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Apesar de desafiador, existem maneiras de fazer com que a sua empresa se destaque no mercado e consiga captar mais clientes. Veja nesse post como isso acontece na prática.

Segundo o Pe Fábio de Melo,ter visibilidade não é sinônimo de conteúdo e conhecimento Às vezes a vitrine nos chega antes do preparo. Portanto, ao menor sinal de que influenciará outros, procure aprimorar o ser que é. Para que sua visibilidade motive o aperfeiçoamento dos que lhe observam”. Com isso, ele quis dizer que nem sempre um conteúdo que possui muita visibilidade é necessariamente de qualidade.

Trazendo essa frase para o marketing digital, é importante sim ter visibilidade. Mas o que você precisa pensar é: toda essa visibilidade está te ajudando na captação de clientes e está gerando leads ou oportunidades de vendas para sua empresa?

Se a resposta for não, algo pode estar errado. Será que os seus conteúdos são bons o suficiente para atrair potenciais clientes e não apenas visitantes? Talvez seja a hora de repensar a abordagem.

Conheça nesse post as melhores estratégias de marketing digital para captar mais clientes para o seu negócio!

O que é Captação de Clientes?

A capitação de clientes está ligada às etapas do processo de vendas. É durante esse processo que você consegue identificar os seus potenciais clientes, contatando cada um deles a fim de convencê-los a fechar uma compra.

Existem vários meios de comunicação que são utilizados para entrar em contato e manter um relacionamento sustentável com os seus clientes. Antes de contatar esses clientes, você também precisa entender em qual etapa do funil de vendas eles estão.

Fique tranquilo que vamos te ajudar a entender a como fazer isso e quais canais você pode utilizar para fazer a captação dos clientes ideais. Vamos lá?

1.Captação Ativa x Captação Passiva (Outbound x Inbound Marketing)

Você já ouviu falar de captação ativa e passiva de clientes? Esses dois termos definem duas metodologias, o Outbound Marketing e Inbound Marketing, respectivamente. Vamos entender a diferença entre os dois:

Inbound Marketing: tem como objetivo atrair os potenciais clientes para a sua empresa de forma espontânea, oferecendo conteúdos relevantes através de vários tipos de canais de comunicação como blog, redes socais, e-mail marketing e muitos outro que veremos ainda nesse artigo.

Outbound Marketing: ao contrário do inbound, tem como objetivo ir até o potencial cliente de maneira proativa, ofertando um produto ou serviço. Para isso, são utilizadas técnicas mais tradicionais de publicidade e as Cold Calling (ligações frias).

Não sabe do que se trata cold calling? O termo é utilizado para se referir às ligações que as empresas fazem para pessoas que não ainda não a conhecem ou que não interagiram com a empresa ainda.

Apesar dos dois conceitos serem diferentes, eles se tornam complementares. Lembrando que no Inbound os resultados são mais lentos, enquanto no Outbound você consegue obter resultados em curto prazo.

No entanto, a sua empresa não precisa escolher apenas um desses para trabalhar. É possível utilizar as duas metodologias e favorecer ainda mais as vendas do seu negócio.

2.Mapa de jornada de compra – como o seu cliente chega até você?

Esse é um ponto muito importante para as estratégias de inbound marketing e muito impactante na captação de clientes. A jornada de Compra é todo o processo que o lead passa até finalizar uma compra e se tornar um cliente.

A jornada de compra é baseada em 4 pilares: aprendizagem e descoberta, reconhecimento da necessidade, consideração da solução e decisão de compra.  Esses são os caminhos que o potencial cliente irá percorrer.

Todo esse processo vai te ajudar a entender qual é a abordagem adequada, o conteúdo mais apropriado e que atende à necessidade do usuário em cada momento da jornada de compra.

Vamos entender como funcionam as 4 etapas da jornada do consumidor:

Aprendizagem e descoberta

Essa etapa é umas mais importantes da jornada de compra. Aqui é o início de tudo e o momento certo para a sua empresa começar a conquistar o cliente. Nessa fase, o usuário possui um problema, mas ainda não tem a certeza disso. Ele sabe que precisa de algo, mas não sabe exatamente o que é. É aí que a sua marca entra em ação oferecendo conteúdos que vão ajudar o usuário e despertarão o interesse dele sobre o assunto.

Reconhecimento da necessidade

O usuário já percebeu que ele possui um problema ou uma necessidade e que de alguma forma isso precisa ser solucionado. Através de pesquisas, ele busca por uma solução e procura por alguém que possa ajudar ele a resolver esse problema. Nesse momento, os seus conteúdos precisam deixar claro para usuário que os produtos ou serviços que a sua empresa oferece são a solução que ele tanto procura.

