Em seguida, preencha uma breve descrição sobre o negócio informando o país, setor de atividade econômica, nome da empresa, fuso horário, moeda e número de telefone.

Após isso, insira seus dados para cobrança (CNPJ e endereço) e selecione a forma de pagamento, que pode ser automática (com faturamento em uma data fixa ou até um limite de faturamento) ou manual (por meio do carregamento de crédito antes da veiculação de uma campanha).

2. Selecione a versão do TikTok Ads Manager

O TikTok Ads Manager é o gerenciador de anúncios que vai te ajudar a configurar as campanhas e elaborar as publicidades que serão exibidas no TikTok. Ele está disponível em duas versões: simplificada e customizada.

A versão simplificada do TikTok Ads Manager facilita o processo e diminui o tempo gasto com a campanha publicitária porque permite que você delegue boa parte do processo de criação dos anúncios ao próprio algoritmo do TikTok.

Já a versão customizada possibilita que você esteja à frente de todo o processo de criação das campanhas publicitárias, desde testes A/B até opções avançadas de personalização da campanha. A escolha entre as versões não é permanente e você pode experimentar as opções e alternar entre as duas conforme suas necessidades.

3. Estipule o objetivo da campanha

Conta comercial criada e modo do TikTok Ads Manager configurado, agora é o momento de direcionar os esforços para criar a campanha de tráfego pago que veiculará os anúncios dentro da rede social. Para começar, selecione uma das 3 categorias de objetivos publicitários:

  • Consciência (com foco no alcance do anúncio para o maior número possível de pessoas);
  • Consideração (redirecionamento de tráfego para o site da empresa, fazer os usuários instalarem um aplicativo, aumentar as visualizações de vídeos, gerar mais leads, ou clientes em potencial, ou interação com a comunidade); ou
  • Conversão (voltada às ações valiosas no site ou aplicativo da empresa para conversões).

Em seguida, dê um nome para sua campanha e decida se o orçamento será “sem limite”, que é a opção que vem marcada como padrão pelo TikTok.

4. Configure o grupo de anúncios

Em “Grupo de Anúncios”, selecione para onde você quer que os usuários do TikTok sejam redirecionados após clicarem nos anúncios. São duas as opções: App ou Website.

Você também pode escolher o tipo de posicionamento da publicidade: automático ou personalizado (apenas no TikTok ou incluindo plataformas parceiras do TikTok).

Após isso, marque o tipo de orçamento e o valor investido, bem como o período em que a campanha permanecerá ativa.

5. Segmente o público-alvo

Para definir o público que sua empresa pretende alcançar no TikTok, você pode escolher entre personalizar o público-alvo manualmente ou optar pela exibição automática dos anúncios aos usuários que sejam relevantes.

Entre as opções para segmentação estão a localização geográfica, idioma, sexo e faixa etária dos usuários que serão impactados pela publicidade.

Também é possível incluir ou excluir determinados perfis de usuários, bem como definir preferências de público-alvo com base nos interesses, comportamentos e interações dos usuários em relação aos vídeos publicados no TikTok.

6. Estabeleça o orçamento e a programação

Ao escolher o orçamento investido na campanha, você tem a flexibilidade de selecionar o tipo de investimento mais adequado às suas possibilidades e necessidades.

O orçamento da opção “diário” possui um valor máximo que é aplicado por dia, enquanto a opção “vitalício” dá mais flexibilidade para que o TikTok distribua o valor definido ao longo do período em que a campanha estiver ativa.

Escolha também o calendário de execução dos anúncios no TikTok. Você pode, inclusive, delimitar um horário para a veiculação da campanha, conforme o perfil de uso do público-alvo.

Depois, defina qual será a meta de otimização (valor, conversão ou clique) e a estratégia dos lances (por limite de custo ou por preço mais baixo) dados no leilão que o TikTok faz para decidir quais anúncios serão exibidos.

7. Desenvolva os materiais criativos

Para criar os materiais criativos, isto é, os vídeos e as imagens, você pode usar ferramentas disponibilizadas pelo próprio TikTok, que permitem a inclusão de filtros, músicas, textos, transições, escolha da capa do vídeo e outros efeitos.

Alternativamente, você também pode contar com o Canva e o Promo, que possuem modelos prontos e que são bastante amigáveis aos usuários que não possuem muita experiência ou habilidade com a criação e edição de imagens e vídeos.

Depois disso, basta fazer o upload dos criativos na página. Você pode arrastar e soltar as imagens ou vídeos, ou clicar para fazer o carregamento de arquivos nos formatos recomendados (.mp4, .mov, .mpeg, .avi ou gif) com tamanho máximo de até 500 MB.

8. Aguarde a análise do TikTok

Em geral, a equipe do TikTok faz a avaliação do perfil comercial criado e do conteúdo publicitário enviado em cerca de 24 horas. Para garantir a agilidade do processo de verificação, informe-se sobre as exigências e diretrizes da rede social antes de criar as publicidades da empresa.

Entre as boas práticas levadas em consideração na hora da análise dos anúncios estão a compatibilidade de landing pages com dispositivos móveis, veracidade do que foi ofertado, configuração de idioma igual ao da região coberta, bem como não iniciar downloads automáticos de arquivos nos dispositivos dos usuários do TikTok.

Em relação aos anúncios, é necessário, entre outras coisas, que eles estejam na vertical, possuam áudio, duração entre 5 e 60 segundos, não incluam produtos e serviços proibidos pelo TikTok e tenham boa qualidade em relação à linguagem e à imagem.

Divulgue sua marca no TikTok!

A grande popularização e o aumento no número de usuários, principalmente após o início da pandemia, fizeram do TikTok muito mais do que uma “rede social de dancinhas” com foco em adolescentes.

Atualmente, o TikTok é uma plataforma com muito potencial comercial para que empresas anunciem suas marcas, produtos e serviços no feed de mais de 1 bilhão de usuários em todo o planeta.

Segundo pesquisa realizada, o Brasil está entre os 20 países que mais utilizam o TikTok no mundo. Quase metade da população brasileira consome ou já consumiu os vídeos curtos dessa rede social. Em relação ao tempo gasto no aplicativo, os brasileiros ocupam a 2ª posição do ranking.

Nesse sentido, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim pode ajudar você a ampliar o alcance da sua empresa nas redes sociais e na internet em geral por meio de serviços de marketing digital que incluem campanhas de tráfego pago por meio, por exemplo, do Google Ads.

Entre em contato com a Tupiniquim e conheça os serviços de marketing digital que estão à disposição do seu negócio!

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Dúvidas Frequentes

O que é o TikTok Ads?

Também conhecido como TikTok for Business (em português, TikTok para Negócios), o TikTok Ads é a plataforma de publicidade do TikTok para empresas que queiram exibir anúncios de suas marcas, produtos e serviços aos usuários dessa rede social.

Quais são os exemplos de anúncios possíveis no TikTok Ads?

  1. In-Feed Ads;
  2. TopView;
  3. Branded Hashtag Challenge;
  4. Branded Effects;
  5. Brand Takeovers.

Como anunciar no TikTok Ads?

  1. Crie uma Conta Comercial;
  2. Selecione a versão do TikTok Ads Manager;
  3. Estipule o objetivo da campanha;
  4. Configure o grupo de anúncios;
  5. Segmente o público-alvo;
  6. Estabeleça o orçamento e a programação;
  7. Desenvolva os materiais criativos;
  8. Aguarde a análise do TikTok.

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