fbpx Skip to main content

Ainda não sabe por que escolher o WordPress como o seu CMS ideal? Aqui, te mostraremos as principais razões dessa plataforma ser a melhor e a mais usada para criar e divulgar conteúdos de sites!

Você sabia que mais de 43% de todos os sites usam o WordPress?

Isso porque essa é uma plataforma versátil, flexível e funcional. Mas o que de fato é o WordPress e como ele funciona?

O WordPress nada mais é do que um Content Management System (CMS), termo em inglês que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Através dele, é possível criar desde um simples blog, até uma loja virtual, utilizando diversos recursos personalizáveis com os mais variados temas e plugins que a plataforma disponibiliza.

E sabe qual é o melhor de tudo isso? Você não precisa ser um expert em programação de sites para usar o WordPress.

Justamente pelo fato de ser uma ferramenta funcional e muito fácil de criar e gerenciar páginas para web, o WordPress se tornou o mais queridinho e usado CMS do mundo.

Escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo é uma parte muito importante para quem deseja criar um site, por isso, te mostraremos alguns motivos sólidos pelos quais o WordPress pode ser a plataforma ideal para o seu negócio.

E se você ainda quer saber mais sobre essa ferramenta e como ela funciona, acessa o nosso Guia Completo: O que é WordPress? Aprenda tudo sobre o principal CMS da internet e crie o seu site hoje mesmo!

Por que o WordPress é a melhor plataforma de CMS?

Como falamos anteriormente, escolher um CMS é essencial para quem deseja criar um site. No entanto, entendemos que essa pode ser uma decisão difícil, já que existem outras opções em potencial no mercado também.

Mas a questão aqui é: por que o WordPress é a melhor plataforma de CMS? E talvez você ainda não esteja convencido do porquê de escolher ele como a sua plataforma de gerenciamento de conteúdo.

Sendo assim, para que as suas dúvidas, anseios e inseguranças venham a ser solucionados, vamos te apresentar as principais vantagens e benefícios em criar o seu site nessa plataforma.

É gratuito e de código aberto

Uma das principais e mais reconhecidas vantagens do WordPress é que ele é uma plataforma de código aberto, ou seja, um software disponível para todos.

Isso significa que qualquer pessoa pode fazer alterações de imagens e temas, instalações de plugins, modificar a estrutura do site, administrar conteúdos e muito mais sem pagar nada, e sem necessariamente ficar preso a desenvolvedores ou empresas de desenvolvimento.

O WordPress disponibiliza diversos recursos e ferramentas gratuitas, mas também existem as pagas com funcionalidades mais avançadas e complexas, porém, com preços acessíveis.

É confiável e seguro

O WordPress possui um código-fonte disponível para qualquer usuário avaliar, alterar e estudar a plataforma. Por esse motivo, algumas pessoas até podem ficar receosas e com medo de hackers conseguirem acessar seus sites.

Mas, sabendo que a segurança na internet é um fator muito importante, o WordPress foi projetado exatamente para te ajudar a proteger as suas informações e conteúdos.

E nem sempre as violações de segurança são culpa do CMS. Na maioria das vezes, a responsabilidade é dos próprios usuários por usarem senhas fracas, por não configurarem o site corretamente ou por usarem plugins não confiáveis.

O WordPress, por exemplo, é frequentemente atualizado e testado para garantir a credibilidade e profissionalismo que os usuários e usuárias esperam.

Além disso, ele disponibiliza plugins de segurança como Wordfence Security e conta com uma enorme comunidade de usuários que contribuem, alertando sobre bugs e problemas que ocorrem dentro da plataforma.

Possui SEO amigável

Provavelmente, você já deve ter escutado ou lido sobre o famoso SEO, mas caso não, falaremos brevemente do que se trata.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para o mecanismo de busca. Em outras palavras, é um conjunto de técnicas que serve para aperfeiçoar e potencializar sites, para que sejam encontrados com mais facilidade nas páginas de resultados do Google e de outros buscadores.

Se você pretende criar alguma página para web, seja ela um site, blog ou e-commerce, obviamente espera que ela tenha um bom número de visitantes, não é mesmo?

É aí que o WordPress entra em cena, já que é uma ferramenta amigável para SEO. Fatores como velocidade do site, palavras-chave, otimização de imagens e outros são fundamentais para o SEO do seu site, e o WordPress está apto para explorar esses elementos.

Há também alguns plugins, como o Yoast SEO, que ajudam na implementação dessas práticas de otimização para SEO.

Trabalha com diferentes tipos de mídia

Sabemos que os elementos visuais, como imagens e vídeos de qualquer tipo de site, são aspectos que acabam chamando a atenção dos visitantes, e os diferenciam de sites que usam apenas elementos textuais.

Com o WordPress, é possível explorar vários tipos de mídias e formatos como JPG, GIF, PFD e muitos outros.

Vale ressaltar que é extremamente importante otimizar as suas imagens para o WordPress. Afinal de contas, o peso das imagens pode impactar na velocidade de carregamento do seu site.

Grande variedade de temas e plugins

O WordPress por si só já oferece diversos recursos excelentes, mas ainda assim, muitos sites precisam de funcionalidades extras.

É aí que entram os temas e plugins, que permitem a personalização de design e funcionalidade de acordo com a necessidade de cada site.

Diferentemente de outras plataformas, no WordPress você encontra temas com design responsivo e específicos para diversos tipos de nicho como fotografia, comércio eletrônico, blogs pessoais e outros.

Os plugins também disponibilizam excelentes recursos para você implementar no seu site formulários de contato, integração de redes sociais e até fóruns gratuitos.

Embora os plugins sejam ferramentas incríveis, use-os com moderação. Instale apenas os que são necessários para desenvolver melhor o seu trabalho.

Compatível com dispositivos móveis

A grande maioria das pessoas acessam páginas da internet através de um celular, por ser um aparelho que está constantemente presente no nosso cotidiano. Sendo assim, é indispensável que um site não seja otimizado para os dispositivos móveis.

E o WordPress está aí como uma ótima solução, pois é uma plataforma totalmente compatível para qualquer dispositivo móvel e garante que os sites funcionarão muito bem em um smartphone ou tablet.

Para completar, os próprios usuários podem acessar o painel do WP por meio de um dispositivo móvel, para gerenciar o site de onde estiver com mais facilidade.

Oferece suporte inigualável

Mesmo com um CMS intuitivo e funcional como o WordPress, dúvidas podem surgir ao longo do caminho, ainda mais se você nunca utilizou antes um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Felizmente, o WordPress possui uma grande comunidade de usuários, como mencionamos anteriormente. Dessa forma, é muito difícil que você não encontre assistência ou suporte, pois sempre terá alguém com a resposta que você está procurando.

Veja algumas maneiras de obter suporte com seu site WordPress:

WordPress x outros CMSs

Além do WordPress, existem muitos outros CMSs que podem ser utilizados para administrar o seu site. No entanto, o WordPess ainda continua sendo o líder de CMS no mercado por todos os fatores que apresentamos acima.

Para que fiquem mais claras as razões pelas quais o WordPress se diferencia de outras plataformas, faremos um breve comparativo entre alguns CMSs. Veja:

Joomla

Apesar do Joomla possuir algumas funcionalidades parecidas com a do WordPress, como por exemplo, agendamento de data e hora para publicações de conteúdos, é uma plataforma de CMS para projetos bem mais complexos.

Portanto, para quem tem pressa de colocar um conteúdo no ar, ele não é muito aconselhável, até mesmo por ser uma plataforma mais difícil de navegar. Quem tem interesse em usar esse CMS precisa ter em mente que é necessário ter um tempo disponível para aprender a utilizá-lo.

Wix

Em um primeiro momento, é importante ressaltar que, apesar do Wix e o do WordPress serem plataformas de criação de sites, blogs e e-commerces, o Wix é, essencialmente, um construtor de sites. Enquanto que o WordPress é um CMS completo e com inúmeras funcionalidades.

Assim como o WordPress, o Wix também disponibiliza diversos templates para negócios de qualquer nicho, porém nem todos são responsivos, o que pode acabar prejudicando o desempenho dos sites.

Magento

Magento é uma plataforma de e-commerce que você só conseguirá usar se entender muito bem de programação. Então, para que você não tenha dores de cabeça, contrate um(a) desenvolvedor(a) que tenha alguma experiência com a plataforma.

Essa já é uma grande diferença do Magento em relação ao WordPress, já que no WordPress você não precisa ficar dependendo de alguém do desenvolvimento para administrar o seu e-commerce.

Como já falamos ao longo do artigo, o WordPress é vantajoso por permitir o uso de uma variedade de plugins, além de estar ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é e-commerce.

A plataforma possui o plugin WooCommerce, que transforma o seu site WordPress em uma loja virtual, podendo também integrar um blog para e-commerce.

Quais tipos de sites posso criar com WordPress?

O WordPress definitivamente não é apenas para blogs. Com ele, você pode dominar muitos outros mercados como comércio eletrônico, vendas de cursos, notícias, sites comerciais e muitos outros.

Veja a seguir alguns exemplos de diferentes sites que você pode criar com o WordPress:

Blogs

Por ser um poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo, o WordPress é excelente para blogs pessoais e de empresas, permitindo que você produza conteúdos ricos e de alta qualidade.

Portfólios

Portfólio é basicamente um documento onde você reúne os seus melhores trabalhos como profissional ou empresa, e o WordPress é uma das melhores plataformas para você construir um portfólio online.

Você pode, por exemplo, exibir suas fotografias, caso seja um fotógrafo ou fotógrafa, ou mostrar as suas habilidades de escrita, caso seja um redator(a) ou criador(a) de conteúdo.

Sites de Negócios

O WordPress é a plataforma mais poderosa para criar sites de negócios com aparência profissional. Não é à toa que muitos sites famosos usam o WordPress para gerenciar os seus conteúdos.

Além de usar os temas para personalizar o design do seu site, ao usar os plugins do WordPress, você pode otimizar o seu site para os mecanismos de buscas, fazer integração com as redes sociais e qualquer outro recurso que seja necessário.

E-commerces

Com o plugin Woocommerce do WordPress, você pode usar os principais meios de pagamento online, como o PayPal, além de poder vender produtos físicos e digitais.

Ele permite também que você adicione facilmente qualquer produto a sua loja e gerencie estoque, pedidos, frete e muito mais.

Comece a usar o WordPress hoje mesmo

Hoje, apresentamos as principais razões pelas quais você deve usar o WordPress e também fizemos comparativos com outros CMSs que existem no mercado para que você não tenha dúvidas de que o WordPress é muito potente.

Esperamos que este artigo tenha respondido à pergunta se o WordPress é ou não a plataforma ideal para o seu negócio.

Mas, garantimos que essa ferramenta é super fácil de usar e está disponível para qualquer tipo de negócio, com uma variedade de recursos para serem explorados dentro do seu site, blog ou e-commerce.

E a maneira mais fácil de comprovar isso é experimentando a plataforma. Se precisar de ajuda, conte com o time de profissionais da Tupiniquim que é especialista em criação de sites WordPress.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!

Dúvidas Frequentes

Por que utilizar o WordPress?

Porque o WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo versátil, intuitiva, flexível e fácil de usar. Com ela, você não precisa ter experiências em programação ou contratar um desenvolvedor de sites.

Quais tipos de sites posso criar com o WordPress?

Existem milhares de tipos de sites que podem ser criados com o WordPress entre eles estão: blogs, e-commerces, portfólios, sites de negócios e outros.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder