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Saiba como melhorar o desempenho e a visibilidade da sua empresa nessa rede social com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.

Uma das redes sociais mais populares e mais acessadas por usuários no Brasil e no mundo, o Instagram é um ambiente on-line com grande capacidade de gerar leads, ou seja, clientes em potencial, e apresentar os produtos e serviços de um negócio ao público-alvo.

No entanto, é necessário garantir que as postagens feitas no feed e nos stories do perfil tenham bom alcance entre os possíveis seguidores da empresa. Do contrário, o conteúdo não gera o resultado esperado: criar uma interação com os usuários da rede social e fortalecer um relacionamento de confiança que pode resultar em conversão de clientes e vendas.

Sendo assim, é altamente recomendável aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) e, dessa forma, aumentar a entrega do conteúdo produzido e introduzir o nome, marca, produtos e serviços da empresa ao público em resultados para pesquisas feitas na barra de buscas dessa rede social.

Por isso, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim preparou este artigo para te informar sobre as melhorias que uma estratégia eficiente de SEO pode trazer para a conta comercial da sua empresa no Instagram e 6 dicas de como aplicar essas técnicas. Boa leitura!

O que você vai ler sobre SEO para Instagram:

O que é SEO para Instagram?

SEO, ou Search Engine Optimization (em português: Otimização para Mecanismos de Busca), é um conjunto de técnicas e estratégias para, entre outras coisas, fazer com que o conteúdo postado no feed do Instagram alcance o maior número possível de pessoas.

Isso porque quanto maior a quantidade de pessoas impactadas pelo conteúdo produzido e publicado pela empresa na rede social, maiores as chances de estabelecer uma conexão e de gerar engajamento do público-alvo.

Quais as vantagens da aplicação de SEO em um perfil no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas aqui no Brasil. Todos os dias, uma quantidade gigantesca de fotos, stories, reels, vídeos no IGTV e outros formatos são postados em perfis nessa rede social.

Portanto, o Instagram também é uma grande fonte de possibilidades de negócios para empresas que estejam presentes na plataforma e que queiram diversificar seus canais de comunicação e prospecção de clientes para além do Google.

Então, aplicar as técnicas de Otimização para Mecanismos de Busca a um perfil no Instagram pode contribuir para que uma empresa alcance seus objetivos de marketing digital e se torne uma referência em seu nicho, já que essas técnicas podem melhorar significativamente o volume de tráfego orgânico da conta, ou seja, o número de visitantes que chegam de forma espontânea e gratuita ao perfil.

Isso significa a possibilidade de economizar investimentos em campanhas de tráfego pago, que tentam atrair o público-alvo da empresa por meio da exibição de links patrocinados contratados junto às plataformas de anúncios como, no caso do Instagram, o Instagram Ads.

Além disso, um perfil otimizado com táticas de SEO é encontrado mais facilmente na barra de pesquisas do Instagram. Sim! Essa rede social conta com seu próprio motor interno de buscas, que retorna perfis com base em pesquisas por palavras-chave, hashtags, localização etc.

Como fazer SEO para Instagram?

Deu para perceber que aplicar SEO ao perfil público da sua empresa no Instagram é um meio bastante eficiente e econômico de atrair leads, ou potenciais clientes, né?

Então, agora vamos te ensinar o passo a passo geral para aplicar esse conjunto de técnicas e incrementar os resultados do seu negócio nessa rede social. Veja 6 dicas de como fazer SEO no Instagram!

1. Use palavras-chave

Coloque o marketing de conteúdo em ação e crie postagens que abordem problemas e necessidades do seu público-alvo, incluindo as possíveis soluções que a sua empresa pode oferecer por meio de produtos ou serviços.

Ao elaborar esse conteúdo, insira palavras-chave relacionadas ao tema abordado de forma natural e coerente com os problemas e desejos da persona do seu negócio.

Procure aplicar a principal palavra-chave do negócio também no nome principal e na @ de usuário da conta. Na descrição exibida no topo do perfil, que funciona como uma biografia da empresa, você também pode utilizar palavras-chave secundárias, além da palavra-chave principal.

No caso de um pet shop, por exemplo, “pet shop” deve estar no nome principal e @ de usuário como palavra-chave principal, e “banho e tosa de cães e gatos” podem ser as palavras-chave secundárias da bio.

2. Inclua hashtags

As hashtags são importantes porque é possível navegar por elas. Dessa forma, ao clicar em uma hashtag, o usuário poderá visualizar todas as outras publicações que usaram a mesma hashtag.

Mas atenção: não é recomendado exagerar na quantidade de hashtags em posts, já que isso pode tornar o conteúdo genérico, além de não ser garantia de maior distribuição e acesso às postagens.

A criação de conteúdo constante, relevante e que utilize, além das palavras-chave, hashtags relacionadas à área da empresa facilita o trabalho do algoritmo do Instagram para que ele possa entender do que se trata o perfil da sua empresa.

Assim, você une o marketing de conteúdo ao SEO com a finalidade de que o Instagram atribua autoridade e relevância às postagens da sua empresa na rede social e, consequentemente, aumente o alcance e a recomendação das publicações nos feeds, barras de stories e de buscas de seus usuários.

3. Pense em uma boa biografia

Exibida logo abaixo da foto do perfil, no canto superior esquerdo, a biografia funciona como uma breve descrição do usuário (ou negócio). Devido ao seu posicionamento, é um dos primeiros elementos visualizados por quem entra no perfil.

Por isso, a biografia do Instagram, também chamada apenas de bio, é essencial para mostrar ao público-alvo o que sua empresa faz e como pode ajudá-lo a melhorar sua vida. Então, nada de textos longos, até porque o limite é de cerca de 150 caracteres.

Siga essa estratégia básica para elaborar a bio da sua marca no Instagram: use palavras-chave ou hashtags, informe o contato principal da empresa e use uma Chamada para Ação (CTA) que seja atrativa para o site da empresa, por exemplo.

É possível incluir apenas um link na biografia, mas, caso você queira inserir mais de um, use o LinkTree para agrupar os links que sejam mais relevantes para a empresa, como contato de WhatsApp, landing page, outros perfis em outras redes sociais etc.

4. Interaja com seguidores e outros usuários e contas

O comportamento e os hábitos de uma conta dentro do Instagram também educam o algoritmo da plataforma. Então, responda os comentários feitos nas publicações da sua empresa e estimule a criação de uma relação de confiança com os seguidores, que já demonstram interesse no assunto abordado e no setor do seu negócio.

Reposte conteúdo gerado pelos usuários sobre a sua marca com opiniões, sugestões, memes e outras formas de interação que demonstrem a relevância e a autoridade do negócio em sua área de atuação.

Você pode estimular a criação de conteúdo pelos usuários propondo desafios, fazendo enquetes e incentivando a participação deles no desenvolvimento do conteúdo exibido no perfil da empresa.

Uma outra boa dica é comentar em publicações de influenciadores digitais que tenham relação com o conteúdo criado pela sua marca.

Dessa forma, você expõe seu negócio ao público de seguidores desses influencers, que podem ser leads qualificados, ou seja, que já têm algum conhecimento e interesse pelo tema.

As interações também são consideradas pelo algoritmo do Instagram para fazer recomendações do seu perfil aos seguidores das contas com as quais sua empresa mais se relaciona na rede social, podendo inclusive aparecer no feed deles mesmo que eles ainda não sigam ou conheçam o perfil da sua empresa.

5. Insira a localização nas postagens

Essa dica é especialmente importante para negócios que possuam um local físico para a venda e retirada de produtos ou para prestar atendimento sobre um determinado serviço.

Postagens no Instagram, como as publicações e os stories, permitem que você adicione uma localização geográfica. Dessa forma, você pode incluir a geolocalização de, por exemplo, uma loja no mapa virtual da rede social.

No caso das publicações no feed, a localização será exibida aos usuários no topo do post, logo abaixo da @ de usuário. Você também pode informar a localização nos stories e, nesse caso, editar as cores, o tamanho e o posicionamento clicando e arrastando a tag.

A grande sacada da inclusão da localização em postagens no Instagram é que ela pode ser vista não apenas por quem já segue o perfil da sua empresa na rede social, mas também por pessoas que buscarem a mesma localização na aba “locais” dos resultados mostrados na barra de pesquisas da plataforma.

Então, em resumo, inclua informações sobre a cidade, o bairro ou a localização específica do seu negócio nos conteúdos criados, no feed e nos stories, para que o motor de buscas do Instagram mostre sua empresa também nas pesquisas feitas por usuários em relação a uma determinada localização.

6. Aplique Alt Text nas imagens

Conhecida como a rede social de fotos, as imagens postadas no perfil da sua empresa no Instagram desempenham um papel relevante para além do que os usuários veem. Isso porque é possível atribuir descrições às fotos postadas no Instagram com foco em SEO.

O alt text, ou texto alternativo, funciona como uma legenda de SEO para as fotos e imagens em geral que você postar no perfil da empresa.

Os visitantes não verão esse texto alternativo, mas o algoritmo do Instagram o utilizará para entender melhor a relação entre a imagem e o conteúdo e, assim, expandirá a entrega da publicação.

O texto alternativo também é benéfico porque demonstra a preocupação da empresa com a acessibilidade de pessoas com deficiências visuais ao conteúdo postado.

Vale dizer ainda que, se você não criar um alt text para as imagens postadas, o Instagram o criará automaticamente e ele não necessariamente terá a ver com o texto da publicação.

Então, é uma boa ideia que você garanta pessoalmente a coerência entre o conteúdo visual e o conteúdo escrito do perfil.

Torne sua empresa mais conhecida no Instagram!

Neste artigo, você entendeu a importância de se destacar em uma rede social com tantos usuários e possibilidades de negócios e captação de clientes potenciais como é o Instagram.

Para isso, aplicar técnicas como as de SEO para alavancar o alcance de publicações pode garantir excelentes resultados na performance do perfil da sua empresa no Instagram.

Com um perfil otimizado, também aumentam as chances de a sua empresa ser encontrada nos resultados de buscas feitas por meio de palavras-chave e hashtags relacionadas às dores do público-alvo que o seu negócio pretende alcançar.

Sabemos que o grande número de possibilidades de estratégias e táticas de SEO para aumentar o volume orgânico de visitantes de uma página ou perfil em rede social pode causar dúvidas sobre o melhor caminho a seguir.

Por isso, recomendamos que você conte com os serviços de uma equipe especializada e com dedicação exclusiva a elaborar o melhor planejamento de marketing digital para a sua empresa na internet.

Presente no mercado há mais de uma década, a Agência Tupiniquim coloca a sua disposição uma consultoria de SEO que irá analisar e criar, com base no perfil e objetivos do seu negócio, o plano ideal para expandir o alcance do nome da sua marca no ambiente on-line.

Além disso, nossos profissionais acompanharão os resultados obtidos e farão os ajustes necessários para assegurar máxima performance.

Fale com a Agência Tupiniquim e fique por dentro dos serviços de marketing digital que temos para você e sua empresa.

Se você gostou do conteúdo deste post, compartilhe o link do artigo e ajude a informar mais pessoas sobre o assunto!

Dúvidas Frequentes

O que é SEO para Instagram?

SEO, ou Search Engine Optimization (em português: Otimização para Mecanismos de Busca), é um conjunto de técnicas e estratégias para fazer com que um perfil no Instagram alcance o maior número possível de pessoas por meio do conteúdo publicado ou em resultados de buscas feitas na barra de pesquisas da rede social.

Por que fazer SEO para Instagram?

Um perfil de Instagram otimizado para SEO recebe um volume maior de tráfego orgânico, espontâneo e gratuito de visitantes acessando a conta do negócio, gerando economia com campanhas de tráfego pago e tornando a empresa, sua marca, produtos e serviços conhecidos entre os usuários da rede social.

Como fazer SEO para Instagram?

Use palavras-chave e hashtags relacionadas à empresa na criação de conteúdo, nome principal, @ de usuário e na biografia do perfil da empresa no Instagram. Interaja com seguidores, outros usuários e influenciadores relevantes para a área de atuação do negócio com o objetivo de que o Instagram recomende e exiba sua empresa no feed deles. Além disso, insira a localização da empresa em postagens e crie um texto alternativo para as fotos e imagens postadas.

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