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“Landing pages” são páginas de destino com um único objetivo: converter visitantes em leads. Entenda aqui como utilizar os elementos corretos dentro de uma página de conversão

É esperado que empreendedores queiram atrair clientes para o seu negócio. No marketing digital, usamos algumas estratégias para que isso aconteça de maneira mais orgânica. Estamos falando do Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é o famoso marketing de atração. É através dele que conseguimos produzir conteúdos relevantes para sites, blog, redes socais e e-mail marketing. Com essa estratégia, os usuários conseguem te encontrar na internet com mais facilidade.

Mas você não quer que esses usuários sejam apenas visitantes ou que só estejam de passagem pelas suas páginas da web, não é mesmo?

Acreditamos que o que você realmente deseja é que essas pessoas tenham algum vínculo com a sua empresa, que se tornem leads e potenciais clientes. Para isso, você precisa ter informações como nome, e-mail e telefone para iniciar um relacionamento.

E como capturar esses contatos? É nesse exato momento que a Landing Page entra em cena. Landing Pages são páginas projetadas para receber os usuários, guiando-os em ações específicas e potencializando os números de conversão.

São elas que vão fazer com que as vendas do seu negócio aumente expressivamente, pois são totalmente focadas em fazer o usuário realizar uma ação.

E aí você precisa trabalhar alguns elementos da página e as suas habilidades de persuasão. Mas, fique tranquilo! Nesse post vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre uma Landing Page. Vamos lá?

Navegue e saiba mais sobre o que é, como criar o que deve ter em uma Landing Page

O que é Landing Page?

Landing page são páginas de destino ou de aterrisagem. Ou seja, é a página que o usuário acessa para entrar em um site.

No Marketing Digital, uma landing page é considerada uma página totalmente focada em fazer conversões de usuários ou capturar leads. Essas conversões são feitas através do preenchimento de um formulário, que pode resultar em outras ações, como o download de um e-book, infográfico ou template. Abrem também espaços para solicitar uma conversa com o consultor e até para fazer uma venda.

Por esse motivo, uma página de conversão não possui os mesmos elementos de um site, como menu de navegação, várias ofertas e links internos ou externos que ficam espalhados pela página.

Isso faz com que a landing page tenha uma taxa de conversão muito superior ao que encontramos em páginas de sites comuns.

Quais são os benefícios da Landing Page?

Se você observar, já falamos previamente do principal benefício de uma landing page: gerar leads.

Os leads são potenciais clientes que tem contato com sua marca, produto ou serviço e que, ao longo do funil de vendas, pode considerar a decisão de compra e se tornar um cliente de fato.

Podemos dizer que uma página de conversão pode gerar não apenas leads, mas também confiança. Isso porque quando o usuário preenche um formulário em troca de algum material rico, ele se sente seguro em deixar os seus dados registrados ali.

Um ponto importante é ter uma boa aparência. Imagine se o usuário encontra uma página toda desorganizada e com um design não tão agradável. Vai ser difícil para ele sentir alguma segurança em disponibilizar os dados ali, não é mesmo?

Quando ela é bem feita, você converte mais e gera mais oportunidades de negócio. É ótimo ter muitos visitantes, mas de nada adianta se eles não comprarem de você. Não foque apenas em ter muitas visitas no seu site. Foque em ter clientes.

É exatamente isso que uma landing page proporciona para o seu negócio: conquistar possíveis clientes. Além disso, você pode se relacionar com o seu lead e identificar se ele é ou não o cliente ideal para o seu modelo de negócio. Caso não seja ainda, pode identificar qual é o melhor momento para fazer com que ele avance no funil de vendas.

Sendo assim, você facilita o trabalho do time de vendas, direcionando apenas os leads que possuem grandes chances de finalizar uma compra.

Estrutura de Landing Page

Uma landing page é composta por 4 elementos principais e que são essenciais para fazer a conversão efetiva dos usuários. Para que você tenha sucesso nas conversões, precisa seguir um roteiro bem simples que vamos te apresentar agora:

Título e subtítulo

O título e o subtítulo são elementos que ficam no cabeçalho das páginas e são os componentes mais visíveis. Eles trazem as informações das ofertas, deixando bem claro sobre o que a página se trata.

O título precisa chamar a atenção do usuário e convencê-lo de que o que você está oferecendo é de valor. O subtítulo pode descrever um pouco mais da oferta e despertar o interesse do usuário para saber mais sobre ela.

Imagem

Aqui não tem segredo. O ideal é usar uma imagem que ilustre muito bem a sua oferta. Ela precisa ser boa o suficiente ao ponto do usuário olhar apenas para imagem e conseguir identificar do que se trata a sua oferta.

Opte por criar suas próprias imagens na landing page. Evite pegar imagens de bancos que já foram muito utilizadas por outras pessoas, pois isso pode acabar prejudicando as suas conversões.

Descrição da oferta

É aqui que você precisa convencer ainda mais o usuário de que a sua oferta tem valor, que faz sentido para ele e ainda eliminar as possíveis dúvidas. Para facilitar, utilize as seguintes práticas:

  • Destaque informações importantes em negrito ou cores chamativas e deixe a call to action (CTA) visível;
  • Escreva frases curtas e objetivas;
  • Use bullet points (tópicos);
  • Faça listas com 3 a 5 itens mais importantes;
  • Foque nos benefícios e não só nas funcionalidades;
  • Use vídeos ou materiais explicativos.

Formulário

Esse é um dos pontos mais importantes de uma Landing Page. É aqui que o usuário faz a conversão de fato.

Para criar um bom formulário de conversão, é preciso focar nas informações realmente necessárias. Quanto menos informações o formulário pedir, melhor. Pergunte apenas o essencial e evite pedir informações delicadas (como o CPF).

Outros elementos

A maioria das landing pages utilizam apenas os elementos principais que foram apresentados anteriormente, mas existem outros que podem ser muito úteis na criação de uma página de captura de leads. Veja:

Prova Social: geralmente antes de realizar alguma compra ou acessar algum material, as pessoas procuram por opiniões e recomendações de outros usuários. A prova social é uma alternativa muito relevante para uma página de conversão. Você pode mostrar para os usuários quantas pessoas já fizeram o download do seu material, dados da repercussão nas redes socais e até depoimentos de clientes.

Senso de urgência: um método bem eficaz para uma landing page converter muito mais usuários é fazer ofertas relâmpago. Por exemplo, coloque um cronômetro na página para estimular o visitante a realizar uma ação mais rápida. Utilize também termos como “só hoje”, “últimas peças”, “últimas vagas”, “30% de desconto até amanhã” e outras similares.

Use outros direcionamentos: além das call to actions, utilize setas apontando para um botão de ação ou para o formulário da landing page. Naturalmente nós já estamos acostumados a seguir esses indicativos, que nos estimulam a clicar em algum lugar da página.

Dicas para criar uma Landing Page que converte

Existem duas formas para criar uma landing page: usar ferramentas adequadas ou pedir para uma agência especializada em marketing digital desenvolver uma.

As vantagens de utilizar uma ferramenta para criar páginas de captura de leads é que ela possui templates testados e aprovados, com um desenvolvimento simples e com facilidade de integração com outras plataformas.

Se você quer construir uma página de conversão perfeita, acompanhe o passo a passo:

1. Crie o título

Desperte a curiosidade do visitante com o título da sua página. Ele deve deixar claro logo de cara qual é o benefício que o usuário terá ao fazer a conversão.

2. Crie o subtítulo

O subtítulo vai complementar o título com informações que podem levar o usuário a tomar uma decisão. Ele vai precisar ser bem persuasivo para convencer o visitante a clicar na sua oferta.

3. Escreva os textos

Escreva textos com frases curtas e objetivas, descrevendo pontos importantes da oferta e destacando os benefícios que ela oferece.

4. Defina as imagens

Como já citamos, a melhor escolha de uma imagem para landing page é aquela que representa exatamente a proposta de valor da oferta. A imagem ideal fala por si do que se trata a oferta, sem que o usuário precise ler o título ou subtítulo.

Escolha imagens com boas definições e não esqueça de compactá-las para não influenciar no tempo de carregamento da página.

5. Escolha um modelo de página em que o conteúdo planejado se adapte

Escolha modelos em que o seu texto, imagens, tipos de ofertas e quantidade de itens abordados se adaptem ao design. É importante também que o modelo escolhido funcione no mobile.

6. Adicione o conteúdo a página

Utilize ferramentas de gerenciamento como o RD Station para incluir os conteúdos a uma página com maior facilidade. Caso contrário, ele precisará ser inserido na landing page por um desenvolvedor/programador.

7. Determine os campos do formulário

Os campos do formulário vão depender do seu tipo de oferta, da sua persona e em qual estágio do funil ela se encontra.

Recomendamos que você peça apenas informações pertinentes para o momento, não deixe o formulário muito longo, enfatize o benefício, não peça informações delicadas e evite campos em que o usuário tenha que pensar muito para responder. Isso pode fazer com que ele desista de preencher o formulário e saia da página.

