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As ferramentas de marketing digital são excelentes para melhorar o desempenho de estratégias e planejamentos. Conheça 15 opções gratuitas para implementar em seu negócio.

Atualizado em 07 de dezembro de 2022

O marketing digital é um divisor de águas quando falamos em crescer negócios, aumentar vendas e expandir o alcance de marcas através da internet e dos meios digitais. Não é por acaso que esse é um mercado em franca expansão no Brasil e no mundo.

Afinal de contas, o marketing digital traz grandes resultados. Mas isso só é possível porque, além das estratégias e das possibilidades que esse tipo de marketing permite, diversas ferramentas existentes no mercado dão todo o suporte necessário para solidificar o desempenho e a realização de objetivos de marketing digital.

Seja para uma agência de marketing digital, como a Tupiniquim, ou para alguém que está apenas começando a investir na divulgação da própria empresa, é fato que, sem as ferramentas apropriadas, as estratégias não se sustentam.

Coleta de dados, monitoramento de resultados, automação de tarefas, disparo de e-mails em massa, criação de conteúdo, e utilização de palavras chave como em SEO, são possíveis através do uso de ferramentas apropriadas de marketing digital. Portanto, não há como ignorá-las, se crescimento é o que você quer para sua empresa.

Mas como escolher as ferramentas ideais? Como você deve imaginar, muitas delas são pagas e nem sempre acessíveis, principalmente para quem está apenas começando a investir em marketing digital. Se esse é o seu caso, preparamos este artigo com as melhores ferramentas gratuitas para ajudar as suas estratégias a saírem do papel. Confira!

O que você vai ler sobre ferramentas de marketing digital gratuitas:

O que são as ferramentas de marketing digital?

Qualquer profissão vai exigir algum tipo de equipamento ou ferramenta para que as ações sejam realizadas. Para o marketing digital é a mesma coisa. Afinal, se queremos resultados escaláveis, compreensão de dados e planejamento de ações eficazes, vamos precisar da ajuda da tecnologia para tornar isso possível.

As ferramentas de marketing digital são softwares capazes de automatizar determinadas ações de marketing e vendas, com o objetivo de otimizar o trabalho das equipes, seja no planejamento de estratégias, seja na aplicação delas.

Conforme as necessidades das empresas e também dos profissionais de marketing crescem, novas ferramentas surgem no mercado para solucionar dificuldades e oferecer condições para que o trabalho seja cada vez melhor executado.

Verdade seja dita, as oportunidades de crescimento de uma empresa não estão somente nas estratégias que ela coloca em prática, mas também no bom uso que fazemos das ferramentas de marketing digital.

Outro ponto importante é que boa parte dessas ferramentas, apesar de eficazes, exigem um alto investimento. Algumas nem sequer possuem valores em reais, o que acaba dificultando ainda mais o acesso a elas.

Como consequência, algumas empresas preferem “se virar” com o que tem, excluindo algumas ferramentas importantes que poderiam fazer toda a diferença para elas.

Mas o que algumas pessoas não sabem é que existem diversas ferramentas de marketing digital gratuitas e que são tão eficientes quanto outras pagas.

Apesar de algumas delas serem limitadas se comparadas às suas versões pagas, ainda assim podem ser excelentes para quem ainda não tem orçamento para investir em pacotes mais completos.

Aqui na Tupiniquim, por exemplo, sabemos o quanto essas ferramentas fazem a diferença, não somente para nossa estratégia interna, como também para as de nossos clientes. E apesar de utilizarmos algumas versões pagas, também temos excelentes opções gratuitas que sabemos que valem a recomendação.

15 Ferramentas de marketing digital gratuitas

Quando falamos em ferramentas de marketing digital, basta uma rápida pesquisa no Google para ver a quantidade de opções que vão aparecer nas páginas de pesquisa. Com certeza, isso é algo bom, mas ao mesmo tempo pode levantar diversas dúvidas.

Como não existe uma ferramenta única que vai servir para tudo, é importante entender bem as necessidades da sua empresa e pesquisar bem as que possuem os recursos de que ela precisa.