Consideração da solução

Nessa fase, provavelmente o potencial cliente já sabe como irá resolver o problema e ele deve ter pesquisado outras opções. Agora é o momento em que ele vai fazer as comparações dentre as opções que ele tem e irá considerar a que melhor atende à sua necessidade. Se a sua marca se fez presente até o momento, é provável que esse possível cliente se aproxime mais ainda nessa etapa.

Decisão de compra

Depois de ter realizado várias pesquisas, encontrado diversas opções e ter feito as comparações necessárias, é hora do lead decidir qual é a melhor escolha a se fazer para solucionar o problema que possui.

Dessa forma, você precisa mostrar para o futuro cliente quais são seus diferenciais e as vantagens que ele terá ao comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços. Você deve dizer para ele de forma convincente as razões pelas quais ele deve te escolher. Assim, ele não terá dúvidas de que a sua marca pode solucionar o problema dele.

3.Canais de Marketing Digital para Captação de Clientes

No início do artigo, citamos que existem várias maneiras de se captar clientes através de canais de comunicação. Conheça cada um deles:

Google Ads

O Google Ads é umas das estratégias mais eficazes para conquistar resultados efetivos a curto prazo. Através dos links patrocinados, imagens e vídeos, é possível promover a sua marca nos buscadores, sites, redes sociais e no YouTube.

Uma grande vantagem do Google Ads é que os anúncios da sua empresa vão aparecer no topo do Google antes de qualquer outra pesquisa. Assim, fica mais fácil de os clientes chegarem até você. Outra vantagem é que você só paga quando o usuário clica nos seus anúncios.

Marketing de Conteúdo e SEO

Essas duas estratégias estão ligadas aos resultados orgânicos.

O SEO é a otimização de sites para o mecanismo de busca. São um conjunto de técnicas que ajudam o site da sua empresa a se posicionar melhor no Google.  Já o Marketing de Conteúdo são as estratégias que te ajudam na criação e distribuição de conteúdos relevantes de forma orgânica.

Pesquisas apontam que 60% do tráfego direto vem de buscas orgânicas. Sendo assim, podemos concluir que a combinação dessas duas estratégias é, com certeza, a oportunidade ideal para captar clientes de forma natural.

Redes Sociais

Atualmente, as redes socais tornaram-se espaços muito oportunos para sua empresa compartilhar conteúdos e ganhar mais visibilidade. Segundo Rafael Kiso, 61% dos brasileiros usam a mídias sociais para buscar por uma marca ou produto. É uma grande oportunidade do seu negócio conseguir captar mais cliente, você não acha?

Site

Antes de criar qualquer estratégia de marketing digital, você precisa criar um site. Esse é um dos melhores canais para a prospecção passiva de clientes. Para fazer isso de maneira efetiva, a sua empresa não pode ter  um site qualquer.

Por isso, crie um site com um design responsivo, com a URL amigável, com páginas acessíveis, uma ótima navegabilidade e com uma boa velocidade de carregamento.

Landing Pages

As landing pages são conhecidas também como páginas de aterrisagem ou como páginas de destino.

São as primeiras páginas com as quais os seus futuros leads irão se deparar. Nelas, você pode oferecer conteúdos valiosos em troca das informações pessoais dos visitantes.

É uma ótima estratégia para quem quer aumentar a base de contatos e gerar mais oportunidades de venda.

Blog

Já falamos o quão importante é criar um site e usar as landing pages a seu favor, certo? O blog é mais um elemento que pode ser implementado dentro do seu site. O blog é um dos melhores meios para compartilhar os seus conhecimentos em conteúdos de qualidade com informações valiosas para os visitantes.

Para que esses conteúdos sejam ranqueados pelo Google, atente-se às palavras-chave, as titles tags, meta description e alt text, que são elementos básicos irão ser considerados pelo buscador na hora de definir o posicionamento do seu artigo.

4.Funil de Marketing Digital para Nutrição de Leads

Assim como na jornada de compra, o seu futuro cliente irá percorrer pelo funil de vendas do marketing digital, que é composto por três fases: Topo do Funil (visitante e leads), Meio do Funil (oportunidades) e Fundo de Funil (Clientes).

Entender as fases do funil é muito importante para que os profissionais de marketing consigam elaborar estratégias mais assertivas e direcionadas para cada cliente de acordo com a etapa do funil em que ele se encontra.

Entenda melhor como essa técnica funciona acessando o artigo “O que é funil de vendas de marketing digital: monte o seu agora mesmo!

