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Saiba como essa ferramenta gratuita te ajuda a descobrir tendências a partir de dados sobre pesquisas feitas por usuários no maior buscador do mundo.

Para vender um produto ou serviço, é essencial que as empresas conheçam bem seu público-alvo. O que ele quer? Que tipo de conteúdo ele consome on-line? Do que ele precisa? Quais são suas dificuldades, problemas, desejos e interesses?

Responder a essas perguntas ajuda um negócio a entender se o que ele tem a oferecer pode ser uma solução ou um facilitador na vida dos leads (ou potenciais clientes), além de tornar a oferta comercial muito mais contextualizada e assertiva, aumentando as chances de converter clientes e vendas.

No ambiente digital, é uma boa ideia incluir os interesses e necessidades dos prospects nas estratégias de marketing de conteúdo e de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), que ajudam a criar uma relação com leads e a melhorar o desempenho e a visibilidade de uma página on-line em buscadores.

Neste artigo, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim vai te apresentar um excelente aliado das técnicas de SEO e de criação de conteúdo: o Google Trends. Leia o post completo e aprenda a usar esse recurso gratuito para gerar conteúdo e dar destaque aos seus produtos ou serviços entre os usuários do Google.

O que você vai ler sobre Google Trends:

1. Interesse ao longo do tempo

Esse gráfico te mostra o nível de interesse pelo tema entre os usuários do buscador de uma determinada região e em um determinado período. O valor 100 significa o pico de popularidade da pesquisa pelo assunto, o valor 50 indica metade da popularidade e o valor 0 demonstra a falta de quantidade significativa de dados sobre a busca pelo tópico.

2. Comparação entre termos pesquisados

Você também pode escolher outros termos para comparar o volume de buscas em relação à pesquisa inicial que você fez no Google Trends. No exemplo, podemos ver que o volume de buscas por marketing digital foi bastante superior às consultas por marketing tradicional no Google no período entre 26 de dezembro de 2021 e 17 de dezembro de 2022.

3. Interesse por sub-região

Essa seção da ferramenta é interessante porque permite saber em qual sub-região ou cidade o termo que você pesquisou foi mais popular no período consultado. O valor 100 revela o local onde a pesquisa pelo assunto foi feita mais vezes em relação a uma fração das buscas feitas naquela região. Como podemos ver, o tópico marketing digital gerou mais interesse em Roraima e São Paulo no intervalo de tempo selecionado.

4. Assuntos e pesquisas relacionadas

Esse campo de dados te ajuda a entender quais foram os outros assuntos buscados e pesquisas feitas pelos usuários contendo o termo inicial (no nosso exemplo, marketing digital). Você pode escolher entre 2 categorias: “Principal” (que também usa a pontuação 100 para indicar o assunto ou pesquisa relacionada mais popular) ou “Em ascensão” (que revela o maior aumento na frequência de uma busca).

Quais foram as principais pesquisas feitas por brasileiros no Google em 2022?

Agora que você já sabe o que é o Google Trends e para que ele serve, vamos descobrir o que esteve em alta em 2022 entre os usuários brasileiros na barra de pesquisas do Google?

Veja os campeões de buscas no Brasil em 5 categorias do Google Trends:

1. Buscas do ano

O Top 5 do que foi mais buscado no site de pesquisas em 2022 mostra o grande interesse dos brasileiros pelas eleições, além de muitas buscas pela Copa do Mundo realizada no Catar e pelo campeonato brasileiro de futebol, além de um alto volume de consultas sobre o reality show Big Brother Brasil 22 e sobre o candidato vencedor das eleições presidenciais, Lula.

2. Acontecimentos

Entre os acontecimentos que mais chamaram a atenção dos brasileiros e que resultaram em muitas pesquisas no Google estão a guerra entre Rússia e Ucrânia, as fortes chuvas que afetaram Petrópolis (RJ) e a morte da monarca mais longeva da Grã-Bretanha, a Rainha Elizabeth II.

3. Como fazer?

Essa categoria é interessante para inspirar a criação de conteúdo porque tutoriais fazem sucesso entre as pessoas na internet. Entre as principais buscas nessa categoria estão pesquisas sobre como fazer trends no Instagram e como criar enquetes no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.

4. Séries

Quem não gosta de ver uma série para relaxar, né? Esse formato tem sido cada vez mais consumido pelos brasileiros, e entre as campeãs de audiência, e de pesquisas no Google, estão o drama adolescente Euphoria, a representante do gênero true crime Dahmer: Um Canibal Americano e, a mais buscada, a adaptação da história em quadrinhos Sandman.

5. Podcasts

A criação e o consumo de podcasts explodiram no Brasil em 2022. Somos o terceiro país que mais ouve podcasts no mundo, segundo uma pesquisa realizada. Isso se comprova pela categoria de podcasts mais buscados no Google pelos brasileiros, incluindo o fenômeno A Mulher da Casa Abandonada, produzido e narrado pelo jornalista Chico Felitti, e o Quem Pode, Pod, podcast comandado pelas atrizes Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank.

Dúvidas Frequentes

O que é o Google Trends?

Google Trends (em português: Tendências do Google) é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google para mostrar o que está em alta nas buscas feitas por seus usuários na barra de pesquisas do site, ou seja, esse recurso te revela os termos e assuntos mais pesquisados pelas pessoas no buscador mais acessado do mundo.

Quais são as 5 vantagens de usar o Google Trends na sua estratégia de marketing?

  1. Inspira a criação de conteúdo;
  2. Informa sobre oportunidades;
  3. Monitora o desempenho;
  4. Localiza o público-alvo;
  5. Revela palavras-chave.

Quais são as 4 principais funcionalidades do Google Trends para você explorar?

  1. Interesse ao longo do tempo;
  2. Comparação entre termos pesquisados;
  3. Interesse por sub-região;
  4. Assuntos e pesquisas relacionadas.

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