Aprenda como melhorar a imagem do seu negócio com a gestão de marca e como tornar a marca da sua empresa mais interessante para o público!
Talvez você já saiba ou talvez não, mas a gestão de marca também é conhecida como branding e vice-versa. No entanto, neste artigo falaremos tanto da gestão de marca, quanto do branding empresarial em geral, que é como o branding pode ser usado na sua empresa.
Apesar de a gestão de marca e do branding empresarial estarem relacionados um ao outro, afinal o branding em si é um processo de gestão, podemos diferenciá-los através de algumas características.
A gestão de marca, por exemplo, é o processo de administração e criação de uma imagem consistente e positiva para uma marca, enquanto o branding empresarial é o conjunto de estratégias e ações destinadas a criar e fortalecer a identidade da marca de uma empresa.
Ambas as áreas trabalham juntas para ajudar a construir a percepção da marca perante o público-alvo e diferenciá-la de seus concorrentes. A gestão de marca inclui pesquisas de mercado, análise da concorrência, definição de posicionamento de marca e desenvolvimento de uma estratégia de comunicação coerente.
O branding empresarial inclui a criação de elementos visuais da marca, como logotipos, slogans e tipografias, bem como a aplicação desses elementos em todas as formas de comunicação da empresa.
Nesse sentido, a gestão de marca e o branding empresarial atuam para atrair a atenção do público de forma única, não só para conquistar consumidores, mas também para conquistar fãs e defensores da marca. Isso só será possível se houver um alinhamento entre a imagem e a identidade da empresa, ou seja, entre o que você comunica e o que você faz.
A Agência de Identidade Visual Tupiniquim preparou este artigo para que você entenda perfeitamente como essas estratégias funcionam e como podem favorecer o posicionamento da sua marca no mercado em que você atua.
O que você vai aprender sobre Gestão de Marca e Branding Empresarial:
O Que é Gestão De Marcas?
Gestão de marcas, também conhecida como branding, é o processo de criar e manter a identidade e a reputação de uma marca. Isso envolve a criação de uma estratégia de marca, a definição de valores e personalidade da marca, a criação de elementos visuais e verbais distintos, e a aplicação desses elementos em todas as interações com o público.
Sendo assim, a gestão de marcas tem o objetivo de melhorar o entendimento da marca por parte do público, utilizando diversos atributos que compõem a marca e sempre mantendo uma identidade dentro da realidade da organização.
Além disso, a gestão de marcas é uma combinação de estratégia, criatividade e técnica, e envolve a colaboração de equipes de marketing, design, pesquisa, análise de dados e outros profissionais relevantes. O objetivo final é criar uma marca forte e bem estabelecida que seja reconhecida, valorizada e lembrada pelo público-alvo.
Mas e o Branding Empresarial?
Com o branding empresarial não é diferente. A estratégia de branding empresarial deve ser consistente em todos os aspectos da empresa, desde o design da logomarca e dos materiais de marketing, até a forma como os funcionários se apresentam e se comunicam com o público.
A gestão bem-sucedida do branding empresarial requer uma combinação de visão estratégica, criatividade e técnica, e pode ser um importante fator de sucesso para uma empresa.
Essa estratégia é importante porque ajuda a diferenciar a empresa de seus concorrentes e a estabelecer uma presença distinta no mercado. Além disso, ela pode ajudar a criar confiança e lealdade entre os consumidores, a estabelecer uma presença forte e consistente na mídia social e na web, e a aumentar o valor da empresa.
Leia também: Branding: O Que é e Como Construir Uma Marca Sólida?
Qual a Importância da Gestão de Marcas?
Quem nunca ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Os novos consumidores ou clientes que nunca experimentaram os seus produtos ou serviços, antes de qualquer coisa, vão se deparar com a sua marca. Sendo assim, é imprescindível que essa impressão seja ótima para que a chance de compra seja maior.
A gestão de marcas é importante porque ajuda a estabelecer a marca como única e reconhecível, a construir confiança e lealdade entre os consumidores, e a diferenciar a marca de seus concorrentes. Além disso, uma boa gestão de marcas pode aumentar o valor da marca e ajudar a impulsionar as vendas.
Sendo assim, a impressão de uma marca também é muito importante para os que já são clientes. Afinal, é mais barato fidelizar clientes, fazendo com que eles voltem a comprar o seu produto ou serviço, do que conquistar novos.
Como o Branding é Usado nas Empresas?
Todos os setores da empresa devem estar relacionados com o branding da sua empresa. Afinal de contas, como já falamos anteriormente, até a forma como os funcionários se apresentam e se comunicam com o público impacta na marca.
Mas vale ressaltar que isso não significa que todos são responsáveis por fazer a gestão de marca ou o branding da empresa. O branding tem o objetivo direto, e não indireto, de qualificar a marca. Portanto, esse trabalho deve ser desempenhado por alguém que vai monitorar, pesquisar, interpretar dados, entender o comportamento dos clientes, executar ações de marketing, planejar estratégias de comunicação e alinhá-las aos valores da empresa etc.
Apesar desse papel ser atribuído a alguém ou a algum setor em específico, o processo não deve ser isolado do restante da empresa, até porque todos devem saber e estar ligados ao propósito e essência da organização para entregar a melhor experiência possível aos consumidores.
O branding é usado nas empresas como uma forma de identificação visual e de marketing que diferencia uma empresa de outras e cria uma presença memorável no mercado. Nesse sentido, você não pode simplesmente entregar a criação de marca da sua empresa a uma agência de branding e se envolver pouco.
Isso até pode resultar em uma identidade visual bonita, materiais ou peças publicitárias criativas, mas também pode ter como resultado uma campanha desalinhada e desconectada com a essência da empresa, o que não deve acontecer, já que uma marca forte e sólida transmite ao público uma imagem e identidade condizente com a realidade e com os valores que a empresa exerce.
Dica de leitura: 6 Melhores Cursos de Branding para Consolidar a sua Marca
6 Principais Estratégias De Branding e Gestão De Marcas
Até aqui, você já aprendeu o que é gestão de marca, qual a importância dela, o que é branding empresarial e como o branding é usado nas empresas.
Apesar de existirem várias estratégias para um projeto de branding que podem ser implementadas para fortalecer a identidade de uma marca, agora você vai conhecer as 6 principais estratégias que valem tanto para o branding empresarial, quanto para a gestão de marca, afinal essas estratégias estão ligadas. Confira a seguir:
1. Autoconhecimento da Empresa
É crucial que os profissionais responsáveis pelo branding conheçam muito bem a empresa e tudo o que a envolve. Para facilitar esse processo, é possível montar uma análise SWOT, que representa o ambiente interno e externo da empresa, sendo eles: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Conhecer esses cenários da empresa é fundamental, mas, além disso, é primordial ter o conhecimento da essência da empresa, dos valores e como esses valores são gerados para o público, e estar por dentro de todos os processos e padrões da organização.
2. Conhecimento do Público- alvo
Você sabe dizer qual é o perfil do público que já é consumidor da sua marca e o perfil do público-alvo que deseja conquistar?
Se a resposta for sim, você está no caminho certo para usar o branding a seu favor. Agora se a resposta for o contrário, é importante começar a buscar saber quem é o seu público-alvo o mais rápido possível. Ter esse conhecimento vai contribuir até mesmo para a construção da brand persona ou persona de marca, que é a representação da personalidade, características e valores da sua marca.
Dessa forma, será possível atuar estrategicamente, usando o branding a favor do seu negócio como uma ferramenta para atrair, conquistar e fidelizar clientes.
3. Propósito de Marca
Entender e saber qual é o propósito da marca é um dos pontos mais importantes para a construção do branding e ele deve estar alinhado com as duas etapas anteriores, ou seja, com a realidade da empresa e com a expectativa do público.
Caso o propósito da marca não esteja condizente com a realidade, é necessário realizar um processo de mudança na organização cultural da empresa.
4. Identidade da Marca
A partir de todos os insights obtidos nas etapas anteriores, trabalha-se na identidade: a cara e o tom de voz da marca nas mensagens que serão apresentadas ao público. Não custa repetir: para que ela seja efetiva, é preciso que esteja alinhada com o propósito e com as ações da empresa.
5. Ações De Comunicação
Agora é a hora de ir para a prática, de levar a mensagem para o mundo. Canais como blogs, YouTube e redes sociais têm cada vez mais relevância nessa etapa. A comunicação é uma extensão do branding porque é a representação pública da marca, então, deve seguir todas as diretrizes das etapas anteriores.
6. Relacionamento com o Público
Comunicar as novidades referentes aos produtos e serviços da empresa é importante, mas responder às dúvidas e resolver os problemas dos clientes também. É preciso investir em práticas, como o marketing de relacionamento, para melhorar a reputação da marca e reforçar os conceitos identificados na etapa do propósito.
Fortaleça a Sua Marca
O branding em si não é apenas o que os donos das marcas querem que elas sejam, mas é também a forma como o público as enxerga, por isso é tão importante possuir um bom posicionamento de marca. E esse posicionamento só é alcançado com uma gestão de marca bem estabelecida.
Aqui, você aprendeu sobre a gestão de marca e branding empresarial. E já é possível ter um norte do que deve ser feito e qual caminho seguir para alcançar o sucesso com uma estratégia de branding. Apesar de as nossas dicas serem facilmente aplicáveis a qualquer tipo e segmento de negócio, é importante lembrar que cada marca é única e pode requerer uma abordagem personalizada.
Ao criar um branding e uma gestão de marca para a sua empresa, lembre-se sempre de que essas estratégias devem estar alinhadas à realidade da empresa para que o seu objetivo seja alcançado. Objetivo esse que pode ser, por exemplo, o aumento de vendas, mas as vendas são consequência de uma marca bem trabalhada.
O trabalho de branding e gestão de marca pode ser um tanto complexo por depender de muitos atributos que devem representar a essência de uma marca. Portanto, contar com a ajuda de uma Agência de Identidade Visual é uma excelente alternativa.
A Tupiniquim é especialista em branding há mais de 10 anos e conta com uma equipe de profissionais capacitados para desenvolver as melhores marcas para o seu negócio, além de fazer a gestão dela para que a sua empresa alcance o sucesso.
Conheça os casos de sucesso de branding de empresas que alcançaram os seus objetivos, utilizando os nossos serviços. Se você também quer ser um case de sucesso, entre em contato conosco hoje mesmo!
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Dúvidas Frequentes
O Que é Gestão De Marcas?
Gestão de marcas, também conhecida como branding, é o processo de criar e manter a identidade e a reputação de uma marca. Isso envolve a criação de uma estratégia de marca, a definição de valores e personalidade da marca, a criação de elementos visuais e verbais distintos, e a aplicação desses elementos em todas as interações com o público.
Qual a Importância da Gestão de Marcas?
A gestão de marcas é importante porque ajuda a estabelecer a marca como única e reconhecível, a construir confiança e lealdade entre os consumidores, e a diferenciar a marca de seus concorrentes. Além disso, uma boa gestão de marcas pode aumentar o valor da marca e ajudar a impulsionar as vendas.
6 Principais Estratégias De Branding e Gestão De Marcas
- Autoconhecimento da Empresa
- Conhecimento do Público- alvo
- Propósito de Marca
- Identidade da Marca
- Ações De Comunicação
- Relacionamento com o Público