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O Google disponibiliza muitos recursos gratuitos que podem ajudar na evolução do seu site. Conheça neste post as melhores ferramentas para acompanhar os resultados da sua empresa.

Uma boa gestão empresarial se preocupa com o acompanhamento da produtividade da empresa, sempre investindo nos pontos de melhoria para alcançar uma melhor performance. Isso pode ser aplicado ao marketing digital da empresa também.

Como empreendedor, você deve se preocupar com as questões citadas acima e zelar pelo branding da sua empresa, pois as pessoas precisam enxergar a sua marca com bons olhos.

Fazendo uma boa análise é possível identificar se o público gosta dos seus conteúdos e saber o que está dando certo e o que está dando errado. Para que você possa fazer isso, o Google disponibiliza diversas ferramentas para te ajudar a gerenciar o seu site da melhor forma.

Com as ferramentas do Google é possível fazer a otimização das suas páginas, o monitoramento do site, campanhas de marketing, acompanhar alertas e organizar as suas atividades.

Neste post vamos te mostrar os melhores recursos para você aplicar no dia a dia da sua empresa e melhorar os resultados. Continue a leitura!

Navegue e saiba mais sobre as ferramentas do Google

Pesquisa do Google

Usar o Google é a forma mais conhecida que existe para se fazer uma busca sobre qualquer assunto. É assim que o público pode encontrar a sua empresa na web e ainda localizar o endereço dela, além de conseguir ver os seus conteúdos e o dos seus concorrentes.

A maioria das pessoas realizam pesquisas pelo Google quando precisam tirar dúvidas sobre qualquer coisa, seja para fazer uma receita de bolo ou na hora buscar por uma notícia. Dessa forma, o mecanismo de buscas se torna o principal e maior canal para gerar tráfego para um site.

Gmail

Recebemos e mandamos e-mails diariamente e grande parte das pessoas fazem isso através do e-mail do Google.

Ele é uma plataforma fácil de ser utilizada, com um design amigável e um menu bem-organizado por categorias como: caixa de entrada e saída, os e-mails mais importantes, rascunho, spam e outros.

Usamos essa ferramenta como um provedor de e-mail pessoal com mais frequência, mas também é possível ter a versão corporativa e assim pode utilizar o domínio próprio da sua empresa.

Uma das vantagens do Gmail corporativo é que ele dificilmente vai ficar fora do ar, já que é garantido em contrato que a sua disponibilidade é de 99,9%.

Você pode usar o Gmail na web, nos dispositivos móveis baixando o aplicativo pelo Google Play ou App Store e também instalando no computador.

Google Search Console

Com essa ferramenta é possível monitorar o desempenho do seu site dentro do Google. Isso é feito identificando dados como a taxa de cliques, impressões e o posicionamento das suas palavras-chave e páginas.

O Google Search Console mostra toda a cobertura da indexação, com dados sobre como está o site, quantas páginas foram indexadas pelo Google, apresenta os erros que precisam ser corrigidos e ainda faz uma avaliação dos links que você recebe de outros sites – importante para quem está investindo em link building.

O GSC é essencial para as estratégias de SEO, pois avalia qual página pode ser otimizada usando as palavras-chave que já estão ranqueando bem. É importante ressaltar que todos os dados apresentados pela plataforma são fornecidos pelo próprio Google.

Google Optmize

O objetivo do Optimize é melhorar a taxa de conversão do seu sie e a experiência do usuário. Com ele, é possível realizar testes para identificar possíveis pontos de melhoria, como o que atrai e agrada os seus clientes.

Uma das vantagens de utilizar essa ferramenta é que ela é integrada ao Google Analytics e traz um bom volume de dados avançados e mais completos sobre o seu site.

Documentos Google

O Google Docs é considerado o “Word do Google”. Ele é uma ferramenta para editar e produzir textos, possui todos os recursos essenciais para a edição de texto e alguns adicionais, como inserir links, imagens, ícones e fazer toda a formatação do arquivo.

É possível acessar os Documentos do Google de qualquer lugar, sem limitação de horário ou de dispositivo. Com ele você pode compartilhar o documento com outras pessoas e trabalhar de forma coletiva, com todos os envolvidos fazendo revisões e comentários em um mesmo texto.

Uma das maiores vantagens do Google Docs é que ele salva o arquivo automaticamente e você não precisa se preocupar em perder todo o seu texto caso aconteça algum imprevisto.

Planilhas Google

As planilhas do Google funcionam de maneira semelhante ao famoso Excel da Microsoft Office, possuindo suporte para os mesmos tipos de arquivos, inclusive.

É possível criar tabelas, gráficos complexos e usar fórmulas integradas. Assim como o Google Docs, os dados são salvos automaticamente e podem ser compartilhados com qualquer pessoa.

Apresentações Google

Se você quer fazer boas apresentações para os seus clientes e colaboradores, essa é a ferramenta perfeita para isso. Crie seus slides pelo Apresentações do Google e personalize o conteúdo do seu jeito.

A plataforma disponibiliza uma variedade de temas para deixar a sua apresentação mais atraente. Você também pode usar outros recursos como fonte, cor, layout, gráficos e inserir imagens.

É possível utilizar essa ferramenta sem a necessidade de você precisar fazer o download de nenhum aplicativo, basta utilizar a sua conta do Google para acessar o Google Apresentações. Os seus slides ficam salvos na nuvem, sem precisar exportar os arquivos para um pen drive.

Google Drive

Com essa ferramenta do Google é possível fazer o upload de Documentos, Planilhas e Apresentações, imagens, vídeos e músicas e muito mais em um cofre pessoal. Você poderá organizar os conteúdos por pastas, tendo fácil acesso a todos os seus materiais sem perder tempo procurando os arquivos em outros lugares.

Podemos considerar o Google Drive como uma das melhores ferramentas de armazenamento que comporta qualquer formato de arquivo com segurança. O Drive pode ser acessado através do seu navegador ou de qualquer outro dispositivo móvel. Além disso, é possível sincronizar as pastas do seu computador com o Google Drive para que o upload de arquivos seja automático.

O Google Drive disponibiliza 15GB de armazenamento gratuito. Se for necessário aumentar, você pode comprar mais espaço de armazenamento por um preço acessível: o pacote base do Google Drive oferece 100 GB por R$ 6,99/ mês.

Google Analytics

Com o Google Analytics é possível fazer uma análise completa e entender o comportamento dos usuários dentro seu site ou aplicativo, podendo acompanhar as ações, conversões e avaliar o desempenho da sua estratégia de marketing e conteúdo.

O Analytics é uma plataforma que trabalha em conjunto do Google Ads, Google Search Console, Data Studio e Google Optmize.

Essa ferramenta possui uma versão gratuita e uma versão paga (360). A versão gratuita é bem completa para fazer análises de qualquer site. Já a versão 360 oferece informações mais detalhadas para sites com grande tráfego.

Google Meu Negócio

Quer que a sua empresa apareça com mais frequência nos resultados orgânicos? Utilize o Google Meu Negócio e fique mais próximo dos seus clientes, conquiste mais visitantes e ainda apareça nas pesquisas através do Google Maps.

Com o Google Meu Negócio você disponibiliza informações como o nome da empresa, endereço, horário de funcionamento, telefone, fotos e outros elementos em uma box destacada nas buscas.

Os clientes também podem interagir ligando, enviando mensagens e acessando o seu o site. Gerencie o perfil do seu negócio no Google e acompanhe as avaliações, os comentários e as interações.

Google Ads

Se você deseja alcançar mais leads de maneira rápida, o Google Ads é a melhor solução. Com ele você faz anúncios sobre a sua empresa para pessoas que estão procurando um produto ou serviço relacionado.

O Ads é uma plataforma de publicidade do Google que permite o aumento do tráfego, das conversões e abre a possibilidade do aumento do número de vendas.

A utilização da ferramenta é gratuita, mas você ainda precisa pagar pelos anúncios. Você paga apenas pelos cliques que o seu site recebe e nada mais!

Quer saber mais sobre o Ads? Então dê uma olhada nesse artigo: Como anunciar no Google Ads: Guia completo e atualizado para anunciar na internet e alavancar as vendas da sua empresa através do marketing digital.

Google Keyword Planner

O Planejador de Palavras-chave do Google te ajuda a encontrar as palavras mais adequadas para usar nas suas campanhas do Google Ads ou na criação de conteúdos para o seu blog.

Com essa ferramenta é possível melhorar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Basta pesquisar um termo e ela fornece ideias de outras palavras-chave e dados importantes como a concorrência e o volume de buscas mensais da palavra pesquisada.

Google Alerts

Não perca mais tempo pesquisando manualmente sobre as menções que fizeram sobre a sua empresa ou sobre a do seu concorrente.

Com o Alertas do Google você estará atualizado sobre tudo o que estão falando do seu negócio na internet. A partir do momento em que for criado um alerta sobre qualquer assunto, você receberá uma notificação por e-mail sempre que houver novidades.

Para quem é da área do marketing, é uma ótima ferramenta para otimizar a gestão do tempo.

Google Agenda

Sua agenda está muito lotada e você acaba esquecendo compromissos importantes? O Google Agenda pode te ajudar com isso. Marque seus eventos e reuniões em uma agenda online que fica sincronizada com a sua conta do Google.

Uma das vantagens dessa ferramenta é opção de lembretes, tornando mais difícil de você se esquecer dos seus compromissos. Além disso, todos os eventos do Gmail são adicionados automaticamente na sua agenda.

Utilize o Google Agenda em todos os seus dispositivos e você poderá até compartilhar com outras pessoas a sua rotina pessoal e de trabalho.

Google Trends

Com o Trends é possível acompanhar quais são os assuntos que as pessoas estão buscando na sua região. Isso facilitará na hora de planejar os conteúdos. Ele também mostra o nível interesse nessas pesquisas ao longo do tempo.

Estar de olho nas tendências da internet é muito importante para criar estratégias inovadoras e que atinjam o público de maneira certeira.

Google PageSpeed Insights

Um dos fatores de ranqueamento no Google é a velocidade de carregamento das páginas do site.

O Google PageSpeed avalia o desempenho das páginas em dispositivos móveis e desktop. Em alguns de nossos artigos citamos a importância de obter sites responsivos que se adaptam a qualquer dispositivo.

Por isso, o Google disponibilizou essa ferramenta gratuita para que você consiga medir a velocidade de carregamento do seu site e ainda fornece sugestões de otimização para melhorar a performance, garantindo um melhor ranqueamento no Google.

YouTube

Assim como o Google, o YouTube está entre os os maiores buscadores do mundo. De acordo com o YouTube, a plataforma já possui mais de 2 milhões de usuários.

A plataforma focada em vídeos do Google é uma ótima opção para gerar mais tráfego para o seu site, caso você tenha a opção de produzir materiais audiovisuais.

Produzir conteúdo em formato de vídeos é uma das maneiras de se atingir uma parcela do público que não possui tempo disponível para a leitura, por exemplo.

Conhecia todas as ferramentas do Google listadas aqui? Comece a usá-las imediatamente!

Hoje te mostramos quais as melhores ferramentas gratuitas do Google para organizar as suas tarefas, gerenciar o seu tempo, encontrar palavras-chave adequadas e até anunciar os produtos e serviços da sua empresa para o público.

Neste artigo você viu que não é preciso gastar dinheiro para poder utilizar boas ferramentas, já que o próprio Google disponibiliza ótimas opções.

Quando as suas estratégias de marketing digital são criadas utilizando as ferramentas corretas, fica mais fácil de alcançar uma boa colocação nos mecanismos de buscas.

Possui dúvidas sobre qual é a ferramenta ideal para o seu negócio? Conte com ajuda da agência de marketing digital Tupiniquim para escolher!

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Dúvidas Frequentes

Por que utilizar as ferramentas do Google?

Nem sempre as empresas possuem capital para investir em ferramentas que as ajudem. Poder contar com o pacote de ferramentas gratuitas do Google é uma das maneiras mais acessíveis de modernizar os processos da sua empresa.

Como posso acessar essas ferramentas?

As ferramentas possuem integração com a sua conta do Google. Então, faça o seu cadastro no Gmail e nas contas do Google e aproveite as funcionalidades.

As ferramentas cobrarão taxas após algum tempo?

Não. O que pode existir é a diferenciação dos pacotes, já que algumas das ferramentas citadas contam com uma versão gratuita e uma premium.

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