fbpx Skip to main content

Ler e aprender sobre marketing e vendas é essencial para conhecer as melhores técnicas e estratégias do mercado atual. Veja 7 dicas de fontes confiáveis para se informar e fazer o seu conhecimento e o seu negócio crescerem.

O conhecimento é a chave para a evolução das pessoas, das empresas e da sociedade em geral. É por meio dele que as formas de se fazer as coisas são inovadas, renovadas ou completamente recriadas para se obter um resultado final melhor.

Na atualidade, a internet é uma fonte praticamente inesgotável de conteúdos de uma variedade de formatos e tipos: do entretenimento à educação (lembrando sempre que devemos ficar atentos à qualidade e à veracidade das informações prestadas em conteúdos on-line).

E nesse mundo cada vez mais integrado e conectado à internet, ficou muito mais fácil e acessível adquirir conhecimentos sobre assuntos relevantes para o nosso crescimento pessoal e profissional. Aliás, quando se trata de negócios, o marketing e as vendas são dois dos assuntos mais buscados na internet por quem quer se desenvolver e alavancar resultados.

Quando você expande o seu conhecimento sobre uma determinada área ou assunto, surgem novas possibilidades e ideias para resolver problemas e implementar soluções no dia a dia do seu negócio ou da sua carreira.

Por isso, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim selecionou 7 blogs que vão te abastecer com os melhores insights e análises sobre marketing e vendas para você se atualizar e fazer sua empresa crescer.

O que você vai ler sobre Blogs de Marketing e Vendas:

O que é um blog?

Um blog é uma página eletrônica composta por uma série de textos (também chamados de posts ou artigos) e imagens. A interação social entre quem escreve e quem lê os posts é possibilitada pela seção de comentários em cada texto.

Em geral, as publicações de um blog são separadas por categorias e exibidas em ordem cronológica inversa (isto é, os artigos mais recentes são os primeiros a serem visualizados por quem acessa o blog).

Os blogs se popularizaram no início dos anos 2000 como uma espécie de diário digital da vida cotidiana das pessoas que os criavam e alimentavam. Inicialmente, quem tinha algum conhecimento sobre HTML tinha mais desenvoltura no desenvolvimento dessas páginas on-line.

No entanto, com o passar do tempo e após a fama adquirida por alguns blogs, surgiu uma variedade de sistemas de gerenciamento de conteúdo (também chamados de CMS), como o WordPress, que facilitaram o acesso e a criação de blogs por pessoas sem grandes conhecimentos técnicos relacionados à programação.

Atualmente, os blogs pessoais perderam espaço para as redes sociais, porém as empresas enxergaram nesse canal de comunicação uma forma de atrair e manter um relacionamento com clientes reais e potenciais na internet.

Assim, os posts publicados em blogs em sites próprios se tornaram parte da estratégia de marketing de conteúdo para abordar interesses, propor soluções, resolver problemas e satisfazer necessidades do público-alvo que os negócios querem prospectar on-line.

Por que ter um blog?

Para conseguir fazer o seu negócio ir mais longe, você precisa de um recurso que está cada vez mais concorrido e escasso: a atenção das pessoas. O mar de conteúdos produzidos em mídias sociais, sites de buscas e serviços de streaming tornou o foco das pessoas um dos ativos mais disputados na internet.

Você poderia argumentar que basta inserir publicidade nesses conteúdos para encontrar um atalho e conseguir alguns segundos da atenção do público. No entanto, a verdade é que, atualmente, é possível pular propagandas ou mesmo consumir horas e horas de conteúdo sem intervalos comerciais em serviços de streaming.

Em resumo: as pessoas preferem pagar para não ter que ver e ouvir propagandas em plataformas como, por exemplo, o YouTube e o Spotify.

Nesse cenário, em que as pessoas têm cada vez menos paciência para propagandas oferecendo produtos e serviços, é necessário buscar um outro caminho para captar a atenção do público-alvo e apresentar o seu negócio a ele.

É aí que o blog entra. Quando a sua empresa tem um site próprio em WordPress, você tem benefícios imensos como estar disponível 24 horas por dia na internet, apresentar uma imagem mais profissional e séria, receber um grande fluxo de usuários do Google e a possibilidade de criar uma página para um blog no endereço eletrônico da sua marca.

Com um blog, você será capaz de se comunicar com o público-alvo por meio de postagens com, por exemplo, tutoriais e dicas que falem sobre os serviços e soluções que a sua empresa oferece para resolver problemas e melhorar o dia a dia das pessoas.

Além disso, você pode unir o marketing de conteúdo às técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) para criar textos que sejam vistos como úteis e relevantes pelo público e que tenham alcance e destaque entre os resultados de buscas feitas no Google e em outros buscadores por palavras-chave relacionadas à área de atuação da sua empresa.

Dessa forma, o blog atua para criar um relacionamento com os potenciais clientes e informá-los sobre questões relevantes e que podem ser solucionadas pela sua empresa (sem correr o risco de aborrecer as pessoas com propagandas extremamente diretas, agressivas e focadas apenas na conversão de vendas).

7 blogs de marketing e vendas para você acompanhar

Deu para perceber o potencial que os blogs possuem não só para criar e manter uma conexão entre pessoas na internet, mas também para se educar e se informar sobre os assuntos que são relevantes para a sua vida pessoal e profissional, né?

Por isso, criamos uma lista com 7 blogs super reconhecidos e relevantes na área de marketing e de vendas, que são essenciais para o sucesso de um negócio, para você aprender muito e se inspirar para, quem sabe, criar o seu próprio blog e manter relacionamentos com possíveis clientes.

1. HubSpot

Com o blog da HubSpot, você fica atualizado(a) e bem-informado(a) sobre o que está acontecendo de mais relevante no mundo do marketing e das vendas. Em seus posts, a HubSpot aborda temas variados do marketing digital como, por exemplo, SEO, redes sociais e flywheel marketing.

Você também pode ler conteúdos que te mostram novidades sobre técnicas e estratégias de vendas inbound, além de textos com recomendações e tendências sobre as melhores práticas relacionadas ao serviço, à gestão e à fidelização de clientes.

2. Rock Content

Quando o assunto é conhecimento sobre marketing, o blog da Rock Content é um dos campeões de acessos. O foco dos posts da Rock Content são as possibilidades oferecidas pelo marketing de conteúdo para alcançar e prospectar clientes na internet.

Com artigos que buscam alavancar o crescimento de negócios, o blog trata de questões que são tendências no universo on-line (como a rede social do momento: o TikTok), além de fazer e apresentar análises de dados importantes para o mercado do marketing.

3. Resultados Digitais

Um dos maiores e mais acessados blogs sobre marketing e vendas em língua portuguesa, o portal Resultados Digitais produz e publica uma grande quantidade de conteúdos para educar profissionais em busca de evolução em suas carreiras e para ajudar empresas a crescerem tendo a internet como aliada.

Nesse blog, você encontrará artigos separados por categorias como gestão de relacionamento com os clientes (CRM), técnicas de vendas, empreendedorismo, inbound marketing, entre várias outras seções abastecidas com muitos textos para você ampliar (e muito) o seu conhecimento sobre marketing e vendas.

4. Neil Patel

Neil Patel é especialista em marketing digital e cofundador de plataformas como Crazy Egg, Kissmetrics e Ubersuggest (uma das ferramentas de SEO mais usadas em todo o mundo). Além disso, o britânico já esteve na lista de autores best-sellers do The New York Times.

No blog do Neil Patel, você encontra posts que falam sobre como conseguir um bom ranqueamento no Google, como escrever de forma convincente e persuasiva com a técnica de copywriting, além de vários outros assuntos relacionados às estratégias de marketing digital para fazer empresas ganharem mais presença e impacto no ambiente digital.

5. DNA de Vendas

Criada a partir de um programa de gestão e capacitação de equipes de vendas, a DNA de Vendas é uma consultoria que foca em desenvolver pessoas, processos e modelos de gestão para aumentar a produtividade das vendas.

O blog da DNA de Vendas é um ambiente on-line extremamente rico para gestores, times de vendas e equipes de RH e que publica posts relevantes nas categorias estratégias de vendas, liderança de equipe, educação corporativa e treinamento de vendas, além de apresentar cases de sucessos.

6. Salesforce

Especializada em softwares para gerenciar o relacionamento entre empresas e pessoas, a Salesforce é uma empresa mundialmente conhecida por acreditar na força do CRM para que negócios ofereçam a melhor experiência possível aos clientes.

Na versão em português do blog da Salesforce, você encontra um conteúdo bastante abrangente e atual que trata de temas que vão da sustentabilidade à satisfação dos clientes, passando ainda por posts sobre métricas como a NPS (Net Promoter Score).

7. Tupiniquim

É claro que não poderíamos deixar de citar o blog da Tupiniquim, né? No nosso blog, falamos sobre os principais temas do marketing digital da forma mais simples e direta possível para alcançar e educar o maior número possível de pessoas.

Entre os principais assuntos que você encontrará no blog, estão recomendações de cursos para expandir o seu conhecimento sobre marketing digital, artigos sobre a importância de ter um site próprio para que o seu negócio seja encontrado 24 horas por dia no Google, além de técnicas e estratégias de marketing digital para impulsionar a presença digital da sua empresa como branding, tráfego pago e produção de conteúdo.

Leia mais sobre marketing e vendas para vender mais e melhor!

No dia a dia de um negócio, existem 2 áreas que funcionam como o motor do crescimento e que andam lado a lado: o marketing e as vendas.

É a equipe de marketing que vai atrair os clientes em potencial por meio da divulgação dos serviços ou produtos da empresa e é o time de vendas que vai se concentrar na conversão da potencialidade dessas pessoas para se tornarem consumidores reais do que a empresa oferece.

E em um mundo em constante evolução (e competição), não podemos abrir mão de todo o potencial da web para ampliarmos nosso aprendizado e conhecimento sobre as inovações colocadas em prática para captar clientes e converter vendas com mais eficiência.

Por isso, neste artigo, você recebeu 7 dicas de blogs muito relevantes e confiáveis para te informar sobre tudo o que há de mais importante e eficaz quando o assunto são as técnicas de marketing e de vendas para fazer o seu negócio decolar.

Além disso, você ficou sabendo sobre o poder que um blog tem para educar e informar as pessoas e desenvolver uma relação de confiança entre empresas e clientes potenciais na internet.

Postando textos bem escritos e bem produzidos em um blog, você demonstra conhecimento e preocupação sobre as questões que afetam a vida do seu público-alvo e abre caminho para uma posterior oferta dos produtos ou serviços da sua marca que podem resolver os problemas enfrentados pelos prospects.

Se a sua empresa ainda não tem um blog e um site, a equipe da Agência Tupiniquim pode te ajudar nessa missão. Somos especialistas em desenvolvimento de sites em WordPress e usamos o marketing de conteúdo para alimentar blogs com postagens que falem sobre as necessidades e desejos do seu público-alvo.

Fale com a Tupiniquim e fique por dentro dos serviços de marketing digital que prestamos há mais de 10 anos!

Compartilhe o link deste artigo com quem também se interessa por marketing e vendas!

Dúvidas Frequentes

O que é um blog?

Um blog é uma página eletrônica composta por uma série de textos (também chamados de posts ou artigos) e imagens categorizados por assuntos e que permite a interação entre quem lê e quem escreve por meio da seção de comentários.

Por que ter um blog?

Um blog atua para criar um relacionamento com os potenciais clientes e informá-los sobre questões relevantes e que podem ser solucionadas pela sua empresa (sem correr o risco de aborrecer as pessoas com propagandas extremamente diretas, agressivas e focadas apenas na conversão de vendas).

Quais são os 7 melhores blogs de marketing e vendas para acompanhar?

  1. HubSpot Brasil;
  2. Rock Content;
  3. Resultados Digitais;
  4. Neil Patel;
  5. DNA de Vendas;
  6. Salesforce;
  7. Tupiniquim.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding 5 benefícios do Rebranding Mídia Kit para as 3 principais redes sociais 6 passos para criar um Mídia Kit 5 motivos para criar um Mídia Kit 5 motivos para fazer um curso de vendas 3 Dicas para escolher o melhor curso de vendas