fbpx Skip to main content

Captar a atenção, a curiosidade e o engajamento dos usuários tornou-se um grande desafio pela crescente quantidade de publicidade e informações. Pensando em como manter a comunicação e divulgação dos produtos e serviços eficientes, as empresas recorreram ao marketing digital e uso de estratégias “fora da caixinha”.

As campanhas podem ser totalmente digitais ou incluírem ação no ambiente físico. A depender do meio é possível explorar com mais flexibilidade os diferentes formatos (vídeos, fotos, texto). Por isso, é válido procurar exemplos de campanhas de marketing digital para usar como referência.

Outra decisão importante é selecionar ou combinar técnicas de tráfego orgânico e pago com anúncios para impulsionar o alcance, seja em plataformas como Google Ads e Meta Ads ou mídias físicas. Ainda assim, nenhum fator deve ser visto como limitante para ideias inovadoras e criativas. 

A Agência Tupiniquim acredita que o método para alcançar os melhores resultados é expor a marca corretamente e fidelizar os clientes investindo nas etapas do funil de vendas. Por isso, confira os exemplos que separamos para te inspirar a criar campanhas de marketing digital de sucesso para a sua empresa!

Exemplos de campanhas de marketing digital:

La Dentro Truck: Heinz e Casimiro Miguel

A Heinz é uma das marcas de condimentos mais conhecidas, principalmente pelo ketchup. Em 2022 a marca promoveu uma ação de marketing focada em brand experience, ou seja, na experiência entre usuário e marca

Apesar do objetivo da campanha “La Dentro Truck” ser a experiência sensorial do público com a marca em food trucks no Rio de Janeiro e São Paulo, a estratégia combinou o ambiente digital e físico. 

A ação começou em uma live do influenciador Casimiro Miguel. Com a ajuda de um cozinheiro, o influenciador criou três montagens diferentes de hambúrguer com ingredientes da marca Heinz. 

Os dois primeiros, X-Rhuan e Muito Forte Burger, foram montados a partir das preferências do streamer, enquanto o terceiro considerou o gosto do público. O X-Nerdola utilizou os ingredientes vencedores das enquetes feitas na Twitch com as 30 mil pessoas que assistiam no momento. A gravação publicada posteriormente no YouTube teve mais de 1 milhão de visualizações

O streamer já participou de outras ações de marketing de influência com outras marcas, como a Quinto Andar. Neste caso, a empresa passou a patrocinar um dos “quadros” que o influenciador faz durante as lives de reagir a vídeos de casas à venda ou de famosos.

Save Amazônia: Greenpeace e Ninja Blocks

A campanha Save Amazônia foi uma parceria entre a Greenpeace e a produtora de jogos Ninja Blocks. Totalmente focada no digital, o projeto consistiu em um mapa personalizado do jogo Minecraft para promover a educação ambiental e conscientizar sobre as ameaças de madeireiros, garimpeiros e desmatadores. 

Disponibilizado gratuitamente na loja do Minecraft, o papel do jogador é atuar como um ativista da organização não governamental (ONG). Então, deve ajudar a uma comunidade que vive na Amazônia a lidar com problemas inspirados na realidade, como incêndios na floresta e caça ilegal a animais. Confira um trailer do jogo

Além do jogo, foi criada uma Landing Page para divulgar o projeto e coletar assinaturas para a “Carta pelo Futuro: Chega de Fogo na Amazônia”. O objetivo é chamar atenção dos governos dos estados amazônicos para que a fiscalização na região seja mais rigorosa e o desmatamento e as queimadas ilegais diminuam

Com um site otimizado e técnicas SEO (Search Engine Optimization), a página alcança posições mais altas nos mecanismos de busca. Com isso, é mais fácil para o usuário encontrar informações sobre a marca, produtos ou serviços. Então, ainda que o público não se interesse pelo jogo, consegue encontrar a LP e apoiar a causa. 

Leia mais: 5 Motivos Para A Sua Empresa Ter Um Site Profissional

Xuxa e Inês Brasil na Netflix

A Netflix é uma referência quando se trata de campanhas para divulgar as séries e filmes da marca. Além de não poupar a criatividade, o sucesso das campanhas também estão relacionados ao abrangente conhecimento da persona

Assim, a gigante do streaming é assertiva no tom de voz da comunicação e uso do storytelling para fazer conexões entre os conteúdos da plataforma e referências famosas dos públicos-alvos. Dois exemplos de sucesso foram:

Saga do Juca da Caju Benefícios

A Caju é uma plataforma de benefícios corporativos que tem como mascote o Juca, um personagem em formato de caju. Em uma campanha para arrecadar votos para o prêmio Top Of Mind de RH, a marca publicou diversos vídeos no Instagram com a saga do “Jucão em Busca da Estrela Dourada”. 

Nos vídeos acompanhamos a procura do Juca por diversos locais, como na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, em uma feira de rua com direito a pausa para comer pastel e também no CONARH (evento da área de RH). 

Além de divulgar que está concorrendo ao prêmio, a marca está reforçando o branding nas redes sociais. Só da categoria ser Top Of Mind, que se refere as marcas mais lembradas pelo público, já é um indicador que a estratégia da empresa está funcionando. 

Leia mais: Marketing de Conteúdo para Redes Sociais: Como Fazer, Benefícios e Gestão

Desafio do balde de gelo (Ice Bucket Challenge)

O desafio do balde de gelo foi uma tendência viral nas redes sociais em 2014. Foi um dos assuntos mais comentados na época, inclusive em veículos de notícia. 

Com a proposta de conscientizar e arrecadar dinheiro para a doença da esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, a campanha “Ice Bucket Challenge consistia em fazer uma doação à causa ou gravar um vídeo virando um balde de água com gelo na cabeça. 

Para aumentar a visibilidade da causa, o público mudou a dinâmica para 3 etapas:

  1. Fazer a doação em dinheiro à Associação ELA;
  2. Gravar um vídeo virando um balde com água gelada e pedras de gelo na cabeça e mostrar o comprovante da doação;
  3. Postar o vídeo nas redes sociais desafiando no mínimo 3 pessoas a cumprirem o desafio em 24 horas.

E assim, a visibilidade e engajamento dos usuários com a campanha proporcionou a arrecadação de mais de US$ 115 milhões e participação de mais de 17 milhões de pessoas, incluindo famosos como Oprah Winfrey, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Rihanna, Justin Bieber, Tom Cruise, George W. Bush e Cristiano Ronaldo.

Leia mais: Como Criar Vídeos Que Gerem Engajamento Nas Redes Sociais?

Bob’s e McDonald’s com o Ovomaltine

Outro exemplo de campanha de marketing digital com ampla visibilidade foi a briga das redes de fast food com a divulgação de produtos com Ovomaltine. A campanha começou com o Mc Donalds’s apresentando nas redes sociais o novo sabor de milkshake da rede: ovomaltine. 

Apesar de não parecer um grande acontecimento, o direito de veicular o nome da marca “Ovomaltine” nas comunicações era exclusivo do Bob’s, que se diferenciava da concorrência com o milkshake do sabor. Assim, ainda que outras redes utilizassem o ingrediente, não podiam se referenciar pelo nome da marca. 

Quando a exclusividade acabou, o Mc Donald’s comprou o direito de uso e lançou a campanha nas mídias sociais. O Bob’s, que mudou o nome do produto para “milkshake crocante”, publicou que eles têm o original, enquanto o dos concorrentes é um #MilkFake, ou seja, versão falsificada. 

O engajamento do público nas redes sociais fomentou a “briga”. Com o buzz, outras redes, como Burger King e Pizza Hut, aproveitaram para divulgar produtos que vendem com o ingrediente. Assim, todas as marcas envolvidas ganharam visibilidade e reforçaram o branding através da comunicação.  

Leia mais: Como começar um trabalho relevante nas redes sociais para a sua empresa?

Outras ações nas redes sociais

É possível citar diversos exemplos de campanhas de marketing digital que se destacaram nos últimos anos.

Uma ação patrocinada pelo Taco Bell na rede social Snapchat chamou atenção quando o México venceu da França na Batalha de Puebla. O filtro, que substituía a cabeça do usuário por um taco gigante, teve mais de 220 milhões de visualizações em um dia e, apesar de não ter sido informado o custo da ação, foi bem inferior à média de US$ 750 mil da época.

Em 04/05/19, data comemorativa da criação de Star Wars, o Nubank, publicou no Instagram como se os funcionários pertencessem ao universo da saga de George Lucas. Esse formato de postagem nas redes sociais funcionam como ação de branding para atrair a atenção e incentivar o engajamento do público com a marca.

Mais uma ação assertiva foi o vídeo de Bruno Mars no Instagram após o sucesso das apresentações no Brasil em 2023. O conteúdo mistura cenas dele dançando nas ruas de São Paulo e das apresentações no festival The Town. A trilha é um funk original brincando com o pedido dos brasileiros para o Bruno “Come to Brasil” (em tradução livre “Venha para o Brasil). Esse exemplo é ótimo para demonstrar como o conhecimento do público-alvo contribui para melhores resultados da ação. 

O que essas campanhas têm em comum?

Além de usar ferramentas online, esses exemplos de campanha de marketing digital “fora da caixinha” demonstram que, para captar a atenção, é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo e ser criativo na produção do conteúdo, independentemente do formato. 

Outro ponto estratégico a ser planejado está relacionado a veiculação. Só de redes sociais, por exemplo, existem diversas possibilidades: Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, WhatsApp, X (antigo Twitter), Pinterest, entre outras. Então, você precisa saber onde o seu público-alvo está para ter a chance de se comunicar com esses clientes em potencial. 

Além disso, as ações da campanha serão apenas orgânicas ou haverá investimento em mídias pagas para impulsionar a visibilidade? Lembrando que viralizar ou atingir muitas pessoas não podem ser necessariamente consideradas métricas de sucesso, tudo depende do objetivo da sua empresa. 

Para entender mais sobre como analisar o sucesso ou não da sua campanha, confira nosso conteúdo sobre KPIs, Indicadores e Métricas de Marketing Digital!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com quem também quer mais destaque online!

Dúvidas frequentes sobre campanhas de marketing digital

Como criar campanha de marketing digital?

Para criar uma campanha de marketing digital, a empresa pode optar por desenvolver a própria estratégia e conteúdos ou terceirizar a uma agência de publicidade, por exemplo. Caso opte por fazer ela própria, será necessário cumprir um passo a passo, como planejamento, produção, publicação e monitoramento de métricas.

Quais são exemplos de campanhas de marketing digital de sucesso?

Alguns exemplos de campanhas de marketing digital de sucesso são:

  • Ice Bucket Challenge (Desafio do balde de gelo);
  • Briga entre Bob’s e Mc Donald’s por causa do Ovomaltine;
  • La Dentro Truck: Heinz e Casimiro Miguel.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
4 dicas sobre Gestão de Tráfego 4 tipos de ferramentas de marketing digital 4 ferramentas de marketing digital gratuitas 3 exemplos de anúncios que aplicam os Gatilhos Mentais 4 tipos de correspondência de palavras-chave 4 dicas para escolher palavras-chave no Google Ads 4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding