fbpx
O peso das imagens é um dos grandes responsáveis pela velocidade de carregamento de uma página. Conheça neste post os melhores plugins e ferramentas para compactar as suas imagens e deixar o seu site mais leve!

A otimização de imagens é um fator que as vezes acaba sendo esquecido pelos profissionais de SEO. Esse processo é muito importante para um trabalho eficiente de otimização de sites e produção de conteúdo. Afinal, elementos visuais como imagens, vídeos e gifs são complementos que deixam o seu conteúdo mais atrativo.

Assim como a maioria das pessoas, você já deve ter utilizado o Google quando precisou buscar por uma imagem ou foto. Da mesma forma como acontecem com os textos, o buscador também lê as imagens que são inseridas nos artigos dos blogs e nos sites.

Por isso, é importante inserir o alt text (texto alternativo) das imagens, para que elas tenham a possibilidade de aparecer no Google Imagens e ajudem a aumentar o tráfego do seu site.

Saber utilizar imagens de qualidade é crucial para criar um conteúdo atraente aos olhos dos usuários e do Google e que não demore tanto para carregar. Hoje, vamos te dar as melhores dicas para você fazer uma excelente otimização de imagens. Anote aí!

Navegue e descubra as melhores ferramentas de otimização de imagens

O que é otimização de imagem?

A otimização de imagem está relacionada a redução do tamanho do arquivo, deixando-o mais leve e sem perder a qualidade. Geralmente, as imagens que usamos possuem tamanhos grandes, sendo necessário fazer o processo de compressão nelas para melhorar a velocidade do site. Abaixo, vamos te explicar melhor como esse processo funciona.

Dentro de cada imagem existem vários dados e pixels com informações repetidas, independentemente se o formato dela é JPG, TIF, PNG ou GIF. Então, a compressão vai e remove esses dados repetidos, tornando o arquivo menos pesado e melhorando o carregamento da página.

Portanto, otimizar ou compactar imagens faz com que elas continuem com alta qualidade, mas com o tamanho e as dimensões ideais, evitando a perda dos dados principais.

E como saber qual o tamanho exato das imagens? Bom, não existe uma dimensão exata para reduzir uma imagem. O tamanho ideal vai depender da necessidade do seu produto, mas não esqueça que, na hora de comprimir a imagem, o mais relevante é manter a qualidade.

Escolha o melhor formato das imagens

Existem alguns formatos de arquivos de imagens que você pode usar. A seguir vamos te mostrar os mais comuns:

JPG:  é um formato com compressão que garante o melhor tamanho de arquivo possível e um carregamento mais rápido.

PNG: formato com imagens de maior qualidade, mas também com um tamanho maior de arquivo.

GIF: Se você quer produzir imagens animadas, esse é o melhor formato. Ele se limita a 256 cores.

Por que fazer otimização de imagens para web?

A otimização de imagens é importante para um melhor desempenho do seu site quando o assunto é velocidade de carregamento.

Cada vez mais as pessoas se tornam multitarefas, querem praticidade no seu dia a dia e procuram por respostas rápidas na internet. Pensando nisso, o Google implementou a busca por voz para facilitar forma de pesquisa do usuário.

A grande parte da população realiza pesquisas através de smartphones ou tablets. É aí que chegamos no ponto chave para entender a importância de fazer a otimização de imagens para o seu site.

Segundo a Mobile Time, 58% dos brasileiros acessam a internet pelo celular. Isso significa que as pessoas estão cada vez mais conectadas com os dispositivos móveis. Observando esse cenário, torna-se necessário criar um site responsivo que se adapta tanto ao desktop quanto aos dispositivos móveis.

Um site com responsividade ajusta alguns elementos dentro da página, como largura para cada dispositivo e as dimensões das imagens. Porém, se você não realizar o processo de compactação para retirar dos arquivos os pixels desnecessários, as suas imagens vão ficar muito pesadas e acabar gerando lentidão no carregamento do seu site para esses usuários.

Logo, isso afetará o tempo de permanência do usuário na página e resultará em um número significativo de desistências. Portanto, a otimização de imagens é fator essencial para melhorar a experiência do usuário dentro do seu site.

Otimizar imagens para WordPress

As imagens possuem 21% do peso total de uma página, sabia? Pensando nesse número, fica claro que fazer otimização de imagens para o WordPress pode solucionar os problemas de desempenho do seu site.

Se a imagem for redimensionada corretamente, também irá contribuir para diminuir o espaço utilizado no servidor do WordPress.

Se quiser obter um bom ranqueamento do seu site não basta só otimizar seu conteúdo para SEO – essa prática precisa ser aplicada nas imagens também. Salve o arquivo utilizando palavras-chave do texto, insira as Keywords nos títulos das imagens e na alt text.

