fbpx
Preparamos um guia completo para você entender tudo sobre WordPress, a plataforma gratuita de gestão e administração de sites e blogs mais usada na internet.

Seu site e blog são, com toda a certeza, os canais mais relevantes para uma estratégia de marketing digital eficiente. Uma pesquisa recente mostrou que 85% das pessoas acessam o site da empresa antes de efetuar uma compra, e por isso você não deve negligenciá-los. Nesse contexto, criar um site em WordPress pode representar ótimos resultados para a sua empresa.

Navegue e descubra o que é WordPress e os benefícios de se ter um site em WordPress

O que é WordPress

O WordPress é um CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Sua função é facilitar a administração de sites, blogs, portais, páginas institucionais e até mesmo e-commerces (por meio do plugin Woocommerce).

De forma mais prática, a função do WordPress é facilitar a inserção e criação de conteúdo para web, sem a necessidade de usar programação.

Essa facilidade faz com que o usuário final, profissionais de marketing ou produtores de conteúdo, gerenciem seus sites, blogs ou lojas virtuais, de forma rápida e visual, sem códigos e com a possibilidade de incluir textos, usar de imagens e vídeos, produtos ou até mesmo funcionalidades mais avançadas através de plugins.

Benefícios e Vantagens do WordPress

Agora que você já sabe o que é o WordPress, chegou a hora de entender os principais benefícios e vantagens da plataforma usada por 1/3 dos sites da internet. Veja mais:

Plataforma Open Source

O WordPress é uma plataforma Open Source, isto é, seu software é feito com código aberto, no qual é possível estudar, modificar e distribuir de forma gratuita.

Isso faz com que milhares de plugins e temas visuais sejam produzidos e disponibilizados na comunidade WordPress de graça. E sim, ainda existem os plugins que são pagos, com funcionalidades complexas e preços mais acessíveis, devido à venda em alta escala para milhares de usuários.

Outro benefício para uma empresa que opta em fazer o seu site ou e-commerce usando uma plataforma Open Source é o de não ficar presa a uma agência ou desenvolvedor, já que seu código pode ser personalizado, novas funcionalidades criadas e a manutenção pode ser feita por diversos profissionais que são especialistas em WordPress.

Liberdade e Flexibilidade

Com o WordPress, você pode desenvolver um site de acordo com as necessidades da sua empresa. Alguns exemplos do que pode ser desenvolvido: blogs, sites institucionais, e-commerces, portfólios, portais e até intranets, fóruns e área de membros.

Essa flexibilidade está atrelada à grande quantidade de temas e plugins desenvolvidos pela comunidade, com diversas funcionalidades pré-desenvolvidas para que você personalize de acordo com as regras de negócios definidas. E o melhor, caso ainda não exista a funcionalidade desejada, é possível desenvolver, com a ajuda de um programador WordPress, um plugin ou tema totalmente personalizado e do zero para a sua empresa.

Biblioteca de Plugins Gratuitos

A combinação de um sistema Open Source com a flexibilidade resulta em uma enorme biblioteca de plugins gratuitos, com um pouco mais de 50.000 plugins disponíveis, que possuem funcionalidades que ampliam e melhoram a experiência do site, tanto para os usuários, quanto para os administradores.

Com esses plugins você pode ampliar as funcionalidades nativas, criando desde galerias de fotos, melhorar a velocidade do seu site ou até mesmo aumentar a segurança do WordPress.

Ampla Variedade Visual de Layouts Através dos Temas

Os temas são responsáveis pelo layout do seu site. Assim como a biblioteca de plugins, o WordPress conta com uma ampla biblioteca de temas gratuitos e pagos. Isso significa que você pode mudar o visual do seu site sem que essa mudança prejudique o conteúdo já publicado.

Com a ajuda de uma agência especializada em WordPress é possível criar o seu próprio tema para ter um layout exclusivo para o seu site ou e-commerce.

Segurança

Muito se fala da segurança do WordPress e podemos garantir que a plataforma é segura. O que contribui para essa ideia de que o WordPress não é seguro é que, geralmente, os administradores do site deixam de atualizar o WordPress ou os plugins, não configuram de forma correta as permissões dos arquivos, usam plugins ou temas de origens duvidosas e até mesmo usam usuários e senhas fracas. É importante saber fazer a manutenção do WordPress de maneira correta para garantir a segurança, assim como qualquer outro sistema.

SEO

Por ser uma plataforma em constante desenvolvimento e atualização, o WordPress atende os principais padrões da web. E isso economiza um esforço enorme quando o assunto é Otimização para Ferramentas de Busca (SEO), já que buscadores como o Google estão sempre avaliando quais são os sites atualizados, rápidos, acessíveis e bem construídos.

Como desenvolver um site em WordPress

O WordPress é uma plataforma muito completa e cheia de benefícios. Você pode ser facilmente atendido se precisar de um blog ou um site institucional mais simples, apenas usando os recursos básicos da forma correta. Mas se a sua empresa quer dar o próximo passo no marketing digital, vale a pena ficar atento aos itens a seguir:

Hospedagem

Usar uma hospedagem profissional para WordPress pode fazer a diferença no desempenho e na velocidade de carregamento do seu site. Além da performance, é importante ficar atento aos recursos de segurança que o host oferece. Antivírus, monitoramento, proteção contra ataques e backups são fundamentais para o dia-a-dia de gerenciamento do seu site. Outro recurso muito interessante é o de atualizações automáticas do WordPress, plugins e temas.

Seu tema deve ser responsivo

Atualmente a maior parte do tráfego é proveniente de smartphones. Por isso, é importante que a aparência e usabilidade do seu site se adapte bem aos dispositivos móveis, computadores e tablets.

O carregamento do seu site deve ser rápido

Ao usar temas genéricos ou uma quantidade excessiva de plugins, o seu site corre o risco de ficar lento. Caso você chegue nesse ponto, o ideal é realizar a criação de um tema WordPress com funcionalidades e layouts totalmente personalizados para a sua empresa. O ideal é contar com um programador ou uma agência de desenvolvimento especialista em WordPress.

Blog e Estratégia de Marketing de Conteúdo

De nada adianta ter um site super bonito e profissional sem tráfego e visitantes. Independente do porte da sua empresa, o marketing de conteúdo é uma forma de atrair clientes sem precisar investir em anúncios. Com o WordPress, você pode implementar uma estratégia de SEO de forma rápida e contar com o auxílio de plugins de otimização on-page. Além disso, nas versões mais atuais, o WordPress também conta com a geração automática do sitemap.

Veja no blog: O que é SEO?

Agora você sabe o que é WordPress e quais suas particularidades, que tal investir na criação de um site?

Empresas que não possuem ideia de o que é WordPress estão perdendo grandes oportunidades de fechar negócios online. Afinal, uma empresa que não possui um site que atenda às necessidades de seus clientes não possui muito espaço no mercado, certo?

A criação de um site em WordPress pode trazer resultados além do esperado para você. E o melhor: para criar um bom site, não precisa ser um programador e nem mesmo expert em o que é WordPress.

Caso você não tenha familiaridade com a criação de sites WordPress ou prefira contar com a experiência de profissionais, que tal em contrato com a Tupiniquim? Somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência em criação de sites WordPress.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos!

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder