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Quer saber como ranquear melhor o seu site no Google e figurar nas primeiras páginas de resultados? Descubra neste artigo quais são os fatores considerados!

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento no Google e todos são levados em consideração na hora de classificar a posição de uma empresa.

É possível encontrar diversos sites do mesmo ramo que o seu disputando por um bom posicionamento no topo dos resultados de pesquisa. No entanto, para que o seu site tenha uma boa performance e um excelente ranqueamento no Google, é indispensável o uso das técnicas de SEO. É esse método que vai determinar o posicionamento do seu site nos resultados de buscas orgânicas,

Então, se você quer ser encontrado no Google ou em outros buscadores com mais facilidade, é primordial que você coloque uma estratégia de otimização para o seu site em prática! Continue a leitura e anote as dicas que separamos para você.

Navegue e veja quais são os principais fatores de ranqueamento

Principais fatores de ranqueamento do Google

Para o ranqueamento do Google existem alguns critérios levados em consideração na hora de ranquear ou posicionar o seu site na primeira página dos resultados de buscas. Por esse motivo separamos alguns fatores consideravelmente fundamentais para garantir melhoria e inovação para o seu negócio alcançar o topo do Google.

A seguir, conheça alguns dos principais fatores de ranqueamento orgânicos (gratuitos)

Conteúdo exclusivo e de qualidade

Criar um site com conteúdos únicos e relevantes é essencial para quem deseja estar bem posicionado entre os melhores resultados de buscas. Para isso, você deve colocar em prática uma estratégia bem consolidada do marketing digital que chamamos de Marketing de Conteúdo.

Investir em estratégias assertivas como a de SEO (Otimização para Mecanismo de Busca) pode contribuir para o reconhecimento da sua empresa nas páginas do Google.

Portanto, se os usuários identificam que o seu conteúdo é interessante e responde ao que eles procuram de maneira clara, isso sem dúvidas vai gerar um tráfego maior no seu site. Para um ranqueamento no Google sem erros, o seu site precisa oferecer conteúdos atualizados e confiáveis.

Links relevantes

Existem duas formas de linkagem importantes para que o Google consiga ranquear bem o seu site:

Links Externos:  são os links de outros sites que você pode usar como referência para enriquecer ainda mais o seu conteúdo. Da mesma forma, outros sites podem usar alguns links da sua página como referência.

Estar bem referenciado na internet e ser mencionado por outros sites é um ótimo caminho para aumentar o seu tráfego.

Com os guest posts, você constrói boas relações e tem a possibilidade de publicar conteúdos em outros blogs parceiros, gerando assim mais visibilidade para o seu negócio.

Links Internos: é quando você linka conteúdos de páginas internas dentro do seu próprio blog. Esses links podem ser direcionados para páginas que falem de um assunto relacionado. Isso vai ajudar o Google a identificar que existem outros assuntos dentro do seu site que também são considerados importantes.

Os links internos também podem aumentar o tempo de permanência do usuário no seu site, já que ele irá se deparar com outros temas e continuará navegando.

Rankbrain

Criado em 2015 pelo o Google, o Rankbrain é um sistema de inteligência artificial que tem como finalidade interpretar buscas para apresentar os melhores resultados.

Por exemplo: quando uma pesquisa é feita com palavras-chave caudas longas e mais complexas, o Rankbrain identifica essas buscas mais incompreensíveis que o Google ainda não conhece e as relaciona com páginas já existentes. Assim, os resultados mais relevantes ainda aparecem para os usuários.

HTTPS

Sabemos que tudo o que desejamos, podemos encontrar na internet, desde simples pesquisas até compras de serviços ou produtos. Em determinados momentos, disponibilizamos dados pessoais em alguns sites e até mesmo o número de cartão de crédito em compras online.

Buscamos uma internet mais segura, certo? É aí que entram os HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que são os protocolos que permitem a transmissão de informações do computador para o servidor sem dar margem para a clonagem de informações durante a troca de dados. Se sua página tem conexão HTTPS, significa que é ela criptografada. Sendo assim, a dificuldade para os hackers interceptarem os dados aumenta e o usuário navega com mais segurança.

Como saber se o site é protegido ou não?  Isso pode ser identificado pela barra de pesquisa do site: é possível verificar se as siglas HTTPS estão presentes e se há um símbolo de cadeado. Você consegue os HTTPS através de um certificado de segurança que é instalado em sua hospedagem.

Velocidade de carregamento

Aumentar a velocidade do seu site é um fator de ranqueamento no Google muito importante. Na era digital buscamos por resultados rápidos e queremos respostas de imediato. Afinal, ninguém gosta de acessar uma página da internet lenta, não é mesmo?

De acordo com uma análise realizada pelo Google, se a velocidade de carregamento da página em dispositivos móveis for de 5 segundos, a probabilidade dela ser abandonada é de 90%. Se o tempo de carregamento for de 3 segundos, as chances diminuem para 32%. Sendo assim, pode-se observar que, quanto menos o usuário esperar carregar a sua página, mais visibilidade o seu site vai terá.

Para que o seu site consiga ter um bom ranqueamento no Google, você pode contar com algumas ferramentas gratuitas para medir a velocidade, como:

A velocidade da sua página impacta diretamente no engajamento dos usuários, por isso é fundamental ter um site bem programado para que o tempo de carregamento seja bom. Conte com uma equipe de especialistas na hora de criar o seu site WordPress.

Title tag (título das páginas de resultados)

As titles tags são fatores que influenciam no ranqueamento orgânico e são elas que definirão o posicionamento nos resultados de buscas.

É importante que a title tag tenha palavras-chaves para que o Google entenda que o assunto que o seu conteúdo aborda possui relevância, além de facilitar para o usuário, que saberá previamente o que vai encontrar na sua página.

Para que a sua página seja bem ranqueada, as suas titles tag precisam ser atraentes e o recomendado é que não ultrapassem 60 caracteres.

Mobile friendly (compatibilidade com dispositivos móveis)

Uma grande oportunidade para alavancar o seu negócio está na otimização do seu site para dispositivos móveis. De acordo com pesquisa realizada pelo TCI Domicilio, 58% dos brasileiros acessavam a internet exclusivamente pelo celular em 2019.

Portanto, criar um site adaptado para qualquer dispositivo portátil e responsivo, pode gerar mais tráfego e melhorar a experiência do usuário dentro da página, seja navegando por celular ou tablet.

Você pode também fazer o teste do Google e verificar se o seu site é compatível com dispositivos móveis.

Pagerank

Criado pelos fundadores do Google Larry Page e Sergey Brin, o PageRank é uma classificação utilizada para o ranqueamento de páginas. Ele avalia a quantidade, qualidade e o contexto dos links. Esses elementos precisam “andar” sempre juntos.

O PageRank gera uma nota para cada página, atribuindo uma escala de pontuação de 0 a 10 para medir sua relevância e posicioná-lo nos resultados do Google.

Texto âncora

Todos que acessam uma página na internet já se depararam com um texto âncora. É possível clicar nesse texto e ele sempre aparecerá em destaque, pois o trecho destacado é vinculado com um link interno ou externo ao seu blog.

O texto âncora usa outras páginas como referência para agregar mais informações ao conteúdo. Por esse motivo o texto precisa ter relação com o assunto da página indicada a qual o usuário será direcionado.

Autoridade do domínio

Autoridade de domínio ou Domain Authority (DA), desenvolvido pela MOZ é uma métrica para mensurar o domínio do seu site. A autoridade do domínio é mensurada por uma pontuação de 1 a 100. Quanto mais próximo você estiver do 100, mais relevante os eu site será.

Alguns critérios que determinam autoridade de domínio são a idade e a quantidade de links externos que esse domínio recebe.

Localização

De acordo com o local que está sendo realizada as buscas, os resultados também acabarão mudando. Por exemplo, quando o usuário busca por um determinado estabelecimento no Google e pesquisa por “restaurantes no centro”, os resultados que serão apresentados vão ser conforme a região em que ele se localiza.

Um critério importante para garantir a presença online da sua marca é colocar em prática estratégias de SEO para negócios locais. Isso gera um grande impacto nos resultados apresentados pelo Google, pois o buscador vai entender que a sua empresa tem um negócio relevante na região.

Sitemap

É o mapa do site que facilita a indexação das páginas nos motores de buscas. O processo de indexação é realizado por rastreadores que analisam links de páginas existentes para encontrar novas páginas.

O sitemap organiza uma lista com todas as URLs de um site, trazendo informações como a data de quando a página foi criada ou modificada, com qual frequência ela é atualizada, o seu idioma e a relevância que ela possui em relação às outras páginas do site.

Usabilidade

A usabilidade está relacionada com a boa experiência do usuário dentro do site.

Pensar em usabilidade para o seu site é focar em potenciais clientes. As pessoas que acessarão o seu site vão querer ter a capacidade de percorrê-lo por inteiro, por esse motivo é preciso investir em desenvolver um site fácil de usar e de aprender.

O maior objetivo da usabilidade é gerar conforto e usuários satisfeitos. Então, se você oferece um produto ou serviço simples, objetivo, eficiente e de qualidade, o UX (User Experience) e o UI (User Interface) podem determinar o sucesso do seu negócio.

6 Mitos de SEO que afetam os resultados

Como já vimos nesse post, existem muitos fatores de ranqueamento que ajudam o seu negócio a conquistar uma boa posição nos mecanismos de buscas. Ainda assim, existem também alguns mitos que, se forem levados em consideração, podem impactar negativamente os resultados.

É fácil alcançar as primeiras posições no Google

Pensar dessa forma pode acabar prejudicado o desempenho do seu negócio. Para estar entre os primeiros nos resultados de busca é um necessário um certo tempo.

As palavras-chave se tornaram irrelevantes

As palavras-chave podem sofrer alterações no volume de busca, mas nunca irão deixar de se tornar úteis. Continue desenvolvendo conteúdos e aprenda com as palavras novas que surgirem.

Quanto mais links inseridos no texto, melhor

Os links no texto são importantes sim, mas não basta ter quantidade. É preciso que sejam links de qualidade e que possuam relação com os temas.

Uma vez conquistado o topo do Google, é garantida a permanência

Pensar dessa forma é levar a sua empresa direto para o fracasso. Os assuntos na internet estão sendo atualizados constantemente e o seus concorrentes podem estar melhorando seus conteúdos. Não vá ficar para trás.

Quanto maior o conteúdo melhor

De nada adianta um texto gigantesco que seja confuso e não apresente um conteúdo de qualidade.

Não é necessário se preocupar com as atualizações de algoritmo do Google

É de extrema importância sempre se manter atualizado sobre os algoritmos dos mecanismos de busca, pois as estratégias que você usa hoje podem não ser mais as mesmas de amanhã.

Quais os benefícios do ranqueamento no Google?

Fazemos pesquisas no Google com diversas finalidades, como buscar notícias, encontrar estabelecimentos, realizar compras e contratar serviços.

Por meio das técnicas de SEO você tem maiores chances de ranquear a sua página na primeira página, o que fará com que sua empresa seja encontrada com mais facilidade. Portanto, entender os fatores de ranqueamento no Google é fundamental para saber como gerar credibilidade para a sua marca.

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), antes de efetuar uma compra por um produto, aproximadamente 97% das pessoas realizam uma busca na internet para mais informações e também para comparar preços e opções.

Um exemplo que gostamos de utilizar aqui é o da Artuni Advogados, que oferece serviços jurídicos mais complexos com um ticket médio muito alto e faturou mais de 3x o valor investido em SEO e Google Ads, atendendo todo o Brasil e não se limitando a localização geográfica do escritório.

Fatores de ranqueamento anotados? Então, que tal melhorar o seu site para alcançar a primeira página do Google?

Tudo o que foi abordado neste artigo pode ser valioso para você conseguir ranquear o seu site e tornar a sua marca líder no setor.

Estar no topo do Google demanda tempo, dedicação, esforço e atenção aos detalhes, mas se você priorizar os fatores de ranqueamento no Google, vai conseguir obter ótimos resultados a longo prazo

Se você já quer dar início a essas práticas, mas não sabe exatamente como começar, fale conosco conte com a ajuda especialistas! A Agência Tupiniquim possui mais de 10 anos de experiência em estratégias de SEO e pode ajudar a sua empresa se tornar referência nos mecanismos de buscas.

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