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Dominar conceitos-chave e estratégias de marketing digital é essencial para construir ações sólidas, gerar resultados consistentes e evitar erros que comprometem o crescimento.

94% das empresas do país escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento 

Sendo assim, o marketing digital para empresas é fundamental para o sucesso do negócio. Ele consiste de diversas estratégias para alcançar o objetivo desejado, seja vendas, atrair novos clientes ou até mesmo promover a marca.

E é justamente devido a essa variedade de táticas e estratégias, que muitos profissionais podem se perder e cometer alguns erros nos marketing digital. Esses erros são estratégias que, quando negligenciadas, podem afetar significativamente o negócio.

Neste artigo, vamos detalhar como o marketing digital para empresas pode ser  eficiente evitando os 10 erros mais populares. Mesmo que alguns possam parecer simples à primeira vista, são eles que garantem o sucesso para alcançar o seu objetivo final.

Marketing digital além das redes sociais

Quando se fala de marketing digital, durante muito tempo alguns achavam que se tratava apenas de redes sociais. E sim, as redes sociais são um dos canais para trabalhar as estratégias de marketing digital, mas não são a única solução.

O marketing digital é uma estratégia para promover produtos, marcas ou serviços por meio de canais online. Entre esses canais, estão:

  • sites;
  • mídias sociais;
  • e-mail;
  • aplicativos;
  • mecanismo de pesquisa;
  • publicidade paga.

Além dos canais, o marketing digital conta com outras estratégias e técnicas:

Estratégias:

  • Inbound Marketing;
  • Outbound Marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de influência;
  • Social Media Marketing.

Técnicas:

  • SEO (otimização para buscadores);
  • CRO (otimização de conversão);
  • Copywriting;
  • Remarketing;
  • Teste A/B.

E para que o marketing digital para empresas funcione, é preciso identificar quais os canais, estratégicas e técnicas são os mais indicados para o objetivo.

Top 10 erros comuns que prejudicam seu marketing digital

Sabe o que os 10 erros no marketing digital têm em comum? A falta de acompanhamento das tendências. Essa é uma área que está sempre em constante mudança, além das novidades, também entra o comportamento do consumidor, que já não é mais o mesmo quando comparado há 5 ou 10 anos atrás.

Um exemplo recente é a forma como as pessoas têm buscado informações. Antes, o Google era o mecanismo de busca predominante, agora, o TikTok chegou como um concorrente forte.

Em 2022, o Google publicou que 40% da GenZ utilizava o TikTok como ferramenta de busca. A pesquisa “Using TikTok as a Search Engine”, realizada pela Adobe, apontou que 64% do público da geração utiliza a plataforma chinesa para encontrar alguma informação.

O Google continua sendo ainda a ferramenta mais utilizada, mas, isso acende um ponto de alerta: será que as empresas devem continuar com a mesma estratégia ou não? Veja que o TikTok que era uma rede social, acabou também virando um meio de pesquisa, esse mesmo movimento também se repete com o Instagram, por exemplo.

processo do marketing digital

1. Falta de planejamento estratégico

Quando algo não está dando certo nas estratégias de marketing, o primeiro ponto a ser analisado é o planejamento estratégico. Existem fatores cruciais que exigem pesquisa de mercado, para definir os próximos passos que a empresa deve seguir.

Sobre o marketing digital para empresas, o primeiro passo é analisar o mercado e em seguida, desenvolver as personas. 

Análise de Mercado

Um dos erros dentro da análise de mercado que você deve evitar é a falta de definição do objetivo. É através desse objetivo claro, que é possível direcionar melhor a análise do mercado e definir as principais perguntas que você deseja responder através dessa análise.

Uma loja de roupas quer analisar o mercado, mas não define se o objetivo é entender o perfil dos concorrentes ou dos clientes. Sem isso, coleta dados aleatórios e pouco úteis. Se tivesse definido “entender o comportamento de compra dos jovens de 18 a 25 anos”, poderia focar nas perguntas e fontes certas.

Personas

Esse é um termo bastante conhecido, mas que ainda gera confusão. É importante relembrar que a persona é diferente do público-alvo.

Público-alvo – é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços.

Persona – é a representação do seu cliente ideal.

