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O ROI é uma métrica importante para identificar o ganho obtido sobre um determinado investimento. Mas como calcular essa métrica? É o que você vai aprender neste artigo!

Você sabe como calcular o retorno sobre um determinado investimento que você está prestes a fazer ou que já fez?

Não é novidade que dentro do marketing digital existem milhares de métricas que podem ser acompanhadas ao longo do tempo para medir os seus resultados. É muito importante verificar continuamente o desempenho das suas ações, até mesmo para que você possa otimizá-las sempre que necessário.

O ROI ou Retorno sobre o Investimento é uma das métricas primordiais para se monitorar, já que indica o ganho que você obteve sobre um determinado investimento. A partir da taxa de retorno sobre o investimento é possível descobrir se o valor aplicado em uma ação, por exemplo, obteve um bom resultado.

Parece complicado? Tranquilize-se, pois é muito mais fácil do que você imagina

A fórmula para calcular o ROI é mais simples do que possa parecer. Se quer descobrir como fazer esse cálculo, chegou ao lugar certo.

Neste post, você aprenderá o que é ROI, qual a sua importância, como calcular e como melhorá-lo. Se quer saber sobre tudo isso e um pouco mais, continue a leitura!

Navegue e saiba mais sobre o que é e como calcular o seu ROI:

O que é ROI?

ROI é a sigla em inglês para Return Over Investment que, se traduzida para o português, significa Retorno sobre o Investimento. Esse indicador mostra a quantidade de ganhos em termos percentuais sobre o investimento ou valor investido em algo.

Ou seja, quando você investe um valor X sobre determinada ação, é possível identificar quantas vezes mais o valor investido foi multiplicado.

Esse valor pode ser positivo ou negativo. Em outras palavras, a taxa de retorno sobre investimento, revela o quanto de dinheiro que a sua empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento realizado.

Qual a importância do ROI para a sua empresa?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: o que funciona para um negócio pode não funcionar para outro. Daí a importância de cada empresa calcular o seu ROI e identificar a ação que foi mais eficaz.

Levando em consideração que existem milhares de ferramentas e estratégias que podem ser exploradas no marketing digital, o que deve ser feito para identificar quais são as mais eficientes? É aí que o ROI entra em ação.

Quando você compreende quais estratégias e ferramentas geram os melhores resultados, fica mais fácil de administrar o investimento realizado, podendo até mesmo otimizar aqueles que estão dando certo para deixá-los ainda melhor.

Dessa forma, ao avaliar o seu ROI, você não trabalhará com achismos e saberá o melhor caminho a ser seguido, fazendo ajustes sobre a redução de custos desnecessários e sobre o aumento de lucratividade. Além disso, você estará preparado ou preparada para considerar os investimentos mais viáveis.

Como calcular o Retorno sobre Investimento?

A fórmula para calcular o ROI é muito simples, basta subtrair o número de receitas pelo custo, dividindo o valor obtido pelo custo e multiplicando-o por 100.

Utilizando a fórmula fica assim:

ROI = receita – custo ÷ custo x 100

Ou como é demonstrado na imagem abaixo:

Essa fórmula pode ser utilizada para avaliar tanto o negócio como um todo, como um projeto específico.

Isso porque o ROI inclui tudo o que gera um lucro futuro, como campanhas de mídias pagas, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão e monitoramento, estratégias de retenção, fidelização, prospecção de novos clientes e muito mais.

Exemplo prático

Suponhamos que uma empresa tenha investido R$ 10.000 em campanhas de mídias pagas para conquistar novos clientes e depois de 1 ano obteve um lucro de R$ 30.000 em vendas.

Utilizando a fórmula:

ROI= 30.000 – 10.000 ÷ 10.000 x 100= 200%

Logo, o retorno sobre o investimento da empresa foi de 200%. Em outras palavras, a cada 1 real investido, a empresa recebeu R$ 2,00 de lucro.

Um ponto bem importante que precisa ser destacado é que o segredo do ROI não está somente no cálculo, está também no tempo que você deve considerar. Como no exemplo utilizado, a empresa levou 1 ano para lucrar R$ 30.000.

Então, você até pode obter um ROI ou ganho muito grande, mas para saber se o ganho fez o custo valer a pena, deve ser considerado o tempo que levou para alcançar um determinado resultado.

O que são os custos?

Todos os gastos necessários que a empresa teve ao fazer o investimento.

Usando o exemplo anterior, R$ 8.000 pode ter sido gasto em mídias e R$ 2.000 em gastos operacionais. Sendo assim, a campanha teve um total de custo de R$ 10.000.

O que são as receitas?

As receitas são os valores arrecadados ou que entram no caixa da empresa por conta das vendas.

No caso do exemplo já citado, o valor considerado deve ser só o do canal escolhido para conquistar novos clientes, que é o objetivo da campanha.

3 Exemplos de cálculos de ROI

Para que você entenda melhor como calcular o ROI e comparar os resultados, trouxemos mais três exemplos. Veja a seguir:

Links patrocinados

Foram investidos 10 mil em links patrocinados no Google, resultando em 25 mil em vendas.

Receita= 25 mil

Custo inicial= 10 mil

Substituindo na fórmula:

ROI = 25 – 10 ÷ 10 x 100= 150%

Isso quer dizer que a cada um real investido, houve um retorno de R$ 1,50.

Banners em grandes portais

Foram investidos 25 mil na veiculação de banners em grandes portais, resultando em 40 mil em vendas.

Receita= 40 mil

Custo inicial = 25 mil

Substituindo na fórmula:

ROI = 40– 25 ÷ 25 x 100= 60%

Isso quer dizer que, a cada um real investido, houve um retorno de 60 centavos.

Marketing de conteúdo e SEO

Foram investidos 20 mil em marketing de conteúdo e SEO, resultando em 45 mil em vendas.

Receita= 45 mil

Custo inicial = 20 mil

Substituindo na fórmula:

ROI = 45 – 20 ÷ 20 x 100= 125%

Isso quer dizer que a cada um real investido, houve um retorno de R$ 1,25.

Em um primeiro momento podemos pensar que a estratégia que obteve mais sucesso foi a de marketing de conteúdo e SEO pelo volume de vendas. No entanto, o que deve ser considerado é o retorno sobre o investimento.

Sendo assim, com base nos cálculos, a campanha de links patrocinados obteve uma taxa de ROI maior em percentual. Lembre-se sempre de considerar o tanto de tempo que levou para você alcançar um determinado resultado e avaliar se o investimento valeu a pena.

Vantagens de utilizar o ROI

Conheça as vantagens de utilizar o retorno sobre o investimento e não deixá-lo de fora do seu planejamento de marketing digital 2022.

Corte de gastos desnecessários

Ao longo do texto, vimos o quão importante é calcular o seu ROI e compreender os dados da maneira correta para que ajustes possam ser feitos.

Isso significa que, ao avaliar o retorno sobre o investimento, é possível identificar os custos que valem a pena manter, os que podem ser usados de uma outra forma e os que devem ser abandonados.

Consequentemente, isso impactará na redução de gastos desnecessários, eliminado aos poucos os investimentos que não geram lucro para a empresa.

Aumento nos lucros

A redução de gastos desnecessários, por sua vez, contribui muito para o aumento de lucratividade da empresa a partir do momento em que o investimento é utilizado de forma correta.

Ou seja, quando o dinheiro disponível for aplicado em métodos e estratégias eficazes e que dão certo, o aumento dos lucros serão perceptíveis.

Até mesmo porque, você terá mais recursos para investir nas campanhas que estão funcionando.

Resultados duradouros

Independentemente das métricas utilizadas, sejam elas métricas de negócio ou métricas de redes sociais, precisam ser acompanhas continuamente.

Quando esse processo é deixado de lado, os investimentos voltam a ser mal distribuídos e a lucratividade vai por água abaixo. Você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Então, não importa o tempo que passar, se você quiser ter resultados duradouros é preciso manter o hábito de calcular o seu ROI de forma contínua para evitar possíveis erros e para tomar decisões rápidas para corrigir problemas encontrados, evitando o insucesso da sua empresa.

Dicas para melhorar o ROI das suas campanhas

Todo esforço tem sua recompensa, certo? E nada mais justo do que colher os bons frutos que foram plantados. Por isso, dedique-se ao máximo para melhorar as suas ações de marketing digital.

E se é melhoria no retorno sobre o investimento que você quer, já pega papel e caneta ou o seu bloquinho de anotações do celular para anotar as 3 dicas que separamos para você a seguir.

Qualifique os leads

Antes de qualquer usuário ou usuária serem clientes, eles são apenas visitantes com algumas chances de se tornarem leads, ou seja, potenciais clientes.

E para que eles sejam convertidos em clientes, é preciso fazer qualificação de leads. Isso significa que é preciso educar o lead para que ele avance no funil de vendas e chegue até a equipe de vendas mais preparado, com grandes chances de realizar uma comprar e se tornar um cliente de fato.

É muito importante padronizar as perguntas que serão feitas para os leads. Assim, a equipe de vendas terá um parâmetro para determinar quais são os melhores leads com maiores chances de conversão.

Para isso, pode-se utilizar o método Spin Selling que consiste em perguntas de situação, problema, implicação e necessidade.

Se você quiser saber um pouco mais sobre essa metodologia leia o artigo: Como fazer Marketing Digital B2B: 15 Estratégias para Conquistar Mais Clientes.

E qual é a relação de ROI com a qualificação de leads? Como já foi dito no início do artigo, o retorno sobre o investimento inclui tudo o que gera lucros futuros, ou seja, aumento de vendas.

Sendo assim, se você só gerar leads desqualificados, não terá clientes para aumentar os lucros da empresa.

Faça segmentação dos clientes

Para melhorar os resultados das suas campanhas, o retorno sobre o investimento e a experiência dos clientes, você precisa conhecê-los muitos bem, assim como as necessidades de cada um deles.

E como fazer isso? Por meio da personalização.

Essa personalização pode ser feita através da segmentação de clientes ou da criação de personas por nicho, região, nome, idade, profissão, interesses, dores, objetivos e outros.

Com esses dados em mãos, é possível personalizar as suas mensagens e relacionar a sua solução com a necessidade e a realidade dos clientes.

Use técnicas como upsell e cross sell

Upsell e Cross sell são duas estratégias que visam aumentar o lucro dos negócios, por isso, são excelentes opções para melhorar o seu ROI.

Entenda como funciona cada estratégia:

Upsell: quando o cliente compra uma versão mais avançada ou sofisticada de um produto ou serviço.

Cross sell: conhecido também como venda cruzada, serve para complementar um serviço ou produto que o comprador adquiriu.

É hora de calcular o seu retorno sobre o investimento

Com tudo que te ensinamos neste post, fica claro como o ROI é um fator muito importante para a saúde financeira da sua empresa.

Hoje você aprendeu o que é e como calcular o retorno sobre o investimento, então agora não tem mais desculpas para não cuidar dos seus investimentos, certo?

Esperamos que você possa mensurar melhor os resultados das suas campanhas, fazendo os ajustes e melhorias necessárias para que os seus investimentos valham a pena. Utilize o ROI a seu favor e leve a sua empresa para um outro nível.

Se você quer tomar boas decisões e escolher os melhores caminhos, conte com a Tupiniquim, que é especialista em marketing digital e pode te ajudar a desenvolver estratégias para aumentar o seu ROI e fazer a sua empresa lucrar muito mais.

E se curtiu o conteúdo, compartilhe!

Dúvidas Frequentes

O que é ROI?

ROI ou Retorno sobre o Investimento trata-se de um indicador que mostra a quantidade de ganhos em termos percentuais sobre o investimento ou valor investido em algo.

Qual é a fórmula de ROI?

Para calcular o ROI basta utilizar a seguinte fórmula:

ROI= receita – custo ÷ custo x 100

Para que o valor seja encontrado em percentual, é preciso sempre o multiplicar por cem.

Por que é importante utilizar o ROI?

Através do ROI é possível otimizar os investimentos para reduzir os gastos desnecessários e para aumentar a lucratividade da empresa fazendo os ajustes necessários para que os custos valham a pena.

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