fbpx Skip to main content

Aprenda o que é WordPress, como funciona, quais os melhores plugins e descubra por que criar seu site no WordPress é a melhor opção para a estratégia de marketing digital da sua empresa!

Atualizado em 01 de março de 2022

Criar um site é algo indispensável para qualquer empresa que queira acompanhar a evolução do mercado nos dias de hoje.

Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios” – essa é uma declaração feita por ninguém menos que Bill Gates, o fundador da Microsoft.

E qual é a melhor maneira de se fazer negócios pela internet? Através da criação de sites que cativem o público-alvo da sua empresa.

Um site pode aumentar indeterminadamente a porcentagem de contatos recebidos e vendas feitas por uma empresa, se trabalhado da maneira correta.

Hoje, existem mais de 1.8 bilhões de sites na internet. Uma das coisas que mais chamam a atenção neste número é que, mais de 43% dos sites da internet são em WordPress.

Então, por que você deve ter como parte da sua estratégia de marketing digital a criação de um site em WordPress?

Ou melhor, você sabe o que é o WordPress e como ele funciona? Isso é o que você vai descobrir lendo este artigo!

Navegue e descubra tudo no guia completo sobre o que é WordPress:

O que é WordPress?

Começando pelo principal: você faz ideia do que seja a plataforma do WordPress?

O WordPress é um Content Management System (CMS), termo em inglês que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Esse tipo de ferramenta existe para facilitar a criação e administração de sites na internet sem exigir conhecimentos técnicos do usuário.

Dentro do WordPress, você pode criar blogs, portais de notícias, páginas para divulgação de um produto, sites institucionais e até mesmo lojas virtuais, os famosos e-commerces.

E o WordPress transforma a criação desses sites em algo simples, já que toda a sua interface foi projetada para que os usuários consigam alterar as estruturas de seus sites da maneira mais visual possível e com vários temas diferentes possíveis – tudo isso sem precisar de nenhuma experiência com programação.

Justamente por ser tão fácil de se usar que o WordPress se tornou o CMS mais utilizado no mercado. Não é de se estranhar que profissionais de marketing, criadores de conteúdo, empresas e grandes instituições optem pelo seu uso.

E o que é um CMS?

Falamos aqui que o WordPress é um Content Managment System, mas o que significa esse termo?

Um CMS nada mais é do que uma ferramenta que permite a criação e o gerenciamento de sites de maneira prática e rápida.

Ao utilizar um CMS, você consegue atualizar constantemente todos os materiais que fazem parte do seu site. Essa facilidade de gerenciamento de conteúdo e as atualizações constantes nos sites são os maiores atrativos de um bom CMS.

E um site que não passa por atualizações e que não acompanha as mudanças da internet, acaba perdendo a sua relevância.

O WordPress é o CMS mais utilizado por conseguir tornar mais simples o que já era algo simples de ser utilizado.

Na Tupiniquim, trabalhamos com a criação de sites WordPress pela facilidade com que conseguimos ensinar nossos clientes a dominar os sites e a fazer as alterações necessárias para manter o site em dia.

O fato de ser uma plataforma bastante intuitiva e tornar seus usuários independentes é o que coloca o WordPress em primeiro lugar na lista dos melhores CMS.

Veja um dos nossos cases de sucesso que conquistou posicinamento na primeira página do Google e 2x mais acessos no site em 3 meses, após criar um novo site em WordPress.

Como funciona o WordPress?

Você deve estar se perguntando quais são as características que definem o WordPress como o melhor CMS e porque devo fazer a criação do seu site nessa plataforma, certo?

Para ilustrarmos de maneira mais eficaz quais são os pontos fortes do funcionamento do WordPress, precisamos entender quais são as funções básicas de qualquer CMS.

O que faz um CMS?

O CMS, como explicado acima, é a ferramenta que você utiliza no gerenciamento do seu site. Mas quais são os requisitos básicos de um bom CMS?

A principal ideia de um CMS é facilitar tarefas que serão rotineiras dentro da realidade de quem gerencia um site e torná-las o mais automatizadas possível.

