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Descubra como calcular e mensurar a sua taxa de conversão e a como aprimorar de forma constante todos os elementos do seu site ao aplicar as melhores técnicas de Conversion Rate Optimization (CRO)! Anote as dicas deste post e venda mais!

A taxa de conversão é uma métrica essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Afinal, é através dela que medimos o sucesso das ações e as metas que foram alcançadas. Altas taxas de conversão são sinônimos de assertividade no alcance de tráfego qualificado para o seu site.

Deve ser prioridade para qualquer Agência de Marketing Digital otimizar de forma constante essa taxa, já que quanto mais conversões, mais leads e vendas para a sua empresa.

Confira neste post como mensurar a sua taxa de conversão e como aplicar técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization), otimizar o seu site e vender mais.

Navegue e descubra o que é taxa de conversão e como calcular

O que é taxa de conversão? Aprendendo o conceito prático

Você já parou para pensar em quais são as metas do seu site? Vender, gerar leads, aumentar o reconhecimento da sua marca ou todas elas juntas? Conversão é o nome dado para quando você consegue realizar a sua meta, seja ela qual for.

E olha que nem só de vendas diretas vivem as conversões. Você pode definir como meta da sua campanha a captação de leads através de um formulário, o contato através do WhatsApp ou telefone, o download de um e-book ou um pedido de orçamento através do seu site.

Como Calcular a Taxa de Conversão no seu Funil de Marketing e Vendas

Para calcular a taxa de conversão é necessário dividir as conversões, ou conclusões de meta, pelo tráfego do seu site ou página. Por exemplo: Você possui um e-commerce e realizou 100 vendas. Nesse mesmo período, o seu site recebeu 1.000 visitantes, dessa forma a sua taxa de conversão de vendas é de 10% ou na fórmula: 100 vendas / 1.000 visitantes = 10% de taxa de conversão de vendas.

Como Mensurar a Taxa de Conversão no Google Analytics

Sem sombra de dúvidas o Google Analytics é a melhor ferramenta de análise e inteligência para o seu site, então configurar as metas de conversão no Google Analytics de forma correta é fundamental para você gerenciar os KPIs do site.

Para que você consiga mensurar as métricas do seu Google Analytics, basta seguir as recomendações abaixo:

  • Para definir uma meta no Google Analytics, primeiro é necessário que você faça o login na sua conta e acesse o painel de Administrador;
  • Selecione a seção visitas e clique em Metas;
  • Para criar uma nova meta, selecione a opção +NOVA META, que estará disponível para todas as pessoas que não tiverem criado o máximo de 20 metas na conta.

Criando metas a partir de um modelo

Nas opções disponíveis há a possibilidade de se criar metas a partir de 3 caminhos possíveis. Vamos ao primeiro, que é partir de um modelo.

  • Selecione a opção Modelo e clique em próxima etapa;
  • Os modelos são definidos a partir de objetivos padrão de uma empresa (e podem ser editados);
  • Os objetivos são divididos em quatro categorias: receita, aquisição, consulta e engajamento;
  • Recomendamos que você crie uma meta correspondente a cada um dos objetivos para que consiga entender com clareza a interação do público-alvo com a sua marca.

Criando metas personalizadas e metas inteligentes

Os dois tipos de metas acima são para contas que possuem necessidades mais específicas e querem configurar os mínimos detalhes.

Para que as configurações sejam mais assertivas, é preciso conhecer os tipos de meta, que são:

Meta de destino: usadas para calcular o número de vezes que uma página ou tela foi exibida. É possível configurar qual será o “funil” que o usuário deverá percorrer antes de alcançar o destino para que essa meta seja batida.

Meta de duração: com as metas de duração, você conseguirá entender quanto tempo os usuários estão passando em suas páginas e poderá especificar um tempo mínimo de navegação para que uma conversão seja efetuada.

