Saiba como essa ferramenta gratuita te ajuda a descobrir tendências a partir de dados sobre pesquisas feitas por usuários no maior buscador do mundo.
Para vender um produto ou serviço, é essencial que as empresas conheçam bem seu público-alvo. O que ele quer? Que tipo de conteúdo ele consome on-line? Do que ele precisa? Quais são suas dificuldades, problemas, desejos e interesses?
Responder a essas perguntas ajuda um negócio a entender se o que ele tem a oferecer pode ser uma solução ou um facilitador na vida dos leads (ou potenciais clientes), além de tornar a oferta comercial muito mais contextualizada e assertiva, aumentando as chances de converter clientes e vendas.
No ambiente digital, é uma boa ideia incluir os interesses e necessidades dos prospects nas estratégias de marketing de conteúdo e de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), que ajudam a criar uma relação com leads e a melhorar o desempenho e a visibilidade de uma página on-line em buscadores.
Neste artigo, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim vai te apresentar um excelente aliado das técnicas de SEO e de criação de conteúdo: o Google Trends. Leia o post completo e aprenda a usar esse recurso gratuito para gerar conteúdo e dar destaque aos seus produtos ou serviços entre os usuários do Google.
O que você vai ler sobre Google Trends:
O que é o Google Trends?
Google Trends (em português: Tendências do Google) é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google para mostrar o que está em alta nas buscas feitas por seus usuários na barra de pesquisas do site, ou seja, esse recurso te revela os termos e assuntos mais pesquisados pelas pessoas no buscador mais acessado do mundo.
Criado no ano de 2006, o Google Trends também permite que você pesquise um determinado tema na barra de buscas da ferramenta para verificar a frequência e o nível de interesse por ele por país, período, categoria (como, por exemplo, compras) e tipo de pesquisa (na web, de imagem, no Google Shopping ou no YouTube), obtendo resultados diretamente da base de dados do Google.
5 vantagens de usar o Google Trends na sua estratégia de marketing.
O Google Trends é uma ferramenta valiosa e traz informações que podem ser muito úteis para a estratégia de marketing do seu negócio.
Ao consultar o volume de pesquisas coletadas, armazenadas e compiladas pelo buscador sobre um tópico, você pode tornar o marketing de conteúdo da sua marca mais assertivo e gerar mais engajamento da audiência fazendo referências aos temas do momento.
Veja outras 5 vantagens de conferir regularmente as tendências exibidas pelo Google Trends:
1. Inspira a criação de conteúdo
Na hora de fazer postagens em redes sociais ou no blog da sua empresa, é importante que a mensagem esteja conectada ao que o público-alvo quer ler e, de alguma forma, tentar ligar o interesse do público ao que a sua empresa tem a oferecer por meio de produtos e serviços. O Google Trends te ajuda nessa missão, já que mapeia o comportamento dos usuários do Google e te fornece insights e inspiração sobre temas para conteúdos.
2. Informa sobre oportunidades
Com o Google Trends, você fica sabendo das tendências do mercado no qual a sua marca está inserida e, de quebra, pode checar o desempenho das ações dos concorrentes na internet e identificar desejos e necessidades dos consumidores on-line com base nas principais pesquisas feitas no buscador.
3. Monitora o desempenho
É essencial que as empresas avaliem o alcance e a recepção de seus produtos, serviços e estratégias de marketing entre a(s) persona(s) da marca. Por isso, considere implementar o Google Trends entre as ferramentas de marketing digital usadas pelo seu negócio para medir o nível de interesse que a sua marca e a área de atuação dela geram entre os usuários do Google e a sazonalidade das buscas.
4. Localiza o público-alvo
O Google Trends permite que você selecione países, sub-regiões e cidades de onde se originam as buscas pelo termo cuja popularidade você está testando na ferramenta. Esses dados são importantes para entender onde está o público com potencial para consumir o que você tem a oferecer e segmentar campanhas de tráfego pago.
5. Revela palavras-chave
O volume de buscas por determinadas palavras-chave no Google mostra o caminho que você pode seguir para aprimorar a união entre marketing de conteúdo e SEO e gerar mais tráfego e visibilidade para a sua página on-line no ranqueamento dos resultados orgânicos que o site de pesquisas mostra aos seus usuários.
4 funcionalidades do Google Trends para você explorar
Quer saber como explorar todo o potencial dessa ferramenta desenvolvida pelo Google a favor do seu negócio? Fizemos uma lista com as principais funcionalidades do Google Trends que você precisa conhecer para aproveitar as informações, insights e dados valiosos que ela te oferece.
Para exemplificar os recursos, simulamos uma consulta sobre as pesquisas feitas por usuários do Google sobre marketing digital, usando os filtros padrões da ferramenta: buscas feitas no Brasil, nos últimos 12 meses, em todas as categorias e na web.
Veja abaixo 4 funcionalidades que te revelam detalhes sobre o que, em qual volume e com qual frequência as pessoas pesquisam em relação ao termo marketing digital no Google.
1. Interesse ao longo do tempo
Esse gráfico te mostra o nível de interesse pelo tema entre os usuários do buscador de uma determinada região e em um determinado período. O valor 100 significa o pico de popularidade da pesquisa pelo assunto, o valor 50 indica metade da popularidade e o valor 0 demonstra a falta de quantidade significativa de dados sobre a busca pelo tópico.
2. Comparação entre termos pesquisados
Você também pode escolher outros termos para comparar o volume de buscas em relação à pesquisa inicial que você fez no Google Trends. No exemplo, podemos ver que o volume de buscas por marketing digital foi bastante superior às consultas por marketing tradicional no Google no período entre 26 de dezembro de 2021 e 17 de dezembro de 2022.
3. Interesse por sub-região
Essa seção da ferramenta é interessante porque permite saber em qual sub-região ou cidade o termo que você pesquisou foi mais popular no período consultado. O valor 100 revela o local onde a pesquisa pelo assunto foi feita mais vezes em relação a uma fração das buscas feitas naquela região. Como podemos ver, o tópico marketing digital gerou mais interesse em Roraima e São Paulo no intervalo de tempo selecionado.
4. Assuntos e pesquisas relacionadas
Esse campo de dados te ajuda a entender quais foram os outros assuntos buscados e pesquisas feitas pelos usuários contendo o termo inicial (no nosso exemplo, marketing digital). Você pode escolher entre 2 categorias: “Principal” (que também usa a pontuação 100 para indicar o assunto ou pesquisa relacionada mais popular) ou “Em ascensão” (que revela o maior aumento na frequência de uma busca).
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Quais foram as principais pesquisas feitas por brasileiros no Google em 2022?
Agora que você já sabe o que é o Google Trends e para que ele serve, vamos descobrir o que esteve em alta em 2022 entre os usuários brasileiros na barra de pesquisas do Google?
Veja os campeões de buscas no Brasil em 5 categorias do Google Trends:
1. Buscas do ano
O Top 5 do que foi mais buscado no site de pesquisas em 2022 mostra o grande interesse dos brasileiros pelas eleições, além de muitas buscas pela Copa do Mundo realizada no Catar e pelo campeonato brasileiro de futebol, além de um alto volume de consultas sobre o reality show Big Brother Brasil 22 e sobre o candidato vencedor das eleições presidenciais, Lula.
2. Acontecimentos
Entre os acontecimentos que mais chamaram a atenção dos brasileiros e que resultaram em muitas pesquisas no Google estão a guerra entre Rússia e Ucrânia, as fortes chuvas que afetaram Petrópolis (RJ) e a morte da monarca mais longeva da Grã-Bretanha, a Rainha Elizabeth II.
3. Como fazer?
Essa categoria é interessante para inspirar a criação de conteúdo porque tutoriais fazem sucesso entre as pessoas na internet. Entre as principais buscas nessa categoria estão pesquisas sobre como fazer trends no Instagram e como criar enquetes no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.
4. Séries
Quem não gosta de ver uma série para relaxar, né? Esse formato tem sido cada vez mais consumido pelos brasileiros, e entre as campeãs de audiência, e de pesquisas no Google, estão o drama adolescente Euphoria, a representante do gênero true crime Dahmer: Um Canibal Americano e, a mais buscada, a adaptação da história em quadrinhos Sandman.
5. Podcasts
A criação e o consumo de podcasts explodiram no Brasil em 2022. Somos o terceiro país que mais ouve podcasts no mundo, segundo uma pesquisa realizada. Isso se comprova pela categoria de podcasts mais buscados no Google pelos brasileiros, incluindo o fenômeno A Mulher da Casa Abandonada, produzido e narrado pelo jornalista Chico Felitti, e o Quem Pode, Pod, podcast comandado pelas atrizes Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank.
Aplique os dados do Google Trends no seu marketing!
Neste artigo do blog da Tupiniquim, você aprendeu que o Google Trends é uma ferramenta excelente para ficar por dentro do que está bombando entre as pesquisas feitas no buscador mais usado em todo o mundo: o Google.
Sabendo o que o seu público-alvo está pesquisando no Google, você consegue produzir conteúdos alinhados aos interesses, dúvidas e necessidades de pessoas que podem conhecer e consumir sua marca, produtos ou serviços por meio da interação digital com o seu negócio.
Portanto, acompanhar de perto as tendências de buscas no Google Trends fornece insights valiosos para pensar e criar a estratégia de marketing do seu negócio.
Integrar o conteúdo sobre a sua área de atuação a algum tema relacionado e popular em buscas no Google pode ser a chave para fazer a sua marca alcançar mais brand awareness (ou consciência de marca) e estreitar a relação com clientes potenciais.
Aqui na Agência de Marketing Digital Tupiniquim, nós entendemos bem a importância da interação com potenciais clientes na internet.
Há mais de 10 anos, somos especialistas em estratégias de marketing digital que incluem a criação de conteúdo útil e relevante para gerar relações de confiança com leads e o serviço de anúncios on-line no Google Ads para dar mais visibilidade e, claro, gerar muitas vendas para a sua empresa.
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Dúvidas Frequentes
O que é o Google Trends?
Google Trends (em português: Tendências do Google) é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google para mostrar o que está em alta nas buscas feitas por seus usuários na barra de pesquisas do site, ou seja, esse recurso te revela os termos e assuntos mais pesquisados pelas pessoas no buscador mais acessado do mundo.
Quais são as 5 vantagens de usar o Google Trends na sua estratégia de marketing?
- Inspira a criação de conteúdo;
- Informa sobre oportunidades;
- Monitora o desempenho;
- Localiza o público-alvo;
- Revela palavras-chave.
Quais são as 4 principais funcionalidades do Google Trends para você explorar?
- Interesse ao longo do tempo;
- Comparação entre termos pesquisados;
- Interesse por sub-região;
- Assuntos e pesquisas relacionadas.