Nada de precisar programar os códigos de cada página para expandir o seu site. Um CMS te ajuda, através de padrões pré-existentes, a estruturar todo o conteúdo que estará disponível online.

Existem diversas opções de CMS com funções que variam e com versões gratuitas ou pagas.

A maior vantagem de se trabalhar com um bom CMS é a não dependência de outros profissionais para criar qualquer tipo de conteúdo em uma página de site, controlar o que aparece dentro das páginas, quem pode ou não interagir e até mesmo fazer a programação de posts.

E então, como funciona o WordPress?

Para começar, é preciso separar o WordPress em suas duas versões existentes – a primeira sendo o WordPress.com e a segunda o WordPress.org.

O funcionamento dessas duas versões é parecido e isso pode causar um pouco de confusão no início. Nós falaremos um pouco mais dessas diferenças mais à frente.

Na versão do WordPress.com, você possui serviços de hospedagem de blogs e sites.

Já quando estamos falando do WordPress.org, se trata de uma ferramenta de código aberto, na qual você pode fazer todas as alterações que desejar e se apoiar na hospedagem de um servidor que você confie.

Independentemente da sua versão, o WordPress cumpre a sua função principal com maestria: ser uma ferramenta poderosa na criação e gerenciamento de páginas e sites na internet.

Poderíamos passar horas e horas dissertando sobre todas as funcionalidades do WordPress, mas vamos nos atentar à aquelas que são as mais utilizadas pelos usuários:

  • Possibilidade de alteração de páginas em um sistema de “montagem” bem simples, variando de acordo com o tema;
  • Fácil inserção de arquivos de mídia, tanto as que são inseridas localmente no próprio servidor, ou de sites externos;
  • Criação e gerenciamento de blog com layouts totalmente personalizáveis e sem a necessidade de conhecimentos técnicos;
  • Possibilidade de mensurar o número de visitas e a interação do público com suas páginas e posts criados;
  • Diversidade de temas e plugins disponíveis para melhorar a experiência de quem gerencia o blog;

Essas são apenas algumas das funcionalidades do WordPress – existem muitas outras que irão variar de acordo com a necessidade de cada usuário.

É importante deixarmos claro que um dos principais fatores que aumenta as capacidades desse CMS são seus plugins. Daremos algumas dicas úteis mais para frente neste post sobre em quais plugins você deve investir para que seu site seja o mais otimizado possível para seus objetivos.

E da onde surgiu o WordPress?

O WordPress como conhecemos hoje surgiu da bifurcação de uma ferramenta conhecida como b2/cafelog.

Como assim, bifurcação?” – na linguagem de programação, bifurcação ou “fork” se refere a programas que nasceram através da utilização dos códigos de outros programas.

O WordPress nasceu em 2003, quando Matt Mullenweg e Mike Little decidiram dar continuidade ao fork feito a partir do b2/cafelog. Sua construção foi feita baseada em PHP e MySQL e licenciada sob a GPLv2.

Diversos profissionais contribuíram para o desenvolvimento do WordPress ao longo dos anos, e justamente pelo fato da plataforma ser um projeto de código aberto que ela acabou se popularizando e sendo a escolhida por mais de 1/3 da internet.

Um dos fatos mais inusitados sobre a plataforma é que, os nomes de todas as suas versões desde o seu lançamento são nomes de artistas de Jazz. Curioso, não? O bom é que a cada versão que sai, o público pode conhecer algo novo para adicionar nas playlists.

Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

O WordPress possui duas “vertentes” principais que estão disponíveis para o público. Apesar de cumprirem a mesma função e de possuírem bastantes semelhanças, o propósito de cada uma é diferente, assim como o uso.

O WordPress.com

Essa é a versão gratuita do WordPress e é a indicada para quem não possui conhecimentos técnicos sobre programação, design e outras características necessárias na construção de um site.

É a melhor opção para aqueles que estão aprendendo e se familiarizando com o WordPress e não possuem capital para investir na plataforma ou nos serviços de especialistas.

