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Quer deixar o site da sua empresa bem otimizado? Hoje vamos te mostrar as melhores ferramentas de SEO para o seu negócio alcançar o topo do Google!

Se você deseja destacar o site da sua empresa na internet, gerar mais visibilidade e tráfego, as estratégias de marketing digital podem te ajudar. Como, por exemplo, o marketing de conteúdo que possui técnicas para criar, promover e divulgar excelentes conteúdos.

No entanto, só adotar o marketing de conteúdo não é o suficiente, você precisa pensar em como vai otimizar o seu site e os seus conteúdos. É aí que as estratégias de SEO entra em ação. O SEO é um conjunto de técnicas que contribuem para que sites possam ranquear nas melhores posições do Google ou de outros buscadores como o Bing e o Yahoo.

Ter a chance de encontrar o seu negócio no topo dos mecanismos de busca é extraordinário, não é mesmo? Afinal, é assim que você vai conseguir ganhar autoridade, credibilidade, reputação, reconhecimento pelo público e muitos outros resultados incríveis como o aumento de visitas e vendas no site.

Mas, claro que conquistar todos esses benéficos exige muito esforço e constância. Para obter um site de sucesso é importante acompanhar as tendências e novidades do mercado para se reinventar e mudar as estratégias da empresa quantas vezes for necessário.

Fazer isso não é uma tarefa tão simples assim, por isso que existem milhares de ferramentas de SEO, que auxiliam e facilitam o trabalho dos profissionais de marketing digital. Algumas possuem objetivos mais específicos de uma estratégia e outras são mais completas, englobando todo o processo de SEO.

Pensando nas diversas ferramentas que podem ser encontradas, decidimos fazer um compilado das 20 melhores ferramentas de SEO. Para te ajudar com a otimização do seu site, separamos a lista por categorias de palavras-chave, SEO On Page, SEO Off Page e Velocidade do Site. Vamos lá?

Navegue e saiba mais sobre as melhores ferramentas de SEO

Ferramenta de SEO de palavras-chave

Fazer pesquisa de palavras-chave é uma das técnicas primordiais do SEO e do marketing de conteúdo. Essa pesquisa é importante para que você encontre as palavras e termos certos e usá-los de forma estratégica de acordo com o que o publico busca sobre as atividades que a sua empresa oferece.

Acompanhe a lista a seguir e conheça as melhores ferramentas seo para pesquisa de palavras-chave.

1-Planejador de palavra-chave

O planejador de palavras-chave ou keyword planner do Google Ads é uma ferramenta mais focada em termos para campanhas de anúncios. No entanto, é uma ótima opção para ter uma noção de palavras SEO também.

Essa plataforma te ajuda a encontrar as palavras mais relevantes para a sua empresa e ela funciona de uma maneira muito simples. Basta pesquisar por palavras relacionadas aos seus produtos ou serviços e o Keyword Planner irá sugerir as mais adequadas e as quem possem mais buscas.

2-Keyword Magic Tool

O Keyword Magic Tool é um recurso de palavras-chave da SEMrush, que assim como o planejador de palavras-chave do Google Ads analisa os termos que mais geram tráfego para o seu negócio.

Uma das melhores e maiores vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de encontrar as palavras-chave que classificam os seus concorrentes, assim será possível disputar as melhores posições do ranking dos buscadores como o Google, por exemplo.

É através das palavras, termos e sinônimos relacionados ao seu negócio que o público encontra o que precisa. Dessa forma, fica claro a importante de pesquisar e usar palavras que sejam interessantes para a sua empresa.

3-Google Trends

Umas das práticas de marketing digital que contribuem para o sucesso de um negócio, é se manter atualizado e acompanhar as novidades do mercado. É comum que depois de um tempo algumas palavras não sejam mais tão utilizadas ou buscadas, que produtos ou serviços sejam procurados de uma outra forma e que alguns assuntos não sejam mais tão relevantes.

Portanto, o Google Trends é a ferramenta ideal para ficar por dentro de todas tendências e notícias que estão acontecendo. Independentemente do seu ramo de atuação, ela mostra os assuntos mais pesquisados recentemente e ainda a quantidade de pesquisas.

Então, por exemplo, para a busca “vacinação são paulo “existem mais de 10 mil pesquisas realizadas de acordo com os dados disponibilizados pelo Trends. O melhor dessa ferramenta é que ela não ajuda só encontrar palavras-chaves, mas também os assuntos que estão em alta. Sendo assim, fica muito mais fácil produzir conteúdos com números significativos de buscas e garantir que o seu negócio seja prospero.

4-Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta de seo gratuita e uma excelente opção para buscar ideias de palavras-chave. Com ela é possível identificar o volume de busca das palavras e o nível de dificuldade de ranquear com cada termo específico.

Essa plataforma apresenta diversas sugestões de termos, desde palavras-chave principais até as frases long tail (cauda longa). As recomendações feitas pela Ubersuggest servem como inspiração para melhorar e criar conteúdos de qualidade e que sejam encontrados no mecanismo de busca.

5-Answer The Public

Trabalhar com frases head tail e long tail é uma maneira de fortalecer ainda mais o conteúdo do seu site, blog ou e-commerce. Inserir palavras-chave nas suas páginas é uma forma de otimizá-las para que os usuários as encontrem nos buscadores.

Muitas vezes quando vamos criar uma lista de palavras-chave já pensamos nas possíveis palavras e termos que o público usaria, não é mesmo? Apesar de ser uma boa tática, não conseguimos saber de fato as diferentes formas que as pessoas pesquisam.

Por essa razão, utilizar ferramentas de seo para pesquisar palavras-chave é tão importante. A AnswerThePublic cria frases, perguntas e tópicos de acordo com o que as pessoas estão pesquisando nos mecanismos de busca como o Google, utilizando a sua palavra-chave.

As sugestões de palavras dessa plataforma são determinadas pelas perguntas: o que, quem, como, quando, onde, qual, por que e outras preposições como: é, são, para, próximo, perto, parecido com e muitas outras.

Esse método usado pela Answer ajuda a compreender as formas como as pessoas podem pesquisar no Google, que talvez você nem tinha ideia ainda. Além disso, ela ajuda a criar conteúdo mais qualificado, otimizado e direcionado para o público certo.

Empregando as palavras sugeridas por essa ferramenta nos seus conteúdos, fica muito mais fácil responder as perguntas dos potenciais clientes e dos clientes de fato e resolver o problema deles com eficácia.

6-GEORanker

Já sabemos o quão importante é o uso das palavras-chave corretas para melhorar, fortalecer e ranquear um conteúdo e também para atingir o público certo. E para que isso seja feito de forma mais assertiva, é interessante segmentar o seu conteúdo para o público-alvo de determinadas regiões que fazem sentido para o seu negócio.

A ferramenta de SEO GEORanker é a mais adequada para te ajudar a encontrar as melhores palavras-chaves por região. Basta pesquisar a palavra-chave e a localidade que deseja e a plataforma irá sugerir excelentes resultados.

Trabalhar com SEO Local, permite que a sua empresa seja encontrada no Google Maps de maneira orgânica. Sendo assim, vale a pena investir na ferramenta GEORanker para não perder a oportunidade de aparecer nas buscas locais.

7-Google Busca

Todas as ferramentas de SEO de palavras-chave que apresentamos até aqui, são ótimas opções para você utilizar sem moderação nas estratégias de marketing digital da sua empresa. Mas nada melhor do que ir direto na fonte, não é mesmo?

Já que a grande parte das pessoas usam o Google para encontrar o que precisam. Então porque não usar o maior buscador da web para achar boas palavras-chave também?

A pesquisa Google é um dos meios de identificar como os seus concorrentes estão utilizando as palavras-chave e é neles que você vai se espelhar para conseguir ranquear o seu site na primeira página do mecanismo de busca.

Ferramentas de análise SEO On Page

Acreditamos que ficou claro a importância do uso de palavras-chave para a otimização de sites. Porém, não importa qual seja a estratégia, ela deve ser analisada constantemente para identificar o deve ser melhorado dentro do site, blog ou outras páginas, garantindo os melhores resultados para o seu público-alvo e para a sua empresa. Com isto em mente, veja as ferramentas de análise SEO que separamos para você:

8-Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta de SEO gratuita, que ajuda você a otimizar o seu site, resolver possíveis problemas, analisar as palavras-chave escolhidas e monitorar o desempenho das suas páginas.

O painel da ferramenta apresenta diversas informações como CTR (taxa de cliques), quantidade de impressões, cliques, posição média, dados do Google Discover, links internos e inspeção de URL que é importante para examinar a “saúde” das suas páginas. Além disso, na aba visão geral o Google Search Console disponibiliza um relatório do desempenho geral do seu site.

Todos esses elementos facilitam a vida dos profissionais que possuem um site ou blog, já que essa plataforma permite verificar a performance das páginas e melhorá-las sempre que necessário.

9-Screaming Frog

O Screaming Frog é um rastreador de sites e uma ferramenta de SEO spider bem completa. Com ela é possível extrair dados e fazer auditoria de todas as suas URLs evitando erros comuns de SEO como: links quebrados (erro 404) e conteúdo duplicado.

É possível também gerar sitemap XML, averiguar links internos e externos, otimizar imagens, encontrar redirecionamentos temporários e permanentes, analisar títulos e meta descrição, agendar rastreamentos das páginas, fazer contagem de palavras, analisar elementos canônicos, integração com outras ferramentas como o Google Search Console, Google Analytics e PageSpeed Insights.

A versão gratuita da ferramenta permite fazer o rastreamento de até 500 URLs, mas se quiser aproveitar os recursos do Screaming Frog SEO Spider sem limitações é só comprar a licença e usar a plataforma sem moderação.

10-SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta de marketing digital com diversas funcionalidades e recursos de SEO, marketing de conteúdo, propaganda e mídias sociais.

Com ela você pode encontrar milhões de palavras-chave, verificar os backlinks de qualquer domínio, acompanhar as suas posições no mecanismo de busca, fazer auditorias técnicas de SEO, ter ideias para criar conteúdos otimizados para SEO, melhorar os conteúdos de acordo com os dados disponibilizados pela ferramenta, pode analisar os resultados dos seus concorrentes e também analisar os resultados das postagens em suas redes sociais.

Essa ferramenta funciona muito bem também para campanhas de anúncios, sendo possível monitorar os resultados e otimizar os gastos. A SEMrush não possui uma versão gratuita, porém é um ótimo investimento para alavancar as estratégias de marketing e SEO da sua empresa.

11-Google Analytics

O Google Analytics é mais uma das ferramentas de SEO gratuita do Google. Se você possui um site ou blog é indispensável o uso dessa ferramenta. Ela tira insights do próprio Google para te apresentar os melhores dados.

Dessa forma, fica muito mais fácil de conhecer o perfil dos seus clientes e ter uma visão aprofundada dos seus resultados como a quantidade de tráfego gerado, por exemplo.

É possível integrar ao Analytics o Google Ads, Data Studio e Otimize para obter informações detalhadas e personalizadas como o comportamento dos usuários nas suas campanhas ou no seu site, além de ter acesso a relatórios completos do desempenho das suas estratégias.

12-Data Studio

No Data Studio você pode conectar outras ferramentas como o Google Analytics, Google Ads, YouTube Analytics, planilhas do Google, Google Search Console e outras para extrair informações e dados importantes para criar painéis interativos.

Essa ferramenta pode ser usada tanto para mostrar os resultados das estratégias de SEO, como de estratégias de campanhas de anúncios e links patrocinados de uma forma criativa e mais clara visualmente.

Uma das vantagens dessa ferramenta é que além se ser gratuita, ela permite compartilhar os relatórios e gráficos criados com qualquer pessoa em tempo real.

13-Yoast

Se você fez a criação de um site em WordPress, o Yoast que é uma ferramenta mais conhecida como um plugin de SEO pode te ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site.

Esse plugin identifica as palavras-chaves e sinônimos automaticamente, a eficácia de títulos, descrições e imagens e ajuda a definir URLs canônicas evitando confundir os mecanismos de busca com conteúdo duplicado.

Portanto, o Yoast é um método excelente para analisar os aspectos de on page e otimizar as suas páginas para os usuários e para os buscadores como o Google Bing e Yahoo.

Ferramentas de SEO Off Page

Assim como o SEO On Page é muito importante para a otimização e ranqueamento do seu site, o SEO Off Page também contribui de maneira significativa para a classificação. Quando falamos de off page, estamos nos referindo aos fatores externos do seu site, como o Link Building, por exemplo.

Esse é um dos fatores que levam diversos sites a ganhar autoridade nos mecanismos de busca, ainda mais se a empresa que está fazendo a menção de um site já tiver uma boa credibilidade no mercado digital.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa etapa. Veja a seguir:

14-Ahrefs

A Ahrefs é uma ferramenta de SEO Off Page e possui diversas funcionalidades e um banco de dados completo. Uma das suas grandes vantagens é a possibilidade de acompanhar mais de perto os resultados dos seus concorrentes.

Com ela é possível descobrir as empresas que apontam links para os sites dos seus concorrentes, mas não para o seu. Além de encontrar os backlinks da concorrência, o site explorer da Ahrefs que é uma ferramenta competitiva, exibi as palavras-chave e as publicidades que classificam e geram mais tráfego para os seus oponentes.

Tendo acesso a essas informações se torna muito mais fácil, delinear as melhores estratégias para impulsionar o seu negócio.

15-Moz

Conhecida como a ferramenta de SEO tudo em um, a Moz analisa não só aspectos do On Page, mas também do Off Page como backlinks, texto âncora e autoridade de domínio de qualquer site em segundos.

Essa plataforma apresenta as métricas em painéis e gráficos criativos e intuitivos com dados precisos de índice de links, palavras-chave, empresas locais e análises de páginas de resultados do mecanismo de busca.

16-Majestic

Se o que você precisa é verificar backlinks de uma forma mais aprofundada para otimizar os seus. O Majestic é a melhor ferramenta de SEO focada em dados de inteligência de link e pode te ajudar a se destacar no mercado.

A plataforma oferece um conjunto de soluções como:

Trust Flow: que represente a qualidade dos links que apontam para URLs e sites;

Citation Flow: que é uma pontuação que demonstra a quantidade de links que indicam para um determinado site;

Visibility Flow: ajuda a encontrar links de estilo editorial;

Tropical Trust Flow: mostra o local onde um site está posicionado em comparação aos melhores sites;

Pontuação Flow Metric: essa pontuação mostra diferentes medidas de impacto e excelentes insights do seu conteúdo.

Ferramentas de SEO para velocidade do site

Um dos fatores de ranqueamento que o Google leva em consideração é a velocidade de carregamento de sites. Esse é um ponto que impacta diretamente na experiência do usuário também.

Dessa forma, é imprescindível se atentar a velocidade de carregamento e o que pode causar a lentidão das suas páginas. Conheça as ferramentas que podem facilitar esse processo:

17-PageSpeed Insights

A ferramenta de SEO gratuita, PageSpeed Insights analisa todo o conteúdo de uma página, apresenta os erros e sugeri melhorias para aperfeiçoar a velocidade do site.

Para usar esse recurso do Google, basta inserir a URL do seu domínio na barra de pesquisa da plataforma, e em seguida ela exibirá um relatório com dicas de reparação para melhorar o desempenho da sua página.

Além disso, essa ferramenta disponibiliza os dados e diagnóstico tanto para os dispositivos moveis quanto para o desktop e apresenta também a quantidade de auditorias aprovadas nas duas versões.

18-Pingdom

O Pingdom é uma ferramenta de monitoramento e desempenho de sites que analisa a velocidade de carregamento e as páginas que estão fora do ar ou inativas.

Diferente do PageSpeed Insights, essa plataforma trabalha com gráficos atraentes que mostram informações e dados detalhados sobre a sua página.

Para os profissionais de marketing digital ela funciona como uma verdadeira aliada para melhorar a experiência do usuário dentro do site. O Pingdom acredita que cada visitante pode ter uma experiência diferente, dependendo do navegador, do dispositivo e da plataforma que usam.

Sendo assim, essa ferramenta sinaliza as melhorias que devem ser feitas de acordo com os principais navegadores, plataformas, páginas visitadas e taxa de rejeição.

19-GTmetrix

A GTmetrix trabalha com relatórios e gráficos que detalham as métricas e auditorias das páginas.

Com ela é possível identificar a porcentagem do desempenho da página, fazer testes nos mais diferentes e populares dispositivos como Iphone, Samsung Galaxy, Ipads e outros. Ela também permite analisar o tempo de bloqueio, ou seja, o tempo que a sua página demora para carregar, levando em consideração o peso das imagens e a performance do layout que o site oferece.

Um outro recurso dessa plataforma é a integração de vídeo, onde você pode gravar um vídeo de carregamento da sua página e indicar os pontos que causam a lentidão do site. Além disso, você também é notificado sempre que que a sua página estiver lenta.

Se você precisa de uma ferramenta de SEO completa para melhorar o desempenho e a velocidade de carregamento do seu site, vale a pena investir na GTmetrix.

20-TinyPNG

Um dos fatores que impacta a velocidade de carregamento de um site é as imagens, se elas forem muito pesadas com certeza irá atrapalhar o desempenho da página e talvez muitas pessoas ainda não saibam disso e acabam não dando tanta atenção para esse fator.

Disto isto, é extremamente necessário ressaltarmos aqui a importância de compactar as imagens do seu site, blog, e-commerce ou qualquer outra página da internet.

A compactação é quando você faz a otimização de imagens, reduzindo o tamanho e deixando-a mais leve ser tirar a qualidade.

O TinyPNG é uma das ferramentas dentre muitas outras que existem de compactação de imagens. Com ela você pode reduzir o tamanho dos arquivos em formato PNG e JPEG, sem afetar a qualidade e a perda de dados de uma forma perceptível. O TynyPNG serve também como um plugin do WordPress, capaz de otimizar as imagens automaticamente.

Quer saber um pouco mais como aperfeiçoar a velocidade de carregamento do seu site, fazendo a compressão de imagens?  Acesse o nosso artigo: Como otimizar imagens para WordPress? Confira 8 dicas para melhorar o desempenho do seu site.

E aí, gostou das dicas sobre as melhores ferramentas de SEO que apresentamos hoje?

Neste post listamos 20 ferramentas de SEO pagas e gratuitas, para você trabalhar e desenvolver as estratégias da sua empresa.

A partir delas, é possível construir uma visão muito mais avançada e aprofundada sobre as suas técnicas e acompanhar a evolução dos seus resultados. Mas, claro que o uso das ferramentas não será suficiente se você não trabalhar bem os seus conteúdos e as suas ações.

Vale lembra que as melhores ferramentas de SEO não substituem um profissional qualificado na área, pois é ele que vai te ajudar a criar e organizar os métodos mais apropriados de marketing digital, SEO e marketing de conteúdo, por exemplo.

Se precisar de um apoio profissional, fale conosco! A Tupiniquim é uma agência de SEO especialista em elaborar estratégias e conteúdos otimizados para os mecanismos de busca, para as ferramentas e também para alcançar o seu público-alvo da maneira correta.

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Dúvidas Frequentes

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optmization) é um conjunto de estratégias de otimização de sites, blog e outras páginas da internet como o e-commerce, com o objetivo de serem encontradas na primeira página de resultados dos mecanismos de busca.

Para que serve as ferramentas de SEO?

As ferramentas de SEO são importantes para ajudar os profissionais e os donos de sites a analisar os resultados das ações, verificar o que deve ter corrigido ou melhorado para que as páginas possam ranquear nos buscadores.

Quais são os tipos de ferramentas de SEO?

Existem milhares de ferramentas de SEO para palavras-chave, monitoramento de resultados, para velocidade de site, para otimização de imagens, para correção de links e muitas outras. É possível encontrar ferramentas com objetivos mais específicos e as mais completas que englobam diversas ações de SEO.

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