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Saiba como utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio e os benefícios que essa ferramenta proporciona para o aumento das vendas e para a melhoria da comunicação com os clientes.

Empreendedores de pequenas empresas precisam de ferramentas acessíveis e que tragam bons resultados a curto prazo. Este é o caso do WhatsApp para vendas.

Tivemos uma experiência há pouco tempo que nos fez refletir muito sobre investimentos x benefícios, quando se trata de empreender com o apoio de boas ferramentas. Precisávamos falar com várias pessoas e com o WhatsApp comum ficava muito difícil de nos encontrar entre tantas mensagens, que se misturavam com as conversas pessoais de cada integrante da equipe.

Não teria como comprarmos um outro telefone para cada, tampouco utilizar os números individuais somente para isso. Então, começamos a usar o WhatsApp Business, que trouxe uma série de benefícios. Veja neste post quais são.

Navegue e saiba mais sobre o WhatsApp para vendas em pequenas empresas

1. Crie um grupo de WhatsApp para vendas

Esta função te dará maior escalabilidade quando se trata de vender pelo WhatsApp Business. Ao criar um grupo, é possível compartilhar promoções e eventos de maneira massiva, atingindo o maior número de pessoas possível.

Além disso, você consegue gerenciar suas vendas quando a ferramenta está conectada ao CRM– algo que facilitará ainda mais o seu dia a dia, pois você terá em uma única plataforma informações do seu desempenho (ou da sua equipe) em tempo real.

Também é possível delegar tarefas, supondo que dentro do funil de vendas possa existir um processo com determinada equipe, como a de contratados, por exemplo.

2. Salve pelas etiquetas

Para pequenas empresas e novos empreendedores, é primordial ter uma organização nas conversas. Afinal de contas, quando se fala de vendas, sabemos que não podemos perder o timing. Manter o fluxo da conversa faz muita diferença na hora de converter um lead em venda real. Por isso, usar as etiquetas foi uma ótima maneira de organizar nosso WhatsApp para vendas.

A etiqueta permite que você categorize as conversas ou mensagens (podendo usar em grupos) com cores e nomes que você mesmo pode definir. Por exemplo: categorize com “envio de proposta”, “aguardando retorno” ou “aguardando pagamento”.

Você também pode selecionar de uma única vez as conversas categorizadas por uma única etiqueta, podendo voltar com todos os leads que você está “aguardando retorno” e tentar fechar novas vendas através deste contato.

3. Informações da sua empresa

Uma ótima maneira de usar seu WhatsApp para vendas é incluir informações sobre a sua empresa que fiquem à disposição das pessoas que irão te procurar.

Você pode incluir seu nome comercial, uma descrição sobre o que a sua empresa faz ou que produto ela vende, o horário de atendimento, o endereço físico, o e-mail, o site e qual a categoria que mais representa a sua marca.

Ou seja, não é apenas um canal de comunicação. É também uma maneira das pessoas se conectarem com o seu negócio ou produto. Quanto mais informação, mais chances você tem dessas pessoas buscarem saber o que há por trás da telinha.

Além disso, também há a opção de usar o link curto, podendo disponibilizar o link ou QR Code do seu WhatsApp em outros lugares como blog, sites e até nas embalagens dos seus produtos.

4. Seu catálogo sempre em exposição

Aqui é um lugar onde você deixa exposto os produtos ou serviços que a sua empresa comercializa. Você pode incluir o nome do produto/serviço, o valor de investimento e uma pequena descrição.

Neste mesmo lugar, o cliente tem a possibilidade de incluir no carrinho de compras dentro do próprio WhatsApp ou falar com a empresa para tirar dúvidas ou fechar a venda ali mesmo.

5. Mensagens automáticas

Normalmente recebemos muitas mensagens quando as ações de marketing e engajamento estão em dia. Por isso, ter a opção de configurar mensagens automáticas é excelente para o seu negócio, pois o público ou seus clientes não ficarão sem resposta.

Você pode incluir uma mensagem de ausência, uma mensagem de saudação ou criar respostas rápidas que respondem através de algumas palavras-chave cadastradas por você. Além disso, neste caso em específico você pode incluir nas suas respostas não apenas texto, mas também mídias como fotos e vídeos. Legal, né?

Conheça aqui toda a potencialidade de usar o WhatsApp para vendas para empresas. Neste link também é possível saber as peculiaridades do WhatsApp Business e do WhatsApp API, podendo optar pelo qual melhor se adequa ao seu negócio e realidade.

Espero que este artigo tenha ajudado. Que tal compartilhá-lo com aquele seu amigo ou amiga empreendedor que está começando no mercado?

Texto desenvolvido pelo pessoal do blog AmoCRM. Lá você encontra conteúdos sobre ferramentas úteis para vendas!

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