No começo do texto, citamos que o Google não ler apenas o seu conteúdo, mas também as imagens que são inseridas nele. Por isso, o texto ou descrição alternativa (Alt Text) ajuda o buscador a entender sobre o que se trata a imagem. Além de facilitar na questão de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Separamos 5 dicas rápidas que vão ajudar na produção de conteúdo e no SEO para imagens. Veja:

  • Produza suas próprias imagens, sempre que possível;
  • Nomeie o arquivo com sua palavra-chave;
  • Renomeie as imagens antes de fazer o upload para a plataforma (use as Keywords);
  • Use sempre um Alt Text (texto alternativo) curto e descritivo;
  • Na maioria dos casos, o melhor formato de imagem é o JPG;
  • Antes de enviar a imagem, reduza o tamanho do arquivo para não gerar lentidão na página.

8 dicas de plugins de otimização para o WordPress

Existem diversos plugins para otimizar as suas imagens no WordPress. Veja quais são os melhores para compactar imagem, melhorar o desempenho e garantir o ranqueamento da página:

Optimole: é um plugin de compactação de imagens gratuito, mas que também disponibiliza a versão paga. Suporta todos os tipos de imagens, reduzindo o tamanho delas automaticamente, otimizando de acordo com o dispositivo ou a conexão do usuário. Ou seja, se a internet do visitante apresentar lentidão, a imagem terá a qualidade adaptada.

EWWW Image Optimizer Cloud: ajuda na otimização dos pixels presentes nas imagens, não tem limite de tamanho de arquivo e ajuda a melhorar a velocidade de carregamento. Você pode adaptar as configurações do plugin do seu jeito ou usar os padrões já existentes. Com ela, é possível fazer conversões para obter o melhor formato de imagem (JPG, PNG, GIF ou WebP).

Tiny PNG: otimiza automaticamente imagens JPG e PNG. É possível otimizar imagens antigas já existentes na biblioteca e personalizar o tamanho do arquivo. Assim, toda vez que fizer o upload de uma nova imagem, o plugin a redimensionará automaticamente conforme o tamanho definido.

Imagify: é um dos otimizadores de imagens mais avançados. Ele pode ser usado diretamente no WordPress, WooCommerce e NextGren Gallery. Quando o Imagify é habilitado, todas as imagens incluídas no WordPress são otimizadas automaticamente.

Esse plugin também permite fazer a restauração de imagens e compactá-las novamente se a qualidade da imagem não estiver agradável e de acordo com a sua necessidade.

ShortPixel: é um plugin prático e simples de usar e compatível com qualquer galeria. Com ele, as imagens são redimensionadas automaticamente e otimizadas em tempo real. Oferece compactação de imagens com e sem perdas, além de permitir a comparação da qualidade do arquivo original com a versão compactada.

Smush: um dos plugins mais conhecidos para otimização de imagens, que redimensiona, comprime e compacta as imagens sem uma perda visível na qualidade. Com ajuda dessa ferramenta, o seu site carregará mais rápido.

Ele também é um plugin gratuito e não é necessário criar conta para utilizado, exceto se for utilizar alguma função premium.

reSmush.it: um dos melhores plugin gratuito de otimização de imagens do WordPress. Permite compactar imagens automaticamente durante o download, porém é restrito a otimização de download abaixo de 5MB.

ImageRecycle: esse é um otimizador de imagens e PDFs que preserva a qualidade da imagem e reduz automaticamente o peso da página até 80%.

Essa ferramenta é paga, porém tem a versão gratuita liberada durante 15 dias para que você experimente o plugin.

Outras ferramentas de otimização de imagens para web

Além dos plugins existem outras ferramentas que podem ser utilizadas para fazer a otimização de imagens dos sites. Veja a seguir uma lista com algumas delas.

Bônus: O Optimizilla é um otimizador de imagem online que reduz o tamanho dos arquivos em formato JPEG e PNG, mantendo a qualidade das imagens. Com ele, é possível fazer o upload de até 20 imagens.

Compactar imagens é muito simples, não é mesmo? Comece hoje a melhorar a velocidade do seu site!

Fazer otimização, compressão ou compactação das imagens não é difícil e é muito importante para o desempenho da sua página.

Ninguém gosta de acessar uma página na internet lenta, certo? No entanto, quando as imagens de um conteúdo não são otimizadas, essa lentidão impacta negativamente na velocidade de carregamento do site. Por isso que o processo de compressão é essencial para melhorar a experiência do usuário na página.

Se está sem tem tempo de fazer a otimização das suas imagens, mas precisa de um site mais rápido, fale conosco! A Tupiniquim é especialista em criação de sites profissionais e pode ajudar a melhorar o ranqueamento da sua página no maior buscador da web.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe este post com seus amigos!

Dúvidas Frequentes

O que é otimização de imagens para web?

A otimização de imagem é o processo de redução do tamanho dos arquivos de imagem de um site. Isso contribui para um tempo de carregamento menor da página.

Por que otimizar as imagens no WordPress?

Fazer otimização de imagens para o WordPress é uma boa saída para quem quer diminuir o espaço de servidor utilizado enquanto entrega uma boa experiência de navegação para os usuários.

Como fazer a otimização de imagens para web?

É necessário passar as imagens em aplicativos específicos para a compactação de imagens para web, como Adobe Photoshop ou Gimp, ou utilizar plugins que fazem isso automaticamente, como o Optimole, o Tiny PNG e o ShortPixel.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder