Marketing de Conteúdo é uma das principais frentes do Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração. Mas o que é realmente e como utilizar essa estratégia? Aprenda agora!
Atualizado em 28 de julho de 2022
Não é segredo para ninguém que a forma de consumir produtos e serviços mudou. Consumidores já não aceitam qualquer coisa e usam as redes sociais e outros ambientes para se manifestarem sobre as marcas, seja para bem ou para mal.
Com esse novo comportamento para lidar, o Marketing não poderia continuar seguindo o mesmo, utilizando as estratégias tradicionais de abordagens de clientes, que conhecemos como Outbound Marketing.
Nesse cenário, as estratégias de Inbound Marketing, comumente chamado de marketing de atração, vem ganhando cada vez mais força. E dentro dessa estratégia, o Marketing de Conteúdo se destaca, tornando-se uma peça chave para o crescimento das empresas.
Mas o que é Marketing de Conteúdo? Como fazê-lo e utilizá-lo eficazmente para trazer novas oportunidades de negócios para a sua marca?
A Tupiniquim é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista no assunto e, por isso, vamos compartilhar nosso conhecimento e responder a essas e outras perguntas neste artigo. Vem com a gente!
Confira o que você vai ler sobre Marketing de Conteúdo:
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair determinado público para conhecer produtos ou serviços de forma espontânea. Para isso, a marca promove conteúdo educativo e relevante, e que atraia o interesse genuíno de seu público-alvo.
O objetivo? Tornar a marca uma referência na mente desse público de forma sutil e gradativa. Dessa forma, quando ele estiver pronto e confiante o suficiente, se tornará um cliente real da marca.
A ideia de educar as pessoas, visando prepará-las melhor para a compra pode parecer algo novo. Principalmente se pensarmos no conceito de Inbound Marketing, que surgiu como metodologia em 2004, através dos fundadores da HubSpot, Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Mas muitos anos antes da HubSpot e até mesmo da internet, algumas empresas já haviam tido iniciativas de criar materiais que não falassem explicitamente de seus produtos, mas que gerassem a necessidade espontânea por eles.
Um exemplo famoso disso é o clássico guia Michelin. Após fundarem a sua empresa de pneus em 1889 na França, os irmãos Michelin perceberam que precisavam fazer algo além para incentivar as pessoas a comprarem carros e, consequentemente, utilizarem pneus.
Com isso em mente, surgiu o guia Michelin, que inicialmente possuía várias informações focadas em auxiliar motoristas, como dicas de como trocar pneus, mapas, localizações de postos para abastecimento, locais para estadia e restaurantes.
A partir daí, o guia não só servia como um item de valor para as pessoas, como também as incentivava a adquirir o produto da marca Michelin. E só como um lembrete, apesar de algumas mudanças em seu conteúdo, o guia existe até hoje, assim como a marca Michelin.
Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são dois conceitos que podem causar alguma confusão, pois, ao pesquisar sobre o significado de cada um, as explicações são geralmente parecidas.
O primeiro, Marketing de Conteúdo, você já sabe o que é. Vamos, então, entender melhor o que é o segundo:
Inbound Marketing é uma metodologia que visa construir um relacionamento forte e duradouro entre marca e público, por meio de ações que o ajude a atingir seus objetivos e a alcançar sucesso em suas escolhas.
A ideia por trás disso é colocar as necessidades desse público no centro de tudo, ao invés de focar somente no produto ou serviço oferecido. Dessa forma, ao se sentir devidamente valorizado pela marca, o público cria uma conexão natural com ela.
O resultado disso é uma marca que vira referência e que, além de clientes, conquista fãs que irão não somente adquirir seus produtos, como também serão seus promotores e defensores naturais.
Pense nisso. Com certeza você deve ter uma ou mais marcas que, independentemente do preço, você confia e recomenda para outras pessoas.
Procure refletir em como essas marcas conquistaram você e entenderá melhor como o Inbound Marketing funciona.
Estratégias de Inbound Marketing
De acordo com a metodologia do HubSpot, dentro do Inbound Marketing, existem 3 estratégias fundamentais, são elas:
- Atrair: é aqui que entra o Marketing de Conteúdo e as técnicas de SEO. Através da criação de conteúdo de qualidade, como blog posts, publicações em redes sociais, vídeos, podcasts e materiais gratuitos, você conseguirá atrair a atenção das pessoas que deseja alcançar.
- Engajar: esse é o momento de mostrar que, mais que um produto, sua marca vende uma solução para os problemas do público-alvo. Isso é feito por meio da comunicação da sua empresa com o público-alvo, seja por e-mails, chamadas telefônicas, ou qualquer outro canal utilizado pelo público para entrar em contato com você.
- Encantar: essa estratégia é voltada para garantir a satisfação do cliente após a aquisição do produto ou serviço da sua marca. Ela envolve equipes de pós-vendas, que irão auxiliar clientes a terem o máximo proveito do que foi adquirido. Além disso, conseguir feedbacks, fazer pesquisas de satisfação e manter o canal de comunicação entre marca e cliente sempre aberto também fazem parte dessa estratégia.
Como você pode perceber, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias (atrair, engajar e encantar), e o Marketing de Conteúdo está dentro desse conjunto.
Podemos dizer, no entanto, que para começar a colocar as estratégias de Inbound em prática, deve-se começar pelo Marketing de Conteúdo. O conteúdo é o que move todo o restante, pois sem ele, não há como atrair, engajar e muito menos encantar.
Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?
Se vamos apostar em uma estratégia, é bom saber o que vamos ganhar com ela, certo? Afinal, a ideia por trás do Marketing de Conteúdo é atraente, mas sem conhecer seus benefícios, o estímulo para colocá-lo em prática será mínimo.
Então, dê uma boa olhada em alguns dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo:
Maior geração de leads
Ao criar conteúdo para a sua persona, que é um personagem fictício que representa o cliente que seu produto ou serviço deseja alcançar, você possibilita que ela encontre sua marca a partir desse conteúdo, que é relevante e atrativo para ela.
Quando a persona interage com o seu conteúdo, seja em blog posts ou postagens em redes sociais, abre-se um canal de comunicação entre a marca e a persona. Ou seja, ela passa a ser um lead que entrará para a sua base de contatos.
Mais tráfego orgânico para seu site
Ao produzir conteúdo de forma estratégica em seu site, levando em conta as técnicas de SEO e experiência do usuário, você aumenta consideravelmente as chances de seu site aparecer nas primeiras posições da página de resultados dos buscadores.
Aumentando a visibilidade do seu site, você também aumenta o tráfego orgânico nele. Isso significa um número maior de acessos de forma espontânea e sem envolver gastos com links patrocinados.
Melhora a Consciência de Marca
Ao criar conteúdo que alinhe seus produtos ou serviços com o que as pessoas buscam na internet, você ajudará a colocar a sua marca em destaque para elas. Se elas ainda não a conheciam, passam a conhecer. Se já conheciam, passam a reconhecer cada vez mais.
Isso significa que o Marketing de Conteúdo ajudará no seu Brand Awareness, também conhecido como Consciência de Marca, que é uma métrica de Branding que avalia o quanto sua marca é reconhecida e lembrada pelo público-alvo.
Investimento duradouro
Fazer conteúdo de qualidade e com consistência não sai de graça. Obviamente, para garantir que o melhor possível seja entregue e que a reputação da sua marca só cresça, é necessário investir em pessoas e ferramentas para a criação de conteúdo.
Mas ao publicar seu conteúdo na internet, ele sempre ficará lá. Artigos em blogs, por exemplo, podem ser lidos muitas vezes mesmo depois de algum tempo de suas publicações. Assim, o investimento que é feito uma vez, rende frutos por muito tempo.
Menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Falando em investimento, a produção de conteúdo também ajuda a diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC), que é uma métrica usada para medir o quanto a empresa investe em ações de marketing para conseguir novos clientes.
Diferentemente de campanhas em mídias pagas, que utilizam plataformas de anúncios como o Google Ads e o Facebook Ads, e que demandam um valor maior de investimento, a produção de conteúdo é menos custosa. Isso possibilita um CAC menor.
Mais autoridade para a marca
Quanto mais a sua marca se faz presente no dia a dia de seu público-alvo, por meio de conteúdo enriquecedor e que agregue para a vida das pessoas, mais autoridade no assunto ela mostra.
Quando uma marca cria tal autoridade, ela vira referência no mercado. E aí, é como falamos um pouco acima: mais que clientes, você gera fãs. Fãs que irão ajudar a promover a sua marca, recomendando-a para outras pessoas.
Gera mais vendas
É claro que essa é a grande meta de todo negócio: vendas. E nesse ponto crucial, o Marketing de Conteúdo também é essencial.
Afinal de contas, o objetivo de produzir conteúdo é justamente informar e educar melhor o público-alvo das soluções que a sua marca oferece. Assim, de posse das informações que precisa, as pessoas se sentirão mais seguras para realizarem a compra.
Conforme você explora todas as possibilidades do Marketing de Conteúdo, mais benefícios terá para o seu negócio. Mas é válido lembrar que os resultados não chegam da noite para o dia e que é preciso planejamento.
Mas como fazer Marketing de Conteúdo?
Agora que conceito e benefícios do Marketing de Conteúdo já ficaram claros, chegou o momento de pensarmos em como colocar essa estratégia em prática.
Veja 7 passos para seguir e começar a tirar o seu planejamento de Marketing de Conteúdo do plano das ideias:
1. Defina metas e objetivos
Começar traçando as metas e objetivos da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é o que norteará os passos restantes do processo. Afinal, fica mais fácil planejar algo quando se sabe primeiro o que quer alcançar.
Alguns exemplos de objetivos podem ser:
- Aumentar a visibilidade da sua marca;
- Ganhar autoridade e reputação no seu nicho;
- Gerar leads qualificados;
- Aumentar o engajamento do público com a sua marca, etc.
2. Elabore a persona do seu negócio
Antes de começar a criar conteúdo, é preciso pensar para quem ele será feito. E não, não estamos falando apenas do seu público-alvo.
A persona, como já mencionamos brevemente, é a representação do seu cliente ideal. Apesar de ser uma personagem fictícia, para defini-la é necessário fazer pesquisas com clientes reais.
Ao traçar as dores e necessidades comuns desses clientes, você conseguirá elaborar quem é a persona do seu negócio.
Caso sua marca seja nova no mercado e você ainda não possua clientes, a dica é fazer uma persona baseada nos perfis que você imagina como sendo os de clientes ideias, levando em conta seu nicho e (por que não?) a sua concorrência.
3. Determine as KPIs
As KPIs, também chamadas em português de indicadores-chave de performance, são métricas que mostram o quanto suas ações de Marketing de Conteúdo estão sendo efetivas.
Essas métricas ajudam o time de conteúdo a entender quais mudanças podem ser feitas e onde devem ser feitas na estratégia. Alguns exemplos são:
- Número de acessos ao site;
- Taxa de rejeição;
- Taxa de conversão;
- Número de visualizações, curtidas e compartilhamentos;
- Número de downloads;
- Geração de leads;
- Número de seguidores e inscritos;
- Tempo na página, entre outros.
Você pode escolher essas ou outras métricas, mas o mais importante é garantir que elas sejam fáceis de acompanhar e entender, e que não representem somente números vazios de significado, como, por exemplo, ter tantos mil seguidores, porém zero engajamento.
4. Escolha o formato do conteúdo
O Marketing de Conteúdo oferece uma infinidade de formatos de conteúdo que você pode trabalhar, sendo que os exemplos mais comuns são:
- Blog posts;
- Newsletters;
- E-books e Whitepapers;
- Webinars;
- Vídeos;
- Podcasts;
- Postagens em redes sociais;
- Infográficos;
- Kits e materiais gratuitos.
Apesar de existirem várias possibilidades, é importante se concentrar somente nas que fazem sentido para o seu negócio e que estejam dentro das possibilidades da sua equipe de conteúdo.
5. Escolha as ferramentas
No mundo do marketing digital, o que não faltam são ferramentas. Para Marketing de Conteúdo é a mesma coisa.
Desde que seja algo possível para o seu negócio, estude a possibilidade de trabalhar com ferramentas de CMS, automatização de marketing, SEO e de gestão de redes sociais.
Confira algumas opções:
- WordPress (para criação de sites e blogs);
- RD Station (para automação e e-mail marketing);
- Ubersuggest (SEO e ideias de conteúdo);
- mLabs (gestão de redes sociais).
Além dessas, vale conferir também as ferramentas gratuitas do Google, como o Google Analytics e o Google Search Console.
6. Faça um calendário de publicações
Algo que é crucial no Marketing de Conteúdo, não importando qual canal você utilize para as suas publicações, é a frequência delas.
Mais importante do que ter várias postagens por dia (que, em alguns casos, pode ser mais danoso do que benéfico), é ter um ritmo de publicações que fique evidente para a sua audiência. Como, por exemplo, postar sempre em determinados dias da semana e horários.
Para essa corrente não se quebrar, faça um calendário de publicações e separe temas com antecedência, para que a equipe de conteúdo consiga estar sempre um passo à frente, e assim evitar atrasos e problemas com as publicações.
7. Mensure resultados
Sempre há um momento de parar e analisar tudo o que foi obtido com as ações realizadas. Use seus KPIs aqui para entender como sua campanha de Marketing de Conteúdo está desempenhando.
A partir desses resultados, será mais fácil separar as ações que estão sendo efetivas das que não estão. Com isso, novas estratégias poderão ser formadas.
Leia também: 10 KPIs de SEO: Saiba quais Você deve Acompanhar
7 Dicas para um Marketing de Conteúdo eficaz
Que o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia e que traz resultados contínuos, nós sabemos. Mas o que mais podemos fazer para nos diferenciar e trazer conteúdos realmente significativos e de valor para nosso público-alvo?
Aqui vão algumas dicas finais para ajudar você nessa missão!
1. Quantidade x Qualidade
Nunca coloque a quantidade acima da qualidade do seu conteúdo. É melhor fazer conteúdos menores ou mais espaçados durante a semana, do que fazer qualquer coisa somente para postar várias vezes ao dia.
2. Metas plausíveis e alcançáveis
Dê um passo para trás e confira o número de profissionais que você tem a sua disposição para criar conteúdo. A partir daí, defina o que cada pessoa ficará encarregada, levando em conta metas plausíveis e alcançáveis.
Apesar de existirem muitas possibilidades dentro do Marketing de Conteúdo, isso não significa que sua empresa precisa abraçar todas. Prefira sempre fazer algumas, mas bem feitas, do que todas, mas mal feitas.
3. Evite estar em todos os lugares
Falando em possibilidades, a internet não para, e cada vez mais surgem novas redes sociais e sites. No final das contas, são muitos ambientes online diferentes para lidar.
Apesar disso, você não precisa estar em todos. Na verdade, dificilmente todos eles farão sentido para o seu negócio. O TikTok pode fazer sentido para marcas de roupas, por exemplo. Mas para pessoas da área de advocacia, talvez nem tanto.
4. Atente-se ao seu público-alvo
O mais importante não é estar em todos os lugares, mas estar onde seu público está. Antes de escolher quais as redes sociais que irá trabalhar, faça uma pesquisa para determinar a presença ou não do público que você quer atingir, na rede social escolhida.
5. Considere as diferenças de cada ambiente
Querer aproveitar o mesmo conteúdo para distribuir em vários ambientes diferentes pode parecer tentador, mas é pouco eficiente.
Blogs, sites, e cada rede social possuem estilos próprios e que exigem formatos próprios também. Compare Twitter e Instagram e você verá que o primeiro predomina mensagens curtas e conteúdo mais textual. Já o segundo, é mais visual, focando em imagens e vídeos.
Da mesma forma, verifique como as pessoas se comunicam em cada um desses ambientes e tente adequar o seu conteúdo ao máximo.
6. Incentive as interações nas redes sociais
As redes sociais são excelentes para gerar engajamento e interação entre marca e público. Por isso, fique de olho em comentários, mensagens diretas e qualquer manifestação do seu público, respondendo sempre que possível.
Além de ajudar no relacionamento com clientes e potenciais clientes, boas ideias de conteúdo podem sair dessas interações.
7. Acompanhe a concorrência
É sempre bom ficar de olho no que sua concorrência está fazendo. Não para copiar, mas para saber o que você pode fazer de melhor. Se inspire nas ideias da “vizinhança” e crie novas e ainda mais inspiradoras.
3 Exemplos de Marketing de Conteúdo
Por falar em inspirar, agora que você já sabe tudo sobre Marketing de Conteúdo, separamos 3 exemplos de empresas que já investem nessa estratégia para você aprender na prática como ela normalmente é aplicada. Confira!
1. Granado Pharmácias
A Granado é uma marca tradicional de cosméticos, fundada em 1870 no Rio de Janeiro, por José Antônio Coxito Granado. Atualmente, com lojas no Brasil e em outros países, a empresa desenvolve sua comunicação e brand awareness por meio de redes sociais e também através do podcast quinzenal “Um Papo Beleza”.
Trazendo assuntos sobre beleza, cuidados, saúde e outros, o podcast acaba sendo uma ótima forma de entregar um conteúdo de valor não somente para clientes da marca, como também para qualquer pessoa que se interessa por esses temas.
2. Ponto
Ponto, até pouco tempo atrás conhecida como Ponto Frio, é uma varejista brasileira atuante no mercado desde 1946. Para se atualizar às novas tendências e se ajustar ao seu público-alvo, a marca passou recentemente por um grande rebranding, alterando desde identidade visual até o nome.
E, para completar essa transformação, a Ponto utiliza as redes sociais para trazer seus produtos de uma forma diferente, utilizando memes e seu mascote Pin para divulgar a marca e seus produtos.
Para gerar engajamento, além de consciência de marca, a Ponto usa o Marketing de Conteúdo como forma de entreter as pessoas. Dessa forma, ela também consegue incentivar o compartilhamento e a geração de conteúdo UGC (conteúdo gerado pelo usuário).
3. Tapps Games
O LinkedIn, apesar de ser uma rede social profissional e, por isso, bastante utilizada como ponte entre profissionais e empresas, também é muito forte para estratégias de marketing digital, como a prospecção B2B, campanhas de anúncios e, como não poderia deixar de faltar, marketing de conteúdo.
Uma das empresas que vem utilizando essa rede social para, além de divulgação de vagas, gerar brand awareness é a Tapp Games, uma desenvolvedora de games mobile existente no mercado desde 2010.
Através do LinkedIn, a empresa consegue se promover de outras formas, trazendo conteúdo que engaje e que chame a atenção de profissionais, gamers e outras empresas.
Quer ver mais exemplos de como outras marcas estão utilizando o Marketing de Conteúdo a seu favor? Confira nosso artigo 8 Exemplos de Marketing de Conteúdo para Você se Inspirar e veja mais ideias dessa estratégia aplicada na prática.
Conquiste fãs com o Marketing de Conteúdo
Apesar da internet e do avanço da tecnologia estarem provocando mudanças na forma como nós interagimos e nos relacionamos com as marcas, exemplos de Marketing de Conteúdo como o guia Michelin do início do século 20, mostram que a ideia de atrair as pessoas de forma espontânea já é antiga e que a motivação para isso vem de algo além da tecnologia.
A metodologia do Inbound Marketing e, por assim dizer, do Marketing de Conteúdo, trata-se de trazer de volta o lado humano na equação, considerando suas necessidades e dores, e oferecendo soluções ao invés de produtos.
Criar conteúdo pode não ser uma tarefa fácil, e exige tempo e trabalho constante. Mas se seguir nossas dicas e manter-se firme nos objetivos do seu negócio, colherá grandes resultados com o tempo. E o mais importante: conquistará fãs da sua marca.
E se precisar de ajuda, lembre-se que a Tupiniquim é uma Agência de Marketing de Conteúdo e está aqui para ajudar você em suas estratégias. Fale com a gente!
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Dúvidas Frequentes
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair determinado público para conhecer produtos ou serviços de forma espontânea. Para isso, a marca promove conteúdo educativo e relevante, e que atraia o interesse genuíno de seu público-alvo.
Como fazer Marketing de Conteúdo?
Faça um planejamento que inclua: os objetivos que sua marca deseja alcançar, sua persona, KPIs, formatos de conteúdo que deseja trabalhar, ferramentas de marketing, calendário de publicações e períodos de mensuração de resultados.
Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?
Dentre os vários benefícios do Marketing de Conteúdo, podemos destacar: maior geração de leads, mais tráfego orgânico, mais vendas, melhor brand awareness, menor custo de aquisição de clientes e mais autoridade para a marca no mercado.