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Comece 2022 com um bom planejamento de marketing digital! Veja nossas dicas para fazer o seu e se preparar para um ano de sucesso.

Chegou aquele momento do ano de repensar. Repensar no que foi, no que deveria ter sido e no que nós queremos que seja para o próximo ano. Pois sim, o ano novo já chegou e nada melhor que um planejamento pensado exclusivamente nele para começar com tudo.

Os últimos anos têm sido extremamente desafiadores para todas as pessoas e para negócios de todos os nichos e tamanhos.

Empresas estão se desenvolvendo e se reinventando no meio online, ao mesmo tempo que buscam alternativas no marketing digital para alcançarem suas metas e se manterem em posições de destaque entre a concorrência.

Mas independentemente de como tenha sido 2021 para você, tanto pontos positivos quanto negativos devem ser explorados na hora de planejar o que se espera de 2022.

Para ajudar você nessa missão, reunimos dicas, tendências e orientações sobre como fazer o seu planejamento de marketing digital. Confira!

O que você vai ler sobre Planejamento de Marketing Digital 2022:

O que considerar para o seu planejamento

Antes de começar a mergulhar fundo no planejamento, existem alguns pontos essenciais que devem ser considerados para garantir que você tenha uma visão clara e objetiva de como estruturar o seu planejamento.

Análise do ano que se foi

Antes de pensar no que vai vir, tire um tempo para pensar no que foi feito ao longo do último ano. Se as metas foram alcançadas, se houveram erros e como eles poderiam ter sido evitados, as melhorias que foram implementadas e se houve crescimento nos resultados de modo geral.

Campanhas de marketing, sejam as de tráfego pago ou orgânico, devem ser sempre avaliadas e metrificadas. Mas ao pensar no planejamento para o ano novo, esses resultados devem estar na ponta da língua.

Afinal, é a partir deles que você poderá identificar as falhas e entender se as soluções que foram pensadas para saná-las foram eficazes o suficiente.

Metas da empresa

O que você deseja alcançar com a sua empresa no ano que começa? Em que posição você a imagina ao final de mais um ano?

Você pode traçar metas específicas para cada departamento da sua empresa, mas é preciso que elas estejam conectadas com os objetivos principais da empresa como um todo.

Através dessa definição, fica mais fácil para cada profissional entender a importância de seu papel dentro desses objetivos e os benefícios que o esforço em conjunto gerará a favor de toda a equipe.

Missão, visão e valores da empresa

Missão, visão e valores são elementos muitas vezes deixados de lado por empresários e empresárias, mas a verdade é que eles vão muito além de frases bonitas para estampar no site institucional ou no escritório da empresa.

Esses elementos ajudam a definir o propósito de existência da empresa, o que, por sua vez, ajuda na definição de metas e na tomada de decisões assertivas e compatíveis com a realidade dela.

Tendo missão, visão e valores bem definidos também ajuda colaboradores da empresa a serem mais engajados e comprometidos com ela, gerando um senso maior de pertencimento e orgulho de fazer parte do time.

Se já faz um tempo que sua empresa não reavalia esses elementos, talvez agora seja um bom momento para dar atenção a eles e revisá-los, considerando a maturidade da sua empresa no momento atual.

Orçamento e Retorno Sobre Investimento

A avaliação de como foi o ano em termos de resultados e metas alcançadas necessariamente precisa envolver o valor que foi investido e os lucros obtidos.

Com isso, você também conseguirá identificar onde foram os pontos em que mais valeu o investimento e também aqueles que deveriam ter recebido mais dinheiro.

Então, defina: como está a saúde financeira da sua empresa hoje? Existem áreas em que o investimento pode ser melhor alocado a fim de trazer melhores resultados ao longo do ano novo que se inicia?

Análise de público-alvo

Você com certeza já possui o público-alvo e a persona da sua empresa definidos. Afinal, é desse conhecimento que o restante das estratégias são planejadas.

Mas vale lembrar que os comportamentos e interesses dos consumidores mudam e estão em constante transformação. Isso significa que aquele primeiro público que sua empresa focava no início pode não ser mais o mesmo que o atual.

Por isso, aproveite este momento para procurar seus clientes atuais e conversar com eles. Você pode fazer isso por meio de entrevistas, pesquisas ou por meio de postagens nas redes sociais.

Essas informações não somente ajudarão a atualizar sua persona, como também ajudarão a formar estratégias mais eficazes para 2022.

Análise da concorrência

Se a sua empresa percebeu que o meio digital é excelente para crescer, vender mais e alcançar maior público, sua concorrência também não deixou de reparar e também está presente por lá.

Mas o único jeito da empresa se manter relevante no mercado é se diferenciando da concorrência. E você só conseguirá isso se primeiro entender quem são e como atuam seus concorrentes.

Ao identificar o que as empresas concorrentes fazem bem e mal, você conseguirá ver oportunidades e pontos que podem ser explorados pelo seu negócio. Por isso, tenha essas informações em mãos para facilitar a definição das estratégias para o ano novo.

Como fazer o planejamento de Marketing Digital?

Após reunir todas as informações citadas acima e quaisquer outras que achar relevantes para o seu negócio, você já pode começar a montar o seu planejamento de marketing digital para 2022.

Vale lembrar que não existe somente um jeito de fazer esse planejamento, já que cada negócio possui suas próprias particularidades. Mas existem algumas diretrizes comuns que você pode seguir. Acompanhe abaixo.

1. Faça um análise SWOT

A análise SWOT (sigla do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) é também chamada em português de análise FOFA, que é sigla para os quatro fatores que são avaliados na hora de fazer um planejamento estratégico: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Forças e fraquezas são avaliações que devem ser feitas considerando o ambiente interno da empresa. Ou seja, cada departamento deve mostrar sua visão dos pontos positivos e negativos que percebem dentro da equipe e da empresa como um todo.

As oportunidades e ameaças dizem respeito ao ambiente externo. Aqui, é avaliado quais as oportunidades de negócio que podem ser exploradas pela empresa e quais as dificuldades que ela terá considerando concorrência, entre outros fatores que não estão sob seu controle.

Com isso, a análise SWOT é importante para esclarecer a situação geral atual da empresa, o que vai favorecer o desenvolvimento de estratégias.

2. Entenda seu público-alvo e persona

Após atualizar o seu público-alvo e a persona da empresa, é importante identificar onde eles estão, quais as redes sociais que utiliza e qual o tipo de conteúdo que mais consomem.

Quando falamos de público-alvo, o objetivo principal dessa informação não muda. Ou seja, antes de executar qualquer estratégia, é necessário compreender como e onde falar com esse público.

Para a persona, o mesmo se aplica, com a diferença de que ela é a representação do somatório das características principais tiradas a partir do seu cliente ideal. Isso significa que ela é feita de dados mais específicos, o que garante abordagens de marketing mais eficazes.

3. Estabeleça os objetivos do ano

Aprenda tudo o que tiver que aprender com o ano que se passou e use esse conhecimento como inspiração para pensar nos objetivos do ano que está começando.

Você pode traçar objetivos gerais que envolvam toda a empresa e também objetivos mais específicos de cada departamento. Aqui na Tupiniquim, por exemplo, temos os objetivos que definem como a agência deseja chegar ao final de 2022 e as metas particulares de cada equipe que ajudarão a tornar possível os objetivos da empresa.

Outro ponto importante aqui é ser otimista com relação aos objetivos, mas ao mesmo tempo manter os pés na realidade. Metas podem ser desafiantes, mas ao mesmo tempo devem ser alcançáveis para que a equipe se mantenha produtiva e confiante.

4. Escolha estratégias e canais

O marketing digital possui várias estratégias que você pode explorar. Para escolhê-las bem, é preciso buscar as opções que mais se adequam aos objetivos do seu negócio. E isso varia de empresa para empresa.

Branding, Inbound marketing, técnicas de SEO, investimento em tráfego pago, outbound marketing, entre outras estratégias são excelentes para qualquer tipo de negócio. Mas é importante que se entenda bem cada uma delas para destinar o investimento adequado.

Quando falamos de Marketing de Conteúdo, por exemplo, também deve-se considerar os canais que fazem sentido para sua estratégia. Se optar por produzir conteúdo para as redes sociais, decida quais delas a sua persona está ativa antes de começar as publicações.

Para ajudar você a planejar sua estratégia de conteúdo, baixe gratuitamente nosso Calendário de Conteúdo para os três primeiros meses de 2022!

5. Defina métricas e KPIs

Qualquer plano e estratégia necessariamente necessita de definição de métricas e KPIs (indicadores-chave de performance) para que se acompanhe continuamente os resultados das campanhas e outras ações voltadas para publicidade e marketing.

Existem várias métricas do marketing digital que você pode acompanhar, como o ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição por cliente), CPL (custo por lead), CTR (click through rate), taxa de conversão, entre outras.

A escolha das métricas e dos KPIs vai depender dos resultados que mais fazem sentido acompanhar levando em conta as especificidades do seu produto ou serviço.

Lembrando que somente as métricas que possuem um impacto real em seu negócio é que devem ser definidas como seus indicadores-chave de performance.

6. Defina o orçamento

Por fim, baseado no que você possui em caixa, faça uma projeção do quanto deseja investir em suas campanhas de marketing digital ao longo de 2022, considerando custos com campanhas de mídia paga, contratação de pessoal, e outras ações.

Obviamente, esse orçamento será uma projeção, o que significa que não será o dinheiro exato que será gasto durante o ano. É preciso levar em conta os imprevistos e as possíveis mudanças nas estratégias.

O planejamento é importante para nortear seus próximos passos e se antecipar em certas situações, mas dificilmente ele será seguido à risca até o final do ano. Por isso, mantenha-se com atitude positiva e remaneje seus planos sempre que considerar necessário.

Tendências de Marketing Digital para 2022

Nós nunca temos como ter certeza do que o futuro nos reserva, não é mesmo? Mas sempre gostamos de fazer previsões baseadas no nosso momento atual. Olhando para o presente, conseguimos ter uma ideia do que virá a seguir.

Quando pensamos em marketing digital, produtos, serviços e pessoas, podemos e devemos acompanhar as tendências para nos mantermos sempre atuais e compatíveis com o mundo como ele é hoje e como se encaminha para ser.

Para ajudar você a se preparar, eis algumas tendências que são esperadas para 2022:

Diversidade e Acessibilidade

O mundo sempre foi diverso, mas nunca o tema ganhou tanta força como agora. E por ser um caminho sem volta, as pessoas estão cada vez mais esperando boas práticas das marcas quando se trata de inclusão, acessibilidade e igualdade.

Mas para abraçar a causa, é preciso antes entender o que significa a diversidade e o que ela representa dentro do mercado em que sua empresa atua. Para isso, ouça as pessoas. Leia artigos e opiniões sobre o assunto e veja formas verídicas de ser uma empresa que conversa e escuta elas.

Sustentabilidade

Se considerarmos que o bem do planeta é responsabilidade de todas as pessoas, consumidores mais do que esperam que as empresas adotem atitudes cada vez mais sustentáveis e que respeitem o meio ambiente e a sociedade em torno dela.

Empresas sustentáveis se preocupam em buscar alternativas para seus produtos e serviços, de forma que eles não agridam a natureza. Isso inclui a utilização de métodos de produção e fabricação que sejam eco-friendly (ou que não agridem a natureza).

Atualmente, essas posturas são consideradas não somente como um diferencial, mas como um dever das empresas, que além de tudo geram consciência ambiental e impacto positivo na sociedade.

Grandes empresas como Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Natura, Banco do Brasil, entre outras, já são destaques em sustentabilidade. Em 2022, mais do que nunca, devemos buscar seguir esses exemplos.

Privacidade

O meio digital é incrível, mas ao mesmo tempo é cada vez mais motivo de ansiedade para usuários e usuárias que temem a falta de proteção de seus dados e de sua privacidade.

E conforme as pessoas vão tendo mais consciência dessa situação, maiores são as exigências para que a internet seja um ambiente seguro para elas. É por isso que precisamos buscar formas de coletar dados de forma cautelosa e respeitando as normas.

Em 2022, invista em proteção de dados, reavalie métodos para abordagem de clientes e seja transparente com as pessoas na hora de coletar dados pessoais.

Relevância e Conteúdo

Se você deseja que sua empresa se mantenha sempre relevante para o seu público, é preciso explorar estratégias de marketing de conteúdo e SEO, além de dedicar esforços para o desenvolvimento da sua Brand Awareness (consciência de marca).

Isso porque as pessoas não querem mais ver as marcas apenas como empresas que vendem produtos ou serviços, mas também como fontes de conteúdo relevante.

Aproveite o ano novo para buscar se aproximar mais do seu público, entendendo-o melhor e se esforçando para oferecer grandes experiências através do seu produto ou serviço.

Prepare-se para 2022

Mais do que nunca estamos vivendo um momento de instabilidade e muitas incertezas. 2021 foi outro ano difícil que nos trouxe grandes desafios que nos fizeram questionar o que virá pela frente.

Mas deixando as preocupações de lado, o que você deseja para a sua empresa no ano que chega? Foque nisso, desenvolva seu planejamento de marketing digital e dedique-se a conquistar suas metas pouco a pouco, sem queimar etapas.

Qualquer negócio possui grandes desafios, mas é para ajudar neles que a Tupiniquim existe. Somos uma agência de marketing digital que acredita no potencial de todas as empresas e queremos que sua empresa atinja suas metas para 2022. Fale com a gente!

E se curtiu o conteúdo, compartilhe! Feliz 2022!

Dúvidas Frequentes

O que considerar para o seu planejamento de marketing digital?

Procure considerar os seguintes pontos antes de começar a criar o seu planejamento: análise do ano que se foi, as metas da empresa, missão, visão e valores, retorno sobre investimento, análise da concorrência e do público-alvo da empresa.

Como fazer o planejamento de Marketing Digital?

Faça um análise SWOT, entenda seu público-alvo e persona, estabeleça os objetivos do ano, escolha estratégias e canais, defina métricas e KPIs, defina o orçamento para o ano.

Quais são as tendências de marketing digital para 2022?

As empresas que desejarem se manter relevantes para seus consumidores devem considerar atender às demandas de diversidade e acessibilidade, sustentabilidade, privacidade, relevância e conteúdo.

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