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Além de entender a demanda do mercado, o Marketing de Conteúdo fortalece a relação empresa-cliente, ampliando sua visibilidade digital.

Atualizado em 26 de abril de 2024

Não é segredo para ninguém que a forma de consumir produtos e serviços mudou, consumidores já não aceitam qualquer coisa e usam as redes sociais e outros ambientes para se manifestarem sobre as marcas, seja para bem ou para mal.

Com esse novo comportamento para lidar, o marketing digital não poderia continuar seguindo o mesmo, utilizando as estratégias tradicionais de abordagens de clientes, que conhecemos como Outbound Marketing.

Nesse cenário, as estratégias de Inbound Marketing, habitualmente chamado de Marketing de Atração, vem ganhando cada vez mais força. E dentro dessa estratégia, o Marketing de Conteúdo se destaca, tornando-se uma peça-chave para o crescimento das empresas. 

Mas como utilizá-lo eficazmente para trazer novas oportunidades de negócios para a sua marca? A Tupiniquim é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista no assunto e, por isso, vamos compartilhar nosso conhecimento e responder a essas e outras perguntas neste artigo. Vem com a gente!

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair determinado público para conhecer produtos ou serviços de forma espontânea. Para isso, a marca promove conteúdo educativo e relevante, e que atraia o interesse genuíno de seu público-alvo.

O objetivo? Tornar a marca uma referência na mente desse público de forma sutil e gradativa. Dessa forma, quando ele estiver pronto e confiante o suficiente, se tornará um cliente real da marca.

A ideia de educar as pessoas, visando prepará-las melhor para a compra, pode parecer algo novo. Principalmente se pensarmos no conceito de Inbound Marketing, que surgiu como metodologia em 2004, através dos fundadores da HubSpot, Brian Halligan e Dharmesh Shah. 

Mas muitos anos antes da HubSpot e até mesmo da internet, algumas empresas já haviam tido iniciativas de criar materiais que não falassem explicitamente de seus produtos. Um exemplo famoso disso é o clássico guia Michelin. 

Após fundarem a sua empresa de pneus em 1889 na França, os irmãos Michelin perceberam que precisavam fazer algo além para incentivar as pessoas a comprarem carros e, consequentemente, utilizarem pneus.

Com isso em mente, surgiu o guia Michelin, que inicialmente possuía várias informações focadas em auxiliar motoristas, como dicas de como trocar pneus, mapas, localizações de postos para abastecimento, locais para estadia e restaurantes.

A partir daí, o guia não só servia como um item de valor para as pessoas, como também as incentivava a adquirir o produto da marca Michelin. E só como um lembrete, apesar de algumas mudanças em seu conteúdo, o guia existe até hoje, assim como a marca Michelin.

Um exemplo contemporâneo desse modelo é a Electi. Dentro do blog do seu site, os visitantes têm acesso a uma gama de conteúdos relacionados ao universo da empresa, cuidadosamente elaborados para oferecer informações valiosas e envolver os leitores. 

A estratégia feita pela Tupiniquim não apenas gera tráfego orgânico para o site, mas também impulsiona a posição da Electi nos resultados de busca, estabelecendo-a gradualmente como uma autoridade no assunto aos olhos dos usuários

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são dois conceitos que podem causar confusão, pois ao pesquisar sobre o significado de cada um, as explicações são geralmente parecidas.

O Marketing de Conteúdo: como já conhecemos, concentra-se na criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, envolver e converter um público-alvo. 

Inbound Marketing: é uma metodologia que visa construir um relacionamento forte e duradouro entre marca e público, por meio de ações que o ajude a atingir seus objetivos e a alcançar sucesso em suas escolhas.

A ideia por trás disso é colocar as necessidades desse público no centro de tudo, ao invés de focar somente no produto ou serviço oferecido. Dessa forma, ao se sentir devidamente valorizado, o público cria uma conexão natural com ela.

O resultado disso é uma marca que vira referência e que, além de clientes, conquista fãs que irão não somente adquirir seus produtos, como também serão seus promotores e defensores naturais.

Pense nisso. Com certeza você deve ter uma ou mais marcas que, independentemente do preço, você confia e recomenda para outras pessoas.Procure refletir em como essas marcas conquistaram você e entenderá melhor como o Inbound Marketing funciona.

Estratégias de Inbound Marketing

De acordo com a metodologia do HubSpot, dentro do Inbound Marketing, existem 3 estratégias fundamentais, são elas:

  1. Atrair: é aqui que entra o Marketing de Conteúdo e as técnicas de SEO. Através da criação de conteúdo de qualidade, como blog posts, publicações em redes sociais, vídeos, podcasts e materiais gratuitos, você conseguirá atrair a atenção das pessoas que deseja alcançar;
  2. Engajar: esse é o momento de mostrar que, mais que um produto, sua marca vende uma solução para os problemas do público-alvo. Isso é feito por meio da comunicação da sua empresa com o público-alvo, seja por e-mails, chamadas telefônicas, ou qualquer outro canal utilizado pelo público;
  3. Encantar: essa estratégia é voltada para garantir a satisfação do cliente após a aquisição do produto ou serviço da sua marca. Ela envolve equipes de pós-venda, que irão auxiliar clientes a terem o máximo proveito do que foi adquirido.

Como você pode perceber, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias (atrair, engajar e encantar), e o Marketing de Conteúdo está dentro desse conjunto.

Podemos dizer, no entanto, que para começar a colocar as estratégias de Inbound em prática, deve-se começar pelo Marketing de Conteúdo. O conteúdo é o que move todo o restante, pois sem ele, não há como atrair, engajar e muito menos encantar.

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Se vamos apostar em uma estratégia, é bom saber o que ganharemos com ela, certo? Afinal, a ideia por trás do Marketing de Conteúdo é atraente, mas sem conhecer seus benefícios, o estímulo para colocá-lo em prática será mínimo.

Maior geração de leads

Ao criar conteúdo para a sua persona, você possibilita que ela encontre sua marca a partir dele, que é relevante e atrativo para ela.

Quando a persona interage com o seu conteúdo, seja em blog posts ou postagens em redes sociais, abre-se um canal de comunicação entre a marca e a persona. Ou seja, ela passa a ser um lead que entrará para a sua base de contatos.

Mais tráfego orgânico para seu site

Ao produzir conteúdo de forma estratégica em seu site, levando em conta as técnicas de SEO e experiência do usuário, você aumenta consideravelmente as chances de seu site aparecer nas primeiras posições da página de resultados dos buscadores.

Aumentando a visibilidade do seu site, você também aumenta o tráfego orgânico nele. Isso significa um número maior de acessos de forma espontânea e sem envolver gastos com links patrocinados.

Melhora a consciência de marca

Ao criar conteúdo que alinhe seus produtos ou serviços com o que as pessoas buscam na internet, você ajudará a colocar a sua marca em destaque para elas. Se elas ainda não a conheciam, passam a conhecer. Se já conheciam, passam a reconhecer cada vez mais.

Isso significa que o Marketing de Conteúdo ajudará no seu Brand Awareness, também conhecido como consciência de marca, que é uma métrica de Branding que avalia o quanto sua marca é reconhecida e lembrada pelo público-alvo.

Investimento duradouro

Fazer conteúdo de qualidade e com consistência não sai de graça. Obviamente, para garantir que o melhor possível seja entregue e que a reputação da sua marca só cresça, é necessário investir em pessoas e ferramentas para a criação de conteúdo.

Mas ao publicar seu conteúdo na internet, ele sempre ficará lá. Artigos em blogs, por exemplo, podem ser lidos muitas vezes mesmo depois de algum tempo de suas publicações. Assim, o investimento que é feito uma vez, rende frutos por muito tempo.

Menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Falando em investimento, a produção de conteúdo também ajuda a diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC), que é uma métrica usada para medir o quanto a empresa investe em ações de marketing para conseguir novos clientes.

Diferentemente de campanhas em mídias pagas, que utilizam plataformas de anúncios como o Google Ads e o Facebook Ads, e que demandam um valor maior de investimento, a produção de conteúdo é menos custosa. Isso possibilita um CAC menor.

Mais autoridade para a marca

Quanto mais a sua marca se faz presente no dia a dia de seu público-alvo, por meio de conteúdo enriquecedor e que agregue para a vida das pessoas, mais autoridade no assunto ela mostra.

Quando uma marca cria tal autoridade, ela vira referência no mercado. E aí, é como falamos um pouco acima: mais que clientes, você gera fãs. Fãs que irão ajudar a promover a sua marca, recomendando-a para outras pessoas.

Gera mais vendas

É claro que essa é a grande meta de todo negócio: vendas, e nesse ponto crucial, o Marketing de Conteúdo também é essencial.

Afinal de contas, o objetivo de produzir conteúdo é justamente informar e educar melhor o público-alvo das soluções que a sua marca oferece. Assim, de posse das informações que precisa, as pessoas se sentirão mais seguras para realizarem a compra.

Conforme você explora todas as possibilidades do Marketing de Conteúdo, mais benefícios terá para o seu negócio. Mas é válido lembrar que os resultados não chegam da noite para o dia e que é preciso planejamento.

Mas como fazer Marketing de Conteúdo  na prática?

Agora que conceito e benefícios do Marketing de Conteúdo já ficaram claros, chegou o momento de pensarmos em como colocar essa estratégia em prática.

Veja 7 passos para seguir e começar a tirar o seu planejamento de Marketing de Conteúdo do plano das ideias:

1. Defina metas e objetivos

Começar traçando as metas e objetivos da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é o que norteará os passos restantes do processo. Afinal, fica mais fácil planejar algo quando se sabe primeiro o que quer alcançar.

Alguns exemplos de objetivos podem ser:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca;
  • Ganhar autoridade e reputação no seu nicho;
  • Gerar leads qualificados;
  • Aumentar o engajamento do público com a sua marca, etc.

2. Elabore a persona do seu negócio

Antes de começar a criar conteúdo, é preciso pensar para quem ele será feito. E não, não estamos falando apenas do seu público-alvo.

A persona, como já mencionamos brevemente, é a representação do seu cliente ideal. Apesar de ser uma personagem fictícia, para defini-la é necessário fazer pesquisas com clientes reais. Ao traçar as dores e necessidades comuns desses clientes, você conseguirá elaborar quem é a persona do seu negócio.

Caso sua marca seja nova no mercado e você ainda não possua clientes, a dica é fazer uma persona baseada nos perfis que você imagina como sendo os de clientes ideias, levando em conta seu nicho e (por que não?) a sua concorrência.

3. Determine as KPIs

As KPIs, também chamadas em português de indicadores-chave de performance, são métricas que mostram o quanto suas ações de Marketing de Conteúdo estão sendo efetivas.

Essas métricas ajudam o time de conteúdo a entender quais mudanças podem ser feitas e onde devem ser feitas na estratégia. Alguns exemplos são:

  • Número de acessos ao site;
  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de conversão;
  • Número de visualizações, curtidas e compartilhamentos;
  • Número de downloads;
  • Geração de leads;
  • Número de seguidores e inscritos;
  • Tempo na página, entre outros.

Você pode escolher essas ou outras métricas, mas o mais importante é garantir que elas sejam fáceis de acompanhar e entender, e que não representem somente números vazios de significado, como, por exemplo, ter tantos mil seguidores, porém zero engajamento.

4. Escolha o formato do conteúdo

O Marketing de Conteúdo oferece uma infinidade de formatos de conteúdo que você pode trabalhar, sendo que os exemplos mais comuns são:

  • Blog posts;
  • Newsletters;
  • E-books e Whitepapers;
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Postagens em redes sociais;
  • Infográficos;
  • Kits e materiais gratuitos.

Apesar de existirem várias possibilidades, é importante se concentrar somente nas que fazem sentido para o seu negócio e que estejam dentro das possibilidades da sua equipe de conteúdo.

5. Escolha as ferramentas

No mundo do Marketing Digital, o que não faltam são ferramentas. Para o Marketing de Conteúdo é a mesma coisa.

Desde que seja algo possível para o seu negócio, estude a possibilidade de trabalhar com ferramentas de CMS, automatização de marketing, SEO e de gestão de redes sociais.

Confira algumas opções:

Além dessas, vale conferir também as ferramentas gratuitas do Google, como o Google Analytics e o Google Search Console.

6. Faça um calendário de publicações

Algo que é crucial não importando qual canal você utilize para as suas publicações, é a frequência delas.

Mais importante do que ter várias postagens por dia (que, em alguns casos, pode ser mais danoso do que benéfico), é ter um ritmo de publicações que fique evidente para a sua audiência. Como, por exemplo, postar sempre em determinados dias da semana e horários.

Para essa corrente não se quebrar, faça um calendário de publicações e separe temas com antecedência, para que a equipe de conteúdo consiga estar sempre um passo à frente, e assim evitar atrasos e problemas com as publicações.

7. Utilize um CRM

Um CRM (Customer Relationship Management) oferece diversas vantagens. Ele permite segmentar o público com base em comportamento, histórico e interações, possibilitando personalização das mensagens. 

A integração com outras ferramentas de marketing, como plataformas de automação e análise web, proporciona uma experiência integrada e coesa, resultando em estratégias mais direcionadas e eficientes.

Além disso, facilita o gerenciamento de leads ao acompanhar seu ciclo de vida, nutrindo-os com conteúdo relevante em cada etapa do funil de vendas. As análises de desempenho detalhadas que fornecem sobre o sucesso das campanhas, permitem ajustes para melhorar o retorno sobre o investimento. 

8. Mensure resultados

Sempre há um momento de parar e analisar tudo o que foi obtido com as ações realizadas. Use seus KPIs aqui para entender como sua campanha de Marketing de Conteúdo está desempenhando.

A partir desses resultados, será mais fácil separar as ações que estão sendo efetivas das que não estão. Com isso, novas estratégias poderão ser formadas.

7 Dicas para um Marketing de Conteúdo eficaz

Que o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia e que traz resultados contínuos, nós sabemos. Mas o que mais podemos fazer para nos diferenciar e trazer conteúdos realmente significativos e de valor para nosso público-alvo?

Aqui vão algumas dicas finais para ajudar você nessa missão!

1. Quantidade x Qualidade

Nunca coloque a quantidade acima da qualidade do seu conteúdo. É melhor fazer conteúdos menores ou mais espaçados durante a semana, do que fazer qualquer coisa somente para postar várias vezes ao dia.

2. Metas plausíveis e alcançáveis

Dê um passo para trás e confira o número de profissionais que você tem a sua disposição para criar conteúdo. A partir daí, defina o que cada pessoa ficará encarregada, levando em conta metas plausíveis e alcançáveis.

Apesar de existirem muitas possibilidades dentro do Marketing de Conteúdo, isso não significa que sua empresa precisa abraçar todas. Prefira sempre fazer algumas, mas bem feitas, do que todas, mas mal feitas.

3. Evite estar em todos os lugares

Falando em possibilidades, a internet não para, e cada vez mais surgem novas redes sociais e sites. No final das contas, são muitos ambientes online diferentes para lidar.

Apesar disso, você não precisa estar em todos. Na verdade, dificilmente todos eles farão sentido para o seu negócio. O TikTok pode fazer sentido para marcas de roupas, por exemplo. Mas para pessoas da área de advocacia, talvez nem tanto.

4. Atente-se ao seu público-alvo

O mais importante não é estar em todos os lugares, mas estar onde seu público está. Antes de escolher quais as redes sociais que irá trabalhar, faça uma pesquisa para determinar a presença ou não do público que você quer atingir, na rede social escolhida.

5. Considere as diferenças de cada ambiente

Querer aproveitar o mesmo conteúdo para distribuir em vários ambientes diferentes pode parecer tentador, mas é pouco eficiente.

Blogs, sites e cada rede social possuem estilos próprios e que exigem formatos próprios também. Compare Twitter e Instagram e você verá que o primeiro predomina mensagens curtas e conteúdo mais textual. Já o segundo, é mais visual, focando em imagens e vídeos.

Da mesma forma, verifique como as pessoas se comunicam em cada um desses ambientes e tente adequar o seu conteúdo ao máximo.

6. Incentive as interações nas redes sociais

As redes sociais são excelentes para gerar engajamento e interação entre marca e público. Por isso, fique de olho em comentários, mensagens diretas e qualquer manifestação do seu público, respondendo sempre que possível.

Além de ajudar no relacionamento com clientes e potenciais clientes, boas ideias de conteúdo podem sair dessas interações.

7. Acompanhe a concorrência

É sempre bom ficar de olho no que sua concorrência está fazendo. Não para copiar, mas para saber o que você pode fazer de melhor. Se inspire nas ideias da “vizinhança” e crie novas e ainda mais inspiradoras.

4 Exemplos de Marketing de Conteúdo

Por falar em inspirar, agora que você já sabe tudo sobre Marketing de Conteúdo, separamos 4 exemplos de empresas que já investem nessa estratégia para você aprender na prática como ela normalmente é aplicada. Confira!

 1.  Granado Pharmácias

A Granado é uma marca tradicional de cosméticos, fundada em 1870 no Rio de Janeiro, por José Antônio Coxito Granado. Atualmente, com lojas no Brasil e em outros países, a empresa desenvolve sua comunicação e brand awareness por meio de redes sociais e também através do podcast quinzenal “Um Papo Beleza”.

Trazendo assuntos sobre beleza, cuidados, saúde e outros, o podcast acaba sendo uma ótima forma de entregar um conteúdo de valor não somente para clientes da marca, como também para qualquer pessoa que se interessa por esses temas.

2. Ponto

Ponto, até pouco tempo atrás conhecida como Ponto Frio, é uma varejista brasileira atuante no mercado desde 1946. Para se atualizar às novas tendências e se ajustar ao seu público-alvo, a marca passou recentemente por um grande rebranding, alterando desde identidade visual até o nome.

E, para completar essa transformação, a Ponto utiliza as redes sociais para trazer seus produtos de uma forma diferente, utilizando memes e seu mascote Pin para divulgar a marca e seus produtos.

Para gerar engajamento, além de consciência de marca, a Ponto usa o Marketing de Conteúdo como forma de entreter as pessoas. Dessa forma, ela também consegue incentivar o compartilhamento e a geração de conteúdo UGC (conteúdo gerado pelo usuário).

3. Tapps Games

LinkedIn, apesar de ser uma rede social profissional e, bastante utilizada como ponte entre profissionais e empresas, também é muito forte para estratégias de marketing digital, como a prospecção B2B, campanhas de anúncios e, como não poderia deixar de faltar, Marketing de Conteúdo.

Uma das empresas que vem utilizando essa rede social para, além de divulgação de vagas, é a Tapp Games, uma desenvolvedora de games mobile existente no mercado desde 2010. Através do LinkedIn, a empresa consegue se promover de outras formas, trazendo conteúdo que engaje e que chame a atenção.

Através do LinkedIn, a empresa consegue se promover de outras formas, trazendo conteúdo que engaje e que chame a atenção de profissionais, gamers e outras empresas.

Quer ver mais exemplos de como outras marcas estão utilizando o Marketing de Conteúdo a seu favor? Confira nosso artigo 8 Exemplos de Marketing de Conteúdo para Você se Inspirar e veja mais ideias dessa estratégia aplicada na prática.

2. Clínica Saraiva

A Clínica Saraiva é um centro de atenção total à estética, saúde e bem-estarc, e enfrentava desafios em sua presença online, em busca de uma nova abordagem, optaram por criar um novo site, desenvolvido em WordPress e com foco em otimização SEO e marketing de conteúdo.

O site foi aprimorado para refletir todo o potencial e qualidade dos serviços oferecidos pela clínica, direcionados ao seu público-alvo. O conteúdo textual foi ajustado para incorporar o tom de voz característico da clínica, e otimizado com palavras-chave relevantes, visando não apenas gerar tráfego orgânico, mas também captar leads qualificados.

Com uma comunicação mais clara e valores transmitidos de forma inequívoca, a clínica expandiu suas possibilidades, abrindo as portas para novas oportunidades. O aumento no número de pacientes reflete o sucesso, permitindo que mais pessoas confiem nos serviços oferecidos pela clínica.

As 5 Tendências de Marketing de Conteúdo que você não pode ignorar

Manter-se atualizado com as tendências emergentes para permanecer relevante e alcançar seu público-alvo de maneira eficaz é essencial. Aqui estão cinco tendências de marketing de conteúdo que estão moldando o cenário digital e que você precisa incorporar em sua estratégia:

Comunidades de conteúdo: 

Com a pandemia transformando nossos hábitos digitais, a necessidade de conexão em tempo real nunca foi tão evidente. Como resultado, vimos um aumento significativo nas comunidades fechadas de mídia social. Grupos no Facebook, Slack, Telegram e WhatsApp proporcionam um espaço íntimo para os consumidores compartilharem experiências semelhantes. 

Esses espaços não filtrados promovem relacionamentos autênticos e oferecem oportunidades únicas para interação e engajamento.

Vídeos curto e impactantes: 

Com o crescimento do TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts, os vídeos curtos continuam a dominar o cenário digital. Esses formatos rápidos e cativantes não são apenas para anúncios ou conteúdo promocional, mas também para contar histórias, lançar produtos e demonstrar credibilidade. 

Embora vídeos mais longos ainda tenham seu lugar, a inclusão de vídeos curtos em sua estratégia de conteúdo pode ajudar a aumentar o alcance e impulsionar o engajamento de forma significativa.

Realidade virtual e aumentada: 

Com o avanço da tecnologia, a realidade virtual e aumentada estão se tornando mais acessíveis do que nunca. Essas estratégias podem proporcionar experiências imersivas e envolventes para os consumidores, independentemente do nicho de mercado. 

Quando implementadas com criatividade e precisão, a realidade virtual e aumentada podem criar um diferencial único para sua marca, deixando uma impressão duradoura nos consumidores.

Busca por voz e conteúdos em áudio: 

Com a popularidade crescente dos assistentes de voz, otimizar seu conteúdo para busca por voz é fundamental. Além disso, o conteúdo em áudio, como podcasts, está se tornando uma maneira cada vez mais popular de alcançar um público que prefere consumir informações auditivas.

Investir em estratégias de conteúdo em áudio pode ajudar a expandir sua presença digital e atrair novos públicos de forma eficaz.

SEO Semântico e NLP: 

A evolução dos algoritmos de busca está mudando a maneira como as pessoas descobrem conteúdo online. O uso de técnicas avançadas, como Processamento de Linguagem Natural (NLP), pode ajudar a criar conteúdo que se alinha melhor com as necessidades e perguntas dos usuários, aumentando assim a visibilidade e a relevância nos resultados de pesquisa.

Conquiste fãs com o Marketing de Conteúdo

A metodologia do Inbound Marketing e, por assim dizer, do Marketing de Conteúdo, trata-se de trazer de volta o lado humano na equação, considerando suas necessidades e dores, oferecendo soluções ao invés de produtos.

Criar conteúdo pode não ser uma tarefa fácil, e exige tempo e trabalho constante. Mas se seguir nossas dicas e manter-se firme nos objetivos do seu negócio, colherá grandes resultados com o tempo. E o mais importante: conquistará fãs da sua marca.

E se precisar de ajuda, lembre-se que a Tupiniquim é uma Agência de Marketing de Conteúdo e está aqui para ajudar você em suas estratégias. Fale com a gente!

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Dúvidas Frequentes

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair determinado público para conhecer produtos ou serviços de forma espontânea. Para isso, a marca promove conteúdo educativo e relevante, e que atraia o interesse genuíno de seu público-alvo.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Faça um planejamento que inclua: os objetivos que sua marca deseja alcançar, sua persona, KPIs, formatos de conteúdo que deseja trabalhar, ferramentas de marketing, calendário de publicações e períodos de mensuração de resultados.

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Dentre os vários benefícios do Marketing de Conteúdo, podemos destacar: maior geração de leads, mais tráfego orgânico, mais vendas, melhor brand awareness, menor custo de aquisição de clientes e mais autoridade para a marca no mercado.

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