Confira 15 ferramentas de marketing digital gratuitas divididas por suas características principais.

Desempenho e coleta de dados

Ferramentas de análise de desempenho e coleta de dados fornecem informações importantes sobre o seu site, público-alvo, campanhas de anúncios, redes sociais, entre outras ações.

São essas ferramentas que ajudam na mensuração de métricas de marketing digital e de monitoramento de KPIs (indicadores-chave de performance), que são fundamentais para o acompanhamento de resultados e para a definição de estratégias.

1. Google Analytics

Não há como não falar dele. O Google Analytics é uma das ferramentas gratuitas do Google indispensáveis para quem deseja monitorar desempenho de sites e coletar dados para otimização e performance de conteúdo.

Entre as principais informações que o Google Analytics disponibiliza, estão:

  • Relatórios em tempo real;
  • Dados demográficos de usuários;
  • Páginas mais acessadas;
  • Conversões;
  • Desempenho de conteúdos;
  • Performance do site;
  • Horários de maior acesso;
  • Dispositivos mais utilizados pelos usuários;
  • Desempenho de campanhas no Google Ads, entre outros.

Falando em Google Ads, o Google Analytics também permite a integração com a plataforma de anúncios do Google, bem como com outras de suas ferramentas.

Sendo uma opção totalmente gratuita e eficiente, o Google Analytics é uma das ferramentas de dados mais utilizadas no meio. Embora não substitua outras opções pagas no mercado, é fundamental para qualquer empresa ou profissional de marketing.

2. Google Search Console

Outra ferramenta gratuita do próprio Google e que não pode ser ignorada é o Google Search Console.

Além de oferecer dados que contribuem para a otimização de conteúdo e SEO, essa ferramenta também fornece informações para análise de tráfego e desempenho do site no Google, enviando alertas de problemas de indexação, spam, de segurança, entre outros.

Outras funcionalidades do Google Search Console incluem:

  • Desempenho em resultados de pesquisa e discover do Google;
  • Usabilidade do site e experiência na página;
  • Principais métricas da Web;
  • Links internos e externos;
  • Solução de problemas de AMP, entre outros.

Através do Google Search Console, também é possível acessar o Search Console Insights, uma nova plataforma que oferece dados de forma facilitada para criadores de conteúdo e estrategistas de SEO.

Criação e gestão de conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia sólida e que põe em prática os fundamentos da metodologia de Inbound Marketing. Mas para criar conteúdo de forma escalável, mantendo a qualidade e a personalização, é preciso buscar o auxílio de ferramentas tanto para otimizar a criação quanto para gerenciar as publicações.

Principalmente quando falamos de Marketing de Conteúdo para as redes sociais, não há como fugir de ferramentas de gestão e de análise de dados dessas plataformas. Não existem muitas opções gratuitas, mas, entre elas, existem duas que merecem a sua atenção.

3. Canva

O Canva é uma ferramenta que abriu possibilidades para criadores de conteúdo e designers amadores fazerem criações profissionais para campanhas, publicações e materiais diversos para as redes sociais, sites e até mesmo para impressos.

Apesar de oferecer mais recursos e opções em sua versão paga, o Canva gratuito ainda possibilita a utilização de diversos modelos, imagens e elementos para quem ainda não pode investir totalmente na ferramenta.

Um dos pontos fortes do Canva está na facilidade em utilizá-lo, tornando-o acessível mesmo para quem não é da área de design. Pode-se criar projetos, incluir equipes e compartilhar criações.

Como uma ferramenta que está expandindo, também já é possível fazer planejamento e agendamento de conteúdo para as redes sociais diretamente do Canva (em seu plano pago). Vale lembrar que a versão paga possui preços bastante acessíveis, mesmo para quem deseja investir pouco.

4. Buffer

O Buffer é uma ferramenta de gestão de redes sociais que permite planejar e agendar publicações para as principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest.

É possível utilizar essa ferramenta através de desktop ou de dispositivos móveis, além de poder vinculá-la com o Canva, Google Drive, OneDrive e Dropbox para o upload de imagens e outros arquivos, entre outros aplicativos e extensões.

Vale lembrar que a versão paga do Buffer possui muitos outros recursos e possibilita mais ações. Infelizmente, o plano gratuito da ferramenta não oferece nenhum tipo de análise, insights, relatórios de performance ou avaliações de engajamento.

Mas sua versão gratuita é vitalícia e com funcionalidades bastante úteis para quem está apenas começando.

Content Management System – CMS

Também chamados de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, CMSs são softwares que permitem que usuários com pouco ou nenhum conhecimento em criação de sites possam desenvolver o seu próprio site e administrá-lo facilmente, sem ter que lidar com programação.

Da mesma forma que programas como o Canva facilitam a criação de conteúdo para designers amadores, os CMSs proporcionam uma interface amigável e simples de entender. Com eles, é possível criar sites profissionais e blogs integrados.

5. WordPress

Falou em CMS, pensou em WordPress, a plataforma de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo preferida de 43% de todos os websites da internet, inclusive o da agência Tupiniquim.

Além de ter uma usabilidade incrível, o WordPress facilita as técnicas de otimização e SEO, possui diversos temas e plugins que melhoram outras funcionalidades, oferece design responsivo e com adaptações para todos os formatos de telas e dispositivos, pode ser integrado com outras ferramentas de marketing digital e — o mais importante — é gratuito e open source (código aberto).

Não é por acaso que muitos sites famosos utilizam o WordPress. Além de acessível, é uma plataforma de CMS extremamente eficaz. E mesmo que você resolva desenvolver o seu site com uma agência especialista em criação de sites em WordPress, poderá administrá-lo e publicar conteúdo em seu blog facilmente e sem depender de programação.

6. Joomla

O Joomla foi criado em 2005 com o objetivo de ser mais um CMS acessível para pessoas que não possuem conhecimentos de programação ou criação de sites.

Assim como o WordPress, o Joomla também é gratuito e open source, além de possuir diversas funcionalidades, templates e outros recursos pré-definidos, ainda que em menor número, se comparado a outros CMSs.

Apesar de ser uma excelente ferramenta, o Joomla é mais indicado para pessoas que já possuem algum conhecimento sobre desenvolvimento de sites, pois ele apresenta maior complexidade em sua interface.

Plataformas de anúncios

Tráfego pago é uma estratégia importante para as campanhas de performance, que focam em trazer resultados rápidos e manter a competitividade das empresas nos nichos em que elas estão inseridas.

Para gerar tráfego, que é o fluxo de visitantes em um site, por exemplo, é possível utilizar estratégias orgânicas ou investir em plataformas de anúncios pagos.

8. Facebook Ads

Outra plataforma de anúncios útil e bastante utilizada para campanhas de tráfego pago é o Facebook Ads.

Como você pode imaginar, o Facebook Ads é a plataforma gratuita para criação de campanhas de anúncios que são veiculados dentro do Facebook, que ainda é a rede social mais acessada do mundo, com quase 2 bilhões de acessos diários.

Assim como o Google Ads, a plataforma de anúncios do Facebook permite a criação de campanhas altamente segmentadas, variedade de formatos e investimento acessível.

Porém, justamente por não ser um buscador como o Google, o Facebook Ads foca em atingir pessoas com determinados interesses, mas que não necessariamente utilizam a rede social para fazer pesquisas.

Customer Relationship Management – CRM

CRM, em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente, são práticas utilizadas pelas empresas para acompanhar e gerenciar toda a comunicação e relacionamento com seus clientes.

Dessa forma, é possível antecipar problemas, estabelecer estratégias e meios de nutrir esse relacionamento e de captar novos clientes. No entanto, conforme sua base vai crescendo, vai ficando difícil manter esse controle.

Para automatizar certas ações e otimizar a manutenção do relacionamento com o cliente, surgiram as ferramentas de CRM. Conheça duas opções gratuitas a seguir.

9. Mailchimp

Originalmente uma ferramenta voltada para a estratégia de E-mail Marketing, o Mailchimp evoluiu e atualmente possui diversas funcionalidades, não ficando atrás de outras plataformas de automação de marketing.

Como inicialmente foi idealizado para pequenos e médios negócios, essa ferramenta de CRM e automação continua até hoje com a postura de manter planos com preços bastante acessíveis, incluindo, também, uma versão totalmente gratuita.

Indicada para quem está começando ou que ainda não possui orçamento para investir nos planos pagos, a versão gratuita do Mailchimp inclui:

  • Calendário de marketing;
  • Integrações com outros aplicativos;
  • Criação de pesquisas;
  • Gerenciamento via dispositivos móveis;
  • Ferramenta de criação e design;
  • Modelos de e-mails, entre outros.

10. HubSpot

A HubSpot é a empresa que consolidou a metodologia do Inbound Marketing. Atualmente, possui diversos softwares de automação de marketing que podem ser facilmente integrados a outras ferramentas, extensões e aplicativos.

Como parte de sua metodologia, a HubSpot disponibiliza a sua ferramenta de CRM com uma versão gratuita que possui recursos valiosos para empresas que ainda não investem nesse tipo de plataforma.

Algumas de suas funcionalidades são: relatórios detalhados, análises e insights de vendas, gerenciamento de funil de vendas, entre outros acompanhamentos.

Search Engine Optimization – SEO

Quem busca fazer crescer seus canais na internet de forma orgânica, precisa dominar as técnicas de SEO, ou Otimização para os Motores de Busca (Google, Bing, Yahoo!, entre outros). O objetivo de tais ações é possibilitar que sites sejam encontrados quando usuários pesquisarem por determinadas palavras-chave.

Quem trabalha com SEO sabe que isso nunca seria possível sem a utilização de ferramentas de pesquisa de palavras-chave, performance de sites e gerador de ideias de conteúdo.

11. Planejador de Palavras-Chave do Google

E eis que aparece mais uma ferramenta do Google que não poderia ficar de fora da nossa lista. Isso porque, além de gratuita, ela é essencial para quem busca escolher as melhores palavras-chave no Google Ads.

O Planejador de Palavras-Chave do Google está integrado ao Google Ads e surgiu com o propósito de auxiliar anunciantes da plataforma na criação e otimização de campanhas. Por isso, essa ferramenta dispõe de várias funcionalidades que buscam agilizar a busca das melhores palavras de acordo com as suas necessidades.

12. Ahrefs Webmaster Tools

O Ahrefs é uma ferramenta essencialmente paga, mas que possui uma versão gratuita com várias funcionalidades importantes para SEO. Se você possui um site, basta criar uma conta para ter acesso ao serviço, que é bastante completo.

O Ahrefs Webmaster Tool oferece relatórios sobre a performance de páginas, indicando problemas e outros erros que possam contribuir para o mau desempenho do site nos mecanismos de busca.

Além disso, a ferramenta mostra suas páginas de maior sucesso e quais são as principais palavras-chave para as quais você já está ranqueado. Dessa forma, você consegue definir palavras que devem ser reforçadas para que seu site ou página consiga se posicionar melhor nos buscadores.

13. AlsoAsked

AlsoAsked é uma ferramenta simples e que pode ser acessada através do navegador. Apesar de possuir outros recursos pagos e de ser em inglês, pode ser utilizada para fazer consultas simples em vários idiomas, incluindo o português do Brasil.

Assim como o próprio Google oferece um campo de “As pessoas também perguntam”, o AlsoAsked é ideal para encontrar perguntas relacionadas com determinadas palavras-chave, possibilitando que você crie conteúdos que abordam as principais dúvidas das pessoas usuárias e, consequentemente, aumentando suas chances de ser encontrado nos buscadores.

Conversion Rate Optimization – CRO

Conhecida em português como Otimização de Taxa de Conversão, ou CRO, é uma estratégia que busca potencializar as taxas de conversão de determinado site ou página.

As conversões podem ser vendas, cliques em banners, downloads de materiais ou testes gratuitos, entre outras ações que um visitante pode tomar ao acessar um site. Ao definir quais desses resultados são importantes para o seu negócio, o próximo passo será otimizar as suas taxas de conversão.

Para isso, você pode recorrer ao auxílio de algumas ferramentas. Confira duas excelentes opções a seguir.

14. Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta on-line que consegue fazer uma leitura do comportamento das pessoas usuárias em um site, como os pontos do site em que focam mais a atenção (mapa de calor), o que elas estão olhando mais, feedbacks sobre que elas podem estar sentido, entre outros.

Portanto, o objetivo dessa ferramenta é entender pelo que as pessoas mais se atraem quando acessam o seu site e, assim, poder identificar pontos de muito e de pouco interesse. Com esses dados em mãos, você poderá fazer melhorias de acordo com o comportamento avaliado, potencializando as chances de conversão.

Bastante utilizado por Designers de Produto e de Experiência do Usuário, o Hotjar é uma ferramenta valiosa e que, portanto, não é barata. Mas a boa notícia é que há um plano gratuito e vitalício que pode ser uma mão na roda para quem não pretende investir pesado ainda.

15. Google Optimize

Outra opção bastante conhecida para otimização de taxas de conversão é o Google Optimize. Apesar de ter uma versão paga, essa ferramenta também pode ser utilizada em sua versão totalmente gratuita. Com algumas limitações, claro.

Além de ser mais uma das ferramentas do Google que pode ser vinculada ao Google Analytics, o Google Optimize é útil para fazer testes A/B, entender o comportamento de usuários, melhorar a usabilidade, testes de conteúdo, criação de landing pages personalizadas para anúncios, entre outras ações voltadas para melhorar a sua taxa de CRO.

Utilize as ferramentas de marketing digital a seu favor

Como você já deve saber, existem muito mais do que 15 ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado. Infelizmente, uma boa parte delas não oferece planos gratuitos. Mas ainda assim, dependendo das necessidades da sua empresa, você pode fazer testes gratuitos, que é algo que muitas delas oferecem.

Mas se você ainda está apenas começando a investir em marketing digital, ou se ainda não tem o orçamento necessário para aplicar em tais ferramentas, deixamos aqui as nossas recomendações das melhores opções gratuitas disponíveis atualmente.

O mais importante é não deixar de incluir essas ferramentas no dia a dia da sua empresa. Muitas delas são eficazes para otimizar o trabalho e melhorar a execução de tarefas pelos colaboradores e colaboradoras da empresa. E isso, no final do dia, é essencial para a saúde do seu negócio.

E se precisar de uma ajuda extra, a Tupiniquim é uma agência de marketing digital com 11 anos de experiência. Oferecemos as melhores soluções em marketing para que você possa aumentar suas vendas e expandir seus negócios. Fale com a gente!

Este artigo foi útil para você? Aproveite e compartilhe com outras pessoas!

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas de marketing digital gratuitas:

1. Google Analytics
2. Google Search Console
3. Canva
4. Buffer
5. WordPress
6. Joomla
7. Google Ads
8. Facebook Ads
9. Mailchimp
10. HubSpot
11. Planejador de Palavras-Chave do Google
12. Ahrefs Webmaster Tools
13. AlsoAsked
14. Hotjar
15. Google Optimize

O que são as ferramentas de marketing digital?

As ferramentas de marketing digital são softwares capazes de automatizar determinadas ações de marketing e vendas, com o objetivo de otimizar o trabalho das equipes, seja no planejamento de estratégias, seja na aplicação delas.

Quais são as principais ferramentas de marketing?

As principais ferramentas de marketing digital são: ferramentas de desempenho e coleta de dados, criação e gestão de conteúdo, content management system (CMS), plataformas de anúncios, customer relationship management (CRM), search engine optimization (SEO) e conversion rate optimization (CRO).

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