fbpx Skip to main content

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital em que os visitantes são direcionados até blogs, páginas e sites após clicarem em anúncios. Neste artigo, você vai entender como o tráfego pago funciona e como usá-lo para ganhar mais visibilidade e aumentar o fluxo de visitantes!

Não basta ter um bom conteúdo em um site, blog ou página de conversão. É preciso que existam visitantes para consumir o conteúdo e que venham a adquirir um serviço ou produto ofertado on-line.

Esse público virtual formado por leitores, seguidores e potenciais compradores constitui a audiência que chega por meio do tráfego, isto é, o fluxo de visitas recebidas, e é essencial para o sucesso de um projeto na internet.

Por isso, o tráfego é de extrema relevância para obter visibilidade na web. São várias as estratégias do marketing digital para vencer essa corrida por um bom nível de tráfego.

A criação de um conteúdo atraente usando técnicas de marketing de conteúdo e anúncios pagos em sites de buscas e redes sociais fazem parte da rotina de uma agência de marketing digital porque é extremamente importante gerar tráfego de público-alvo para, assim, poder convertê-lo em consumidores efetivos e, preferencialmente, habituais de negócios on-line.

As duas modalidades principais de tráfego são o tráfego orgânico e o tráfego pago. No primeiro caso, o tráfego é obtido por meio de conteúdos que chamem a atenção e levem os visitantes ao site ou página de forma natural.

Já o tráfego pago é gerado por meio de anúncios exibidos em outros sites, como buscadores ou redes sociais, e que redirecionam os visitantes para o site, blog, ou landing page do anunciante.

Leia o artigo completo para saber mais sobre o que é e quais são as vantagens do tráfego pago, além das possibilidades de uso dessa estratégia que apresenta resultados mais rápidos para a captação de leads.

O que você vai ler sobre tráfego pago:

O que é tráfego pago?

O tráfego pago, também conhecido como mídia paga ou link patrocinado, é uma estratégia de marketing digital para atrair e redirecionar visitantes para um site, blog ou página de conversão e apresentar uma nova marca, produto ou serviço, concluir o processo de vendas etc.

O meio utilizado para isso são os anúncios publicitários que são criados em determinadas plataformas. Esses anúncios são contratados e pagos pelas empresas com o objetivo de gerar mais visibilidade para seus domínios na web.

O Google Ads, que é a plataforma de anúncios do Google, é o exemplo mais conhecido de plataforma de tráfego pago. Por meio dela, as empresas publicam anúncios publicitários com o objetivo de, por exemplo, fazer com que seus sites apareçam nas primeiras posições de resultados apresentados para pesquisas feitas por usuários na página de buscas do Google.

Ao fazer uma pesquisa no Google, você provavelmente já reparou que os resultados exibidos no topo da página contêm a palavra anúncio ao lado do endereço do site. Isso significa que esses resultados foram exibidos porque os anunciantes investiram em tráfego pago, além de estarem relacionados à busca.

Assim, ao clicar no resultado anunciado, você é automaticamente redirecionado para o site ou página do anunciante e o objetivo do tráfego pago é alcançado com sucesso: levar você até o endereço eletrônico de quem contratou o serviço de anúncios do Google Ads.

Esses anúncios publicitários também podem ser exibidos pelas plataformas de mídia paga em redes sociais como o Facebook Ads, o Instagram Ads e o LinkedIn Ads.

Cabe ressaltar que o anúncio deixa de ser exibido como resultado de busca ou link patrocinado depois de um período determinado ou quando o valor investido pelo anunciante chegar ao fim.

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

A principal diferença entre o tráfego pago e o tráfego orgânico é o tipo de recurso aplicado para que eles aconteçam.

No tráfego pago, como vimos, é necessário que seja feito um pagamento a uma determinada plataforma para que um site seja exibido, por exemplo, no topo da página de buscas após alguém pesquisar por uma palavra-chave que seja relacionada ao conteúdo da página para a qual se pretende redirecionar o usuário.

Já na estratégia de tráfego orgânico, um dos principais recursos que você precisa investir é o tempo para pesquisar técnicas e criar um conteúdo interessante que atraia e engaje visitantes de forma natural.

Então, em resumo, o tráfego orgânico não exige investimento financeiro para que um visitante chegue ao site de uma empresa porque isso acontece espontaneamente e sem que ele clique em um anúncio pago.

O tráfego pago, por sua vez, possibilita que o site da empresa apareça no topo de uma página de pesquisas quando uma palavra-chave atrelada é buscada ou que um link seja exibido no feed de usuários de redes sociais por meio de anúncios contratados junto à plataforma específica.

Portanto, pode ser bastante interessante e efetivo fazer uso dos resultados mais imediatos que o tráfego pago oferece juntamente com os resultados mais duradouros trazidos pelo tráfego orgânico para diversificar as estratégias que objetivam aumentar a capacidade de atrair visitantes para um determinado endereço eletrônico.

Quais as vantagens do tráfego pago?

Uma das principais vantagens de fazer uso do tráfego pago é a velocidade do resultado que ele traz. Diferente do tráfego orgânico, o tráfego pago não exige muito tempo de aprendizado sobre conhecimento técnico para criar sites mais otimizados por meio de estratégias como SEO, por exemplo.

Por isso, empresas que não contam com uma equipe dedicada ao marketing de conteúdo podem otimizar tempo e resultados adotando a estratégia do tráfego pago para atrair audiência. O tráfego pago também possibilita um maior controle sobre o perfil dos visitantes com o uso de diferentes critérios de segmentação do público-alvo.

Assim, o tráfego pago é ideal para empresas que não possuem recursos humanos disponíveis ou não podem esperar pelo tempo necessário que o tráfego orgânico exige para a criação de conteúdo atrativo com base nas várias técnicas existentes para isso.

Basta entender as particularidades de cada plataforma de anúncio disponível e escolher a que melhor suprir as necessidades e se adequar ao perfil do negócio.

No caso de buscadores como o Google, ter anúncios entre os principais resultados é eficaz pois, em geral, os usuários fazem pesquisas porque possuem um problema ou desejo e buscam uma solução ou satisfação. Portanto, trata-se de um lead que já está na última fase do funil de vendas e utilizar palavras-chave eficientes aumentará ainda mais a taxa de conversão.

Além de aumentar a taxa de conversão, um outro benefício do tráfego pago é que ele melhora a reputação do anunciante para ranqueamento na internet.

Isso acontece com base no tempo que os usuários passam no site ou página para onde foram redirecionados, mostrando para o Google que o resultado anunciado foi útil e aumentando o nível de relevância e confiabilidade do conteúdo em futuras pesquisas feitas no buscador.

Como o tráfego pago funciona?

Existem algumas opções para mensurar, gerenciar e contratar os anúncios e links patrocinados exibidos pelas plataformas de tráfego pago.

No método do Custo Por Clique (CPC), o contratante paga apenas quando os anúncios forem efetivamente clicados. O CPC é recomendado para empresas que querem gerar tráfego real para seus sites e que já tem um valor definido para investir nessa estratégia.

Também há o Custo Por Mil Impressões (CPM) que remunera a plataforma a cada mil ocorrências de impacto gerado pelo anúncio e é recomendado para empresas que buscam mais visibilidade e que desejam que os anúncios sejam exibidos com mais frequência para posicionar e apresentar uma marca aos usuários, por exemplo.

Existem ainda o Custo por Aquisição (CPA), que é a soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes captados em um período, e o Custo por Visualização (CPV), em que o pagamento é feito com base no número de reproduções de um vídeo.

É importante salientar que os anúncios são posicionados nos sites, buscadores e redes sociais de acordo com lances dados pelos anunciantes em um leilão realizado na plataforma escolhida.

Quais são as principais plataformas para trabalhar com tráfego pago?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tráfego pago, vamos conhecer as características e as particularidades das principais plataformas de anúncios?

Google Ads

Anteriormente chamada de Google Adwords, o Google Ads é a plataforma de anúncios que são exibidos em resultados para pesquisas feitas no principal site de buscas do planeta: o Google.

Além dos anúncios em resultados de pesquisas, o Google Ads também possibilita a realização de testes A/B para identificar o nível de adequação de um anúncio em relação ao público-alvo pretendido, anúncios no Gmail, na Play Store e de Display como, por exemplo, os banners.

A plataforma de anúncios do Google permite ainda que o público-alvo seja segmentado com base em critérios como, por exemplo, a localização geográfica e a faixa etária dos usuários. Isso garante uma alta qualificação do tráfego e uma seleção criteriosa da audiência.

A plataforma também entrega relatórios que contêm informações sobre as métricas das campanhas para possibilitar a análise do desempenho das ações.

YouTube Ads

Na plataforma de tráfego pago do maior site de vídeos do mundo, os anúncios são exibidos antes ou durante as reproduções de vídeos de um canal ou como sugestão. Como o YouTube é parte do Google, a plataforma YouTube Ads também está integrada ao Google Ads.

Facebook Ads e Instagram Ads

Empresas do conglomerado Meta, Facebook e Instagram são duas redes sociais que estão entre as mais populares do mundo e que possuem bilhões de usuários.

O Facebook Ads realiza o tráfego pago no site e no aplicativo do próprio Facebook e ainda no Messenger, no WhatsApp e em ligações. A grande quantidade de informações disponibilizadas pelos usuários dessa rede social oferece a possibilidade de personalização do público-alvo com uma grande variedade de combinações de critérios.

Com o Instagram Ads, é possível exibir anúncios entre as publicações de fotos e vídeos no feed, nos Stories ou no Instagram Shopping. Também se pode patrocinar posts que serão exibidos para uma parcela segmentada de usuários.

A plataforma conta com a função público semelhante que permite a sugestão de usuários com perfis semelhantes com base em avaliação de suas informações em comparação a uma lista de outras pessoas com características similares de leads, ou seja, clientes potenciais.

LinkedIn Ads

A mais conhecida rede social de profissionais também conta com sua plataforma de propaganda para gerar tráfego pago. O LinkedIn é uma rede social para quem busca oportunidades de carreira, desenvolvimento e negócios e, por isso, sua plataforma de anúncios é bastante indicada para negócios B2B.

Como fazer uma boa gestão de tráfego pago?

Em primeiro lugar, é essencial definir quais são as necessidades e os objetivos de marketing do negócio para, assim, escolher a melhor estratégia e obter os melhores resultados possíveis com o tráfego pago.

O segundo passo é conhecer as características e recursos das plataformas de anúncios disponíveis para identificar qual possui a capacidade de redirecionar audiência com o perfil do público-alvo do anunciante.

Depois disso, pode-se iniciar o processo de segmentação do público que será impactado pelos anúncios e links patrocinados do tráfego pago. Ao contrário do que se pode imaginar, atingir o maior número possível de pessoas pode ser um desperdício de recursos se elas não possuírem o perfil desejado para um determinado produto ou serviço.

Dessa forma, a segmentação com base em critérios específicos como gênero, faixa etária e geolocalização é uma forma de lapidar e qualificar a audiência que será redirecionada e, assim, aumentar as chances de conversão.

Também pode ser interessante definir um calendário e a localização para exibição dos anúncios com base no perfil de uso do público-alvo.

Essa estratégia otimiza o valor investido em tráfego pago porque garante a efetividade da campanha ao delimitar dia, horário e onde os links serão visualizados, evitando a exibição em regiões que eventualmente não sejam atendidas pela empresa anunciante ou durante um período do dia ou da semana em que o público-alvo é menos ativo na web.

Por fim, é recomendável contar com os serviços de uma agência especializada em marketing digital para assegurar dedicação exclusiva e monitoramento dos planos de ação e realização de ajustes que possam ser necessários após a análise dos profissionais para obter os resultados mais eficientes.

Uma agência especialista em tráfego pago também auxilia na definição do público-alvo e das melhores estratégias a serem utilizadas de acordo com o perfil do negócio da empresa.

Presente no mercado há mais de 11 anos, a Tupiniquim é uma agência de marketing digital especialista em plataformas como o Google Ads e que presta assistência e auxilia empresas a traçarem a melhor estratégia para otimizar e ampliar a presença delas no ambiente on-line. Entre em contato com a Tupiniquim e saiba mais sobre os serviços que prestamos!

E se curtiu o artigo, aproveite para compartilhá-lo com outras pessoas!

Dúvidas Frequentes

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que utiliza anúncios e links patrocinados em buscadores e redes sociais para direcionar visitantes para sites, páginas de conversão, e-commerces etc.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

O tráfego orgânico obtém visitantes de forma espontânea e foca em um conteúdo atraente utilizando técnicas como SEO. Já o tráfego pago faz uso de anúncios publicitários em sites, blogs e redes sociais para redirecionar o fluxo de visitantes para o endereço eletrônico das empresas anunciantes.

Como funciona o tráfego pago?

Os anúncios são contratados e criados por meio de plataformas como, por exemplo, o Google Ads e o Facebook Ads. Depois disso, esses anúncios publicitários são exibidos por um período determinado como resultados de pesquisas feitas por usuários em buscadores ou como links patrocinados no feed de redes sociais.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Como Fazer Webinários? 3 Vantagens de Webinários 3 Recursos da SEMrush Como Fazer Live Commerce? 3 Empresas Que Fazem Live Commerce 3 Formatos Para Fazer Live Commerce 3 Recursos da RD Station CRM 3 Recursos da RD Station Marketing 4 Critérios Para Buscas Orgânicas Buscas Orgânicas: 3 Benefícios 4 Exemplos de Brand Books 4 Elementos Para Criar Um Brand Book 3 Benefícios De Um Brand Book Como Anunciar No YouTube Ads? 3 Motivos Para Anunciar No YouTube Ads 5 Tipos de Marketing Digital 4 Vantagens De Um Site Em WordPress 4 Dicas Para Um Site Mais Responsivo Inbound Marketing em Vendas Complexas: Como fazer? Como Fazer Vendas Complexas B2B?