Não é possível editar os códigos de nenhuma área dessa versão da ferramenta.

Nesta versão, você pode utilizar todas as ferramentas disponíveis sem nenhum tipo de custo e ainda contará com alguns temas disponíveis, mas sem a possibilidade de personalizá-los (você até pode, mas dentro dos limites da versão gratuita, claro).

Como a hospedagem está sendo feita gratuitamente pelo próprio WordPress, seu site não contará com um domínio personalizável, sendo sempre algo como “agenciatupiniquim.wordpress.com”.

Não é possível monetizar nenhum tipo de conteúdo criado nessa versão do WordPress, e além disso, seu site terá anúncios do próprio WordPress sendo exibidos.

O WordPress.org

Essa versão do WordPress é a utilizada por desenvolvedores e agências de criação de sites, já que se trata de uma plataforma totalmente aberta e personalizável.

Temas e plugins também podem ser criados e adaptados da maneira que servir melhor para os objetivos dos usuários – isso inclui desde a criação de blogs e indo até mesmo parar em e-commerces.

A principal vantagem desta versão, que é paga, é que o código do site é totalmente personalizável, o que abre um leque de possibilidades sem fim para o seu site.

Nesta versão você precisa pagar por um serviço de hospedagem para que seu site continue no ar – e sem o “wordpress” no domínio.

Qual das duas versões do WordPress eu devo utilizar, então?

As duas versões possuem públicos distintos, como podemos perceber por suas funções. O ideal é que você entenda qual é a sua necessidade no momento e qual das duas versões pode atendê-las com maior facilidade.

Uma coisa é certa: caso você for investir no seu site e precise de algo personalizado, o WordPress.org é a solução ideal.

A versão gratuita da plataforma é ótima para aqueles que precisam treinar o desenvolvimento ou querem se familiarizar com a interface do WordPress, mas não passa muito disso.

Quais são as principais vantagens em se trabalhar utilizando o WordPress?

Se você ainda não foi convencido pelas estatísticas e pela quantidade de pessoas que utiliza o WordPress, agora nós te mostraremos um pouco dos benefícios que você terá ao construir o seu site utilizando essa ferramenta.

Não existe a necessidade de conhecimentos de programação

Acho que a essa altura do jogo já conseguimos deixar claro que o WordPress é a plataforma ideal para quem não possui tantos conhecimentos técnicos na área de criação de sites.

Os temas existem justamente como “programações pré-existentes” que o auxiliarão a criar novos conteúdos de maneira intuitiva.

E não é só isso, caso você encontre problemas no caminho, existem diversas soluções disponíveis através de plugins ou até mesmo em uma rápida pesquisa na internet.

O WordPress é Open Source

Se você não sabe o que é uma plataforma Open Source, se trata de um software criado com o seu código aberto. Ou seja: qualquer um pode ver os códigos e modificá-los para que sejam melhores.

É dessa maneira que os plugins e temas são criados e podem ser distribuídos para milhares de pessoas de maneira gratuita.

Esse tipo de plataforma permite que você mantenha seu site em constante atualização, com a ajuda de especialistas em WordPress.

O WordPress é uma plataforma totalmente flexível

Não há o que não pode ser feito dentro do WordPress – e isso não é exagero. Seu site pode ser apenas para um blog, pode ser um site institucional, um portfólio e até mesmo uma loja on-line.

Isso é possível através da utilização de temas diferentes e plugins que facilitam a personalização do site.

Caso não exista um plugin ou tema específico para o que a sua empresa precisa, você pode contratar um programador para desenvolver um novo.

Quantidade de plugins e temas disponíveis

Hoje, existem mais de 50.000 plugins disponíveis no WordPress para os usuários e usuárias utilizarem.

Cada plugin pode trazer funcionalidades diferentes para o seu site e melhoram a experiência dos usuários.

E falando em experiência, caso você ache que é hora de dar uma repaginada no visual do seu site, não se preocupe. O WordPress conta com milhares de temas disponíveis para que você altere o visual do seu site e a mudança pode ser feita sem que o conteúdo já presente seja afetado.

Design responsivo

Muito se fala sobre a criação de sites que sejam responsivos hoje em dia. Mas o que isso significa?

Grande parte dos acessos aos sites da internet agora são feitos através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets – e os sites precisam funcionar da mesma maneira que funcionam para o público dos computadores também.

Os temas disponíveis no WordPress também se adaptam naturalmente aos outros dispositivos sem que exista a necessidade de programação ou plugins adicionais.

E mais: você também pode utilizar o WordPress através do seu celular! Basta procurar pelo aplicativo na loja nativa do seu smartphone para poder gerenciar seus sites.

O WordPress é uma plataforma totalmente segura

As constantes atualizações dos temas e dos plugins do WordPress fazem com que ele seja considerado hoje, uma das ferramentas mais seguras que existem quando o assunto é a criação e a hospedagem de sites.

Otimização para os motores de busca

Já ouviu falar ou sabe o que é SEO? Uma das principais características do WordPress é a sua “familiaridade” com os requisitos básicos para os buscadores mais utilizados na plataforma.

Essa otimização SEO é perfeita, pois economiza bastante tempo dos programadores e as atualizações constantes ajudam os donos dos sites a alcançarem o topo do Google com maior facilidade.

Quero começar a usar o WordPress, e agora?

Agora que você se familiarizou com as funcionalidades do WordPress, está na hora de começar a usá-lo, certo? Existem diferenças na utilização da versão .com e da versão .org do WordPress.

Na versão WordPress.com:

  • você irá criar a sua conta e inserir as informações do seu blog;
  • finalize o cadastro com os dados necessários;
  • escolha o tema que será utilizado pelo seu blog – irão aparecer as opções gratuitas e as pagas, cabe a você decidir;
  • agora você já pode começar a construir o seu site e postar todo o tipo de conteúdo.

Já na versão WordPress.org, o funcionamento será:

  • primeiro, você deve comprar um domínio de uma empresa de sua preferência;
  • com o domínio escolhido, é hora de contratar uma boa hospedagem;
  • baixe o WordPress.org e suba os arquivos dentro do servidor de hospedagem;
  • crie seu banco de dados – recomendamos que você consulte o suporte para essas etapas;
  • utilize o instalador do WordPress ou a versão de Instalação rápida;
  • após isso, você poderá configurar o layout do seu site e os plugins utilizados e ele já estará no ar!

É claro que isso é apenas uma versão bem resumida de como é o processo de início na utilização do WordPress.

O próprio WordPress possui um artigo contendo diversas dicas iniciais para qualquer um que deseje aprender como essa plataforma funciona.

Lá, você encontrará algumas dicas sobre:

  • como instalar o WordPress no seu servidor;
  • como começar a explorar o seu blog;
  • quais são as configurações básicas necessárias;
  • como importar conteúdo de outros blogs;
  • como criar um novo post e uma nova página;
  • como começar a personalizar o layout do seu site;
  • como instalar um plugin;
  • e a como entender e começar a mexer nos códigos do WordPress.

Quais sites utilizam WordPress?

Tá procurando inspirações na hora de começar o seu site WordPress? Nós podemos te contar de alguns sites de marcas que são líder no mercado e utilizam a plataforma.

Separamos aqui três sites em WordPress para ninguém botar defeito e você finalmente se convencer das vantagens em se criar um site WordPress. Confira:

A NASA utiliza o WordPress

Sim, é exatamente isso que você leu. Uma das maiores empresas do mundo e a pioneira quando o assunto é inovação e exploração espacial possui um site em WordPress.

A NASA posta conteúdos com frequência em seu blog – e grande parte deles são posts colaborativos.

Você pode conferir o blog em WordPress da NASA aqui.

A Editora Abril utiliza o WordPress

Em algum momento da sua vida você colocou as mãos e os olhos em uma revista da Editora Abril, temos certeza.

A Abril, uma das gigantes no mercado editorial brasileiro, criou TODOS os seus sites utilizando a plataforma do WordPress.

Confira o site da Superinteressante e até mesmo o da Capricho para ver mais.

A Disney utiliza o WordPress

Essa pode até parecer uma surpresa, mas dada as qualidades existentes na plataforma, não é de se estranhar que até mesmo o Mickey a utilize.

A Walt Disney Company possui um domínio na qual existem informações sobre a empresa, ações sociais e muito mais.

O site, por mais que seja apenas o da companhia, chove de acessos diariamente.

Confira o site da Walt Disney Company aqui.

Essas empresas já utilizam o WordPress – e você está esperando o que para começar a utilizar também?

Caso você tenha ficado curioso e queira saber mais sites famosos que são em WordPress, confira a nossa lista: 15 Sites em WordPress Famosos para Você se Inspirar e Criar o Seu

Quais plugins eu devo utilizar no WordPress?

Como falamos anteriormente neste post, o WordPress é conhecido pelo alto número de plugins disponíveis para melhorar a experiência tanto dos desenvolvedores do site, quanto dos visitantes.

Os plugins são parte importante da criação de sites em WordPress e é uma das etapas que mais devem ser trabalhadas com cuidado para que seu site seja um sucesso.

Separamos alguns dos principais plugins que utilizamos na construção de nossos sites para você adotar nos seus! Então, anote esses nomes:

Google Tag Manager

O Google Tag Manager para WordPress é uma ferramenta gratuita do Google que permite que os administradores do site acompanhem e gerenciem as tags utilizadas em seu site de maneira mais fácil.

Com o GTM, você consegue inserir códigos no site e instalar outras ferramentas sem se preocupar em fazer alterações mais complexas manualmente.

SEOPress

O SEOPress é uma ferramenta que otimiza o seu site em WordPress para os padrões preferidos pelos motores de busca através de técnicas de SEO.

Esse tipo de plugin é muito importante para que você torne todo o conteúdo do seu site relevante e fácil de ser encontrado pelo público através de buscas no navegador.

Dentre as escolhas disponíveis, o SEOPress é um dos plugins “tudo em um” que devem estar presentes no seu site, com certeza.

Yoast Duplicate Post

Por mais que pareça uma função básica, poder duplicar seus posts é algo que você ainda não consegue fazer sem a utilização de plugins no WordPress.

Para isso, recomendamos que você utilize o Yoast Duplicate Post. É simples de utilizar e cumpre com maestria a sua função – que também é simples.

Esse tipo de plugin é importante para que você consiga economizar tempo na criação de seus sites WordPress e seus posts dentro dele, já que não existe a necessidade de ficar copiando manualmente os layouts feitos anteriormente.

Esse é um daqueles plugins que facilita a vida de quem quer entregar algo bonito e bem construído para seu público.

Imagify

A qualidade das imagens que compõem seu site influencia diretamente em outros indicadores importantes, como tempo de carregamento, por exemplo.

Com o plugin Imagify, você otimiza o tamanho e a resolução de todas as imagens sem perder qualidade.

Isso deixa o seu site mais leve e torna a experiência dos usuários melhor, já que eles não precisarão esperar muito tempo para visualizar seus conteúdos e nem irão gastar os dados deles baixando imagens pesadas sem necessidade.

Confira as nossas dicas de como otimizar imagens para o WordPress para melhorar o desempenho do seu site.

iThemes Security

Parte do sucesso de um site está na segurança que ele oferece aos usuários. Não precisamos nos aprofundar muito para enfatizar a importância de ter um site seguro, certo?

O iThemes Security é um plugin que verifica todo tipo de vulnerabilidade e exposição que exista no seu site WordPress e possa se tornar uma ameaça. Ele também ajuda no controle dessas ameaças e te dá diversas ferramentas para tornar cada vez mais o seu site confiável.

Não pense duas vezes quando o assunto for segurança – iremos abordar este tópico mais à frente.

Web Stories

Os Web Stories é um recurso que vem sendo utilizado por muitas empresas, portais de notícias e até e-commerces como uma forma de contar histórias na web.

Conhecido também como Google Web Stories, essa ferramenta permite que as marcas apresentem vídeos, imagens e textos no formato carrossel- igual aos stories do Instagram.

Por ser uma ferramenta que tem os recursos visuais como ponto forte, os sites podem aproveitar para explorar o branding da empresa.

Se você possui um site ou blog em WordPress aproveite ao máximo essa ferramenta para compartilhar os seus conteúdos e manter as suas personas e público-alvo envolvidos com as suas narrativas.

Qual a importância da hospedagem?

A hospedagem do site se trata do serviço que torna possível a publicação do seu site dentro da internet.

É como se você comprasse uma casa e finalmente tivesse o seu espaço online, onde você pode guardar todos os dados e arquivos necessários para manter o site funcionando.

Contratar um bom serviço de hospedagem impacta diretamente na experiência e segurança dos usuários e dos gestores do projeto. Caso o serviço de hospedagem não atenda as suas necessidades, você poderá passar por diversos tipos de problema – como indisponibilidade de acesso ao site, por exemplo.

Um serviço de hospedagem completo traz benefícios como:

  • Tempo de resposta menor para as ações dos usuários;
  • Velocidade de carregamento e de navegação;
  • Pacote com e-mails relacionados ao domínio do site;
  • Atualizações de segurança e suporte técnico especializado.

Agora que você conhece alguns dos benefícios de se ter uma boa hospedagem, que tal darmos duas dicas de empresas de hospedagem que nós confiamos?

SiteGround

A SiteGround é uma das melhores quando o assunto são serviços de hospedagem no Brasil – e isso aliado a um atendimento com o qual você pode contar independentemente do horário.

A empresa, que não é originária do Brasil, possui diversos planos que atendem desde pessoas que precisam gerenciar apenas o seu próprio projeto até agências que trabalham com a criação de sites WordPress ou outros CMSs.

No mercado desde 2004 e melhorando cada vez mais os serviços de hospedagem para sites criados de diversas maneiras – incluindo sites em WordPress, a SiteGround oferece também melhorias na experiência que os visitantes terão.

Em seus pacotes, estão incluídos serviços de diferentes modalidades de hospedagem de sites, e-mail, domínios, revenda de hospedagem de sites e suporte técnico.

Para saber mais sobre os serviços da SiteGround, basta acessar o site deles e conferir os planos disponíveis!

CloudFlare

O CloudFlare atua como um serviço de otimização de sites e é uma das ferramentas mais utilizadas por desenvolvedores que optam por hospedar seus sites em serviços que são de origem estrangeira.

Ele melhora diversos aspectos do seu site, como a velocidade de carregamento, otimização de imagens, segurança, criptografia de dados e mais.

Com seus mais de 200 data centers espalhados ao redor do planeta, o CloudFlare torna possível que o acesso ao seu site funcione da mesma forma independentemente da origem do usuário.

Utilizando o CloudFlare, você terá um site mais rápido e muito mais seguro.

Quer saber mais sobre esse serviço? Acesse a página do CloudFlare e veja os planos!

Por que é importante que meu site WordPress seja rápido?

Um site que demora para carregar e para responder não é um site que vá ser bem recebido pelo público – e muito menos para os buscadores.

A velocidade está entre um dos tópicos mais importantes quando o assunto é criar um bom site, e não é para menos.

Seu site deve estar sendo otimizado para possuir os menores tempos de carregemento sempre. Esse tipo de prática faz com que as taxas de tempo de permanência no seu site aumentem, já que ninguém quer ficar em um site onde tudo demora para carregar.

Os indicadores afetados pela velocidade são importantes para o SEO e para os motores de busca, e caso o seu site tenha uma boa velocidade, ele já terá algo positivo para subir nas posições dos buscadores. Afinal, a velocidade de carregamento é um dos principais fatores de ranqueamento!

