fbpx Skip to main content

O aprendizado contínuo nos beneficia como pessoas, fazendo com que possamos evoluir constantemente, aprendendo coisas novas

Exercitando o cérebro, expandindo nossos horizontes, entre diversos outros fatores positivos, que beneficiam aqueles que praticam o aprendizado ao longo da vida, “Lifelong Learning”, independente de ser ou não uma tendência no mercado de trabalho.

As mudanças no cenário atual em termos de tecnologias, avanços de mercado, novidades mundiais e novas descobertas da ciência, abrem um leque de possibilidades para o aprendizado, tão importante em um mundo onde as mudanças ocorrem muito rapidamente.

Para quem trabalha com Marketing Digital, em um cenário em constante evolução, o aprendizado contínuo se torna ainda mais essencial. Aqui na Tupiniquim, nossos colaboradores mantêm um acompanhamento próximo com seus gestores e o departamento de gestão de pessoas, a fim de se aperfeiçoarem constantemente.

Valores da Tupiniquim:

Um dos nossos valores é a melhoria contínua, e buscamos diferentes formas de colaborar com o desenvolvimento da nossa equipe, para que possam absorver conteúdos que impulsionem tanto suas competências técnicas, quanto comportamentais.

A cultura de aprendizagem dentro das organizações é fundamental para que as pessoas sintam-se motivadas a estudarem e se aperfeiçoarem a cada dia. Se o aprendizado contínuo não for estimulado e valorizado pela empresa, muito provavelmente este profissional ficará estagnado, ou sairá da empresa.

Portanto, é vital que as organizações estejam atentas e facilitem o desenvolvimento de seus colaboradores, buscando maneiras criativas, interativas e práticas de promover uma cultura de aprendizado constante, beneficiando a todos.

Jornada do colaborador

Atualmente, disponibilizamos na nossa plataforma interna uma gama ampla de cursos, com diferentes objetivos. Logo no início da jornada do colaborador na empresa, durante o onboarding, alinhamos os principais cursos iniciais de acordo com sua área de atuação.

Posteriormente, o gestor orienta os próximos passos, criando um cronograma que permite conciliar o aprendizado com as responsabilidades do dia a dia. O acompanhamento é constante, e por meio das metodologias e estratégias da empresa, buscamos capacitar os colaboradores para que cresçam junto com a empresa, avançando em suas carreiras.

No entanto, apenas estudar e adquirir informações não é suficiente. É por isso que realizamos acompanhamentos periódicos entre o gestor da área e o departamento de Recursos Humanos para incentivar os colaboradores a aplicarem o conteúdo que aprenderam.

Durante os primeiros 90 dias na empresa, as conversas são mensais, tendo a Avaliação de contrato de experiência como apoio e, posteriormente, temos o acompanhamento trimestral com a Avaliação de desempenho e preenchimento do PDI.

Essas ferramentas estão sendo migradas para nossa plataforma de Gestão de pessoas, a Sólides, para que haja ainda mais eficiência em todo o processo de desenvolvimento.

Para o contrato de experiência focamos a avaliação principalmente em relação aos valores da empresa e potencial futuro.  Durante as Avaliações de Desempenho e preenchimento do PDI conseguimos alinhar com cada colaborador os pontos a aperfeiçoar, os pontos positivos e os próximos passos para que possa alcançar um próximo nível.

Essas conversas desempenham um papel significativo no desenvolvimento das habilidades, e estamos orgulhosos de testemunhar o progresso ao longo do tempo.  É gratificante ver a evolução!

Além disso, implementamos outras formas de explorar o aprendizado, na prática. Atualmente, possuímos um programa interno de desenvolvimento de lideranças, que funciona por meio de grupos de estudo, onde o RH é o facilitador e os gestores em desenvolvimento são os protagonistas.

Estamos finalizando a estrutura, que consiste em cinco fases:

  1. Avaliação de necessidades, para compreender mais profundamente as habilidades e competências-chave que os gestores necessitam desenvolver a médio prazo;
  2. Preparação da dinâmica dos grupos, buscando identificar situações/problemas reais, sejam atuais ou hipotéticas, para distribuição das tarefas nos encontros;
  3. Definição e distribuição dos grupos, com cronograma, disposição dos temas e também dos gestores com base nas necessidades identificadas;
  4. Realização dos encontros, incentivando os gestores a encontrarem soluções assertivas para as situações propostas; e, por fim,
  5. Acompanhamento do desenvolvimento, para avaliar a efetividade do programa.

Nossos benefícios também promovem o aprendizado. Mantemos convênio com o SESC e SENAC, oferecendo aos colaboradores uma ampla variedade de descontos em cursos, graduação, pós-graduação, cursos de idiomas, entre outros.

Aqui na Tupiniquim também oferecemos outros benefícios, como Vale-alimentação, Auxílio Home office, Gympass, Conexa Saúde (Telemedicina) e Cursos internos para aprimoramento na área.

Citamos algumas das práticas da Tupiniquim como inspiração para encorajar as pessoas a refletirem sobre o quanto e como estão buscando adquirir novos conhecimentos. Se você está de olho em nossas oportunidades, saiba que valorizamos aqueles que estão dispostos a aprender continuamente.

Compromisso com o aprendizado contínuo: dicas para enriquecer sua jornada

Queremos, também, compartilhar algumas dicas de como você pode buscar por conta própria o aprendizado ao longo da vida:

  • Separe pelo ou menos 20 minutos do seu dia para estudar algo novo. Se você consegue estudar mais tempo diariamente, ótimo, mas sabemos que na correria do dia a dia é um pouco difícil, e pode inclusive ser frustrante quando não conseguimos. Mesmo que pareça pouco, essa prática ao longo de um ano, contribuirá significativamente para o seu desenvolvimento!
  • Programe-se! Faça uma lista dos tópicos que você irá estudar nesses 20 minutos durante a semana. Pode ser no bloco de notas do celular, na agenda de papel ou em alguma ferramenta como Trello ou Google agenda.
  • Selecione um TED Talk. Existem ótimos temas no YouTube, que contribuem para o aprendizado.
  • Explore diferentes áreas de conhecimento. Dedique pelo menos dois dias da semana para aprender sobre tópicos não diretamente relacionados ao seu trabalho, como inteligência artificial, autodesenvolvimento, gerações, entre outros.
  • Cuidado com as redes sociais! Se não estivermos atentos, elas nos engolem e consomem boa parte do nosso tempo sem sequer percebermos. Separe conscientemente alguns momentos do dia para acessá-las.
  • Aproveite para utilizar as redes sociais a seu favor, seguindo algumas referências nas suas áreas de interesse, que possam agregar conhecimento a partir de novidades, sendo fontes de informação para o seu desenvolvimento.
  • Procure por e-books relacionados a conteúdos de seu interesse. Existem vários deles na rede com materiais de qualidade, que podem auxiliar no seu aprendizado.
  • Analise de artigos acadêmicos para aprofundar seus conhecimentos. Uma pesquisa rápida no Google, combinando seu tópico de interesse com a palavra, direciona você para fontes confiáveis.
  • Faça anotações e aplique o que aprendeu. Mantenha suas anotações acessíveis, e revise-as periodicamente para consolidar seu conhecimento. Lembre-se de que o aprendizado só é eficaz quando colocado na prática.

O aprendizado contínuo é uma jornada que não apenas impulsiona o crescimento profissional, mas também enriquece nossas vidas pessoais.

É um compromisso com a evolução constante e a expansão de nossos horizontes. Empresas e indivíduos que abraçam o aprendizado ao longo da vida colhem os benefícios da adaptação no cenário atual. Ao compartilhar nossas práticas e dicas, esperamos inspirar outras pessoas a abraçar o aprendizado contínuo.

Lembre-se, o conhecimento é o poder que nos capacita a alcançar nossos objetivos e moldar o futuro.

Dúvidas Frequentes

Como a Tupiniquim identifica as necessidades de treinamento da equipe?

A Tupiniquim realiza avaliações regulares de desempenho e feedback dos funcionários para identificar lacunas de habilidades. Além disso, são conduzidas análises de tendências do setor para garantir que os programas de treinamento estejam alinhados com as demandas do mercado.

Quais são os valores fundamentais da Tupiniquim em relação ao desenvolvimento da equipe?

Os valores fundamentais da Tupiniquim incluem o compromisso com o aprendizado contínuo, a promoção de um ambiente colaborativo e o estímulo à inovação. A empresa acredita que o desenvolvimento constante da equipe é essencial para alcançar o sucesso a longo prazo.

Como a Tupiniquim utiliza o feedback dos funcionários para ajustar e aprimorar seus programas de desenvolvimento?

A Tupiniquim realiza pesquisas periódicas de satisfação e coleta feedback dos colaboradores após a participação em programas de treinamento. Essas informações são cuidadosamente analisadas, e ajustes são feitos nos programas conforme necessário para garantir que atendam às expectativas e necessidades da equipe.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
4 dicas sobre Gestão de Tráfego 4 tipos de ferramentas de marketing digital 4 ferramentas de marketing digital gratuitas 3 exemplos de anúncios que aplicam os Gatilhos Mentais 4 tipos de correspondência de palavras-chave 4 dicas para escolher palavras-chave no Google Ads 4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding