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Saiba quem são os nano influencers e conheça o potencial deles para levar o nome da sua marca mais longe.

Para o sucesso de uma campanha de marketing de influência, é preciso um bom planejamento que contemple cada uma das etapas. Ainda em seu estágio inicial, o de busca e seleção, encontrar o influenciador ideal é indispensável para que a estratégia seja bem-sucedida.

Existem diversos critérios que dividem os influenciadores em diferentes grupos. O número de seguidores é o mais conhecido deles. Ainda dentro desse critério, os criadores são subdivididos em grupos: nano, meso, macro e mega. Cada um com um potencial que deve ser bem trabalhado e direcionado.

Hoje, falaremos sobre os nano influenciadores: pequenos em número de seguidores, mas com um grande potencial de engajamento e conversão.

O que você vai ler sobre nano influencers:

O que são Nano Influenciadores?

O prefixo “nano” significa algo muito pequeno. Nesse caso, estamos falando do número de seguidores de um influenciador. Quantificando essa relação, falamos daqueles que têm até 10 mil seguidores.

A percepção sobre esse número é relativa: enquanto para alguns, 10 mil seguidores pode parecer muita coisa, no universo da influência digital essa quantia se enquadra na menor categoria. A nível de comparação, os mega influenciadores estão acima de 1 milhão, ou seja, no mínimo 100x maiores.

Porém, muito se engana quem atribui fatores qualitativos ao número de seguidores. Essa métrica deve ser pensada e escolhida de acordo com o objetivo da marca na campanha. Cada faixa de seguidores traz consigo suas vantagens, basta saber qual é a ideal para a sua estratégia.

o que são nano influenciadores

5 vantagens de se trabalhar com Nano Influenciadores

1. Maior engajamento

Essa é a vantagem mais aparente e significativa. Nano influenciadores costumam ter um público mais segmentado. Com isso, o direcionamento do conteúdo é mais assertivo, resultando em altas taxas de engajamento.

No estágio inicial da sua carreira, o influenciador costuma nutrir uma relação mais próxima com os seguidores. O gerenciamento da comunidade se torna mais simples quando ela ainda é pequena. Dessa forma, o criador é capaz de produzir um conteúdo que atende melhor às demandas do seu público.

Outro fator que contribui para uma alta taxa de engajamento é a sensação de pertencimento dos seguidores. Justamente pela relação mais próxima com o influenciador e interações mais aparentes, o senso de pertencimento a uma comunidade fica mais aflorado. O público busca interagir, porque entende que as chances de receber um retorno são maiores.

2. Acesso a nichos específicos

Para empresas que atuam em nichos populares, como life style, beleza e games, encontrar influenciadores que falem sobre seus produtos ou serviços não é um problema. Já para outras que atuam em nichos específicos, encontrar o influenciador ideal pode se tornar uma pedra no sapato, já que existem poucos formadores de opinião falando sobre o mercado em questão.

Nesses casos, essas marcas encontram a solução em nano influenciadores. Aqui, a justificativa se dá por meio da lógica: se o nicho é muito específico, uma quantidade menor de pessoas terá interesse e, consequentemente, a base de seguidores desses creators também será menor. Por isso, é comum encontrar nano influenciadores que falem sobre nichos mais específicos.

3. Melhor custo-benefício

O trabalho de um influenciador ocorre a partir da junção de três fatores: mídia, produção e imagem. Apesar de, na maioria das vezes, o número de seguidores representar uma métrica de vaidade, em alguns casos ele tem real impacto na dinâmica de contratação. Geralmente, quanto maior o número de seguidores, maior o valor de imagem agregado.

Por isso, se o influenciador não possui um grande alcance, o seu valor de imagem costuma ser menor, tornando a contratação mais barata. Vale lembrar que isso não é uma regra, pois existem variáveis que também impactam nesse sentido, como a reputação e a autoridade.

Porém, ao solicitar o mídia kit de influenciadores de diferentes tamanhos, você perceberá o padrão estabelecido entre a proporção da base de seguidores e o valor cobrado pelas entregas.

4. Flexibilidade

Ao contratar um influenciador para promover a marca, o ideal é que o conteúdo seja resultado de uma cocriação entre ambas as partes. Roteirizar totalmente o influencer significa engessá-lo e desperdiçar sua autenticidade. Em contrapartida, caso haja autonomia em excesso, os resultados da marca podem ser comprometidos. Por isso, o ideal é trabalhar em conjunto.

Os nano influenciadores tendem a ser mais flexíveis nesse sentido. Por estarem no início de suas carreiras, são mais abertos a sugestões e podem se adequar mais facilmente ao escopo sugerido pela marca.

5. Autenticidade

A autenticidade é uma qualidade para qualquer influenciador, independentemente do seu tamanho. Porém, é comum observarmos que, com o ganho de público, o influenciador passa a ser mais cauteloso em suas ações no âmbito virtual. Isso não é algo negativo, pois é fruto do amadurecimento na profissão. Porém, resulta em conteúdos mais planejados e menos autênticos, diminuindo a conexão com o público.

O outro extremo também não é o melhor dos cenários. Autenticidade em excesso pode ser prejudicial, afinal, deve existir responsabilidade acerca do conteúdo postado, o que resulta em um filtro.

Entretanto, a espontaneidade presente em influenciadores com uma base de seguidores menor é algo que gera mais proximidade com o público e soma pontos para a credibilidade. Essas são características muito aparentes em nano influenciadores.

Como contratar nano influenciadores?

O processo de contratação de nano influenciadores costuma ser mais direto e menos burocrático. Em sua maioria, trabalham sozinhos ou possuem uma equipe reduzida. Por isso, o processo de recrutamento, negociação e contratação se torna mais simples e rápido.

O número de seguidores é uma métrica pública disponibilizada por todas as redes sociais. Por isso, quando o critério levado em consideração for esse, não haverá dificuldades para encontrar o dado.

Porém, independentemente da estratégia, levar em consideração apenas o número de seguidores não é certo. Fatores como nicho, geolocalização e gênero predominante são indispensáveis para que a mensagem-chave atinja o público certo e o objetivo da campanha se cumpra. Entretanto, esses dados não são públicos, o que pode causar dor de cabeça caso a busca seja feita manualmente.

Atualmente, existem softwares especializados em busca e seleção de influenciadores, como o Influency.me. A tecnologia disponibiliza filtros avançados que permitem encontrar o influenciador ideal para a campanha. Além disso, também é possível centralizar todo o restante do fluxo de trabalho em um lugar só, contratando, gerenciando e mensurando os resultados dentro da plataforma.

influencyme

Conclusão

Como vimos, foi-se a época em que o alto número de seguidores era um fator determinante para a contratação de influenciadores. Com o amadurecimento do mercado, as marcas perceberam que cada categoria de influenciador traz consigo suas vantagens, basta saber adequá-las à sua estratégia. No caso de nano influenciadores, é possível garantir a cocriação de conteúdos mais autênticos, por um preço mais acessível e que entreguem um engajamento satisfatório.

O conteúdo acima foi desenvolvido pela equipe de redação do Influency.me, empresa que oferece soluções completas para Marketing de Influência.

Dúvidas Frequentes

O que são Nano Influenciadores?

O prefixo “nano” significa algo muito pequeno. Nesse caso, estamos falando do número de seguidores de um influenciador. Quantificando essa relação, falamos daqueles que têm até 10 mil seguidores.

Quais são as 5 vantagens de se trabalhar com Nano Influenciadores?

  1. Maior engajamento;
  2. Acesso a nichos específicos;
  3. Melhor custo-benefício;
  4. Flexibilidade;
  5. Autenticidade.

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