A seguir, vamos apresentar ferramentas que podem te ajudar com a nutrição de leads:

RD Station

A RD Station é um software de marketing e vendas completo e com ela você consegue gerenciar todo o seu marketing em um só lugar. Podemos dizer que ela é um verdadeiro compilado do marketing digital. Através dessa ferramenta, é possível capturar contatos, enviar mensagens e e-mails personalizados para cada persona, acompanhar históricos de ações e muito mais.

Email Marketing

Muitos profissionais podem achar que usar o e-mail nas estratégias de marketing pode estar ultrapassado, mas estamos aqui para te dizer que isso não é verdade. O e-mail marketing é um dos meios que mais gera vendas, sabia?  Basta saber como utilizá-lo corretamente e enviar para as pessoas certas. Com ferramentas como a RD Station, você pode gerenciar suas campanhas de e-mails e dispará-las sem nenhuma dificuldade para quantos leads forem necessários.

WhatsApp Marketing

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo inteiro pela sua forma de comunicação ser super fácil e prática. Com ele, você pode fazer chamadas de voz e chamadas de vídeo com mais de uma pessoa, enviar mensagens de texto, vídeos e fotos em tempo real.

Muitas empresas e pessoas já estão adotando essa aplicativo como uma ferramenta de trabalho. Você já deve ter visto em um dos seus contatos a mensagem de que “você está conversado com uma conta comercial”. Hoje, o WhatsApp não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas de vendas também.

Vamos alguns dados sobre o WhatsApp:

  • 98% dos brasileiros tem o WhatApp e 86% usam ele todos os dias;
  • 40% o usam mais atualmente do que há 12 meses atrás;
  • 69% das pessoas estão em grupos de trabalho;
  • 46% fazem publicações nos stories (Meu Status) do WhatsApp.

Remarketing

Você sabe qual é a importância do remarketing em uma estratégia de marketing digital? O remarketing é uma estratégia utilizada no Google Ads com o objetivo de divulgar anúncios mais de uma vez para as pessoas que já se interessaram pelos seus produtos ou serviços. Você também pode fazer o remarketing nas suas campanhas de e-mail. Esse é um método de expor a sua marca para as pessoas e gerar mais resultados através daqueles que ainda não fecharam negócio.

6.A importância do CRM para o gerenciamento das oportunidades

O CRM tem se torna cada vez mais importante e necessário no universo corporativo. Porém, muitos gestores ainda não sabem os benefícios e a importância que essa ferramenta pode proporcionar para o negócio.

Você não sabe que é o CRM? CRM significa Costomer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome já diz, essa ferramenta tem o objetivo de analisar a interação dos clientes com a empresa, assim como traçar estratégias e obter resultados a partir da construção de um relacionamento positivo com os potenciais clientes e os atuais.

Com o CRM, você consegue ter um banco de dados com informações como o nome, endereço, e-mail, telefone e tendo acesso também ao histórico de compras na empresa. Todos esses elementos ajudam a empresa a trabalhar de forma personalizada com cada cliente, fazendo intervenções assertivas e facilitando o processo de vendas.

5.Exemplos de Iscas para capturar Leads

Você com certeza já deve ter escutado a frase que diz que “caiu na rede é peixe”. Essa expressão significa , de maneira bem simplista, que tudo é valido, de qualidade e aproveitável. Porém, no marketing digital não é bem assim que funciona.

Se você quer ter bons resultados, precisa adotar as estratégias corretas. Quer saber como fisgar os leads certos? Veja os exemplos que separamos para você:

E-book

Os e-books são as melhores iscas digitais que você pode utilizar. Apesar de ser um conteúdo mais extenso, detalhado e demandar mais esforços na produção, eles são bem completos e geram mais valor para a empresa e para o usuário.

Além disso, o e-book é uma ótima oportunidade para aumentar o seu mailing, ou seja, a sua lista de contatos. Sendo assim, a chance de vender mais aumentará proporcionalmente.

Quer um exemplo prático? Veja o nosso e-book “Como fazer a sua empresa vender mais, melhor e todos os dias” para se inspirar na hora de criar o seu próprio.

Calculadoras

Esse formato é excelente para que os seus futuros clientes possam ver quais são os resultados da empresa deles na prática.

Muitas vezes, as pessoas acham que alguns cálculos são muito difíceis de ser fazer. Através da calculadora, é possível mostrar de forma simplificada como fazer um cálculo que está além da compreensão do leitor que não possui conhecimento sobre a área. Por exemplo, você já pensou em calcular o seu CTR (taxa de cliques) ou sabe como ele funciona?

Esse é um exemplo da calculadora de CTR da Tupiniquim, que mostra como é simples fazer esse cálculo. Basta inserir os números de impressões e a quantidade de cliques de uma das suas páginas e automaticamente você saberá o percentual do seu CTR.

Modelos e Templates

Os templates são aqueles modelos prontos que facilitam o trabalho e que servem de inspiração para criar conteúdos como planilhas e apresentações. Os templates são materiais editáveis em que você pode inserir as informações que deseja. Um bom exemplo disso são os modelos de apresentação do PowerPoint aos quais estamos habituados.

Pela sua praticidade, os templates chamam mais a atenção dos usuários e aumentam a oportunidade de gerar leads de qualidade. Ao compartilhar conteúdos institucionais e criativos, a sua empresa pode ganhar mais visibilidade e autoridade.

Diagnósticos

Lembra que no início do texto vimos como funciona a jornada de compra do cliente? A segunda etapa dessa jornada é quando o potencial cliente reconhece qual é a sua necessidade. Aqui, podemos dizer que ele se encontra no meio do funil, ou seja, ele sabe que ele tem um problema e quer resolvê-lo.

É aí que entra o papel do diagnóstico, que vai pedir algumas informações como nome, e-mail, telefone, empresa e qual o seu desafio para entender exatamente qual é o problema desse cliente e apresentar a melhor solução que atenda à necessidade dele.

Demonstrações

Esse formato sem dúvidas não poderia ficar de fora do nosso top 6 das melhores dicas de iscas digitais. Quer capturar mais leads? Mostre aos clientes os resultados reais que outras pessoas tiveram ao contratar os serviços da sua empresa.

Um dos exemplos que acreditamos ser muito eficiente é a criação de postagens sobre os cases de sucesso. Com elas, é possível demostrar claramente os resultados que outras pessoas e empresas alcançaram quando confiaram nas soluções do seu negócio.

Confira a página de cases de sucesso da Tupiniquim e veja os resultados obtidos por cada um de nossos clientes, assim como a apresentação feita sobre o projeto.

Uma outra sugestão de demonstração é o relatório. Ele é um formato que traz informações relevantes sobre os resultados da sua empresa. Muitas vezes, é interessante mostrar esses resultados para o seu lead e, mais do que isso, mostrar o caminho que te levou a conquistar esses resultados. Assim, seus futuros clientes vão enxergar sua marca como uma figura de autoridade que inspira confiança.

Período de Testes

Os períodos de testes são aqueles testes gratuitos que geralmente as empresas fazem quando querem vender um serviço. Isso é um muito comum em plataformas de streaming como Netflix, Disney+, Globo Play, Amazon Prime Vídeo e outras.

Esse tipo de ação costuma aproximar os leads da compra pelo fato de permitirem que eles experimentem a solução que você oferece antes de decidir comprá-la. Assim, ele formará a opinião a partir de experiências reais e não apenas com base em publicidades.

Os testes geralmente são gratuitos, duram aproximadamente 7, 15 ou 30 dias e servem para o usuário utilizar a ferramenta e entender como ela funciona. Oferecer períodos de testes são excelentes iscas para capturar leads para o seu negócio.

O que achou de todas as dicas sobre captação de clientes que viu aqui hoje?

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender como é possível captar clientes de diferentes formas. Não podemos dizer que é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Basta ter dedicação, fazer um bom planejamento, identificar qual estratégia faz mais sentido para o seu negócio, qual é o tipo de canal que você deseja usar para captar mais clientes e quais os conteúdos que você quer compartilhar.

É nítido que é preciso ter muito esforço e de algum tempo para se obter bons resultados. Se as suas estratégias forem associadas com as ferramentas certas, elas podem trazer ótimos retornos para o seu negócio.

Não é necessário que a sua empresa fique dependente da sorte, agora você já tem todas as informações que precisava para começar a criar estratégias sólidas e fechar novas vendas. Mas, se ainda estiver com inseguranças e precisar de ajuda, entre em contato conosco! A Tupiniquim tem mais de 10 de experiência com Marketing Digital e pode te ajudar a ter resultados reais, alcançar novos clientes e melhor as suas vendas.

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Dúvidas Frequentes

Como fazer o plano de captação de clientes?

Primeiro, você deve identificar o perfil dos potenciais clientes que se interessam pelo seu modelo de negócio. Depois, é preciso fazer estratégias de vendas focada nesses futuros clientes para facilitar na hora de criar os materiais de marketing. Dessa forma, você fará abordagens, nutrição e manutenção de leads muito mais assertivas.

Quais conteúdos podem ser utilizados na prospecção passivas de clientes (Inbound Marketing)?

A prospecção passiva é a forma como você atrai o cliente de maneira espontânea. Portanto, ofereça conteúdos como postagens no blog, e-mail marketing, e-books, podcasts e vídeos.

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