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Você sabe qual é a importância da presença digital para o seu consultório? Separamos dicas para te ajudar!

Atualizado em 22 março de 2024.

Nos últimos anos, a digitalização dos serviços e das empresas está progredindo com rapidez. Hoje, se você não possui um canal de comunicação online,não pode ser encontrado pelo seu público na internet. Você, médico, já pensou em adotar o marketing digital para a sua clínica?

O marketing para clínicas envolve diversas estratégias que não só visam atrair novos pacientes, mas também manter um relacionamento saudável com os atuais. Essa abordagem contribui para a consistência e reputação da clínica.

Além da simples publicidade, trata-se de construir relacionamentos e confiança com seu público. Para alcançar isso, é essencial ter uma compreensão clara das várias formas de marketing disponíveis e como implementá-las de maneira eficaz.

Neste post vamos te mostrar como fazer um plano de marketing para sua clínica utilizando dicas para sua jornada.

Criação de site para clínicas

A criação de um site para clínicas é essencial para estabelecer uma presença online sólida, construir credibilidade, promover serviços de forma eficaz e melhorar a experiência geral do paciente. É um investimento que pode trazer retornos significativos a longo prazo para a clínica.

É possível apresentar informações detalhadas sobre a clínica, equipe, especialidades e tratamentos oferecidos, de maneira clara e objetiva. Isso ajuda a construir confiança e credibilidade na marca, além de ser uma ferramenta de marketing eficaz para atrair novos pacientes.

Separamos 4 pontos essenciais para sua clínica ter um site próprio: 

Estabelecendo credibilidade e confiança

Imagine um paciente em potencial procurando por uma nova clínica médica. O que é mais provável que ele faça primeiro? Pesquisar online. Um site profissional e informativo transmite credibilidade e confiança desde o primeiro momento. 

Ao fornecer informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, as qualificações dos médicos e as instalações da clínica, um site bem elaborado estabelece uma imagem sólida e confiável da clínica no mercado.

Acesso facilitado à informação

Um dos maiores benefícios de ter um site de marketing para uma clínica é a facilidade com que os pacientes podem encontrar informações importantes. Horário de funcionamento, localização, serviços oferecidos e formas de contato podem ser facilmente acessados e estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Isso não apenas torna mais conveniente para os pacientes obterem as informações de que precisam, mas também reduz o volume de chamadas para a clínica, melhorando a eficiência administrativa.

Estratégias de marketing eficientes

Um site de marketing bem projetado não é apenas uma ferramenta para fornecer informações; é também uma plataforma poderosa para promover os serviços da clínica. 

Através de técnicas de otimização de mecanismos de busca (SEO), o site pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google quando os pacientes procuram por serviços médicos relevantes. 

Além disso, a elaboração de conteúdo pertinente, como blogs e artigos informativos, tem o potencial de atrair e engajar os pacientes, consolidando a clínica como uma autoridade em sua especialidade. 

Facilidade de agendamento

Com a vida moderna cada vez mais movimentada, os pacientes valorizam a conveniência. Oferecer a opção de agendamento de consultas online diretamente através do site da clínica é uma maneira eficaz de atender a essa necessidade.

Isso melhora a experiência do paciente etambém aumenta a eficiência administrativa da clínica, permitindo que a equipe se concentre em fornecer um atendimento de alta qualidade.

SEO para médicos

O SEO é o conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas para os mecanismos de busca. Através de diversos fatores de ranqueamento, o site do seu consultório médico pode alcançar uma ótima classificação nas páginas de resultados do Google.

Assim como qualquer empresa que tem um negócio na internet quer ser encontrada no maior buscador da web, temos certeza de que você também almeja isso, não é mesmo?

A consistência e paciência são essenciais ao trabalhar com SEO. Obter bons resultados orgânicos é a consequência de meses de dedicação e muito esforço e, por isso, muitos optam por contratar um consultor de tráfego orgânico para lidar com essas demandas.

Importância do SEO Local

Já que citamos sobre os fatores de ranqueamento, vamos nos aprofundar em um deles: a localização. É muito comum quando uma pessoa está buscando por algum estabelecimento ou endereço de algum lugar que ela acabe indo direto no Google.

Termos como “restaurantes em São Paulo” ou ainda mais específicos como “restaurantes na Paulista” são alguns exemplos.

Essas buscas são consideradas como buscas locais. Elas exibem os melhores resultados de acordo com a localização que o usuário se encontra, oferecendo até mesmo sugestões de rotas pelo Google Maps.

Para que a sua clínica médica apareça nesse tipo de busca, é necessário adotar o SEO Local. Assim como no SEO Tradicional, o SEO Local visa melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca, como o Google.

Use ferramentas como o Google meu negócio para que a sua clínica apareça nas buscas locais e no Google Maps e não se esqueça de realizar uma pesquisa de palavras-chave locais e as inseri nos seus conteúdos. 

Uma sugestão também é inserir termos como “Clínica médica ou consultório médico em São Paulo” nas suas campanhas do Google Ads.

Se o SEO Local for bem aplicado nas suas estratégias de marketing para clínicas, você terá muito mais visibilidade, tráfego, autoridade e consequentemente poderá atrair novos pacientes.

Redes sociais para médicos

Com as medidas de distanciamento social causadas pela pandemia, houve um aumento considerável no consumo online e um maior número de acessos nas redes sociais. Diante disso, empresas e instituições precisaram se reinventar para se manter no mercado.

Vemos isso como uma oportunidade de empresas e profissionais de qualquer segmento consolidarem a sua marca e imagem no mundo virtual. Atualmente, tornou-se necessário fortalecer a sua presença no digital, principalmente nos canais onde a sua audiência está presente.

Qualquer profissional que cria um perfil nas redes sociais precisa ter consistência e conteúdos relevantes para atrair o público. Geralmente, médicos já são vistos como uma autoridade na área da saúde, mas também precisam do auxílio do Marketing Digital para se destacarem ainda mais.

E como fazer com que esses especialistas mantenham essa imagem nas redes sociais? É o que vamos te mostrar agora.

Veja 9 dicas de um perfil profissional para médicos ou clínicas médicas nas redes sociais:

  1. A foto de perfil e bio devem ser iguais em todas as redes socais em que você está;
  2. A sua especialidade e a forma como ajuda os seus pacientes devem estar expressos na bio;
  3. A bio deve ter uma CTA (call to action) que direcione para o seu web site e também para o endereço da sua clínica ou consultório médico;
  4. Foque no seu nicho e temas relacionados a ele;
  5. Não poste um pouco de tudo. Segmente os seus posts para chegar no público certo;
  6. Interaja com os seus seguidores (ensine algo útil, faça perguntas, enquetes e lives);
  7. Utilize outros canais como o website para direcionar os seus pacientes para as redes sociais;
  8. Foque na produção dos seus conteúdos e entregue valor para os seus seguidores;
  9. Por último, tenha um perfil organizado, atraente e profissional;

A imagem de especialistas nas redes sociais é importante não apenas para conquistar seguidores, mas sim clientes. Não faz sentido ter vários seguidores se eles não consomem os seus conteúdos, produtos ou serviços.

No caso de um especialista da área médica, o objetivo de atrair pacientes pode ser convencê-lo através dos seus conteúdos a fazer uma consultoria ou agendamento online. Por isso é tão importante fortalecer a sua imagem e transmitir autoridade nas redes sociais.

Faça o Marketing para clínicas de acordo com sua especialidade

A grande vantagem do marketing digital é a sua adaptação aos mais diversos tipos de negócio e cabe a cada empreendedor analisar e identificar as melhores oportunidades, estratégias e plataformas para o seu tipo de empresa.

No marketing para clínicas, a especialidade dever ser levada em consideração na hora do planejamento estratégico, fazendo a escolha das plataformas certas é possível criar ações eficazes e obter resultados expressivos e satisfatórios em cada segmento de atuação.

Por exemplo: 

  • Para cirurgia plástica, as redes sociais possuem um apelo mais visual;
  • Enquanto na ortopedia, um olhar mais prático;
  • Na dermatologia os conteúdos são mais voltados para dicas de produtos e rotinas de limpeza de pele para evitar acnes ou clarear manchas;
  • Já na geriatria e cardiologia, a abordagem é mais educativa, pois traz posts sobre alimentação, exercícios e todos os cuidados necessários para manter uma boa saúde.

Lembrando que essas áreas que citamos e as muitas outras que existem na medicina não precisam necessariamente estar presentes apenas nas redes sociais. É recomendado criar um blog, um website e até mesmo um canal no YouTube.

Outro ponto importante a ser levado em conta é garantir que os conteúdos postados sejam de qualidade, relevantes e que façam sentido para a sua audiência, independentemente do canal que está sendo utilizado.

Caso contrário, sua clínica só será mais uma em meio a concorrência, que já é bastante competitiva no cenário atual.

Restrições de Marketing para clínicas

Como já falamos, o Marketing Digital se adapta a qualquer modelo de negócio e, atualmente, tem se tornado cada vez mais necessário. No entanto, no marketing para clínicas existem algumas limitações de acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM).

O próprio CFM criou um Manual de Publicidade Médica para todos os profissionais da área seguirem as restrições estabelecidas independente de suas especialidades. Veja a seguir alguns pontos que limitam o marketing médico:

Uso de fotos de pacientes

É proibido a utilização de fotos dos pacientes mostrando o antes e depois de algum tratamento sem autorização, independente do canal de divulgação. O uso de selfies também não é permitido, mesmo com a autorização.

Autopromoção em entrevistas

Qualquer profissional da área da saúde pode conceder entrevistas para programas de TV e rádio, desde que seja com o propósito de esclarecimento. 

É vedado pelo Conselho Federal de Medicina qualquer ação de se autopromover nas mídias tradicionais, divulgando telefone, endereço do consultório ou clínica médica com a intenção de captar mais pacientes.

Sites, blogs e redes socais

Sites institucionais, blogs e redes sociais são ótimas ferramentas de comunicação e podem ser utilizadas por profissionais da medicina, desde que seja com o intuito informativo e educativo. 

Esses são meios de transmitir autoridade e confiança para os pacientes. Com eles, é possível divulgar informações institucionais da clínica como qual a sua especialidade e os tipos de tratamentos oferecidos, descrição da sua equipe médica, telefone e e-mail para contato, endereço e claro conteúdos úteis e relevantes para sua audiência.

Divulgação de preço

Em nenhum material de marketing para clínicas pode ser divulgados os preços dos tratamentos, formas de pagamento ou de parcelamento.

Expressões sensacionalistas

Expressões como “o melhor”, “resultados garantidos”, “o mais eficiente” e outras expressões desse tipo são consideradas sensacionalistas. É proibido oferecer garantia de resultados nos procedimentos para pacientes nos canais de comunicação, até mesmo porque cada organismo reage de uma forma.

Preparado para adotar o marketing médico para a sua clínica?

Com a internet, a forma de se comunicar e consumir tem mudado radicalmente para qualquer área de atuação. As pessoas passaram a ter diversos meios para buscar informações sobre qualquer coisa e com isso a concorrência se tornou cada vez maior.

Por isso que os profissionais da saúde podem e devem utilizar o marketing médico baseado em tudo que foi apresentado aqui. O Marketing Digital para médicos é o melhor método para atrair pacientes para a sua clínica naturalmente na internet. 

Com as ações certas e sem passar por cima das restrições estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, é possível alcançar resultados significativos e satisfatórios.

Possui dúvidas sobre como fazer? Conte uma agência especializada! A Tupiniquim é uma agência de Marketing Digital com mais de 10 anos de experiência e pode ajudá-lo com os melhores recursos de divulgação para a sua clínica, aumentando sua reputação e autoridade.

Dúvidas Frequentes

O que é marketing médico?

O marketing médico é o conjunto de ações para obter resultados mais significativos, melhorar a comunicação e o relacionamento com pacientes.

Qual a importância do marketing médico?

O marketing médico é importante para aumentar a percepção de valor sobre o seu trabalho, atrair mais pacientes e ter visibilidade, reconhecimento e autoridade. Além disso, um marketing médico bem feito melhora o posicionamento nos meios digitais e aumenta as chances de estar na frente da concorrência.

Quais canais de comunicação podem ser utilizados por médico?

Os principais canais são as redes sociais, blogs e websites. Essas três ferramentas são essenciais para melhorar a comunicação e relacionamento com os seus pacientes.

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