fbpx
Você ainda não está familiarizado com o SEO? Quer saber como a otimização de sites pode ser a solução que você precisa para aparecer nos primeiros resultados no Google? Confira algumas dicas neste post!

Para que uma empresa possua relevância dentro do mercado digital e consiga ser encontrada pelos usuários facilmente, se faz necessário a aplicação de certas técnicas de otimização de sites.

O SEO, por exemplo, garante que as páginas do seu site ofereçam uma boa experiência para o usuário. Não queremos que os visitantes desistam de conhecer o que você tem a oferecer por conta de um site que não funciona direito, não é mesmo?

Existem práticas específicas de otimização de sites que você pode adotar para que esse cenário não se torne uma realidade. E podemos garantir que essa prática fará grande diferença no final e você sairá na frente dos seus concorrentes com um site livre de problemas.

Então, se você quer alcançar o topo do Google e oferecer uma boa experiência de usuário, continue a leitura e abra seu bloco de notas para marcar nossas dicas!

Navegue e aprenda mais sobre otimização de sites

O que é otimização de sites SEO?

Ao se criar um site ou uma página na internet, é necessário estar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença na saúde do seu site a longo prazo e que definirão a quantidade de acessos que seu site receberá.

Como foi citado anteriormente, a otimização de sites é um conjunto de técnicas voltado para tornar mais fluida a experiência do usuário que está visitando a sua página.

Esse conjunto de técnicas pode ser utilizado de diferentes maneiras, dependendo exclusivamente do objetivo da sua página.

Por exemplo, se o seu objetivo é que a pessoa realize uma ação específica, como preencher um formulário de conversão ou faça uma compra, você irá otimizar seu site para que a experiência desse usuário torne esse processo mais natural e ele não tenha nenhum tipo de percalço no caminho.

Se você deseja que o usuário navegue e gaste alguns minutos (ou até horas) no seu blog, você irá utilizar elementos para tornar essa experiência melhor, e assim por diante.

É um processo que irá exigir testes e conhecimento a respeito do que o público se sente mais confortável, mas com o tempo, você sentirá a diferença no tempo de navegação, nas conversões e até mesmo na interação dos usuários.

Além desses detalhes, você deve prestar muita atenção ao SEO do seu site. É através do SEO que você irá aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca e conquistará cada vez mais visitantes.

O conjunto de técnicas aplicadas através do SEO mostra para os buscadores como o Google que seu site oferece uma boa experiência – e se tem uma coisa que faz diferença na hora de decidir quem deve ser o primeiro resultado de busca, é a experiência.

Por que a otimização de sites é importante?

A época em que os sites serviam apenas a um propósito de ser “um meio de contato” das empresas ficou no passado. Hoje, quando falamos de entregar uma boa experiência de marca para os clientes, também estamos nos referindo aos meios de comunicação da empresa – o que inclui o site.

Podemos fazer um exercício mental: tente se lembrar dos 5 sites que você mais acessa, e reflita sobre quais são os pontos que fazem você sempre voltar para eles ou que fazem você gostar dos sites.

Provavelmente eles se preocupam com a otimização de sites e devem ter feito um bom trabalho on-page e off-page, mas não se preocupe, já iremos falar sobre esses conceitos.

A importância da otimização de sites está justamente nessa sensação que é causada nos usuários de que o seu site deve ser visitado novamente – é um local onde o tempo do usuário vale a pena ser gasto na internet.

Oferecer um site otimizado é garantia de conseguir uma boa presença na internet. E além do mais, a otimização de sites irá refletir em outras áreas da sua empresa.

Como? Digamos que você possua um site em WordPress e ele seja bem otimizado. O SEO garante que ele apareça entre os primeiros resultados para algumas buscas. Não são necessários muitos cálculos para entender que, se o seu site está sendo mais visto, o número de contatos aumentará, e consequentemente, as vendas também irão subir.

Portanto, investir em na otimização de sites da sua empresa é algo que vai muito além de ter mais um meio de contato, é investir em mais uma apresentação da sua marca, em mais uma forma de contato com seu público e em mais uma experiência que seus clientes terão com a sua empresa.

Da mesma forma que o seu produto ou serviço irá marcar o seu público, o seu site também irá.

Conheça os 3 pilares da otimização de sites

Podemos dividir em 3 grupos as otimizações que você pode fazer em seu site para tornar a experiência perfeita para os usuários. Vamos saber um pouco mais sobre esses grupos?

On-Page

Primeiro, temos os elementos on-page. Os elementos On-Page são aqueles que fazem parte da construção do site, desde os códigos até as imagens utilizadas.

Um site que demora muito para carregar pode ser considerado falho, assim como sites que não carregam os elementos direito ou que quebram com facilidade. Esses elementos devem ser funcionais tanto para as versões desktop quanto para os usuários que fazem os acessos via mobile – é o que chamamos de responsividade. A experiência que os visitantes terão no site deve ser a mesma, independente da forma de acesso.

Um site bem programado, com imagens otimizadas e que não pesam, com links corretos e sem elementos desnecessários que irão dificultar a navegação será bem visto aos olhos dos motores de busca. Uma dica: ao construir um site em WordPress, você terá a certeza de que está construindo um site que é “amigável” para o SEO desde o início – essa é uma das melhores características do WordPress.

Off-Page

Como você deve ter imaginado, os elementos off-page são aqueles que influenciam o seu site sem necessariamente serem parte dele.

O maior exemplo de uma estratégia de otimização de sites off-page é a troca de links. Se o seu site é “citado” por outros, os motores de busca o identificarão como relevante e ele irá ganhar autoridade. Isso também vale para redes sociais e outros meios.

Conteúdo

Por fim, podemos definir o conteúdo como um dos três fatores que definirão se o seu site está bem otimizado ou não.

Como o conteúdo pode influenciar na experiência do usuário? Primeiramente você deve se perguntar: “O que meu público deseja saber?”. Conhecendo as dúvidas do seu público, é mais fácil saber o que você precisa entregar para eles. E você fará essa entrega através do conteúdo do seu site.

Se o seu site responde bem as intenções de pesquisa dos usuários, essa característica será notada pelos motores de busca. Um site bem otimizado une boa programação com textos e imagens que direcionam os leitores ao que desejam saber rapidamente, e da maneira mais clara possível.

De nada adianta ter um site com um design impecável se os usuários não encontram o que estão buscando nele. Pense nisso quando estiver trabalhando na otimização de sites. Ter um bom conteúdo é fundamental para a que a experiência de usuário seja positiva.

Dicas para fazer a otimização de sites

Quer saber como você pode melhorar a performance do seu site? Nós separamos algumas dicas sobre otimização de sites que você pode começar a aplicar agora mesmo!

É um trabalho contínuo, mas o quanto mais você trabalhar em cima dos materiais que você já possui, melhor será. Confira:

1. Melhore os títulos SEO

Quando você produz conteúdos SEO, você deve prestar atenção especial a dois elementos que são fundamentais para o sucesso dentro dos buscadores: o meta título e a meta descrição.

Esses dois itens são essenciais para que os motores de busca identifiquem o assunto dos conteúdos que você está desenvolvendo e possa destacá-los para o público.

Fique atento a quantidade de caracteres e faça o título e descrição da maneira mais chamativa possível. Para o título, o indicado é que não ultrapasse a casa dos 60 caracteres. Já na meta descrição, o indicado é que não passe de 160 caracteres.

2. Faça os textos alternativos das imagens utilizadas

Um ponto que muitos se esquecem é que os buscadores também consideram as imagens na hora de fazer a “leitura” dos conteúdos. Afinal de contas, as imagens fazem parte do conteúdo também.

Sabendo disso, é importante que você inclua as palavras-chave nas descrições alt tag das suas imagens para que os buscadores identifiquem o que elas estão ilustrando – e inclusive ajudam usuários com deficiências visuais que fazem a utilização de leitores de página.

3. Faça linkagens internas e externas

O trabalho com os links é parte de uma boa estratégia de otimização de sites. Essa regra vale tanto para os links internos quanto para os externos.

Os links internos facilitam a navegação do usuário entre temas que são parecidos e ainda ajuda os buscadores a entender que os assuntos estão relacionados. No final, os motores de busca entenderão que seu site fala sobre determinado assunto ao relacionar as palavras-chave linkadas internamente e externamente.

Importante: lembre-se de fazer os links utilizando as palavras-chave corretas.

Lembra que mais acima citamos a troca de links? Pois bem, é o que chamamos de trabalho de linkbuilding. A troca de links entre dois sites é extremamente benéfica para o crescimento de ambos, já que os motores de busca irão entender que seu site está sendo recomendado por outro.

4. Responsividade é importante

Nós falamos acima sobre a experiência do usuário precisar ser a mesma tanto nos dispositivos móveis quanto nas versões desktop, e queremos reforçar esse ponto.

A otimização de sites deve prezar para que a grande parcela dos usuários que acessam os conteúdos através dos celulares e tablets não encontrem dificuldades ao acessar seus conteúdos.

O design e os textos devem estar bem dispostos e um dos pontos que deve ter uma atenção maior é a velocidade de carregamento. Os usuários que estão pesquisando através dos celulares não irão gostar de perder tempo esperando que seu conteúdo carregue e irão desistir de acessar seu site.

5. Melhore os conteúdos que você já possui

Seu site foi criado sem um bom planejamento, mas já conta com um acervo razoável de materiais? Não se preocupe, você não precisará apagá-los.

Estruture todas as páginas antigas do seu site com as dicas que demos aqui e trabalhe o SEO delas, além de atualizar as informações disponíveis.

Manter os conteúdos que você já possui atualizados é extremamente importante para se manter relevante dentro dos motores de busca.

6. Aposte em landing pages

O termo “aposte” nesse item não passa de uma expressão, já que a eficácia das landing pages já é mais do que comprovada.

As campanhas utilizando páginas de conversão ajudam você a conseguir mais acessos e a divulgar o conteúdo que você produz (utilizando um e-book, por exemplo).

Nos materiais oferecidos na conversão podem existir links que redirecionam para sua página de blog. Assim, você redireciona o usuário para seu site principal.

7. Você já fez uma auditoria do seu site?

Por mais que você tenha anos de experiência com otimização de sites SEO, alguma coisa irá passar batido. E é completamente aceitável isso acontecer.

No entanto, isso não significa que não há como você fazer um bom trabalho de otimização de sites.

Hoje, existem ferramentas como o QuickSprout ou o Ubersuggest que permitem que você veja quais são os pontos que precisam de atenção no seu site para que você possa fazer a correção.

Fazendo um bom uso dessas ferramentas e aplicando as dicas que demos neste post, seu site estará otimizado e pronto para ser um dos primeiros dos resultados das buscas no Google!

Está na hora de focar na otimização SEO do seu site!

Esperamos que este post sobre otimização de sites tenha contribuído para que você consiga melhorar a qualidade do seu site e dos conteúdos publicados nele.

Não se esqueça de que essas são apenas algumas dicas e podem haver mais pontos a serem trabalhados no seu site – que irão necessitar a atenção de profissionais especializados.

Para casos como esse, não deixe para depois e entre em contato conosco! A Agência Tupiniquim possui mais de 10 anos de experiência com a criação de sites otimizados e com marketing digital e pode te ajudar a fazer com que seu site esteja entre os primeiros resultados de busca!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe este post com seus amigos!

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder