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Esse serviço gratuito mostra um raio-x da performance do site da sua empresa segundo a análise do algoritmo do Google e possibilita extrair dados que orientam melhorias para que a página tenha mais visibilidade no buscador.

Para conseguir melhorar o tráfego orgânico (ou seja, espontâneo e gratuito) que um site recebe pelo Google e por outros buscadores, é preciso colocar em prática estratégias de marketing digital como, por exemplo, as técnicas de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO).

Além disso, também é necessário possuir dados que mostrem se as técnicas e estratégias implementadas estão alcançando resultados satisfatórios e que possam ser monitorados e analisados para direcionar e ajustar as táticas de marketing digital da página on-line na internet.

O Google Search Console é uma ótima opção para isso porque é uma ferramenta gratuita e de grande utilidade que fornece dados e informações valiosas para entender como o Google avalia o desempenho de um site em seu mecanismo de buscas.

Essa solução de marketing digital te mostra o caminho percorrido pelos usuários do Google para chegarem ao site do seu negócio ou, pelo menos, visualizá-lo entre os resultados de pesquisas feitas usando determinadas palavras-chave.

A Agência de Marketing Digital Tupiniquim preparou este artigo para você entender melhor o funcionamento desse serviço e como ele pode te ajudar a otimizar os resultados do site da sua empresa no Google e alavancar a presença do seu negócio no ranking de resultados das bilhões de pesquisas que são feitas diariamente no maior site de buscas do planeta.

O que você vai ler sobre o Google Search Console:

O que é o Google Search Console?

Anteriormente conhecido como Google Webmaster Tools, o Google Search Console é um serviço gratuito desenvolvido pelo Google que disponibiliza dados sobre o desempenho de uma página on-line e que permite identificar possibilidades para otimizar a visibilidade de um site no ranqueamento de resultados para pesquisas feitas no maior buscador do planeta.

Por meio de relatórios e ferramentas próprias, o Google Search Console te ajuda a monitorar os resultados alcançados e a impulsionar o tráfego orgânico (isto é, o volume de visitantes que chegam espontaneamente à página) e o posicionamento do site da sua empresa entre os resultados de pesquisas feitos por usuários do Google.

Entre os recursos disponíveis, estão a verificação e a confirmação do rastreamento do seu site pelo Google, a visualização de dados sobre o tráfego recebido pela página, a correção de problemas de indexação e a solicitação de reindexação de conteúdos que foram atualizados.

A indexação é essencial porque significa que o seu site está listado e adicionado ao índice de conteúdos da biblioteca do Google e disponível para ser rastreado, acessado e exibido pelo algoritmo do buscador como resultado para as buscas e pesquisas de seus usuários.

Em outras palavras, se uma página não está indexada no Google, é como se ela não existisse no buscador e, consequentemente, os usuários não terão acesso ao conteúdo dela.

O Google Search Console também te envia alertas caso os robôs do buscador encontrem algum problema relacionado a spam e outras questões que digam respeito ao seu site, além de informar quais outros sites recomendam o seu por meio de backlinks e reportar problemas de usabilidade da página em dispositivos móveis.

Além disso, os dados fornecidos pelo Google Search Console são especialmente reveladores porque permitem saber a frequência com que o seu site aparece entre os resultados de pesquisas no Google, quais consultas e palavras-chave retornam a página da sua empresa como um resultado e a quantidade de vezes que os usuários clicam no link do seu negócio.

4 funcionalidades do Google Search Console para avaliar o desempenho de um site

Já deu para ter uma noção do poder do Google Search Console de apresentar um diagnóstico de como o seu site é visto pelo algoritmo do Google e, principalmente, encontrado pelos usuários do buscador, né?

Agora, vamos te explicar com mais detalhes 4 grandes funcionalidades dessa ferramenta para te mostrar a importância dos dados que o Google Search Console apresenta para você monitorar e melhorar o desempenho do alcance do endereço eletrônico da sua marca.

1. Identificar a origem das impressões e cliques que o seu site recebe

Com essa ferramenta de marketing digital, você consegue testar e identificar quais palavras-chave são as principais fontes de impressões e cliques recebidos por uma página on-line e que estão contribuindo para o ranqueamento do site no Google.

Assim, o Google Search Console te entrega evidências para a implementação de melhorias quando a ferramenta mostra, por exemplo, que o site da sua empresa está recebendo muitas impressões (ou seja, sendo exibido como resultado para pesquisas), mas está recebendo poucos cliques efetivos.

Isso abre caminho para aprimorar os títulos SEO da página. Você pode elaborar textos com mais apelo e persuasão para os elementos de SEO On Page, otimizando meta título, meta descrição e URL do site, além de criar chamadas para ação com maior poder de convencimento por meio da técnica de copywriting.

2. Verificar a indexação das páginas

O Google Search Console também informa eventuais problemas que devem ser corrigidos em páginas do site da sua empresa e que estão impedindo a indexação delas no Google, isto é, a exibição da página no ranqueamento do buscador.

Além disso, também é possível fazer o upload do sitemap (ou mapa do site), facilitando o rastreamento que o Google faz de todas as páginas que compõem um site. Isso é especialmente relevante para sites muito grandes e formados por muitas URLs diferentes, que devem ser indexadas para serem exibidas pelo Google aos seus usuários.

3. Avaliar as métricas de Core Web Vitals

As Core Web Vitals são métricas do Google que avaliam o desempenho de um site em relação a três fatores: velocidade de carregamento, rapidez de interação e estabilidade visual. Essas métricas são relevantes porque impactam o posicionamento de um site no ranqueamento dos resultados exibidos a quem faz uma pesquisa no Google.

O Google Search Console te ajuda a verificar se o seu site está obtendo um bom nível de performance em relação a esses três elementos e, por consequência, oferecendo uma boa experiência de navegação aos usuários do mecanismo de buscas tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.

4. Controlar backlinks e links internos

A estratégia de link building ajuda a gerar autoridade e relevância para um site junto ao algoritmo do mecanismo de busca. Com o Google Search Console, você consegue visualizar quais sãos os backlinks, também chamados de links externos (ou seja, recomendações vindas de outras páginas), que mais geram tráfego para o seu site.

Você também recebe informações sobre os links internos (links aplicados dentro do próprio site) que mais geram visitas a outras páginas do endereço eletrônico do seu negócio, além de poder verificar quais são os textos âncoras (palavras-chave e termos) mais linkados no site.

Como configurar o Google Search Console?

Agora que você já entendeu a importância de monitorar os resultados e usar os dados do Google Search Console para melhorar ainda mais o site da sua empresa, vamos te explicar como cadastrar sua página para que a ferramenta possa rastreá-la.

Siga as dicas abaixo para fazer com que o site da sua empresa seja encontrado e monitorado pelo Google Search Console:

  1. Faça login na sua conta Google e acesse o site do Google Search Console;
  2. Na barra no topo da página, do lado esquerdo, clique na seta e em “adicionar propriedade” e informe qual o domínio (ou endereço) do site que você quer que seja monitorado pela ferramenta;
  3. Em “Selecionar tipo de propriedade”, você pode indexar seu site pela opção “Prefixo da URL” ou por “Domínio”. Recomendamos que você faça a indexação pela opção “Domínio” porque ela adicionará automaticamente todas as URLs em todos os subdomínios e todas as URLs, HTTPS ou HTTP do endereço;
  4. Depois de digitar o domínio, clique em “Continuar”. Para confirmar a propriedade sobre o site, insira o código txt no provedor do domínio e, em seguida, clique em “Verificar”.

Vale ressaltar que, se você desejar, é possível adicionar outros usuários autorizados a acessarem as informações de monitoração do endereço eletrônico do seu negócio pelo painel do Google Search Console.

Entenda as abas e os recursos do menu do Google Search Console

Te convencemos de quão valiosos e úteis são os dados que o Google Search Console pode te dar sobre o desempenho do site da sua empresa no Google? Maravilha! Mas onde exatamente estão os relatórios e as informações usadas para avaliar o alcance de um site nessa ferramenta do Google?

Vamos navegar pelo serviço de monitoramento para entender melhor os recursos que ele oferece? Os itens abaixo fazem parte do menu que fica à esquerda na tela principal do Google Search Console.

Visão Geral

Nessa opção, é possível usar o recurso “Search Console Insights” para identificar as principais consultas feitas na barra de pesquisas do Google que estejam relacionadas ao seu site.

Você também tem acesso a um gráfico com o total de cliques recebidos pelo site em um determinado período e pode ver um relatório completo sobre os acessos.

Em Visão Geral, você também encontra o “Índice”, que mostra a quantidade de páginas indexadas e não indexadas, e “Experiência” e “Melhorias”, com outras avaliações feitas pelo Google sobre a navegação oferecida pelas páginas do seu site.

Desempenho

Essa seção exibe o tipo de pesquisa feita para se chegar ao seu site. Você pode aplicar os filtros “web”, “imagem”, “vídeo” ou “notícias” para verificar as impressões que o seu site está recebendo em cada aba do buscador, além de poder selecionar o período de amostragem.

A aba Desempenho te mostra ainda o total de cliques, de impressões, a taxa de cliques (CTR) média e a posição média que o seu site obteve em um determinado intervalo de tempo no Google.

Outras funcionalidades interessantes dessa aba são as palavras-chave usadas nas consultas dos usuários, que retornam o seu site entre os resultados, além de dados sobre a origem das impressões por páginas, países, dispositivos, aspecto da pesquisa e data.

Inspeção de URL

Esse recurso do Google Search Console possui uma barra no topo da página para que você insira o endereço do seu site (ou de uma página específica dele) e seja feita uma verificação da URL escolhida.

Essa inspeção te informa, entre outras coisas, se a URL já está presente no Google e a última vez em que ela foi processada pelo algoritmo do buscador. Caso a página em questão tenha sido alterada, você também pode solicitar a reindexação.

Índice

Nessa aba, você pode verificar dados sobre a quantidade de páginas indexadas e não indexadas e, principalmente, os motivos para a não indexação e consequente não exibição de uma página do seu site no Google.

Além disso, em “Índice”, você pode fazer o upload do mapa do site para que o Google faça o rastreamento de todas as páginas do site do seu negócio e verificar o histórico dos sitemaps já enviados anteriormente.

Você também pode visualizar solicitações de remoções temporárias de páginas, conteúdo desatualizado e filtragem do safesearch.

Experiência

A seção ‘Experiência” exibe dados e informações sobre a visão geral da experiência que os usuários têm na página on-line em dispositivos móveis e em desktops.

Também são exibidas as principais métricas da Web segmentadas pelas categorias “celular” e “computador”, com a possibilidade de abrir um relatório completo sobre esses tópicos.

Segurança e ações manuais

A aba “ações manuais” é usada pelo Google para reportar problemas detectados pelos robôs do buscador nas páginas do site indexado e as possíveis soluções para resolver as questões identificadas.

Em “Problemas de segurança”, você tem acesso a um relatório que informa se o Google identificou alguma ameaça de invasão ao site ou a verificação de algum tipo de problema apresentado pela página e que pode ser um risco aos visitantes ou aos dispositivos deles.

Ferramentas e relatórios legados

Essa seção do Google Search Console possui links para checar dados sobre segmentação internacional, ou seja, permite categorizar o público-alvo utilizando as configurações de localização e idioma dos usuários.

Também é possível acessar as “Web Tools” nessa aba, que exibem relatórios de experiências em anúncios via celular ou computador, além de informações sobre experiências ou notificações abusivas.

Use o Google Search Console para monitorar e aumentar a presença da sua empresa no Google!

Como você aprendeu neste artigo, o Google Search Console oferece um panorama de métricas que dizem respeito ao desempenho de um site nas buscas feitas por usuários do Google, permitindo identificar possibilidades de melhorias para impulsionar o alcance e o tráfego recebido por uma página on-line.

Além disso, por ser uma ferramenta bastante intuitiva e informativa, o Google Search Console pode ser usado por pessoas com diferentes níveis de habilidades e necessidades, desde usuários sem grandes conhecimentos técnicos até desenvolvedores web.

Atualmente, são várias as opções de ferramentas de marketing digital para acompanhar o desempenho e avaliar as métricas de um negócio na internet. No entanto, é preciso saber identificar quais ferramentas são realmente válidas e relevantes para monitorar a sua empresa na web de acordo com a estratégia de marketing adotada e o perfil do seu negócio.

Se você não possui alguém responsável por acompanhar as métricas e os resultados que o site da sua empresa gera, conte com a equipe especializada da Tupiniquim para verificar o desempenho do seu site e para propor e realizar melhorias por meio de uma consultoria em estratégias e técnicas de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO).

Fale com a Tupiniquim para conhecer melhor nossa consultoria de SEO e outros serviços de marketing digital que vão alavancar os resultados do seu negócio!

Se você achou este artigo útil e informativo, compartilhe o link com outras pessoas!

Dúvidas Frequentes

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é um serviço gratuito que fornece dados para monitoramento do desempenho de um site entre os resultados de buscas e para otimizar o posicionamento da página no ranqueamento feito pelo algoritmo do Google.

Quais são as principais funcionalidades do Google Search Console para avaliar o desempenho de um site?

  1. Identificar a origem das impressões e cliques que o seu site recebe;
  2. Verificar a indexação das páginas;
  3. Avaliar as métricas de Core Web Vitals;
  4. Controlar backlinks e links internos.

Quais são as abas e os recursos do menu do Google Search Console?

Visão Geral;

Desempenho;

Inspeção de URL;

Índice;

Experiência;

Segurança e ações manuais;

Ferramentas e relatórios legados.

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