Além dessa diferença que pode causar confusão, também há a definição das perguntas que podem ajudar a definir a persona. Pular essa etapa é um erro que afeta toda a sua estratégia. Veja alguns exemplos que você pode seguir:

  • Quem é o seu cliente ideal? (pense em características físicas, comportamentais e emocionais de quem toma a decisão de compra).
  • Quais temas despertam o interesse dele dentro do seu segmento de atuação?
  • Quais são suas atividades rotineiras, tanto no contexto pessoal quanto profissional?
  • Qual é o seu grau de escolaridade? Quais barreiras ele enfrenta no dia a dia?
  • O que ele deseja alcançar? Quais são suas dores, dificuldades e obstáculos?
  • Qual é o cargo da pessoa responsável pela decisão?
  • Quem influencia diretamente suas escolhas e decisões de compra?

2. Não conhecer o público-alvo

Outro ponto que influencia negativamente os negócios, é a falta de conhecimento do público-alvo. Durante a análise de mercado, a pesquisa do público-alvo é essencial e aqui, é necessário analisar os segmentos, como geográfico, demográfico, psicográfico e comportamental.

Quando se trata de empresas, é preciso seguir outras segmentações:

  • Porte da empresa;
  • Segmento de atuação;
  • Faturamento;
  • Características geográficas;
  • Localização;
  • Maturidade do mercado.

Mas sabe qual o erro comum cometido seja para B2B ou B2C? Conferir o potencial de cada segmento. Por exemplo, o segmento que você está avaliando possui um volume considerável de consumidores para rentabilizar o seu negócio? Esse público tem o poder aquisitivo para adquirir as suas soluções?

Sem esse entendimento, o negócio tende a enfrentar problemas, porque a segmentação não foi a mais adequada.

Como definir melhor o público-alvo?

Para que a definição do público-alvo seja adequada, tudo começa na pesquisa e análise do mercado. Mesmo que você já tenha um público definido, se as coisas não estão dando certo, talvez seja a hora de rever essa análise e quem sabe, redefinir o público-alvo.

3. Ignorar a jornada do cliente

Entender a jornada do cliente é muito importante para que a estratégia de marketing digital para empresas dê certo. A questão, é que a jornada é diferente para cada setor e negócio, por isso, é essencial conhecer a fundo o público, para não errar no seu planejamento e comunicação.

A jornada do cliente consiste de 4 etapas:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Consideração da solução;
  3. Decisão de compra;
  4. Fidelização.

Dentre essas etapas, um dos erros mais comuns é a falta de entendimento de cada uma delas. Quando as etapas não são mapeadas corretamente, isso dificulta a criação de conteúdo e abordagens corretas.

Um estudo da McKinsey & Company mostrou, que 71% dos usuários esperam interações personalizadas das companhias, sendo que 76% se sentem frustrados quando isso não ocorre. Ao entender cada jornada, é possível criar interações assertivas de acordo com o momento em que o cliente está e melhorar a sua experiência durante essa jornada.

Como mapear melhor a jornada do cliente?

Para que o mapeamento seja feito da melhor forma, o recomendado é enriquecer com dados específicos. Esses dados são coletados justamente durante a pesquisa de mercado e que ajuda na construção das personas. 

Quando se tem o conhecimento bem definido sobre as personas, fica mais fácil de entender como abordar o cliente em cada etapa da jornada.

4. Conteúdo genérico e sem relevância

Com o crescimento e fácil acesso a IA (Inteligência Artificial), se tornou comum encontrar conteúdos na internet sendo produzidos 100% por essa tecnologia. 

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford mostrou que antes do lançamento do ChatGPT, apenas 1,5% dos textos analisados tinham sido criados ou modificados por IA. Após o lançamento dessa ferramenta, o número chegou a ser 10x maior. 

Esse foi durante muito tempo um sinal de alerta para o aumento de textos superficiais e sem relevância. E esse é um erro que deve ser evitado, principalmente porque o Google já contém diretrizes para penalizar conteúdos sem profundidade, ou seja, que não informem e eduquem o público.

Como criar conteúdo de valor na era da IA

Gerar conteúdo de valor segue sendo uma das melhores soluções para tráfego orgânico. Por isso, é necessário considerar as dores do seu público e dessa forma, fica mais fácil para construir um conteúdo atrativo. Mas como isso pode ser feito?

Utilizar ferramentas que ajudam a identificar temas relevantes para o seu negócio é o 1º passo. Google Trends e Answer The Public são exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas. Mas existem outros métodos que podem ajudar a identificar as dores de uma forma mais assertiva:

  • Caixinhas de perguntas nas redes sociais;
  • Pesquisas por formulário;
  • Comentários e DMs;
  • Atendimento ao cliente.

Esses são exemplos práticos e eficientes para colher informações e que podem resultar em posts para blogs, materiais ricos como e-books ou webinars, entre outros. Trazendo assim, soluções e esclarecimentos que o público realmente busca.

5. Não testar criativos e formatos

Com que frequência você tem formatos e criativos? Se suas redes sociais ou campanhas não estão dando o retorno desejado, isso pode ter influência dos criativos. Por isso, é muito importante avaliar o desempenho e estudar o que está sendo praticado e o que pode melhorar.

E é aqui que acontece um dos erros mais comuns: não fazer testes A/B. São eles que ajudam a entender melhor quais os pontos que precisam de otimização e melhorias. Veja como não errar no processo.

  • Não definir um objetivo claro;
  • Testar múltiplas variáveis ao mesmo tempo;
  • Amostragem insuficiente;
  • Encerrar o teste cedo demais;
  • Não documentar o que foi testado;
  • Não considerar o comportamento de diferentes segmentos;
  • Rodas testes em datas atípicas, como feriados;
  • Não aplicar o aprendizado.

Ao considerar todos esses fatores, o teste se torna muito mais efetivo. Mas mesmo quando algo dá certo, novos testes também devem ser realizados para identificar oportunidades.

6. Publicações sem planejamento

Quanto mais postar, melhor? Ou postar de vez em quando? Uma das estratégias de como melhorar o marketing digital da sua empresa é definir a frequência de publicações, seja para blog, redes sociais ou e-mail marketing. E por que isso é importante?

Um erro comum nessa área, é acreditar que a frequência não é importante, mas ela é.

Entre os principais pontos que reforçam isso, está o fato de que a frequência mantém a marca viva na mente do público.

Além disso, constrói autoridade e confiança.Quando um conteúdo é publicado com regularidade, demonstra que a marca entende do assunto, bem como reforça a expertise gerando credibilidade entre o público.

Também não se pode esquecer do algoritmo. Redes sociais como Instagram e LinkedIn e o pŕoprio Google consideram a frequência muito importante. Essa consistência ajuda na entrega do conteúdo, seja tanto para orgânico quanto para pago.

dna do marketing digital

7. Não seguir regras básicas de SEO

Falando em conteúdo, outro erro muito comum no marketing digital para empresas é não seguir as regras básicas de SEO. Mesmo com o crescimento de artigos e conteúdos criados por IA, a receita básica do SEO continua sendo eficiente.

Seguir os conceitos básicos de SEO contribuem para uma melhor eficiência da presença digital da sua marca, além da entrega do conteúdo.

Não ter design responsivo (mobile first)

Como o seu site/blog funciona em dispositivos móveis? Em muitos casos, as empresas investem no visual do site para web, mas desconsideram que a maioria das pessoas acessam pelo celular.

Quando o site não possui design responsivo, os usuários abandonam o site e o Google penaliza. 

Não usar corretamente as tags

Um erro frequente é encontrar artigos em blogs sem meta descrição ou sem a hierarquia correta, como H1, H2 etc. Respeitar a hierarquia é um ponto fundamental para que os mecanismos de busca identifiquem e saibam do que se trata o conteúdo.

Não atualizar conteúdos antigos

Pode parecer algo simples, mas atualizar conteúdos antigos ajuda a melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca e a experiência do usuário.

Regras de SGE

Com os resultados de pesquisa gerados por IA, se tornou ainda mais importante criar conteúdos voltados para SGE (Search Generative Experience). O foco é criar conteúdos voltados para aparecer também nos resultados de IA e isso deve ser considerado também na estratégia de SEO.

Ao produzir seus artigos, leve em consideração quatro tipos de conteúdos para AI Overviews:

  • Listas;
  • Definições concisas;
  • Imagens;
  • Vídeo.

8 Tomar decisões sem dados

Trabalhar com marketing digital não se pode contar com “achismos”. 

  • Vamos seguir essa trend, porque está na moda!
  • Vamos enviar e-mail marketing todos os dias.
  • Não precisamos de um perfil no Linkedin!

Esses são exemplos simples, mas que retratam uma realidade: uma decisão precisa ser baseada em dados.

E como evitar esse tipo de problema? Relatórios do Meta Business, LinkedIn Insights, Google Analytics e Search Console são ferramentas essenciais que conseguem apresentar dados relevantes para algumas tomadas de decisões.

A chave para que uma decisão seja assertiva é contar com o direcionamento e devida interpretação dos dados.

Por exemplo, se em uma pesquisa de mercado foi identificado que o seu público acessa mais o LinkedIn do que o Instagram, então o LinkedIn pode ser a sua rede social principal.

Em vez de enviar e-mail todos os dias para a base, já analisou quais os dias, horários e temas que mais geram taxa de abertura e conversão? Esses são exemplos de como analisar e agir tendo como respaldo os dados.

9. Não investir em tráfego pago de forma estratégica

Existem empresas que não querem investir em tráfego pago? Sim. Mas também existe o erro de investir em tráfego pago sem direcionamento. Não é só criar campanha, o planejamento e gestão do orçamento é fundamental para obter os resultados desejados.

Ao trabalhar com tráfego pago, leve em consideração os seguintes fatores:

Público-alvo mal segmentado

Anunciar para um público muito amplo, acreditando que quanto mais pessoas verem é melhor, é um erro. É importante que muitas pessoas sejam impactadas, mas que sejam um público em potencial para converter. Por isso, a segmentação é fundamental para a estratégia funcionar.

Criativos genéricos

Quando você entende o público que deve atingir, é preciso ter atenção aos criativos como arte e copy que serão utilizados. A chamada para a ação (CTA) desenvolve um papel importante para uma boa performance da campanha.

Não ter uma boa página de destino

Além de pensar no criativo, é importante considerar a eficiência da página de destino. Se ela for confusa, irrelevante e lenta, menores são as chances de conversão.

Palavras-chave irrelevantes

Ao realizar campanhas no Google Ads, não excluir palavras negativas atrapalham o desempenho da campanha e podem aparecer para um público irrelevante.

estrategias do marketing digital

10. Focar somente em uma plataforma

Focar somente em uma plataforma sem estudar outras possibilidades é uma falha na estratégia do marketing digital. Geralmente, é comum criar perfis nas principais redes como Instagram ou Facebook, mas o seu público está presente nessas redes?

Se o seu público for B2B, talvez criar um perfil no LinkedIn seja mais eficiente para as suas vendas. Se você tem um comércio, como uma loja de roupas, o Pinterest pode ser uma boa opção.

Por isso, é importante considerar o apoio de uma agência especializada que pode realizar a pesquisa e planejamento para a sua empresa. Ao identificar as plataformas mais eficientes para o seu negócio, maiores são as chances de sucesso para alcançar o seu objetivo.

Entre em contato com a Tupiniquim e conheça nossos serviços

O marketing digital para empresas necessita de planejamento e acompanhamento constante. Por isso, contar com uma agência especializada pode elevar os seus negócios e tornar a sua marca presente no mundo digital.

Evite prejuízos e estratégias ineficazes: fale com a equipe da Tupiniquim e tenha apoio profissional para alavancar seus resultados. Clique aqui e fale com um especialista!

Dúvidas frequentes sobre marketing digital para empresas

O que é marketing digital?

É o conjunto de estratégias e ações feitas no ambiente online para divulgar uma marca, atrair clientes, gerar vendas e fortalecer o relacionamento com o público.

Quais são os principais canais usados no marketing digital?

Sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, mecanismos de busca (Google), anúncios pagos (Google Ads, Meta Ads), entre outros.

Toda empresa pode usar marketing digital?

Sim. Pequenas, médias e grandes empresas podem adaptar as estratégias digitais de acordo com seus objetivos, orçamento e público-alvo.

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