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Marketing de Influência é uma estratégia poderosa que busca alcançar um público altamente segmentado através de influencers. Saiba como isso funciona neste post!

Até pouco tempo atrás, a fama era algo restrito para um número muito menor de pessoas. Através da mídia tradicional, víamos nossos artistas favoritos participarem de propagandas, indicando marcas e produtos.

Com a ascensão das redes sociais, dos smartphones e do acesso cada vez maior das pessoas à internet, o meio online passou a ser um ambiente onde novos talentos surgem todos os dias: os influencers.

Chamadas em português de influenciadoras digitais, essas pessoas são produtoras independentes de conteúdo dos mais variados nichos, que conseguiram, de forma natural, juntar um grupo de fãs que acompanham frequentemente o trabalho delas na internet.

A partir daí, misturando as já conhecidas estratégias do marketing tradicional com as possibilidades da modernidade, o Marketing de Influência surgiu.

Mas o que é exatamente isso? Qual a importância do Marketing de Influência, e como criar uma estratégia eficaz para o seu negócio? Chegou o momento de conhecer mais sobre o assunto. Siga lendo!

O que você vai ler sobre Marketing de Influência:

Antes de mais nada… O que são influencers?

Influencers, também chamados em português de influenciadores digitais, são pessoas que adquiriram certa fama e reputação dentro de um determinado nicho. A partir de um conteúdo próprio, elas passaram a ser consideradas especialistas no assunto, atraindo seguidores que aprovam e confiam na opinião delas.

Por exemplo, vamos imaginar um cenário hipotético: Ana é apaixonada por maquiagens. Por conta disso, ela resolve estudar sobre o assunto e desenvolve conhecimento de produtos, marcas, tons de pele e estilos variados de maquiagem.

Querendo compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, Ana começa a escrever artigos em um blog pessoal. Com o tempo, ela passa a fazer vídeos no YouTube e a postar fotos de suas melhores makes no Instagram.

À medida que cresce o número de pessoas que acompanham frequentemente o trabalho de Ana nas redes sociais, mais poder de influência ela vai adquirindo sobre esse grupo de fãs que fazem parte do círculo dela.

É a partir de casos semelhantes que surgem grande parte dos influenciadores. Ou seja, são pessoas comuns que utilizam a internet para se comunicar de um jeito que atrai outras. E o mais importante: de forma orgânica.

De olho nisso, marcas observaram oportunidades de parcerias com esses(as) influencers, implementando estratégias de Marketing de Influência em suas ações.

O que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência é uma estratégia utilizada por marcas que desejam aproveitar a popularidade e a reputação de determinado influenciador ou influenciadora como forma de divulgar um produto ou serviço.

Isso porque os influencers possuem um grande impacto na jornada de compra do cliente, principalmente no momento de decisão.

Assim como o User-Generated Content (UGC), ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, influenciadores digitais compartilham experiências que tiveram com marcas, produtos e serviços com seus seguidores. Esse tipo de conteúdo passa maior autenticidade e franqueza, o que acaba influenciando a decisão de compra das pessoas.

Diferentemente do conteúdo UGC, no entanto, no Marketing de Influência, a marca pode definir com o influenciador ou influenciadora quais produtos ou serviços deseja divulgar e de que forma isso deve ser feito, além de outras especificações, como dias e horários de publicação, formatos do conteúdo e hashtags a serem utilizadas.

Apesar de ser uma estratégia a qual é possível ter mais planejamento e controle de como e quando o conteúdo deve acontecer, ainda assim a participação de influencers na divulgação da marca gera autenticidade e passa confiança para possíveis clientes.

Afinal de contas, o que ajuda a convencer mais? Ver uma celebridade divulgar uma marca ou um produto que sabemos que ela foi paga para promover, e que, em muitos casos, sequer a utiliza em seu dia a dia? Ou ver a Ana (do nosso exemplo hipotético) recomendando uma marca enquanto a utiliza em um vídeo tutorial?

Verdade seja dita, com os preços cada vez mais exorbitantes, consumidores precisam se certificar mais e mais das compras que estão realizando. E ter a opinião e avaliação de outras pessoas que utilizam a marca, os ajuda a tomar a decisão.

Qual a importância do Marketing de Influência?

Considerando que é nas redes sociais onde se encontra a maior parte dos influenciadores digitais, não é surpresa que o Marketing de Influência seja uma estratégia que foca nesses ambientes.

Além disso, estamos falando de um espaço online onde mais de 159 milhões de brasileiros e brasileiras estão presentes. Um número que só deve aumentar nos próximos anos, de acordo com estatísticas recentes.

Não é à toa que o social commerce, que é uma modalidade de e-commerce que ocorre dentro de redes sociais, como Instagram e Facebook, vem ganhando cada vez mais força, já que é muito mais fácil alcançar os consumidores nas plataformas em que eles estão presentes boa parte do dia.

E onde tem conteúdo e pessoas, tem marketing digital também. Veja a seguir os principais motivos pelos quais o Marketing de Influência é importante para as estratégias das empresas:

Aprimora as estratégias de conteúdo

Apesar do Marketing de Conteúdo ser bastante versátil, boa parte de suas estratégias são voltadas para as redes sociais, já que esses são ambientes que favorecem algo que é essencial para esse tipo de marketing: a criatividade.

Se sua marca já investe em Marketing de Conteúdo para as redes sociais, buscar parcerias com influencers é um dos passos naturais que ajudam a aprimorar e a complementar as suas estratégias de criação de conteúdo por lá.

Ao unir forças com influencers, você terá mais oportunidades de desenvolver conteúdos ainda mais criativos e únicos para a audiência de ambos, fortalecendo as suas estratégias.

Aumenta a consciência de marca

Investir em Marketing de Influência é também investir em Brand Awareness (consciência de marca), já que influencers possuem uma grande quantidade de seguidores, e uma única publicação poderá impactar esse grupo de só uma vez.

Da mesma forma que os Guest Posts, fazer parcerias com influencers têm o poder de impactar audiências de ambos, tanto a sua quanto a do influencer em questão. E por isso, essa é uma estratégia que beneficia os dois lados interessados em termos de gerar consciência de marca nas pessoas.

Dá credibilidade à marca

Como já mencionamos, as pessoas consumidoras tendem a acreditar mais em uma marca, produto ou serviço quando veem que outras os recomendam, seja por meio de vídeos, fotos ou análises.

No caso de influenciadores digitais, isso se torna ainda mais válido, se considerarmos que eles e elas já conquistaram a confiança de seu público, que, portanto, respeita e valoriza suas opiniões.

Por consequência, fazer parcerias com esses influencers ajuda a fortalecer a credibilidade da sua marca, que, afinal, está sendo recomendada por alguém que as pessoas respeitam.

Alcança um público altamente segmentado

Alcançar um público bastante segmentado não é algo que somente anúncios em plataformas como o Google Ads ou Facebook Ads podem oferecer afinal.

Existem diversos tipos de influencers que atuam nos mais variados nichos. Ao identificar aqueles que fazem sentido para o segmento da sua marca, você verá que grande parte, se não toda a audiência dessas pessoas, faz parte do seu público-alvo.

Isso significa que, ao criar parceria com esses influenciadores e influenciadoras, você conseguirá atingir o público certo para a sua marca, aumentando as suas chances de sucesso.

Aumenta o tráfego do seu site

Quando falamos em gerar tráfego orgânico para o seu site, a aplicação das técnicas de SEO não precisam ser as únicas opções a serem trabalhadas.

Da mesma forma que suas redes sociais podem ser utilizadas como meio de divulgação do conteúdo do seu site para atrair novos visitantes, atuar em parceria com influencers também favorece a geração de tráfego para ele.

Ao falar da sua marca e indicar seus produtos ou serviços, os influencers podem deixar links para o seu site disponíveis na descrição ou em suas biografias, o que acaba sendo um convite para que o público acesse o seu site.

Melhora a taxa de conversão

A taxa de conversão diz respeito à realização das suas metas, sejam elas aumentar as vendas, gerar mais leads, atrair tráfego orgânico, aumentar o Brand Awareness, entre outras.

Aproveitando a credibilidade já adquirida dos influenciadores digitais, é possível aumentar a sua taxa de conversão, já que essas pessoas estarão convidando o público delas a conhecer os produtos ou serviços que sua marca oferece.

Isso pode ser ainda mais valioso para marcas que estão apenas começando e que estão com dificuldades de convencer o seu público para conhecer seus produtos ou serviços. Nessas horas, a recomendação feita por um influencer pode ser um grande diferencial para a sua taxa de conversão.

Ajuda a engajar o público

Por fim, aquilo que quem produz conteúdo adora e espera: o Marketing de Influência ajuda a melhorar o engajamento com a marca.

Números de visualizações, likes, compartilhamentos, comentários, e outras similares, são as chamadas “métricas de vaidade”, que são aquelas que não necessariamente geram impactos financeiros significativos para as marcas. Para isso, existem outras métricas de marketing digital que devem ser monitoradas de perto.

Mas quando falamos de engajamento, principalmente para marcas novatas, incentivar a participação do público nas publicações pode ser um desafio e tanto.

Ao atuar com influenciadores digitais, você pode conseguir derrubar essa barreira com mais rapidez, já que vai ter uma pessoa influente estimulando um engajamento mais ativo do público.

Ficou mais claro o quanto o Marketing de Influência é importante e pode favorecer o crescimento da sua marca? Então agora vamos para o passo seguinte!

Como criar uma estratégia de Marketing de Influência?

Marketing de Influência, assim como qualquer estratégia de marketing digital, só dá certo e traz os resultados desejados se for feito com muito planejamento antes de partir para a ação.

Existem formas variadas de abordar essa estratégia, mas aqui vai um passo a passo simplificado para você que deseja começar a buscar parcerias com influencers.

1. Alinhe seus objetivos e canais de atuação

Estratégia sem objetivo, não é estratégia. Com o Marketing de Influência isso não poderia ser de outra forma, certo? Agora que você já domina o que é a parceria com influenciadores digitais e os benefícios que ela pode trazer, defina o que gostaria de alcançar com essa campanha.

Algumas ideias podem ser:

  • Gerar Brand Awareness ou consciência de marca;
  • Divulgar nova marca, produtos ou serviços;
  • Gerar tráfego para o site;
  • Alcançar mais pessoas ou uma nova audiência;
  • Aumentar conversões, etc.

Vale também considerar os canais de atuação da sua marca. Dê preferência para aqueles em que ela já possui presença e uma determinada audiência, pois isso facilitará a participação do influencer na hora de marcá-la e indicá-la para que as pessoas possam segui-la também.

2. Pesquise bem possíveis influencers

Aqui é um momento de se ter calma e pesquisar muito antes de tomar qualquer decisão em relação aos influenciadores que deseja contatar para participar da sua campanha de Marketing de Influência.

Analise o perfil do influencer para ver se ele ou ela combina com a sua marca em vários aspectos, tais como: modo de falar, posicionamento, comportamento, atitudes com o público, entre outros.

Procure verificar também o histórico desse(a) influencer com outras ações publicitárias, e se existe algo que possa conflitar de alguma forma com a sua campanha. É importante garantir que seja uma pessoa que traga uma associação positiva para a sua marca.

Caso queira fazer uma campanha que envolva vários influencers ao mesmo tempo, tenha certeza de que terá condições de acompanhar de perto o trabalho de todos, sempre se assegurando que são pessoas que conversam bem com a sua marca.

3. Defina seu orçamento

Pegando carona com o passo anterior, avalie o quanto você poderá investir em sua campanha de Marketing de Influência, desde a contratação de influencers, até da equipe que ficará encarregada por fazer o acompanhamento da parceria.

Nunca é demais lembrar que, diferentemente de outras campanhas mais automatizadas de marketing, com o Marketing de Influência, são pessoas lidando com pessoas, e que todos nós estamos sujeitos a cometer falhas.

Mas é possível se antecipar aos problemas e tomar atitudes rápidas, desde que você tenha pessoas que estejam responsáveis por acompanhar e se comunicar frequentemente com esses influencers.

Outro ponto importante é com relação aos custos com o influenciador ou influenciadora, que pode variar muito. Obviamente, quanto maior é o círculo de seguidores dessa pessoa, maior é a relevância do trabalho que ela faz, e isso vai se refletir no preço que ela cobrará.

Em contrapartida, também existem os microinfluenciadores, que são pessoas com números mais modestos de seguidores, o que as tornam mais acessíveis para parcerias mais flexíveis.

4. Defina a mensagem principal

Baseado em seus objetivos com sua campanha de Marketing de Influência, você também terá uma mensagem principal que deseja que seja transmitida através da participação do influenciador ou influenciadora.

É importante deixar essa mensagem bem clara e garantir que algumas diretrizes básicas sejam seguidas para manter a qualidade do conteúdo a ser postado.

Mas tão importante quanto isso, é também dar liberdade para que esses influencers mantenham seus estilos próprios de ser. Afinal, você não está contratando uma celebridade que vai ler um roteiro.

Permita que o influencer seja criativo e compartilhe ideias e sugestões de como o conteúdo poderá ser realizado. Dessa forma, ambas as partes poderão contribuir para a criação de algo exclusivo e especial para o público-alvo.

5. Entre em contato

Após fazer a pesquisa e separar possíveis candidatos ou candidatas para a sua campanha de Marketing de Influência, é chegado o momento de entrar em contato com essas pessoas e fazer a proposta.

As formas para fazer isso podem variar de acordo com o tamanho do influencer que você escolher. Alguns microinfluenciadores podem ser contatados diretamente, através de mensagens privadas ou por e-mail.

Alguns deixam contatos específicos para negócios em sua biografia, site ou perfil, às vezes até mesmo explicando como costumam fazer esse tipo de parceria.

Use esse primeiro contato para dar um painel geral da sua marca, o tipo de produto ou serviço que trabalha, o que gostaria de atingir com a sua campanha e os benefícios que ela traria para ambas as partes.

6. Defina métricas e revise o planejamento

Não deixe de definir quais serão as métricas que você irá monitorar para acompanhar a performance geral da sua campanha com influencers nas redes sociais.

Em se tratando de redes sociais, existem várias que você pode acompanhar, mas as principais estão reunidas em nosso artigo “As 8 Principais Métricas de Redes Sociais que Você Precisa Analisar”, disponível aqui no blog da Tupiniquim.

Para que suas métricas sejam facilmente monitoradas, é importante deixar bem definida as datas em que os influenciadores irão divulgar o conteúdo da campanha.

Após tudo estar bem esclarecido, revise o planejamento e reforce os pontos importantes juntamente com o influencer que fará parte dessa ação.

Como lembrete final, garanta que o influenciador ou influenciadora divulgue o conteúdo com  transparência, com as devidas marcações de que se trata de um conteúdo patrocinado e que elas estejam suficientemente visíveis para a audiência.

Marketing de Influência é garantia de sucesso?

Como qualquer outra campanha de marketing digital, nunca é possível garantir que você terá total sucesso em suas ações. E com o Marketing de Influência não é diferente.

É por isso que é preciso fazer um planejamento estratégico sempre, e antes mesmo de sair colocando suas ideias em prática.

Com o Marketing de Influência, você deve pesquisar muito bem os influencers que deseja fazer parceria, os objetivos que deseja alcançar com sua campanha, métricas e outros pontos importantes envolvidos.

Além do planejamento, aqui vai uma última dica para que você alcance sucesso com sua campanha: tenha uma boa comunicação com os influencers, sempre respeitando e valorizando o trabalho dessas pessoas, independentemente do tamanho delas.

É comum que algumas marcas se unam com microinfluenciadores esquecendo-se de que se trata de uma ação de troca, em que todos os lados devem ser beneficiados, principalmente o público.

Mas se seguir nossas dicas e se planejar estrategicamente para implementar o Marketing de Influência em suas ações, suas chances de sucesso serão enormes.

Precisando de ajuda com criação de conteúdo? Fale com a Tupiniquim. Somos uma agência de Marketing de Conteúdo que entrega serviços de qualidade para que sua empresa possa crescer e vender cada vez mais.

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Dúvidas Frequentes

O que são influencers?

Influencers, também chamados em português de influenciadores digitais, são pessoas que adquiriram certa fama e reputação dentro de um determinado nicho. A partir de um conteúdo próprio, elas passaram a ser consideradas especialistas no assunto, atraindo seguidores que aprovam e confiam na opinião delas.

O que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência é uma estratégia utilizada por marcas que desejam aproveitar a popularidade e a reputação de determinado influenciador ou influenciadora como forma de divulgar um produto ou serviço.

Qual a importância do Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é importante, pois favorece ações de Marketing de Conteúdo, gera consciência de marca, atrai um público segmentado, auxilia na jornada de compra do cliente, melhora a taxa de conversão e aumenta o engajamento do público.

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