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Impulsionar o reconhecimento de marcas e aumentar o tráfego dos sites de e-commerces são exemplos de objetivos de empresas na internet. Aprenda como criar objetivos de marketing digital para sua empresa ter resultados melhores!

Com a presença cada vez mais constante da internet na vida das pessoas, as empresas enxergaram mais uma possibilidade de alcançar o público-alvo de seus produtos e serviços.

Por meio de blogs, sites, landing pages e perfis em redes sociais, as empresas identificam e estabelecem relações com leads, também chamados de clientes potenciais.

Porém, é necessário contar com estratégias para obter resultados satisfatórios no ambiente on-line. É por isso que agências de marketing digital criam planejamentos focados nos objetivos de vendas de cada empresa, levando em conta suas possibilidades e necessidades.

Neste artigo, você vai entender o que são, qual a importância e como definir objetivos de marketing digital para o seu negócio.

O que você vai ler sobre Objetivos de Marketing Digital:

O que são Objetivos de Marketing Digital?

O marketing digital é formado por um conjunto de ações, técnicas e estratégias que as empresas têm usado cada vez mais para divulgar e comercializar seus produtos e serviços na internet.

Para isso, é altamente recomendável estabelecer objetivos de marketing digital, que representam o que um negócio deseja alcançar e que dão propósito às ações, aos processos e aos projetos criados e colocados em prática na internet.

Sejam de curto, médio ou longo prazo, é essencial que esses objetivos de marketing digital estejam alinhados, ou sejam ajustados ao longo do tempo e conforme necessário, à missão e à visão da empresa no que diz respeito à presença dela no universo on-line.

Os objetivos aumentam a chance de sucesso da campanha de marketing digital elaborada para a empresa e trazem benefícios como o aumento do ROI (Retorno sobre o Investimento) e a criação de um conteúdo mais focado em aumentar as taxas de conversão de leads em clientes efetivos.

Além disso, os objetivos de marketing digital são importantes porque norteiam a análise dos profissionais sobre o desempenho das campanhas de marketing digital criadas em relação aos resultados esperados.

Quais os principais exemplos de Objetivos de Marketing Digital?

Veja abaixo 4 dos principais objetivos de marketing digital de empresas que estão em busca de melhorar sua performance comercial na internet:

Aumentar o reconhecimento de uma marca

Para que alguém consuma os produtos ou serviços de uma empresa, primeiro deve-se focar em apresentar a marca aos futuros clientes. Isso é especialmente importante para marcas, produtos e serviços recém-chegados ao mercado.

À medida em que a empresa apresenta sua marca aos clientes em potencial, ela também constrói autoridade e brand awareness, ou consciência de marca, em seu segmento de atuação ao educar as pessoas sobre o que tem a oferecer para melhorar as vidas delas.

Obter um melhor ranqueamento em buscadores

Todos os dias, uma quantidade gigantesca de pesquisas é feita em sites de buscas, como o Google. Um dos maiores objetivos de quem investe em marketing digital é estar na primeira página e na melhor posição possível, do buscador mais famoso do mundo.

Para isso, a empresa deve investir no marketing de conteúdo e técnicas de SEO, para criar uma reputação on-line a partir de conteúdo relevante e que atenda às buscas de palavras-chave relacionadas à área de atuação do negócio, além de gerar tráfego orgânico para o seu site ou blog.

Gerar mais leads

Os leads são clientes em potencial que chegam aos sites e perfis de redes sociais das marcas para conhecer melhor as soluções que elas podem oferecer para solucionar problemas e satisfazer necessidades.

Para aumentar a captação de novos clientes, a marca deve se empenhar na criação de conteúdo útil e informativo (utilizando estratégias de SEO) associada a campanhas de tráfego pago que levem visitantes até seus sites.

Vender mais

Esse é, provavelmente, o principal objetivo que qualquer empresa deseja realizar. No entanto, vender mais é uma meta muito genérica e vaga. É importante detalhar esse objetivo respondendo perguntas como, por exemplo: vender mais o quê, quando, quanto e para qual público específico?

Esse detalhamento do objetivo de obter mais vendas ajuda a controlar melhor os resultados obtidos, eventuais ajustes e alterações de rota que precisem ser feitos e o desempenho da equipe de profissionais envolvidos nos processos de vendas dos produtos e serviços da empresa.

Como definir os seus Objetivos de Marketing Digital?

Existem vários critérios que podem ser utilizados para guiar a criação dos objetivos de marketing digital da sua empresa. Um dos métodos mais conhecidos e usados no marketing para definir objetivos é o SMART.

O método SMART serve como um guia para você criar os objetivos de marketing digital do seu e-commerce e te dá um direcionamento claro. Em inglês, a sigla SMART representa os seguintes conceitos:

Specific (Específico):

Os seus objetivos de marketing digital devem ser precisos e exatos. Vender mais é o objetivo geral de todas as empresas que desejam lucrar mais, certo? Mas vender mais para o público adolescente entre 15 e 18 anos do sexo feminino, por exemplo, é um objetivo com uma especificação muito maior e mais fácil de monitorar.

Measurable (Mensurável):

Para mensurar seus objetivos de marketing digital, você deve quantificá-los e usar métricas. No lugar de simplesmente definir aumentar o número de seguidores de um perfil da empresa em uma rede social, você pode determinar como objetivo um crescimento de 10 por cento de novos seguidores em relação ao número atual, por exemplo.

Attainable (Alcançável):

Os objetivos traçados devem ser realistas para que possam ser alcançados. Crescer 100 por cento ao mês, todos os meses, seria ótimo! Mas, considerando os números reais de crescimento que sua empresa vem tendo, é razoável estabelecer esse objetivo de 100 por cento ao mês?

Relevant (Relevante):

É importante que os objetivos estejam alinhados ao objetivo geral do negócio. Se, por exemplo, o objetivo geral de um e-commerce for vender mais produtos para São Paulo, focar em campanhas de marketing digital que abranjam o país como um todo não contribuirá muito para realizar esse propósito.

Time Bound (Temporal):

Estabelecer prazos razoáveis para cada um dos objetivos de marketing digital pode acelerar a obtenção dos resultados esperados e aumentar a motivação e os esforços dos profissionais envolvidos.

Após a definição dos objetivos de marketing digital, é importante que as equipes da empresa estejam cientes e informadas sobre eles. Esse alinhamento facilita o processo para manter o foco em alcançá-los e orienta as equipes em direção ao resultado desejado.

Também é relevante que os objetivos de marketing digital estejam alinhados ao funil de vendas e a jornada de compra. Apresentar as soluções que um produto pode trazer a alguém que é um cliente em potencial e que ainda está conhecendo a empresa é uma abordagem mais sólida do que uma oferta comercial mais direta e preocupada em falar sobre o preço e as formas de pagamento, por exemplo.

Estabeleça Objetivos de Marketing Digital e alavanque suas vendas on-line!

Neste artigo, você aprendeu o conceito de objetivo de marketing digital e como ele é importante para direcionar as ações de uma empresa em busca dos resultados esperados no ambiente on-line.

Com base em critérios, como os do método SMART, é possível desenvolver e detalhar os caminhos que sua equipe de profissionais percorrerá até alcançarem a realização dos propósitos estabelecidos para o marketing digital da empresa.

Você também viu 4 exemplos de objetivos de marketing digital para se inspirar: aumentar o reconhecimento da marca, conseguir um posicionamento melhor em sites de buscas, gerar mais leads e vender mais com base em critérios detalhados.

Conte com a Agência Tupiniquim e seus mais de 11 anos de experiência no mercado para te ajudar a definir os objetivos de marketing digital da sua empresa e, principalmente, percorrer todo o caminho até a realização deles.

Entre em contato conosco e conheça os serviços que a Agência Tupiniquim e seus profissionais oferecem para que a sua empresa seja cada vez mais conhecida na internet e alcance mais oportunidades de negócios e clientes potenciais!

Achou este artigo útil? Então, compartilhe o link com outras pessoas que queiram se informar e aprender mais sobre o tema!

Dúvidas Frequentes

O que são Objetivos de Marketing Digital?

Os objetivos de marketing digital representam o que um negócio deseja alcançar e dão propósito às ações, aos processos e aos projetos criados e colocados em prática na internet por uma empresa.

Quais os principais exemplos de Objetivos de Marketing Digital?

Entre os principais objetivos de marketing digital estão o reconhecimento da marca, bom ranqueamento em sites de pesquisas, geração de leads, ou clientes em potencial, e o aumento das vendas com base em critérios detalhados.

Como definir seus Objetivos de Marketing Digital?

Os objetivos de marketing digital podem ser definidos com base em critérios como, por exemplo, os do método SMART, que recomenda que os objetivos sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

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