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Quer saber o que é SEO e para que serve? Aprenda de forma simples como aplicar a técnica do Search Engine Optimization em sua estratégia de marketing digital e aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Não há dúvidas: hoje em dia, a maneira mais fácil de uma empresa ser encontrada é através da internet. E para isso, possuir uma posição de destaque no Google é fundamental, já que ele é o buscador mais usado no Brasil e no mundo.

E se você possui uma empresa, a importância desse fator só aumenta. Afinal, quem não quer atrair mais clientes para a própria loja?

De acordo com o site Internet Live Stats, mais de 3,5 bilhões de buscas são feitas no Google diariamente. No meio de tantas buscas, o que garante que seu site irá aparecer nos primeiros resultados e seja visto por mais pessoas? As técnicas de SEO!

A Tupiniquim é uma agência de marketing digital que valoriza o tráfego orgânico.  Nossa consultoria de SEO tem o objetivo de aumentar o tráfego do seu site de maneira completamente orgânica, alcançando um número maior de pessoas que estão buscando pelo seu serviço ou produto e maximizando as suas taxas de conversão.

Quer saber o que é SEO e como aplicá-lo na prática? Continue a leitura e veja como ganhar mais acessos no seu site por meio do tráfego orgânico pode ajudar a sua empresa a sair na frente e ganhar mais clientes de maneira consistente!

O que é SEO e para que serve?

SEO, que é sigla do inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas utilizado para otimizar sites e páginas da internet para os mecanismos de busca, como o Google.

Mas por que otimizar sites? Resumidamente, a otimização faz com que seu site comece a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa das páginas dos buscadores mais utilizados.

E falando em buscadores, sabemos que o Google é o maior de todos e, por isso, não deve ser ignorado.

Como mencionamos anteriormente, são mais de 3,5 bilhões de buscas acontecendo por lá todos os dias. Apesar de serem pesquisas com motivações e interesses diversos, todas têm algo em comum: elas buscam respostas para algo.

Seja a resposta para uma dúvida, um serviço ou produto, ou até mesmo a procura por algum meme engraçado, o Google é o buscador que a maioria de nós utiliza. Não é por acaso que “dá um Google” virou uma expressão comum do nosso dia a dia.

Então, quando você procura essas respostas no Google, os primeiros resultados são aqueles que chamam a sua atenção logo de cara. E, mais que isso, são aqueles que nos dão maior confiança na hora de clicar.

Apesar do Google oferecer milhares de outros resultados, dificilmente perdemos o nosso tempo passando mais do que 3 ou 4 páginas no buscador.

E aí surge o problema: como os sites podem conseguir as primeiras posições nas páginas de resultados do Google?

Apesar de existirem os anúncios pagos do Google Ads para ajudarem seu site nessa missão, também é para isso que serve o SEO (só que de forma não paga).

Otimizar o seu site com as técnicas de SEO, aliado à qualidade do conteúdo oferecido em relação à intenção de busca do usuário, são os maiores responsáveis pelo ranqueamento dos sites nas primeiras posições das páginas de buscas do Google.

Mas não é somente a qualidade das respostas que impacta na hora desse ranqueamento. Fatores como experiência do usuário dentro do seu site (conhecida como boa usabilidade), autoridade do domínio e velocidade de carregamento da página são extremamente importantes dentro do SEO.

Um detalhe importante: quando falamos de SEO, estamos falando de posicionamento orgânico nos resultados de busca – ou seja, aqueles que não envolvem compra de mídia ou anúncios pagos.

O que são os motores de busca?

Os motores de busca são os sistemas que utilizamos para encontrar páginas na internet que correspondam às nossas pesquisas. Através de alguns algoritmos e de critérios específicos, eles fazem a indexação e o ranqueamento dos sites em suas páginas.

Para quem não está familiarizado com os motores de busca, eles também são chamados de buscadores ou mecanismos de pesquisa. Os motores de busca mais famosos são: o Google, Bing e Yahoo! Existem outros, mas esses são os mais utilizados pela população em nível mundial.

Os buscadores possuem funcionalidades diferentes, mas todos possuem uma característica em comum: o ranqueamento segue os critérios que são trabalhados nas técnicas de SEO.

Ou seja, independentemente do buscador, o seu trabalho valerá a pena tanto no Google, com seus mais de 90% das buscas que são feitas através da internet, quanto nos 1% do Yahoo!.

Como funcionam os motores de busca?

Você faz ideia de como funcionam os motores de busca? Qual o caminho percorrido pelos sistemas até que eles possam entregar as respostas que você tanto busca?

Os motores de busca funcionam baseados em critérios próprios, que são extensos, mas duram frações de segundos para serem entregues. Haja velocidade para processar tantos resultados, não é mesmo?

Podemos dividir o processo de funcionamento dos motores de busca em algumas etapas, veja quais são:

  • Etapa 1 – rastreamento: assim como o nome diz, nesta primeira etapa a inteligência artificial dos buscadores faz o rastreamento dos links relacionados ao conteúdo buscado.
  • Etapa 2 – indexação: aqui, as páginas são agrupadas no buscador e são colocadas à disposição do usuário. Essas páginas são organizadas de acordo com critérios relacionados às palavras-chave e ao SEO.
  • Etapa 3 – ranqueamento: após a indexação ser feita no item anterior, as páginas serão ordenadas. Páginas que são trabalhadas de acordo com os critérios de otimização costumam ficar em posições mais altas. O processo de indexação e ranqueamento das páginas é atualizado a cada segundo.

Como o ranqueamento é feito a todo momento, as páginas precisam disputar uma verdadeira “corrida” para conquistar as melhores posições.

Páginas e sites que respondem de maneira assertiva a intenção de busca do usuário, possuem uma boa otimização e um ótimo conteúdo possuem as maiores chances de serem encontradas nas primeiras posições das páginas de pesquisas.

Podemos comparar o Google a uma grande biblioteca, os livros são os sites e o bibliotecário é o algorítimo do motor de busca.

As técnicas de SEO visam a otimização do site e do conteúdo para que o algorítimo coloque o “livro nas primeiras prateleiras.”

Quais são os algoritmos do Google?

O algoritmo do Google se trata do conjunto de critérios e características necessárias que uma página precisa ter para ser considerada relevante no motor de busca.

O Google conta com atualizações constantes nesses critérios para oferecer uma melhor experiência para seus usuários, o que traz penalidades para páginas que não estão de acordo com os critérios dessas atualizações.

Conheça quais foram as mudanças mais importantes no algoritmo do Google:

Panda – 2011: páginas com técnicas desenvolvidas para enganar o SEO através da repetição de palavras-chave e para a criação não orgânica de links foram penalizadas.

Penguin – 2012: links aleatórios e de sites com pouca autoridade passaram a ser penalizados. Agora, o ideal é que os links estejam dentro de um contexto e que venham de boas fontes.

Hummingbird – 2013: atualizações na maneira como os resultados são exibidos de acordo com a intenção de busca do usuário.

Mobilegeddon – 2015: conteúdos de páginas que são responsivas para o mundo mobile passaram a ser valorizados.

RankBrain – 2015: aqui, o Google passou a utilizar conceitos mais avançados de inteligência artificial e machine learning para oferecer uma experiência melhor nos resultados de busca.

Mobile-First Index – 2018: a partir desse momento, o mobile se tornou um dos critérios principais para o ranqueamento.

Bert – 2019: a inteligência artificial do Google passa a compreender a linguagem para melhorar a relação dos resultados exibidos com a intenção de busca dos usuários.

Core Web Vitals – 2020: salientando que a experiência do usuário é uma prioridade para o Google, a plataforma anunciou as novas métricas para avaliação de velocidade de carregamento dos elementos visuais das páginas (LCP), velocidade dos elementos interativos (FID) e nível de estabilidade do layout (CLS). Essas métricas fazem parte do Core Web Vitals.

Qual é a diferença entre SEO e Links Patrocinados?

Ao começar a pensar sobre SEO, muitos podem se perguntar “por que não investir em Google Ads, então?”, já que através dos anúncios você estará nas primeiras posições imediatamente.

No entanto, SEO e Links Patrocinados são duas estratégias de Marketing Digital totalmente diferentes com objetivos diferentes. As duas trazem diversas vantagens, mas uma não substitui a outra.

Quais são as vantagens de uma estratégia SEO?

  • Através de uma boa estratégia SEO, você terá benefícios não encontrados em Links Patrocinados, como aparecer na busca orgânica;
  • Com uma boa otimização, seu site será mais veloz;
  • O SEO ajuda no planejamento e desenvolvimento de bons conteúdos;
  • Linkagens internas e externas e parcerias com outros sites;
  • Aumento da autoridade do domínio;
  • Posicionamento nas primeiras páginas do Google de maneira orgânica, sem pagar nada por isso;
  • Investimento a longo prazo com retorno duradouro.

Quais são as vantagens dos Links Patrocinados?

Já em uma estratégia de anúncios, você terá benefícios como:

  • Maior controle do público-alvo;
  • Retorno imediato das campanhas;
  • Investimento flexível com total controle do que precisa ser gasto para atingir suas metas;
  • Custos reduzidos em relação a outras mídias;
  • Maior controle sobre os resultados através das métricas oferecidas.

É importante deixar claro que não necessariamente uma estratégia é melhor do que a outra, tudo dependerá das metas que você deseja atingir e, principalmente, como você deseja alcançá-las.

Inclusive, você pode utilizar as duas formas de marketing digital ao mesmo tempo para alavancar os seus resultados tanto por de via anúncio pago quanto por via de busca orgânica.

Agora que você já sabe o que é SEO, que tal investir na otimização do seu site?

Neste post, você aprendeu o que é SEO e para que serve essa técnica de marketing digital, e como ela é importante para empresas que desejam ser reconhecidas dentro do seu mercado.

É através de buscas no Google que seus novos clientes chegarão até você. O conjunto de técnicas SEO ajudará com que as pessoas interessadas no seu conteúdo cheguem até você.

Se você deseja saber mais sobre SEO e suas técnicas, acompanhe nosso blog!

E se você se interessou pela ideia e quer começar uma estratégia SEO, mas não sabe como, que tal entrar em contato com a Agência Tupiniquim? Nós podemos te ajudar a aparecer nas primeiras posições do Google!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe este post com seus amigos e amigas!

Dúvidas Frequentes

O que é SEO e para que serve?

SEO, que é sigla do inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas utilizado para otimizar sites e páginas da internet, para que seu site seja encontrado por meio de busca orgânica em buscadores como o Google.

Como usar o SEO?

Para usar as técnicas de SEO em seu site, comece analisando os elementos on-page e off-page dele. Faça pesquisas de palavras-chave e acompanhe constantemente o que o seu público-alvo está buscando na internet para criar conteúdos relevantes.

O que são motores de busca?

Os motores de busca são os sistemas que utilizamos para encontrar páginas na internet que correspondam às nossas pesquisas. Através de alguns algoritmos e de critérios específicos, eles fazem a indexação e o ranqueamento dos sites em suas páginas.

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