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Querendo aumentar as suas vendas em 2023? Confira 12 datas comemorativas que acontecem ao longo do ano para o seu negócio aproveitar as oportunidades de vender mais e melhor!

Não é novidade para ninguém que existem diversas datas comemorativas que acontecem no decorrer do ano, como carnaval, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, dos Namorados, das Crianças, entre muitas outras.

Muitas pessoas comemoram essas datas e fazem até festa, como, por exemplo, no Natal. Mas e você, empreendedor(a), que possui um e-commerce ou até mesmo qualquer outro tipo de negócio, tem aproveitado essas datas sazonais para dar um up nas suas vendas?

Se a resposta for não, você está perdendo grandes oportunidades de melhorar o faturamento do seu negócio. Isso porque as datas comemorativas impulsionam os consumidores a realizarem compras por se tratar de períodos especiais. Mas, claro, você também precisa dar uma ajudinha, oferecendo, por exemplo, descontos e promoções para os clientes.

Porém, para isso, é preciso se programar e planejar com antecedência o que será feito em cada ocasião, como: a escolha dos produtos, condições especiais da oferta, período da promoção, divulgação da ação e outros pontos que sejam necessários.

Portanto, é de extrema importância que os empreendedores e empreendedoras fiquem de olho nas datas sazonais. Pensando em dar uma mãozinha, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim elaborou este artigo com as principais datas comemorativas que podem ser aproveitadas pela sua empresa, além de muitas outras dicas.

O que você vai ler sobre Datas Sazonais:

O Que São Datas Sazonais?

As datas sazonais são períodos específicos do ano em que as pessoas tendem a comprar mais. Elas podem ser motivadas por eventos culturais, comemorações ou, simplesmente, pelo fato de serem épocas em que as pessoas costumam presentear os outros.

Os períodos sazonais contam com datas comemorativas que muitos já conhecem, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Namorados e outras. No entanto, existem mais datas importantes pouco conhecidas ou pouco exploradas pelos e-commerces, comércios e negócios em geral.

A partir disso, ressaltamos, novamente, a importância de acompanhar o calendário comercial para não deixar passar nenhuma data que pode ser usufruída pelo seu negócio e, claro, para não perder a chance de vender mais.

Como Vender Mais em Datas Sazonais?

Como já citamos, as datas sazonais ou comemorativas são momentos excepcionais para aumentar as vendas. Porém, para vender mais, é preciso saber utilizá-las da forma correta para alcançar melhores resultados com as ações e estratégias adotadas.

Neste tópico, separamos algumas dicas essenciais para te ajudar a vender muito mais com as datas sazonais. Confira:

Crie promoções e descontos

Quem é que não gosta de uma boa promoção e de um cupom de desconto, não é mesmo? Durante as datas sazonais, libere promoções especiais e/ou cupons de desconto para que os clientes se sintam ainda mais motivados a realizarem uma compra.

Afinal de contas, quando o assunto é economizar dinheiro, os consumidores e consumidoras adoram. Ofertas do tipo “leve 3 e pague 2” ou “em compras acima de 200 reais, ganhe um desconto de x%” são exemplos que atraem mais clientes.

Capriche no marketing

Planeje a sua campanha de marketing com antecedência e alinhe-a com a data comemorativa. Fazendo assim, quando estiver próximo a uma determinada data comercial, os clientes lembrarão da sua marca.

Você pode, por exemplo, utilizar estratégias, como campanhas no Google Ads, para alcançar o público certo e na hora certa. Dessa forma, você conseguirá obter resultados muito mais rápidos, já que atingirá pessoas interessadas naquilo que está sendo ofertado.

Invista em produtos temáticos

Produtos personalizados e temáticos costumam chamar muita atenção em datas comemorativas. Sendo assim, venda produtos relacionados à data que está sendo celebrada ou que ainda será celebrada.

As pessoas gostam desses tipos de produtos para presentear alguém ou para o seu uso pessoal também, como, por exemplo, as pessoas que compram enfeites de Natal para decorar a casa.

Faça parcerias

Talvez você não tenha produtos específicos, como produtos temáticos, para aproveitar alguma data sazonal a favor do seu negócio. Diante disso, uma ótima opção é fazer parcerias com marcas que vendem esses produtos.

Essa solução permite que você ofereça uma maior variedade de opções para os consumidores, fazendo com que eles comprem na sua loja, seja ela física ou virtual, além de ser uma forma de melhorar a exposição da sua marca e aumentar as vendas.

Um exemplo disso é a parceria entre as lojas Marisa e Magazine Luiza. A varejista de moda (lojas Marisa) criou quiosques em suas lojas para as vendas de celulares e eletrônicos da Magalu. O objetivo não é só vender celulares e aumentar as opções de produtos para os consumidores e consumidoras, mas também aproveitar o crescimento da Magazine Luiza no mercado para levar mais clientes para as lojas Marisa.

Lembrando que essa parceria precisa ser mútua, ou seja, os parceiros precisam oferecer benefícios um ao outro. Sendo assim, os produtos das lojas Marisa também estão disponíveis no site da Magazine Luiza, e com promoções.

Qual a Importância das Datas Sazonais para o E-commerce?

As datas sazonais são importantes para o e-commerce porque podem aumentar significativamente as vendas e o tráfego em uma loja virtual. É importante que as empresas estejam preparadas para esses períodos sazonais, oferecendo produtos relevantes e promovendo suas ofertas de maneira eficaz para atrair os consumidores.

Existem alguns exemplos de gatilhos mentais, como, por exemplo, o de novidade, que valem a pena serem utilizados pelos e-commerces. Afinal de contas, é o novo que engaja e incentiva as pessoas a comprarem.

Não é à toa que as lojas virtuais, e até mesmo as físicas, fazem trocas de banners com frequência, seja para anunciar uma nova coleção, promoção ou desconto. Gerar esse senso de novidade mantém o desejo de consumo ativo, além de gerar um engajamento entre o público e a marca.

12 Datas Comemorativas para Vender Mais em 2023

Existe uma diversidade de datas comemorativas que podem ser aproveitadas por diferentes nichos e segmentos de mercado. Como já falamos, muitas dessas datas são conhecidas e celebradas em todo o mundo.

Mas, já que estamos falando sobre vender mais, será que os empreendedores e empreendedoras estão ligados nas datas sazonais de 2023? Se você é dono ou dona de um negócio, ou conhece alguém que tenha um empreendimento, confira as principais datas comerciais para aumentar as vendas e o faturamento da empresa.

21 de fevereiro: Carnaval

É claro que uma das datas comemorativas mais esperadas por muitas pessoas não poderia ficar de fora dessa lista, não é mesmo?

O carnaval é uma das datas mais festivas do ano, pois é quando as pessoas aproveitam para ir para bloquinhos de rua, escolas de samba e qualquer outro evento relacionado à ocasião.

É nesse período que as pessoas também querem desfrutar da criatividade, usando fantasias, maquiagem e acessórios. Lojas que vendem artigos de festas, por exemplo, podem oferecer diversas opções de produtos para os consumidores e garantir o sucesso das vendas.

As lojas on-line podem aproveitar o momento para disponibilizar promoções e também informar aos clientes sobre a possibilidade de entrega dos pedidos, já que, no período de carnaval, por se tratar de um feriado, os serviços de entrega podem ser comprometidos.

Daí vem a importância de planejar as suas campanhas de marketing com antecedência. Assim, as pessoas podem garantir os produtos sem preocupações.

8 de março: Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) na década de 70. Essa é uma data destinada ao público feminino para celebrar a luta e as conquistas das mulheres do século XX.

Sendo assim, além de ser uma data comercial, é também uma oportunidade para fazer ações de conscientização e valorização das mulheres. Diversas marcas, como O Boticário e Avon, utilizam essa data não só para disponibilizar diversas promoções dos produtos, mas também para ressignificar os estereótipos femininos na publicidade.

Essa é uma estratégia que vai além da venda de produtos, gerando o sentimento de pertencimento e inclusão na sociedade e contribuindo para que esse público específico se identifique com os valores e propósitos da marca.

Aproveite essa data para, além de descontos e promoções, fazer parcerias com empresas que realizam cuidados femininos, e ofereça testes gratuitos, vouchers e muito mais.

15 de março: Dia do Consumidor

O dia ou semana do consumidor até pode ser esquecida por alguns e-commerces e negócios em geral. No entanto, alguns dados revelam que, em 2022, o dia do consumidor foi proveitoso para muitos e-commerces, obtendo um faturamento de 722 milhões, com um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2021.

Essa data sazonal serve para prestigiar quem ajuda a roda gigante do seu negócio a girar. Afinal de contas, sem cliente ou consumidor, sem aumento de vendas, não é mesmo? Mostre para os clientes e potenciais clientes o quanto a sua marca se importa com eles.

É claro que, durante esse período, é importante oferecer liquidações, promoções e até fazer queima de estoque, mas também é crucial que você aproveite para melhorar o relacionamento com os consumidores.

Portanto, invista na construção de relacionamento e elabore estratégias de divulgação das ofertas especiais com antecedência, seja por e-mail, redes sociais ou até mesmo utilizando estratégias de tráfego pago para alcançar o público com maior interesse naquilo que você está ofertando.

9 de abril: Páscoa

Para os cristãos, a Páscoa é muito mais do que apenas uma data comemorativa para comer chocolates. É uma data importante para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. Apesar de ser uma data sazonal religiosa, ela é muito proveitosa e movimenta diversos segmentos do mercado.

A data é marcada também pelo famoso coelhinho e ovos de Páscoa. Dessa forma, a Páscoa é uma época em que as pessoas costumam presentear os outros com ovos de chocolate e outros presentes relacionados à data.

Mas, como citamos, esse período sazonal não é limitado apenas ao item gastronômico chocolate. Essa data abre espaço para outros setores, como, por exemplo, de decoração, embalagens, brinquedos e até bebidas, investirem nas características relacionadas à ocasião.

Um exemplo disso é o comercial da distribuidora de refrigerantes Dolly, que colocou diversas crianças caracterizadas de coelho e fez uma pequena adaptação da canção “Coelhinho da Páscoa”.

Em sua versão original, a canção é cantada assim: “coelhinho da Páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim”. Já na versão adaptada pela Dolly, a canção é assim: “a Páscoa chegou trazendo amor. Um Dolly, dois Dollys, três Dollys”.

14 de maio: Dia das Mães

O Dia das Mães é, com certeza, uma das datas sazonais que mais geram faturamento para empresas de diversos setores e segmentos de mercado. Isso porque a maioria das compras dessa data é direcionada a presentes como perfumes, utensílios de casa, quadros, acessórios, cestas de café da manhã e chocolates, roupas, calçados, flores e presentes personalizados, como canecas e outros.

Setores da beleza, como manicures e cabeleireiros(as), também podem aproveitar a data para fazer promoções e fazer sorteios para oferecer um dia da beleza no dia das mães. Lembrando que, para realizar esses tipos de ações, é importante pensar na estratégia com antecedência.

12 de junho: Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data sazonal bem romântica para os casais se presentearem e estarem juntos. Essa também é uma data que pode ser aproveitada por diferentes setores e profissionais de diferentes nichos de atuação.

Muitos casais gostam de eternizar momentos e acabam contratando um fotógrafo para registrar o primeiro Dia dos Namorados do casal, por exemplo. Sendo assim, é válido que o profissional tenha itens que possam compor o cenário e garantir a melhor experiência para os clientes.

É importante pensar em presentes que sejam direcionados para duas pessoas e promoções como “compre um produto e ganhe desconto no segundo”. Um restaurante, por exemplo, pode incluir um prato especial no cardápio apenas para o Dia dos Namorados.

São diversas as possibilidades para aproveitar essa data, basta oferecer aquilo que faz sentido para o seu negócio e para o seu público.

30 de julho: Dia do Amigo

O Dia do Amigo é pouco celebrado por qualquer tipo de negócio, mas essa data sazonal pode ser eficiente tanto para negócios B2C quanto para negócios B2B.

Aqui, você pode utilizar o marketing de indicação a seu favor para incentivar os seus clientes a indicarem um amigo para comprar um produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Pensando em uma relação de amizade com o seu cliente, quando ele indicar sua marca a um amigo e essa pessoa fechar negócio, dê a ele algo como forma de gratidão, como, por exemplo, um desconto, uma premiação ou qualquer outro benefício que seja interessante para ele.

13 de agosto: Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma ocasião para homenagear e celebrar os pais e figuras paternas e é uma oportunidade para mostrar gratidão e afeto pelo amor e pelo apoio que os pais fornecem aos seus filhos. Muitas pessoas aproveitam essa ocasião para presentear os pais com presentes, fazer atividades juntos ou simplesmente passar tempo de qualidade com eles.

Essa data comemorativa, assim como o Dia das Mães, possui uma variedade de opções de presentes personalizados ou não. Portanto, se você possui um e-commerce ou qualquer outro tipo de negócio que possibilite utilizar essa data a seu favor, aproveite!

15 de setembro: Dia do Cliente

Semelhante ao Dia do Consumidor, o “Dia do Cliente” é uma data comemorativa em que empresas aproveitam para homenagear e agradecer aos seus clientes pelo seu apoio e lealdade.

Algumas empresas podem realizar promoções especiais, oferecer descontos ou brindes para os seus clientes nesse dia, enquanto outras podem organizar eventos ou atividades para celebração.

O objetivo é demonstrar o valor que a empresa atribui aos seus clientes e reforçar a relação de confiança e fidelidade entre eles. Caso a sua empresa não consiga se planejar para comemorar o dia do consumidor em março, o dia do cliente é excelente para prestigiar os seus consumidores, clientes e potenciais clientes.

12 de outubro: Dia das Crianças

No Dia das Crianças, é comum que os pais presenteiem seus filhos com brinquedos, livros, roupas ou outros itens de sua preferência. Também são realizadas festas e eventos especiais em escolas, parques e outros locais públicos para comemorar a data, além de piqueniques, passeios e festas de aniversário, para que as crianças possam se divertir e celebrar o dia.

Portanto, essa é uma excelente data comemorativa para as lojas de brinquedos, roupas e calçados, e eletrônicos garantirem o aumento das vendas.

24 de novembro: Black Friday

A Black Friday é um evento de compras realizado no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Muitas empresas oferecem descontos significativos em seus produtos nessa época, o que atrai muitos consumidores para as lojas virtuais e físicas.

No Brasil, essa é, com certeza, uma das datas do ano mais esperadas pelos consumidores. Muitas pessoas esperam o ano todo para comprar um produto desejado com um desconto imperdível na Black Friday ou até mesmo adquirir um serviço.

Apesar desse período sazonal ser uma ótima oportunidade para diferentes setores serem beneficiados, empresas que comercializam eletrônicos, smartphones, móveis e eletrodomésticos tendem a ter um aumento de vendas significativo.

No entanto, a Black Friday pode ser aproveitada por diversos nichos de mercado, oferecendo descontos atrativos e que valham a pena para os consumidores comprarem da sua marca.

25 de dezembro: Natal

Para fechar essa lista de datas sazonais da melhor forma, não poderíamos deixar de fora umas das principais datas para aumentar as vendas dos comércios e também uma das mais esperadas pelos consumidores que amam essa época do ano.

O Natal é o momento de aproveitar para se reunir com a família e amigos, confraternizar, rever pessoas, presentear e ser presenteado(a) e, claro, ir às compras, não é mesmo?

Setores de decoração, fantasias, bebidas, alimentos, roupas e calçados, sem dúvidas, são os principais beneficiados por essa data. No entanto, empresas que oferecem algum tipo de serviço também podem aproveitar a data para dar descontos, fazer promoções e até sorteios de Natal para os clientes como uma forma de melhorar a experiência e o relacionamento deles com a marca.

Como a sazonalidade funciona para negócios B2B?

A sazonalidade pode influenciar positivamente os resultados de qualquer negócio desde que sejam feitas ações coerentes e relevantes para a marca, tipo de segmento de atuação, perfil do seu cliente ideal (ICP) e público-alvo.

Negócios B2B (business-to-business, ou empresas que vendem para outras empresas) podem ter picos de demanda em determinadas épocas do ano. É importante estar ciente da sazonalidade e se preparar para garantir que o seu negócio possa lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades que ela pode trazer.

Por exemplo, um fornecedor de equipamentos de construção pode ter uma demanda mais alta durante os meses de verão, quando as condições climáticas são mais favoráveis para a construção. Por outro lado, um fornecedor de roupas de inverno pode ter uma demanda mais alta durante os meses mais frios do ano.

Para gerenciar a sazonalidade, as empresas B2B podem fazer o seguinte:

  1. Monitorar a demanda: é importante acompanhar a demanda ao longo do tempo para entender o padrão da sazonalidade e se preparar para os picos e baixas.
  2. Adaptar a produção e o estoque: as empresas podem ajustar a produção e o estoque de acordo com a demanda esperada para evitar excessos ou escassez de produtos.
  3. Oferecer promoções e descontos: durante os períodos de baixa demanda, as empresas podem oferecer promoções e descontos para atrair mais clientes.
  4. Expandir para mercados internacionais: as empresas podem explorar novos mercados internacionais para minimizar o impacto da sazonalidade em um único mercado.

É importante lembrar que a sazonalidade pode variar de acordo com o tipo de produto ou serviço oferecido e o mercado-alvo, então é crucial entender como ela afeta o seu negócio especificamente.

Vale lembrar que as datas sazonais são excelentes oportunidades para homenagear profissionais, produtos e setores. No dia 29 de setembro, por exemplo, é comemorado o dia mundial do petróleo, que abre espaço para indústrias do segmento químico realizarem ações direcionadas à ocasião.

Prepare-se e Utilize as Datas Sazonais a Favor do seu Negócio

Utilizar as datas sazonais a favor do seu negócio pode ser uma estratégia muito eficaz para aumentar as vendas e o lucro da empresa.

É importante realizar uma análise dos períodos sazonais para entender os padrões de consumo e adaptar a sua oferta de produtos e serviços às necessidades sazonais dos clientes, além de ajustar o mix de marketing de acordo com as necessidades e interesses dos clientes em determinadas épocas do ano.

Aproveite também as datas comemorativas para oferecer promoções e descontos em produtos ou serviços que são mais demandados em algumas épocas do ano. Isso pode incentivar os clientes a comprarem mais e aumentarem as vendas do seu negócio.

Você também pode contratar uma Agência de Marketing Digital, como a Tupiniquim, que possui serviços de branding, SEO, Google Ads e outros que podem auxiliar no aumento de vendas do seu negócio.

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Dúvidas Frequentes

O Que São Datas Sazonais?

As datas sazonais são períodos específicos do ano em que as pessoas tendem a comprar mais. Elas podem ser motivadas por eventos culturais, comemorações ou, simplesmente, pelo fato de serem épocas em que as pessoas costumam presentear os outros.

Como Vender Mais em Datas Sazonais?

  • Crie promoções e descontos
  • Capriche no marketing
  • Invista em produtos temáticos
  • Faça parcerias

Quais são as 7 principais datas comemorativas?

  1. 21 de fevereiro: Carnaval
  2. 9 de abril: Páscoa
  3. 14 de maio: Dia das Mães
  4. 13 de agosto: Dia dos Pais
  5. 12 de outubro: Dia das Crianças
  6. 24 de novembro: Black Friday
  7. 25 de dezembro: Natal

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