Meta de evento: configure eventos específicos dentro do seu site e utilize-os como parâmetro para definir se houve uma conversão.

Meta de páginas/telas por sessão: nesse tipo de meta é levado em consideração o número de páginas acessadas pelo usuário em uma única sessão. Caso ele ultrapasse o mínimo estipulado, é considerada a conversão.

Metas com valores definidos

É possível definir um valor em dinheiro para que a sua meta seja considerada alcançada. Estes valores podem ser atribuídos a todos os tipos de metas, exceto às metas inteligentes.

Em casos de metas com valores de evento, o valor do evento será o mesmo que está definido no código de acompanhamento de eventos. Aqui, você deverá definir o valor de meta como SIM e finalizar a configuração.

Caso você queira usar um valor diferente na sua meta, será necessário definir a meta como NÃO e definir você mesmo o valor da meta.

Por fim, se você faz o acompanhamento de uma transação específica e possui um código para o acompanhamento, deixe os valores em branco e estude os dados obtidos através das métricas de Receita.

Lembrando que você pode pausar as suas metas a qualquer momento, assim como pode alterá-las livremente também.

Como acompanhar a sua Taxa de Conversão no Google Ads e Tag Manager

Quer saber como mensurar as conversões das suas campanhas de anúncios e das páginas do seu site? Para fazer o acompanhamento das suas taxas de conversão utilizando os sistemas disponíveis do Google Ads e do Google Tag Manager, basta seguir os próximos passos:

Configurando as taxas de conversão no Google Ads

  • Primeiro, faça login na sua conta do Google Adwords;
  • Dentro do painel do Google Ads, selecione qual será a conta gerenciada que você deseja configurar;
  • Acesse a opção de Ferramentas e clique em Conversões;
  • Você irá se deparar com uma lista de conversões já feitas. Caso essa seja a sua primeira, clique no símbolo para criar uma nova conversão;
  • Selecione a opção Site;
  • Uma nova página será exibida com diversas opções para serem definidas: a categoria da conversão, o nome da conversão, valores (quando existirem) e a contagem;
  • Clique em criar e continuar;
  • Na próxima aba, selecione a opção de Usar o Gerenciador de Tags do Google e salve.

Configurando o Google Tag Manager

  • Faça o login na sua conta do Google Tag Manager;
  • Clique na aba Tags e selecione a página correspondente a conversão que você deseja acompanhar;
  • No tipo de tag selecione Acompanhamento de conversões do Google Ads;
  • Preencha os campos com as informações referentes a conversão criada no Google Ads;

Google Tag Assistant

Uma dica que damos para você é fazer a instalação do Google Tag Assistant.

Essa extensão de navegador permite que você acompanhe se todos os scripts que envolvem as ferramentas do Google estão funcionando corretamente – isso vale tanto para o Google Ads quanto para o Tag Manager e até mesmo para o Analytics.

Para fazer o download da extensão, basta clicar neste link.

  • Em Acionamento, defina a ação que irá ativar a conversão e coloque as informações da página para que ele saiba quando contar as conversões;
  • Após finalizar a configuração, clique em Enviar.

O que é o CRO (Conversion Rate Optimization) e como ele afeta o seu funil de marketing?

Do inglês, CRO significa Otimização de Taxa de Conversão e consiste em um conjunto de técnicas que são aplicadas para melhorar o desempenho de um site ou de uma página específica com o objetivo de guiar o visitante até uma ação específica.

De maneira semelhante ao funcionamento da relação entre o SEO e os motores de busca, o CRO existe para que um número maior de visitantes do seu site atinjam o status de clientes.

O CRO irá trabalhar por meio de testes, call to actions e da otimização do conteúdo para que os visitantes da sua página interajam cada vez mais com o que você está oferecendo, aumentando o número de clientes adquiridos.

Os conceitos de CRO podem ser aplicados em todas as etapas da jornada de compra do seu lead, desde que seja utilizado da maneira correta.

Uma landing page criada com a intenção de oferecer um conteúdo educativo deverá ser otimizada pensando em prender a atenção do usuário e despertar o seu interesse. Já uma landing page focada em vendas terá uma abordagem totalmente diferente, evidenciando o valor do seu produto ou da sua solução.

As técnicas de CRO são parecidas, mas a aplicação delas está ligado a essa diferenciação da abordagem de acordo com a etapa do funil de vendas com a qual você está conversando.

Quer conhecer alguns dos princípios básicos do CRO? Confira a nossa checklist abaixo!

Checklist de Conversion Rate Optimization para o seu site

Para que o site da sua empresa e as suas landing pages não sofram com baixas taxas de conversão, listamos alguns dos itens que consideramos essenciais em termos de CRO.

Então, antes de publicar o seu conteúdo e de realizar os testes A/B, confira se:

  1. As cores da sua página são atraentes o suficiente e chamam a atenção do usuário?
  2. Sua página está organizada e os elementos textuais e visuais estão bem divididos?
  3. Sua página consegue chamar a atenção para o tema principal logo nos primeiros segundos?
  4. Os espaços vazios estão sendo utilizados de forma inteligente?
  5. Contatos que podem ser úteis para o usuário estão disponíveis na sua página?
  6. Sua página possui links desnecessários?
  7. A distribuição dos elementos segue uma lógica que faça com que o usuário chegue até a sua CTA?
  8. O título da sua página passa valor e faz sentido para quem lê?
  9. As CTAs da página estão fazendo contraste com o resto do layout?
  10. Sua página possui botões para os CTAs?
  11. O texto das chamadas faz com que o usuário queira clicar?
  12. Sua página possui um tempo de carregamento baixo?
  13. Sua página consegue mostrar o impacto daquele conteúdo para o usuário?
  14. As imagens da sua página ilustram com clareza o que você propõe?
  15. As tipografias dos títulos e do texto sua página se complementam de alguma forma?
  16. Sua página possui algum depoimento que comprove o valor das soluções que você oferece?
  17. Sua página possui segmentações diferentes para os tópicos presentes?
  18. O conteúdo da página ou a conversão cumprem a premissa das chamadas?
  19. O formulário da sua página possui destaque maior do que os outros elementos?
  20. Este mesmo formulário pede somente pelas informações necessárias do usuário?
  21. Os textos da sua página são de fácil entendimento e de leitura rápida?
  22. O foco da sua página está nas vantagens e nas soluções do problema do usuário?
  23. Sua página é completamente responsiva?
  24. A estrutura da sua página foi otimizada para SEO?

Seguindo essa lista, você poderá iniciar testes que te darão resultados muito mais expressivos e economizará o tempo que seria gasto com pequenas correções, aumentando a sua taxa de conversão em pouco tempo.

Evite esses erros e melhore o seu ROI

Não há outra forma. Para que as taxas de conversão melhorem, é preciso ir eliminando os erros um por um. E como alcançar boas taxas é um dos objetivos principais de qualquer empresa, resolvemos compartilhar com você alguns dos erros mais comuns cometidos por quem está envolvido com ações de marketing digital. Veja se você se enquadra em algum dos casos abaixo:

Falta de afinidade com as personas

Quem é o seu cliente ideal? Fazer a representação de quem seria a buyer persona da sua empresa é algo que toda a empresa deve se acostumar para poder elaborar melhores estratégias de comunicação e ter um foco claro em suas ações.

Mas, e quando o estudo sobre o público não foi profundo o suficiente e a persona criada acaba não representando totalmente o público? Provavelmente você já deve imaginar os ruídos de comunicação que irão surgir.

Além de causar estranhamento no público, você não se comunicará efetivamente com ninguém em específico e isso impactará na sua taxa de conversão diretamente, já que grande parte do seu conteúdo perderá força por não atingir como deveria os usuários.

Utilizar CTAs (call to actions) genéricas demais

As call to actions são os elementos que conduzem o usuário até ele realizar a ação que você espera que ele faça, em tradução literal, um chamado para a ação.

Caprichar no uso de botões, negritos, links e textos é uma das formas de evidenciar as chamadas e capturar a atenção do visitante para aquela ação específica, evitando que eles apenas visitem as suas páginas e não realizem nenhum tipo de ação.

Conteúdos que não fazem sentido para o público

Nós vivemos em uma era onde há disponível na internet uma infinidade de conteúdos que podem ser encontrados em questão de segundos – logo, devemos nos desafiar diariamente para oferecer algo diferente e que cative a atenção do público, certo? Sim, mas não somente isso!

Um dos pontos mais críticos em qualquer ação envolvendo marketing digital é entender o que o lead precisa naquele momento. Ele quer mais informações? Quer dicas? Opções diferentes para a resolução de um problema? Quer ver exemplos como o dele?

Para que suas taxas de conversão aumentem, ofereça conteúdos que conversem diretamente com os leads no exato momento em que eles se encontram no funil de vendas e se aprofunde nestes temas.

Landin Pages mal direcionadas

Independentemente de sua construção, toda landing page possui um objetivo em comum: a conversão de leads para a empresa. São esses leads que formarão a base e se tornarão clientes em um futuro próximo.

Sua landing page deve possuir um caminho claro do que o usuário precisa fazer para realizar a conversão para que ele não visualize a página e desista no meio do caminho. As informações oferecidas devem ser diretas e precisas para que o usuário entenda a necessidade de compartilhar as informações pessoais com a sua empresa – e também o que ele irá receber em troca disso.

Formulários com um número muito alto de informações sendo solicitadas serão facilmente ignorados pelos usuários, então valorize o tempo dos usuários e peça apenas os dados essenciais para iniciar o relacionamento com esse novo lead.

Tentar vender antes da hora certa

Nem todo mundo que realizou algum tipo de conversão no seu site está pronto para comprar os seus produtos ou serviços. Dessa forma, é preciso que os leads conquistados sejam guiados através do funil de vendas e entendam o impacto que a compra terá na realidade deles.

Esse processo deve ser feito com o envio de materiais que estimulem o interesse desses leads com o tempo e transformem a sua empresa em uma aliada deles na solução de um problema.

Utilize ferramentas que facilitem e aproximem a comunicação com os leads e desenvolva o relacionamento, deixando a abordagem de vendas para o momento em que seus leads se encontrarem no final do funil.

Não realizar testes A/B

Estudar diferentes versões de um mesmo conteúdo ou página é uma das primeiras coisas que devem ser feitas caso você queira melhorar as taxas de conversão. No entanto, muitos deixam de fazer o famoso teste A/B por acharem que já conhecem as melhores soluções. Esse tipo de erro pode custar caro, já que tempo e recursos serão investidos nas campanhas.

Altere o layout, os textos, títulos e imagens e veja qual das versões resultou em uma taxa de conversão maior e continue testando ao longo do tempo. Além de fazer com que você conheça melhor a persona que você deseja atingir, é uma das formas de tornar os investimentos mais inteligentes.

Aumente a sua taxa de conversão através das técnicas de CRO e fortaleça a sua base de clientes!

E aí, hora de revisar os conteúdos do seu site e de otimizar as chamadas? Esperamos que com as dicas deste post você consiga uma taxa de conversão cada vez maior!

Caso você precise de ajuda na aplicação das dicas dadas aqui, não pense duas vezes e entre em contato conosco. A Agência Tupiniquim é especialista na criação de conteúdos focados em conversão e possui mais de 10 anos de experiência com marketing digital.

Caso você queira ver como nós colocamos estas dicas em prática no dia a dia dos nossos clientes, dê uma olhada em nossos casos de sucesso!

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