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O objetivo da Gestão de Marketing Digital é direcionar as equipes e a comunicação entre empresa e mercado. Isso envolve planejamento e boa execução das ações para que a empresa atinja seus objetivos e alcance os clientes certos com a solução ideal.

Você já parou para pensar na importância da gestão de marketing digital para uma empresa? Se a resposta for não, você deveria começar a pensar sobre isso. Afinal de contas, vivemos na era digital, em que muitas coisas são feitas de forma on-line e que precisam ser acompanhadas, principalmente, dentro de uma empresa.

Através do marketing digital, é possível trabalhar com a criação e divulgação de produtos e serviços por meio de estratégias digitais como o marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, tráfego pago, e-mail marketing, vendas e monitoramento de resultados utilizando ferramentas especificas, o que vai ajudar também a criar ações para o pós-venda.

Imagina realizar todas essas atividades sem ter nenhum gerenciamento? Seria um caos, não é mesmo? É exatamente por existir um volume expressivo de ações e canais de comunicação que a gestão de marketing digital é fundamental para o sucesso de negócios de diferentes portes e segmentos de atuação.

À medida que as empresas se adaptam ao rápido crescimento do uso do ambiente on-line para fazer suas ações de Marketing, além do avanço do comércio eletrônico, as oportunidades continuam a aumentar. Mas como coordenar essas ações?

Na prática, esse é o papel do gestor ou gerente de Marketing. Esse profissional gerencia equipes internas para criar mensagens ligadas à marca e trabalha para publicar conteúdo em vários canais. Os gerentes trabalham com muitas formas diferentes de mídia, sejam mais tradicionais ou ligadas ao digital e plataformas sociais.

De qualquer forma, para fazer as coisas funcionarem, você precisa garantir uma Gestão de Marketing pronta para ajudá-lo a navegar por uma gama de diferentes canais, estratégias e táticas que se unem para formar uma estratégia coerente e consistente para sua empresa.

Por isso, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim preparou este artigo para você aprender a estabelecer um bom processo de gestão de marketing digital. Boa leitura!

O que é Gestão de Marketing Digital?

A gestão de marketing digital é responsável por planejar, controlar, mensurar e otimizar todas as atividades, processos, ferramentas, pessoas, práticas e estratégias que fazem parte do setor de marketing de uma empresa.

Deve ser realizada por um profissional experiente e especialista nas práticas do setor, bem como preparado para liderar uma equipe.

O principal objetivo da gestão de marketing digital é organizar as atividades do setor de forma a alcançar melhores resultados para a empresa, reduzindo custos, ampliando o retorno sobre investimento (ROI) e contribuindo para o alcance de diversos objetivos da empresa, entre eles conquistar mais clientes.

O que um Gestor de Marketing faz?

Em sua essência, os gestores de marketing conectam o valor de sua organização ao público. Esses profissionais criam e executam uma estratégia para disseminar a mensagem por trás do produto ou do papel da organização, desde o nascimento de uma ideia até a distribuição do resultado final.

Uma estratégia de marketing geralmente envolve muitas pessoas da equipe e além dela. Como resultado, há muitas considerações que um gerente de marketing deve fazer ao planejar uma nova estratégia.

Levando em conta o tamanho da organização, o gerente pode se especializar em um desses canais ou gerenciar todos eles. Embora a maioria das empresas precise de pelo menos uma pessoa nessa posição, esse trabalho exige um conhecimento especializado sobre o setor que leva anos para ser desenvolvido.

Detalhando o que esses profissionais fazem, eles são responsáveis ​​por identificar, avaliar e se conectar com os diferentes públicos e mercados do produto ou serviço de uma organização. Combinando habilidades analíticas e execução criativa, os gerentes de Marketing precisam se destacar na liderança de seus departamentos ou equipes.

Trabalhando juntos, o objetivo da equipe é alcançar o público-alvo com a mensagem certa no momento certo. Os gerentes de marketing muitas vezes também são responsáveis ​​por monitorar tendências e tomar decisões sobre quando e como reagir a esses fatores. Além disso, eles ajudam as empresas a desenvolver estratégias baseadas em análises de dados da área para maximizar os lucros, mantendo a satisfação do cliente.

Como Fazer um Processo Estratégico de Gestão de Marketing Digital?

O marketing se baseia em uma compreensão completa do comportamento do consumidor para criar valor e resolver um problema que seu público possui no momento. Com essa visão clara, é essencial que cada organização implemente um processo de gestão estratégica.

Ser estratégico passa por um trabalho de planejamento prévio completo. Para isso, é preciso seguir algumas etapas:

1. Definição das estratégias

O começo é explorar as necessidades do consumidor e entender como o marketing desempenha um papel na criação de valor por meio da entrega de soluções para essas necessidades do cliente.

  • Dentro desse determinado período de tempo, quais estratégias devemos executar?
  • Em qual contexto devemos nos basear para criar as ações?
  • Com quem devemos falar nas nossas ações de comunicação?

O comportamento do seu consumidor irá ditar a tomada de decisão da área de Gestão de Marketing aqui. Por isso, é preciso se basear no histórico de atuação, se a empresa já possui algum tempo de mercado e em pesquisas qualitativas com seu público, tanto para empresas iniciantes como para aquelas com mais experiência.

2. Posicionamento da marca

Um elemento importante do processo de marketing é o estágio de criação de valor através do posicionamento da marca. A gestão precisa direcionar qual o segmento do mercado em que devem atuar, qual o direcionamento, posicionamento e o que isso implica na fase de criação das campanhas.

Aqui também entram as ações de brandingUma estratégia de marca eficaz permite que as empresas se diferenciem de seus concorrentes no mercado.

Construir uma marca forte, explorar como o valor da marca afeta a lucratividade e entender como isso ajuda a alavancar seu faturamento faz parte desse processo de gestão estratégica.

3. Distribuição

Com base no produto ou serviço que estão oferecendo, quais canais funcionam com maior eficiência? Esse é o trabalho de distribuição, que passa por essa escolha dos canais de atuação.

Para construir uma marca forte, os profissionais de marketing precisam garantir que suas mensagens aos consumidores sejam claras e consistentes em todos os canais. Aqui é importante lembrar da Comunicação Integrada, que ajuda as empresas a atingirem diferentes públicos com a mesma mensagem.

4. Perfil e segmentação do cliente

À medida que os gerentes de Marketing ajudam as empresas a subirem na escada do gerenciamento de dados do cliente, eles são capazes de descobrir novos insights que informam as segmentações em que podem trabalhar. Essa segmentação é fundamental para entregar a mensagem certa, no momento certo para as pessoas certas.

Quando se trata de Automação de Marketing, uma ação importante para distribuir sua comunicação a esses diferentes segmentos de público, seus dados de clientes são o ativo mais importante. Os dados mostram o que é mais importante para seus clientes, o que realmente importa para eles no momento.

Para isso, suas ferramentas de marketing digital devem informar cada passo que os clientes potenciais realizam em seu caminho para se tornarem clientes. Isso ajuda a ter uma imagem mais clara do que eles precisam ao longo da experiência e contato com sua marca.

O perfil do cliente, a segmentação e o gerenciamento geral dos dados do cliente são aspectos importantes do trabalho de gestão de marketing digital. Esses dados são a força vital que alimenta as estratégias que eles empregam.

7 Ferramentas para Gestão de Marketing Digital

Monitorar as suas ações de marketing é tão importante quanto criá-las. Afinal, através do monitoramento, é possível identificar o que está funcionando e o que não está e, assim, otimizar ações.

A seguir, você vai conhecer sete ferramentas de gestão de marketing digital que vão contribuir para analisar os resultados das atividades realizadas pela sua empresa:

1.Google Drive

A gestão de marketing digital envolve o compartilhamento e o acesso a vários documentos, planilhas, imagens e outros arquivos. Para isso, nada melhor do que um dos líderes entre os sistemas de armazenamento em nuvem: o Google Drive.

Com o sistema em funcionamento, qualquer usuário autorizado pode acessar os arquivos de uma pasta, de qualquer lugar, a partir de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

Esse tipo de solução contribui para a segurança dos arquivos, que deixam de serem armazenados em múltiplas pastas nos computadores de vários colaboradores e passam a ter um local específico de armazenamento.

Além disso, dentro da realidade de crescimento do trabalho remoto, o uso de sistemas de armazenamento em nuvem que permitem o acesso à distância torna o trabalho muito mais eficiente e a comunicação entre a equipe muito mais satisfatória.

Se desejar ter mais segurança, você ainda pode investir em verificação em duas etapas e proteção avançada via chaves de segurança física.

Tanto o gestor de marketing quanto a equipe têm muito a ganhar com um tipo de ferramenta como essa, que organiza, compartilha e facilita o acesso a arquivos e outros documentos.

2. Ferramenta de gestão de equipe, projetos e tarefas

Distribuir as tarefas e acompanhar a evolução de cada uma é um dos grandes desafios dos gestores de marketing digital. São múltiplos canais, múltiplas atividades e, em alguns casos, vários colaboradores.

Para os profissionais de marketing, um sistema de gerenciamento de projetos também é muito relevante pois facilita a organização e priorização das atividades que devem ser realizadas ao longo de um dia, semana e mês.

Com uma ferramenta de gestão de projetos, como o Trello, Runrun.it ou Asana, o gestor tem uma visão global do que está sendo realizado, por quem, qual é a previsão de término da atividade e mais.

Além disso, a plataforma também permite que o gerente de marketing defina as prioridades dos projetos e distribua as tarefas de maneira simples e fácil para toda a equipe.

3. SEMrush

Se a sua empresa investe em Inbound Marketing e SEO, o SEMRush é uma das ferramentas que vai contribuir para otimizar todo o projeto de planejamento de uma estratégia, bem como o acompanhamento dos resultados das campanhas.

A ferramenta otimiza o processo de criação de planos de ação e campanhas de marketing para SEO, marketing de conteúdo, pesquisa de concorrentes, anúncios pagos, marketing de mídia social e mais.

Em outras palavras, um gestor que precisa lidar com tudo isso tem muito a ganhar em resultado, efetividade da campanha e produtividade se adotar o SEMRush como uma ferramenta de gestão de marketing digital.

4. CRM

CRM é uma ferramenta que nasceu para apoiar o setor de vendas, mas, em uma realidade em que vendas e marketing estão cada vez mais entrelaçados, o CRM também tem um grande papel para a gestão de marketing.

O CRM no marketing pode ser usado como fonte de informações ricas sobre o público da empresa, sua persona, suas necessidades, desejos, principais objeções. Tudo isso contribui para a construção de uma estratégia mais eficaz, principalmente no que diz respeito à segmentação de clientes e acessos a dados e métricas, que vão melhorar, entre outras coisas, a qualidade da captação de leads, por exemplo.

5. Softwares de automação de marketing

Um software de automação de marketing, como a RD Station, é, sem dúvidas, a ferramenta de gestão de marketing digital que não pode faltar na gestão da área.

Além de aumentar a produtividade do setor, levando-a a outro patamar, estamos falando de uma plataforma que permite a execução de atividades como, por exemplo, criar campanhas para modelos de landing pages, pop-ups e e-mails de uma forma segmentada.

6. Google Analytics

O Google Analytics permite esse acompanhamento e monitoramento, seja de trafégo pago ou tráfego orgânico, oferecendo uma visão geral interessante sobre a movimentação dentro das páginas do site da sua empresa.

Além de uma visão sobre os indicadores e resultados alcançados, sua empresa pode identificar gargalos, falhas e encontrar oportunidades para campanhas futuras, otimizando ações de forma mais assertiva.

Alguns indicadores que podem ser acompanhados por essa plataforma são:

7. Google Search Console

Quando o assunto é desempenho, o Google Search Console é um grande parceiro de qualquer gestor de marketing.

A plataforma é gratuita e oferece um dashboard completo com informações que impactam o desempenho das páginas do site ou blog de uma empresa quando o foco é SEO. Isso facilita o trabalho do gestor em encontrar potenciais falhas, gargalos e erros que atrapalham a performance da operação.

Entre os elementos analisados pela plataforma estão:

  • O que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem no seu site;
  • Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site;
  • Quais são os problemas que os robôs do Google estão tendo na hora de vasculharem as páginas do seu site;
  • Quais problemas de segurança estão sendo detectados em seu site.

Faça a Gestão de Marketing Digital da sua Empresa

Devido ao grande volume de tarefas e afazeres na gestão de marketing digital, é essencial que o gestor tenha processos e ferramentas que lhe trarão mais produtividade e desempenho. O mercado está cada vez mais competitivo e o alto desempenho é determinante para o resultado das empresas.

Com este artigo, temos certeza de que você entendeu a importância da gestão do marketing digital e como implementá-la na sua empresa. Colocando todas as nossas dicas em prática, a chance de obter resultados excelentes é maior.

Se você precisar de um auxílio para planejar, produzir e otimizar campanhas de marketing digital com o objetivo de ganho de escala e performance, fale com um dos nossos especialistas e conte qual é o maior desafio da sua empresa.

Com toda certeza, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim terá uma solução para melhor atender as suas necessidades atuais.

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Dúvidas Frequentes

O que é Gestão de Marketing?

A gestão de marketing é responsável por planejar, controlar, mensurar e otimizar todas as atividades, processos, ferramentas, pessoas, práticas e estratégias que fazem parte do setor de marketing de uma empresa.

O que um Gestor de Marketing faz?

Em sua essência, os gestores de marketing conectam o valor de sua organização ao público. Esses profissionais criam e executam uma estratégia para disseminar a mensagem por trás do produto ou do papel da organização, desde o nascimento de uma ideia até a distribuição do resultado final.

7 Ferramentas para Gestão de Marketing Digital

  1. Google Drive
  2. Ferramenta de gestão de equipe, projetos e tarefas
  3. SEMrush
  4. CRM
  5. Softwares de automação de marketing
  6. Google Analytics
  7. Google Search Console

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