Algumas dicas básicas para manter seu site sempre rápido:

  • Mantenha os plugins atualizados;
  • Retire plugins que não estão sendo utilizados;
  • Não abuse de códigos e mantenha o seu site com apenas o necessário, sempre;
  • Otimize a resolução e o tamanho das imagens.

Existem outras práticas que tornam o seu site mais rápido, mas esse já é um ótimo começo para quem quer um site otimizado e veloz.

Como tornar meu site WordPress mais seguro?

Um site com falhas de segurança é um projeto com os dias contados. E por mais que o WordPress por natureza já seja um CMS considerado seguro o suficiente, é sempre bom investir em melhorias para tornar o seu site 100% livre de qualquer ameaça.

Então, como manter meu site em WordPress em segurança?

Faça todas as atualizações

Como o WordPress é uma ferramenta, é natural que ela precise de atualizações periódicas. Um dos maiores erros de quem gerencia um site é ignorar os avisos de atualização e deixar o site desatualizado.

Esse tipo de prática abre brechas na segurança e torna possível que o sistema seja prejudicado por pessoas má intencionadas.

Por isso, não pule nenhuma das atualizações de segurança do WordPress e mantenha seu site sempre seguro! Caso elas não aconteçam automaticamente, vale a pena dar uma olhada de vez em quando nas configurações e ver se não há nenhuma atualização a ser feita.

Crie backups

Essa é uma regra que vale para diversas áreas da nossa vida e se aplica na criação de sites em WordPress também.

Com um backup do site, você tem a segurança de nenhum dado ser perdido caso aconteça uma queda no servidor ou outro tipo de erro (que pode, e provavelmente irá acontecer algum dia).

Invista em plugins de segurança

Mais cedo neste post nós recomendamos a utilização do iThemes Security na criação do seu site WordPress, mas não existe somente ele.

Uma das boas práticas que você pode desenvolver é a utilização de mais de um plugin de segurança para manter seu site confiável para todos os usuários.

É como diz a crença popular: segurança nunca é demais.

Crie o seu site em WordPress!

Você leu bastante coisa até aqui, não é mesmo? Mas não se engane: aprender sobre WordPress é uma tarefa contínua e que nunca terá fim – dadas as atualizações constantes da plataforma e as evoluções nas ferramentas de apoio disponíveis.

Caso você se interesse pela criação de sites e tenha mais dúvidas, recomendamos que continue acompanhando o nosso blog! Aqui você encontrará diversos artigos sobre WordPress, SEO, Google e muito mais!

E se você está procurando por uma agência especializada na criação de sites em WordPress para desenvolver o seu projeto, chegou ao lugar certo! A Tupiniquim possui mais de 10 anos de experiência na criação de sites e está pronta para colocar as suas ideias na tela! Que tal batermos um papo?

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!

Dúvidas Frequentes

O que é WordPress?

O WordPress é um Content Management System (CMS), termo em inglês que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Esse tipo de ferramenta existe para facilitar a criação e administração de sites na internet sem exigir conhecimentos técnicos do usuário.

Como usar a versão gratuita do WordPress?

• Você irá criar a sua conta no “WordPress.com” e inserir as informações do seu site;

• Finalize o cadastro com os dados necessários;

• Escolha o tema que será utilizado pelo seu blog – irão aparecer as opções gratuitas e as pagas, cabe a você decidir;

• Agora você já pode começar a construir o seu site e postar todo o tipo de conteúdo.

Quais os melhores plugins de WordPress?

Recomendamos que você utilize os seguintes plugins para melhorar a experiência com o seu site em WordPress:
Google Tag Manager;
SEOPress;
Yoast Duplicate Post;
Imagify;
iThemes Security.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
4 dicas sobre Gestão de Tráfego 4 tipos de ferramentas de marketing digital 4 ferramentas de marketing digital gratuitas 3 exemplos de anúncios que aplicam os Gatilhos Mentais 4 tipos de correspondência de palavras-chave 4 dicas para escolher palavras-chave no Google Ads 4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding