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Aprenda de forma simples como aplicar a técnica do Search Engine Optimization (SEO) em sua estratégia de marketing digital e aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Não há dúvidas: hoje em dia, a maneira mais fácil de uma empresa ser encontrada é através da internet. E para isso, possuir uma posição de destaque no Google é fundamental, já que ele é o buscador mais usado no Brasil e no mundo.

Se você é empresário, a relevância desse aspecto é ainda mais evidente. Afinal, quem não deseja atrair um número maior de clientes para o seu negócio?

No meio de tantas buscas, o que garante que seu site irá aparecer nos primeiros resultados e seja visto por mais pessoas? As técnicas de SEO! Nesse contexto, a contratação de uma agência especializada em SEO pode ser a chave para alavancar a presença online e conquistar resultados expressivos.

A Tupiniquim é uma agência de marketing digital que valoriza a busca orgânica. Por isso, nossa consultoria de SEO tem o objetivo de aumentar o tráfego do seu site, alcançando um número maior de pessoas que estão buscando pelo seu serviço ou produto e maximizando as suas taxas de conversão.

Interessado em compreender o que é SEO e como aplicá-lo na prática? Continue a leitura e descubra como conquistar mais acessos para o seu site por meio do tráfego orgânico pode posicionar a sua empresa à frente, angariando clientes de forma consistente!

Navegue e conheça tudo sobre SEO:

O que é SEO e para que serve?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, conceito em inglês que se refere ao conjunto de técnicas utilizado para otimizar sites e páginas da internet mostrados em resultados de mecanismos de busca orgânica, como o Google.

Mas por que otimizar sites? Resumidamente, a otimização faz com que seu site comece a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa das páginas dos buscadores.

A otimização é crucial porque permite que seu site seja exibido nos primeiros resultados de pesquisa dos principais buscadores. O Google, sendo o maior deles, é especialmente relevante, com mais de 3,5 bilhões de buscas diárias.

Então, quando você procura essas respostas no Google, os primeiros resultados são aqueles que chamam a sua atenção logo de cara. E, mais que isso, são aqueles que nos dão maior confiança na hora de clicar.

Apesar do Google oferecer milhares de outros resultados, dificilmente perdemos o nosso tempo passando mais do que 3 ou 4 páginas no buscador.E aí surge o problema: como os sites podem conseguir as primeiras posições nas páginas de resultados do Google?

Apesar de existirem os anúncios pagos do Google Ads para ajudarem seu site nessa missão, também é para isso que serve o SEO (só que de forma não paga).

Otimizar o seu site com as técnicas de SEO, aliado à qualidade do conteúdo oferecido em relação à intenção de busca orgânica do usuário e da persona, são os maiores responsáveis pelo ranqueamento dos sites nas primeiras posições das páginas de buscas do Google.

Mas não é somente a qualidade das respostas que impacta na hora desse ranqueamento. Fatores como:

  • Experiência do usuário dentro do seu site (conhecida como boa usabilidade);
  • A autoridade do domínio;
  • E a velocidade de carregamento da página são extremamente importante dentro do SEO.

Um detalhe importante: quando falamos de SEO, estamos falando de posicionamento orgânico nos resultados de busca – ou seja, aqueles que não envolvem compra de mídia ou anúncios pagos.

Leia mais em:

Consultoria de SEO: Como ela Impulsiona os seus Resultados?

Busca Orgânica: O Que É e Como Se Destacar No Google?

O que é busca orgânica?

Busca orgânica é todo tráfego gerado de forma espontânea, ou seja, quando usuários fazem uma determinada pesquisa de palavras-chave nos motores de busca.

Pegando as SERPs (ou páginas de resultados) do Google como exemplo, os resultados de busca orgânica aparecem logo abaixo dos links marcados pelo termo “Anúncio”.

Apesar das técnicas de SEO serem muito utilizadas para outras estratégias de marketing digital, é quase impossível ignorá-las quando falamos de busca orgânica.

Afinal, é o trabalho eficiente de SEO que irá ajudar a posicionar o seu site, de forma orgânica, nas primeiras posições das Search Engines, ou motores de busca.

o que são os motores de busca

O que são os motores de busca?

Os motores de busca são os sistemas que utilizamos para encontrar páginas na internet que correspondam às nossas pesquisas. Através de alguns algoritmos e de critérios específicos, eles fazem a indexação e o ranqueamento dos sites em suas páginas.

Para quem não está familiarizado com os motores de busca, eles também são chamados de buscadores ou mecanismos de pesquisa. Os motores de busca orgânica mais famosos são: o Google, Bing e Yahoo! Existem outros, mas esses são os mais utilizados pela população em nível mundial.

Os buscadores possuem funcionalidades diferentes, mas todos possuem uma característica em comum: o ranqueamento segue os critérios que são trabalhados nas técnicas de SEO.

Ou seja, independentemente do buscador, o seu trabalho valerá a pena tanto no Google, com seus mais de 90% das buscas que são feitas através da internet, quanto nos 1% do Yahoo!.

Como funcionam os motores de busca?

Você já parou para pensar em como os motores de busca orgânica operam? Qual é o trajeto percorrido por esses sistemas até que possam fornecer as respostas que você procura com tanta rapidez?

Os motores de busca operam com base em critérios próprios, extensos, porém processados em frações de segundos para fornecer resultados praticamente instantâneos. Lidar com uma quantidade tão vasta de informações exige uma velocidade impressionante.

Podemos dividir o processo de funcionamento dos motores de busca em algumas etapas, veja quais são:

  • Etapa 1 – rastreamento: assim como o nome diz, nesta primeira etapa a inteligência artificial dos buscadores faz o rastreamento dos links relacionados ao conteúdo buscado.
  • Etapa 2 – indexação: aqui, as páginas são agrupadas no buscador e são colocadas à disposição do usuário. Essas páginas são organizadas de acordo com critérios relacionados às palavras-chave e ao SEO.
  • Etapa 3 – ranqueamento: após a indexação ser feita no item anterior, as páginas serão ordenadas. Páginas que são trabalhadas de acordo com os critérios de otimização costumam ficar em posições mais altas. O processo de indexação e ranqueamento das páginas é atualizado a cada segundo.

Como o ranqueamento é feito a todo momento, as páginas precisam disputar uma verdadeira “corrida” para conquistar as melhores posições.

Páginas e sites que unem as estratégias de marketing de conteúdo e SEO, ou seja, que respondem de maneira assertiva a intenção de busca orgânica do usuário, possuem uma boa otimização e um ótimo conteúdo, possuem as maiores chances de serem encontrados nas primeiras posições das páginas de pesquisas.

Podemos comparar o Google a uma grande biblioteca, os livros são os sites e o bibliotecário é o algoritmo do motor de busca.

As técnicas de SEO visam a otimização do site e do conteúdo para que o algoritmo coloque o “livro nas primeiras prateleiras.”

Veja no blog:

Campanhas no Google Ads: 9 Modelos de Sucesso Comprovados

Quais são os algoritmos do Google?

O algoritmo do Google se trata do conjunto de critérios e características necessárias que uma página precisa ter para ser considerada relevante no motor de busca.

O Google conta com atualizações constantes nesses critérios para oferecer uma melhor experiência para seus usuários, o que traz penalidades para páginas que não estão de acordo com os critérios dessas atualizações.

Conheça quais foram as mudanças mais importantes no algoritmo do Google:

  • Panda – 2011: páginas com técnicas desenvolvidas para enganar o SEO através da repetição de palavras-chave e para a criação não orgânica de links foram penalizadas.
  • Penguin – 2012: links aleatórios e de sites com pouca autoridade passaram a ser penalizados. Agora, o ideal é que os links estejam dentro de um contexto e que venham de boas fontes.
  • Hummingbird – 2013: atualizações na maneira como os resultados são exibidos de acordo com a intenção de busca do usuário.
  • Mobilegeddon – 2015: conteúdos de páginas responsivas para o mobile passaram a ser valorizados.
  • RankBrain – 2015: Google passou a utilizar conceitos mais avançados de inteligência artificial e machine learning para oferecer uma experiência melhor nos resultados de busca orgânica.
  • Mobile-First Index – 2018: mobile se tornou um dos critérios principais para o ranqueamento.
  • Bert – 2019: a inteligência artificial do Google passa a compreender a linguagem para melhorar a relação dos resultados exibidos com a intenção de busca dos usuários.
  • Core Web Vitals – 2020: salientando que a experiência do usuário é uma prioridade para o Google, a plataforma anunciou as novas métricas para avaliação de velocidade de carregamento dos elementos visuais das páginas (LCP), velocidade dos elementos interativos (FID) e nível de estabilidade do layout (CLS). Essas métricas fazem parte do Core Web Vitals.

Quais são as Vantagens de Optar por uma Agência Especializada em SEO?

Existem empreendedores que se dedicam a estudar SEO para implementar essas estratégias em seus negócios. No entanto, adquirir conhecimento dessas técnicas e ganhar experiência na área leva tempo. Além disso, existe o risco de você cometer erros até dominar completamente as estratégias.

Ao optar por uma agência especializada em SEO, todos estes obstáculos desaparecem. Você terá à sua disposição uma equipe qualificada e com vasta experiência na área, o que aumentará significativamente as chances de atingir seu objetivo que é a conversão de visitantes em clientes.

Como a agência especializada em SEO presta seus serviços?

Para estabelecer uma estratégia robusta de SEO para o seu negócio, a agência realiza uma análise abrangente que engloba:

  •     Identificação da persona do seu negócio, definindo o perfil do cliente ideal;
  •     Compreensão do comportamento dessa persona em cada estágio do funil de vendas;
  •     Avaliação dos conteúdos relevantes em cada etapa do funil;
  •     Identificação das palavras-chave de interesse do potencial cliente;
  •     Análise do comportamento da concorrência;
  •     Identificação das fragilidades do seu site nas ferramentas de pesquisa, visando otimizá-lo.

Com base nessa análise profunda, a agência cria um planejamento estratégico. Em seguida, executa e monitora constantemente todas as atividades para garantir que a estratégia esteja gerando os resultados esperados. Este processo contínuo de análise e ajuste é essencial para manter a eficácia das ações de SEO ao longo do tempo e garantir que a presença online da sua empresa esteja sempre otimizada.

Agora que você já sabe o que é SEO, que tal investir na otimização do seu site?

Neste post, você aprendeu o que é SEO e para que serve essa técnica de marketing digital, e como ela é importante para empresas que desejam ser reconhecidas dentro do seu mercado.

É através de buscas orgânicas no Google que seus novos clientes chegarão até você. O conjunto de técnicas SEO ajudará com que as pessoas interessadas no seu conteúdo chegue até você.

Se você deseja saber mais sobre SEO e suas técnicas, acompanhe nosso blog!

E se você se interessou pela ideia e quer começar uma estratégia SEO, mas não sabe como, que tal entrar em contato com a Agência Tupiniquim? Nós podemos te ajudar a aparecer nas primeiras posições do Google!

Dúvidas Frequentes

O que é SEO e para que serve?

SEO, que é sigla do inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas utilizado para otimizar sites e páginas da internet, para que seu site seja encontrado por meio de busca orgânica em buscadores como o Google.

O que é busca orgânica?

Busca orgânica é todo tráfego gerado de forma espontânea quando usuários fazem uma determinada pesquisa de palavras-chave nos motores de busca.

Como usar o SEO?

Para usar as técnicas de SEO em seu site, comece analisando os elementos on-page e off-page dele. Faça pesquisas de palavras-chave e acompanhe constantemente o que o seu público-alvo está buscando na internet para criar conteúdos relevantes.

O que são motores de busca?

Os motores de busca são os sistemas que utilizamos para encontrar páginas na internet que correspondam às nossas pesquisas. Através de alguns algoritmos e de critérios específicos, eles fazem a indexação e o ranqueamento dos sites em suas páginas.

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