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Você sabe qual é a importância da presença digital para o seu consultório médico? Descubra neste post tudo o que precisa saber sobre o marketing digital para sua clínica!

Nos últimos anos, a digitalização dos serviços e das empresas está progredindo com rapidez. Hoje, se você não possui um canal de comunicação online e não pode ser encontrado pelo seu público na internet, provavelmente estará com os dias contados. Você, médico, já pensou em adotar o marketing digital para a sua clínica?

Podemos sugerir três grandes estratégias para te ajudar nessa jornada: SEO, Google Ads e Redes sociais.

O SEO, que significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismo de busca), tem como objetivo posicionar melhor sites, blogs e páginas na web, gerando tráfego, autoridade e visibilidade de forma orgânica.

Já o Google Ads, que é conhecido como a plataforma de publicidade do Google, tem como finalidade exibir anúncios pagos nas páginas de resultados dos buscadores, YouTube, Gmail, sites parceiros e aplicativos.

Sugerimos também que a sua clínica médica comece a trabalhar com as redes sociais. No Brasil, 66% das pessoas já estão nas redes socais. Investir nelas como um canal complementar é uma grande oportunidade de encontrar a sua audiência.

O marketing médico já é uma realidade e você precisa se adaptar a ele se quiser ser encontrado no ambiente digital. Hoje, vamos te mostrar como fazer um plano de marketing para sua clínica utilizando as três técnicas que apresentamos aqui.

Navegue e saiba mais sobre Marketing Digital para Clínicas Médicas

Google Ads para Médicos

O Google Ads é a maior plataforma de anúncios da internet. Com ele, é possível patrocinar os links dos sites e aumentar as visitas nas páginas.

Uma das grandes vantagens do Google Ads é ter um investimento totalmente flexível. Isso porque você investe nas suas campanhas do Google AdWords somente o valor que desejar e só paga pelos anúncios quando clicarem no seu link.

Outra vantagem é a possibilidade de alcançar resultados muito mais rápido do que qualquer outra estratégia de marketing digital. Assim que as suas campanhas forem ativadas, o seu tráfego aumentará consideravelmente. Se a sua clínica médica deseja melhorar a velocidade dos resultados e atrair mais pacientes a curto prazo, saiba que vale a pena anunciar no Google Ads.

Essa ferramenta te dá a possibilidade de criar diversas campanhas por região, palavras-chave e termos relacionados a especialidade da clínica. Defina o seu objetivo e faça vários testes A/B para descobrir quais anúncios vão gerar mais resultados.

A partir dos retornos obtidos, você saberá quais anúncios converteram mais vendas e qual foi a palavra-chave mais buscada. Dessa forma, é possível criar estratégias de campanhas mais focadas e direcionadas para o público certo sem perder tempo e dinheiro.

 SEO para Médicos

Como citamos no início do texto, o SEO é o conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas para os mecanismo de busca. Através de diversos fatores de ranqueamento, o site do seu consultório médico pode alcançar uma ótima classificação nas páginas de resultados do Google.

Assim como qualquer empresa que tem um negócio na internet quer ser encontrada no maior buscador da web, temos certeza de que você também almeja isso, não é mesmo? As vezes pode parecer um sonho inatingível, mas é tudo questão de tempo. Trabalhar com SEO exige consistência e paciência. Obter resultados orgânicos é a consequência de meses de muita dedicação e esforço.

Importância do SEO Local

Já que citamos sobre os fatores de ranqueamento, vamos nos aprofundar em um deles: a localização. É muito comum quando uma pessoa está buscando por algum estabelecimento ou endereço de algum lugar que ela acabe indo direto no Google e buscarem por termos como “restaurantes em São Paulo” ou podem ser mais específicos como “restaurantes na Paulista”, por exemplo.

Essas buscas são consideradas como buscas locais. Elas exibem os melhores resultados de acordo com a localização que o usuário se encontra, oferecendo até mesmo sugestões de rotas pelo Google Maps.

Para que a sua Clínica Médica apareça nesse tipo de busca, é necessário adotar o SEO Local. Assim como no SEO Tradicional, o SEO Local, visa melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca, como o Google.

Use ferramentas como o Google Meu Negócio para a que a sua Clínica apareça nas buscas locais e no Google Maps, faça pesquisa de palavra-chave local e insira ela nos seus conteúdos. Uma sugestão também é inserir termos como “Clínica Médica ou Consultório Médico em São Paulo”, nas suas campanhas do Google Ads.

Se o SEO Local for bem aplicado nas suas estratégias de Marketing Médico Digital, a sua Clínica terá muito mais visibilidade, tráfego, autoridade e vai se tornar uma referência local e consequentemente atrair novos pacientes.

 Redes sociais para Médicos

Com as medidas de distanciamento social causadas pela pandemia, houve um aumento considerável no consumo online e um maior número de acessos nas redes sociais. Diante disso, empresas e instituições precisaram se reinventar para se manter no mercado.

Vemos isso como uma oportunidade de empresas e profissionais de qualquer segmento consolidarem a sua marca e imagem no mundo virtual. Atualmente, tornou-se necessário fortalecer a sua presença no digital, principalmente em canais onde a sua audiência está.

Qualquer profissional que cria um perfil nas redes sociais precisa ter consistência e conteúdos relevantes para atrair o público. Geralmente, médicos já são vistos como uma autoridade na área da saúde, mas claro que cada um com sua especialidade. E como fazer com que esses especialistas mantenham essa imagem nas redes sociais? É o que vamos te mostrar agora.

Veja 9 dicas de um perfil profissional para médicos ou clínicas médicas nas redes sociais:

  1. A foto de perfil e bio devem ser iguais em todas as redes socais em que você está;
  2. A sua especialidade e a forma como ajuda os seus pacientes devem estar expressos na bio;
  3. Na bio deve ter uma CTA (call to action) que direciona para o seu web site e também para o endereço da sua clínica ou consultório médico;
  4. Foque no seu nicho e temas relacionados a ele;
  5. Não poste um pouco de tudo. Segmente os seus posts para chegar no público certo;
  6. Interaja com os seus seguidores (ensine algo útil, faça perguntas e lives);
  7. Utilize outros canais como o website para direcionar os seus pacientes para as redes socais;
  8. Foque na produção dos seus conteúdos e entregue valor para os seus seguidores;
  9. Por último, tenha um perfil organizado, bonito e profissional;

A imagem de especialistas nas redes socais é importante não para apenas conquistar seguidores, mas sim clientes. Não faz sentido ter vários seguidores se eles não consomem os seus conteúdos, produtos ou serviços.

No caso de um especialista da área médica, o objetivo de atrair pacientes pode ser convencê-lo através dos seus conteúdos a fazer uma consultoria ou agendamento online. Por isso é tão importante fortalecer a sua imagem e transmitir autoridade nas redes sociais.

Redes Sociais, Google Ads e SEO juntos na estratégia de marketing médico

No Marketing Digital existem muitas técnicas e estratégias para se posicionar melhor, aumentar as vendas, gerar oportunidade e atrair pessoas interessados no setor que você atua através das mídias digitais, como já falamos.

Apesar dos meios digitais proporcionarem um espaço amplo na internet para você aplicar as suas estratégias de Marketing Médico, isso não significa que você deve escolher uma única estratégia e um único canal e se prender a eles.

Hoje, apresentamos 3 grandes técnicas que podem ser usadas para gerar mais oportunidades de negócio. Falamos da importância de investir nas redes socais, Google Ads e SEO. A combinação dessas estratégias pode estar aliada também ao site e branding da sua clínica.

Possuir um site profissional para compartilhar conteúdos de qualidade vai melhorar muito o seu posicionamento na internet, além de você ser encontrado no Google quando pesquisarem por clínicas médicas.

Um outro ponto é criar um site responsivo e que não demore para carregar e que se adapta aos dispositivos móveis. Não adianta ter um bom conteúdo se o carregamento da página é muito lento ou não há como acessá-lo por um celular, por exemplo. O usuário vai acabar ficando irritado e desistindo de entrar no seu site.

Junto a isso, é importante fazer a construção de um branding forte. A sua marca precisa transmitir autoridade e credibilidade. Isso é importante para que o seu consultório médico seja visto com bons olhos, causando boas impressões e mostrando para os pacientes o valor da sua marca.

Um plano de marketing para clínicas médicas exige muito planejamento para saber o que produzir, como produzir, para quem produzir e qual estratégia faz mais sentindo para alcançar seus pacientes. Muita coisa né? Mas no final vai valer a pena, quando você ver que todo esse trabalho gerou visibilidade, reputação, acesso e tráfego para o seu consultório.

Pensa que é como se você fizesse academia: suponhamos que o seu objetivo seja perder peso e ficar com o corpo definido. Para atingir esse objetivo você faz dieta, caminhada e toma suplementos. No primeiro momento isso vai servir para você perder peso, mas não vai ser o suficiente se você realmente quiser ficar com o corpo definido.

Para isso vai ser preciso fazer musculação, abdominal e uma série de flexões. Perceba que é necessário ter um conjunto de esforços constantes para alcançar o resultado que deseja. É assim que funciona qualquer estratégia de Marketing Digital.

Faça o Marketing Médico de acordo com sua especialidade

Na medicina existem diversas possibilidades para o profissional se especializar. Por exemplo: pediatria, ortopedia, dermatologia, geriatria, cardiologia e muitas outras. Já sabemos da importância do marketing digital para o mundo dos negócios e os benéficos de usar as ferramentas e técnicas para aplicá-lo de forma assertiva.

A grande vantagem do marketing digital é a sua adaptação aos mais diversos tipos de negócio e cabe a cada empreendedor analisar e identificar as melhores oportunidades, estratégias e plataformas para o seu tipo de empresa.

No Marketing Médico, a especialidade dever ser levada em consideração na hora do planejamento estratégico, fazendo a escolha das plataformas certas é possível criar ações eficazes e obter resultados expressivos e satisfatórios em cada segmento de atuação.

Por exemplo: para cirurgia plástica, as redes sociais possuem um apelo mais visual, enquanto na ortopedia, um olhar mais prático. Na dermatologia os conteúdos são mais voltados para dicas de produtos e rotinas de limpeza de pele para evitar acnes ou clarear manchas, por exemplo. Já na geriatria e cardiologia, a abordagem é mais educativa com posts sobre alimentação, exercícios e todos os cuidados necessários para manter uma boa saúde.

Lembrado que essas áreas que citamos como exemplo e as muitas outras que existem na medicina não precisam necessariamente estar presente apenas nas redes socais. É recomendado criar um blog, um website e até mesmo um canal no YouTube.

Além de tudo isso que falamos, um ponto bem importante a ser levando em conta é garantir que os conteúdos postados sejam de qualidade, relevantes e que façam sentindo para a sua audiência, independentemente do canal que está sendo utilizado. Caso contrário, será só mais um em meio a concorrência, que já é bastante competitiva no cenário atual.

Restrições para Marketing Médico

Como já falamos, o marketing digital se adapta a qualquer modelo de negócio e atualmente tem se tornado cada vez mais necessário. No entanto, no marketing médico existem algumas limitações de acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM).

O próprio CFM criou um Manual de Publicidade Médica para todos os profissionais da área seguirem as restrições estabelecidas independente de suas especialidades. Veja a seguir alguns pontos que limitam o marketing médico:

Uso de fotos de pacientes

É proibido a utilização de fotos dos pacientes mostrando o antes e depois de algum tratamento, independente do canal de divulgação. O uso de selfies também não é permitido, mesmo com a autorização do paciente.

Autopromoção em entrevistas

Qualquer profissional da área da saúde pode conceder entrevistas para programas de TV e rádio, desde que seja com o propósito de esclarecimento. É vedado pelo Conselho Federal de Medicina qualquer ação de se autopromover nas mídias tradicionais, divulgando telefone, endereço do consultório ou clínica médica com a intenção de captar mais pacientes.

Sites, blogs e redes socais

Sites institucionais, blogs e redes sociais são ótimas ferramentas de comunicação e podem ser utilizadas por profissionais da medicina desde que seja com o intuito informativo e educativo. Esses são meios de transmitir autoridade e confiança para os pacientes. Com eles, é possível divulgar informações institucionais da clínica como qual a sua especialidade e os tipos de tratamentos oferecidos, descrição da sua equipe médica, telefone e e-mail para contato, endereço e claro conteúdos úteis e relevantes para sua audiência.

Divulgação de preço

Em nenhum material de marketing médico pode ser divulgados preços dos tratamentos, formas de pagamento ou de parcelamento.

Expressões sensacionalistas

Expressões como “o melhor”, “resultados garantidos”, “o mais eficiente” e outras expressões desse tipo são considerados sensacionalistas. É proibido oferecer garantia de resultados nos procedimentos para pacientes nos canais de comunicação, até mesmo porque cada organismo reage de uma forma.

E aí, preparado para adotar o marketing médico para a sua clínica?

A tecnologia os meios digitais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Quando menos percebemos já estamos usando um novo aplicativo, um novo software e interagindo cada vez mais com a mídias sociais.

Com a internet, a forma de se comunicar e consumir tem mudado radicalmente para qualquer área de atuação. As pessoas passaram a ter diversos meios para buscar informações sobre qualquer coisa e com isso a concorrência se tornou cada vez maior.

Por isso que os profissionais da saúde podem e devem utilizar o marketing médico baseado em tudo que foi apresentado aqui hoje. O marketing digital para médicos é o melhor método para atrair pacientes para a sua clínica naturalmente na internet. Com as ações certas e sem passar por cima das restrições estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, é possível alcançar resultados significativos e satisfatórios.

Possui dúvidas sobre como fazer? Conte uma agência especializada! A Tupiniquim é uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência e pode te ajudar com os melhores recursos de divulgação para a sua estratégia de marketing médico, aumentando a reputação e autoridade da sua clínica médica.

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Dúvidas Frequentes

O que é marketing médico?

O marketing médico é o conjunto de ações para obter resultados mais significativos, melhorar a comunicação e o relacionamento com pacientes.

Qual a importância do marketing médico?

O marketing médico é importante para aumentar a percepção de valor sobre o seu trabalho, atrair mais pacientes, aumento de visibilidade, reconhecimento e autoridade. Além disso, um marketing médico bem feito melhora o posicionamento nos meios digitais e aumenta a chances de estar na frente da concorrência

Quais canais de comunicação podem ser utilizados por médico?

Os principais canais são as redes socais, blogs e websites. Essas três ferramentas são essenciais para melhorar a comunicação e relacionamento com os seus pacientes, lembrando que os conteúdos produzidos devem estar de acordo com o Conselho Federal de Medicina.

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