8. Customize a identidade visual da página

Crie o design da sua página de conversão de acordo com a identidade visual da sua empresa. Use cores contrastantes e dê destaque para as call to actions.

Thank You Page: O que é?

A Thank You Page nada mais é do que uma página de agradecimento ou confirmação após o lead realizar a conversão.

Podemos considerar que a Thank You Page é o estágio final do processo de conversão. Até aqui, a sua oferta já foi apresentada e espera-se que o usuário tenha se interessado e preenchido o formulário para receber o que foi ofertado.

Sendo assim, nada mais justo do que agradecer ao lead pela confiança que depositou na sua marca, certo? Além de usar essa página para agradecer, ela também pode dizer para o seu lead o que acontecerá em seguida. Por exemplo: “em até 30 minutos você receberá um e-mail com o seu material” ou “em instantes, você receberá uma ligação do nosso time comercial”.

No geral a Thank You Page existe para finalizar o contato inicial do lead com a sua página de conversão e garantir uma boa experiência.

Como divulgar uma Landing Page de maneira eficaz

Após criar uma landing page, é preciso criar estratégias de divulgação para torná-la conhecida. Uma forma simples de divulgar é incluir links para ela no seu site e no seu blog.

Utilize canais como as redes sociais e e-mail marketing para alcançar potenciais clientes. Para fazer a melhor escolha, se baseie nos seus canais que mais geram tráfego.

Redes sociais

É possível divulgar a sua landing page em grupos do Facebook e do LinkedIn. Além de usar a sua fanpage do Facebook e a própria página do LinkedIn, utilize também o perfil do Twitter e os stories do Instagram.

Essas são opções disponíveis para você fazer a promoção da sua página de conversão. Escolha a plataforma que sua empresa tenha mais visibilidade. Assim, a sua chance de conquistar mais leads será maior.

Site ou blog

Geralmente o site e blog das empresas é o canal que possui um número significativo de tráfego e isso pode ser uma ótima oportunidade para você. Durante os conteúdos das suas páginas inclua banners, call to actions e pop-ups para divulgar a sua landing page. 

E-mail marketing

Segmente os seus leads e possíveis interessados pela sua oferta para enviar e-mail marketing.

Com o e-mail marketing você consegue se relacionar, comunicar e trabalhar com grupos segmentados. Sendo assim, as suas chances de conversão serão bem maiores.

Mídias Pagas

As mídias pagas possuem uma taxa de conversão de 25% maior do que posts orgânicos. Anúncios e links patrocinados podem ser segmentados e direcionados para as pessoas certas no momento que elas estiverem buscando por algo relacionado ao que a sua empresa oferece.

Portanto, é muito importante usar o Google Ads para encontrar usuários qualificados que estão buscando por uma solução. Além disso, use o Facebook Ads para construir o seu público ideal e começar a gerar demanda.

Dessa forma, usar as mídias pagas para divulgar a sua landing page pode garantir o seu ROI, ou seja, o seu retorno sobre o investimento.

Co-marketing

O Co-marketing é um marketing compartilhado que ocorre quando duas ou mais empresas que possuem o mesmo público-alvo, se juntam para desenvolver alguma solução para os usuários. Sendo assim, se você tiver a oportunidade de criar uma landing page mais elaborada com outras empresas, faça. Com certeza trará impactos positivos para ambas as empresas.

 Otimização SEO para Landing Page

Uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital é o SEO. Por quê? É utilizando essa técnica que você consegue otimizar as suas páginas para os mecanismos de busca, facilitando a indexação dela nos buscadores como o Google.

O SEO proporciona 13 vezes mais visitas no site e leads qualificados. Por isso, otimizar as suas landing pages  e oferecer conteúdos ricos através delas pode aumentar significativamente a sua taxa de conversão.

Veja alguns fatores para fazer uma excelente otimização:

Defina termos e palavras-chave: escolha uma palavra-chave foco para a sua página de conversão que seja relacionada com a sua oferta ou que tenha alguma relação com o formato. Por exemplo, uma planilha de automação de marketing.

Se a sua oferta oferece materiais ricos, como e-books, utilize termos como “guia, aprenda, dicas, como fazer e entre outras”.

Já se o objetivo da página é ofertar algum serviço ou produto, escolha palavras-chave como “comprar, desconto e preço”.

Use as palavras-chave no seu conteúdo: inclua os termos escolhidos no título, na descrição da oferta e no texto alternativo da imagem que será utilizada na landing page.

Insira as palavras-chave nas configurações: inclua a palavra-chave na URL e no título que vai aparecer nos buscadores.  Deixe a URL mais curta possível e bem objetiva, não ultrapasse mais de 65 caracteres no título e nem passe de 160 caracteres na meta descrição.

Use modelos responsivos: utilize templates de landing page adaptados para todos os dispositivos móveis.

Por último, identifique páginas e artigos do seu site e blog que mencionem a palavra-chave principal e termos relacionados para incluir o link da landing page. Assim, você poderá passar um pouco da autoridade do site para ela.

Exemplo de Landing Page

Para você se inspirar, separamos um modelo da Landing Page da Tupiniquim. Veja a seguir:

Como podemos ver, a página do e-book “Como fazer a sua empresa vender mais, melhor e todos os dias” segue alguns pontos que já foram abordados.

Perceba que a oferta está bem clara, sem muitos elementos poluindo a página, utilizando apenas uma call to action com a ação que se espera que o usuário faça e com uma descrição bem objetiva.

Quanto mais informações forem solicitadas, maiores serão as chances do visitante se confundir e abandonar a página. Mantenha um único objetivo e seja bem claro quanto a ação que você deseja que o usuário realize.

Veja que nesse exemplo a Landing Page tem um foco único e exclusivo: preencher o formulário.

7 melhores ferramentas para criar páginas de conversão

Como já citamos anteriormente, existem algumas ferramentas para te auxiliar na criação de uma página de captura de leads de forma fácil. Veja:

RD Station Marketing

É impossível falar de ferramentas de automação de marketing e não citar a RD Station. Ela é uma das melhores ferramentas para a criação de landing pages, além de gerenciar todas as suas estratégias de marketing como e-mail marketing, formulários e outras que podem te ajudar a capturar leads com mais facilidade.

HubSpot

A HubSpot é um software de marketing, vendas e serviços. A sua plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) tem integração para o gerenciamento de conteúdo, atendimento ao cliente e gestão de leads do funil de vendas.

Contact From 7

A Contact From 7 se diferencia das outras ferramentas por ser utilizada como um plugin do WordPress, com o objetivo de gerenciar formulários de contatos, personalização e o conteúdo de e-mails.

OptimizePress

O OptimizePress é uma ferramenta voltada para criação de páginas que te ajudam a aumentar a sua lista de contatos e a gerar mais vendas. Entre esses modelos de página, estão as landing pages.

Unbounce

A Unbounce é uma das melhores plataformas de criação de landing page com um alto potencial de conversão. Ela oferece diversos templates criativos e responsivos para as empresas criarem a sua própria página de destino e obterem um ROI significativo.

Instapage

Parecida com o Unbounce, o Instapage também possui modelos para criar páginas que convertem com mais facilidade. Com essa ferramenta, você não precisa ser expert em edição ou criação de páginas de conversão. Ela é super prática e facilita a vida do usuário com recursos como “clique e arraste”.

Além disso, você também pode criar landing pages instalando o plugin do Instapage no WordPres.

Leadlovers

A Leadlovers é uma plataforma de automação de marketing que oferece diversos recursos para você começar as suas estratégias do zero, como o envio de e-mails e criação de páginas. Ela também possui ferramentas para a captura de leads e fortalecimento do relacionamento com o cliente em potencial até ele chegar na etapa de vendas.

E aí, pronto para gerar mais leads para o seu negócio?

Esperamos que tenha ficado claro que criar uma Landing Page não é um bicho de sete cabeças e que converter usuários pode ser mais “fácil” do que muitos pensam.

Capturar leads não é uma tarefa impossível. Basta se atentar a todos os detalhes e dicas que apresentamos nesse artigo e com certeza os seus potenciais clientes chegarão até você bem mais rápido do que imagina.

Agora que você sabe todos os passos que precisa seguir é só colocar a mão na massa e ter sucesso com as suas páginas de conversão. 

Antes disso, entenda bem quem são as suas personas e de que forma sua empresa vai gerar valor para elas. Se precisar de ajuda, fale conosco! A Tupiniquim é uma agência de Inbound Marketing com mais de 10 anos de experiência e pode te ajudar a captar cada vez mais leads!

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Dúvidas Frequentes

O que são landing pages?

Landing pages são páginas de conversão totalmente focadas em converter visitantes ou usuários em potenciais clientes. São conhecidas também como página de destino, aterrissagem ou para capturar leads.  

Como estruturar uma landing page?

A estrutura de uma landing page de sucesso é composta por 4 elementos principais: título, subtítulo, imagem, descrição da oferta e formulário.  

Para que serve uma landing page?

Uma landing page é utilizada com o intuito de converter visitantes em leads. Isso pode ser feito ofertando algo de valor em troca para o visitante, como um e-book, por exemplo. 

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