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Quer que a sua indústria seja encontrada pelo público no digital com mais facilidade? Conheça as melhores estratégias de marketing industrial para aplicar no seu negócio e obter resultados expressivos!

Por muito tempo as empresas usaram o marketing tradicional em suas estratégias de negócio. Porém, com a entrada da tecnologia e dos meios digitais, isso vem se tornando cada vez menos efetivo.

O marketing digital é a nova tendência dos últimos anos e veio para fazer a diferença em muitos modelos de negócio. Algumas empresas (como indústrias) ainda não sabem dos benéficos que ele pode proporcionar. E o que talvez também não saibam é que uma das principais características do marketing digital pode ser aplicado em empresas de diversos portes e setores de atuação.

O marketing para indústrias é uma realidade, assim como para qualquer outro segmento de mercado. Independentemente do setor industrial, é necessário se reinventar e buscar caminhos alternativos para alcançar mais clientes e aumentar as vendas. Além disso, o marketing digital representa um grande potencial para a indústria se desenvolver e melhorar o posicionamento como autoridade nos meios digitais.

Se você, empreendedor, ainda não sabe como usar o marketing digital na sua indústria, por onde começar, quais estratégias adotar e quais plataformas escolher, fique tranquilo. Veja neste artigo as dicas que separamos para compor o seu planejamento estratégico de marketing.

Navegue e saiba mais sobre o marketing para indústrias

O que é Marketing Digital para Indústrias?

O Marketing Digital para Indústrias é um conjunto de ações com o objetivo de analisar os pontos fundamentais das estratégias de publicidade de uma empresa para obter o bom funcionamento do negócio nos meios digitais. Nesse sentido, o marketing industrial precisa ser entendido como um processo e não apenas uma ação isolada no planejamento estratégico de marketing da empresa.

Através das mídias digitais que estão disponíveis e presentes no nosso dia a dia, as indústrias de todos os setores podem utilizar essas ferramentas para melhorar o seu posicionamento nas redes sociais e nos mecanismos de buscas, construir uma nova reputação no ambiente digital e atrair novos clientes, além de reter e fidelizar os atuais.

Como fazer uma estratégia de Marketing digital para Indústrias

Primeiro precisamos ressaltar que o marketing digital para indústrias tem uma diferença de público-alvo em relação a outras empresas: enquanto algumas instituições focam o marketing no consumidor final, o marketing industrial é focado em outras empresas.

Por quê? Porque as indústrias são conhecidas como empresas B2B – que são aquelas empresas que oferecem produtos, serviços ou soluções para outras empresas. Por exemplo: uma indústria de alimentos não perecíveis ou de bolachas recheadas como a Bauducco, que fornece esses produtos para um supermercado.

Entenda melhor como esse modelo de negócio funciona acessando o artigo Marketing Digital B2B: 14 estratégias para fazer o plano de ação para vendas da sua empresa.

Sendo assim, o primeiro passo para fazer uma estratégia de Marketing Digital para indústrias é criar personas para entender quem são os clientes ideias do seu setor industrial. Após isso, você identificará as dores do seu potencial cliente para oferecer soluções adequadas para ele.

Para facilitar esse processo, você vai usar os pilares do Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Assim, você acompanha toda jornada de compra da sua persona e consegue ofertar os conteúdos certos em cada momento que o cliente está.

Vamos ver como funcionam os pilares do Inbound Marketing:

Pilares do Inbound Marketing

Atração: nessa fase é preciso criar estratégias de conteúdos que façam sentido para o usuário e que despertem nele o interesse de conhecer a sua marca e visitar o seu site.

Conversão: aqui o usuário vai deixar de ser apenas um visitante e vai se tornar um lead através de algum material que foi ofertado a ele, como um ebook, por exemplo.

Relacionar: nessa etapa, é preciso nutrir os leads com conteúdos totalmente segmentados para que eles sintam a necessidade de tomar alguma decisão.

Vender: se na fase anterior o seu lead foi bem nutrido com informações e conteúdos relevantes, ele se tornará uma grande  oportunidades. Nesse caso, o time de vendas terá mais facilidade no momento de finalizar a venda com o potencial cliente.

Analisar: após fechar uma venda, o trabalho no marketing digital continua. É preciso analisar as métricas do inbound marketing para saber se as suas estratégias vão continuar dando certo. Caso contrário, faça mudanças sempre que sentir a necessidade.

O funil do Inbound Marketing está ligado à Jornada de Compra do cliente, que é, basicamente, todo o caminho que ele vai percorrer até chegar na decisão de finalizar a compra.

No meio tradicional, o cliente pode encontrar a sua marca em algum evento ou por algum material impresso e pode se interessar pelos seus serviços. Já no meio digital, você pode impactar diretamente o lead no momento que ele estiver fazendo uma busca no Google, nas redes sociais, por e-mail marketing e etc. Por isso, é importante entender em qual momento da jornada de compra o seu potencial cliente está.

Branding para Marketing Industrial

O Branding é a forma como a sua empresa se apresenta para as pessoas e como elas a veem.

Você já deve ter escutado que é importante construir um branding forte e muitas pessoas acham que o branding está relacionado apenas com o logotipo ou logomarca, mas a verdade é que ele engloba muito mais do apenas o logo que representa a empresa. Fazer a construção de uma marca forte e duradoura está associada à identidade visual e a como você se comunica com seus clientes, seja por e-mail, blog, website ou redes sociais.

Uma marca para uma empresa é o mesmo que uma reputação para uma pessoa. Você ganha reputação ao tentar fazer bem coisas difíceis.” – Jeff Bezos – Fundador e CEO da Amazon.

A construção de uma marca bem-sucedida é quando você transmite valor, credibilidade e confiança para as pessoas. Fazer isso, não é uma tarefa nada fácil, mas já dizia Robert Collier que “o segredo do sucesso é a soma dos pequenos esforços repetidos dia após dia”.

Investir em branding é garantir que a sua empresa terá mais reconhecimento e relevância, além de se tornar uma referência no segmento. Construir uma marca memorável induz os clientes e funcionários a falar sobre a empresa para outras pessoas com prazer.

Google Ads para Marketing Industrial

O Google Ads (antigo Google Adwords) é uma das ferramentas mais eficazes para conquistar mais vendas através do marketing digital. Muitos empreendedores deixam passar a oportunidade de usar essa plataforma por simplesmente não saberem dos benéficos que ela pode proporcionar aos negócios.

Estamos aqui para te falar que vale a pena anunciar do Google Ads se o seu objeto é alcançar resultados significativos a curto prazo.

O Google Ads é a maior plataforma de anúncios da internet e muitos dos seus concorrentes já estão usufruindo dela. Você não quer ficar para trás e ser mais um “abandonado” no mercado, né?

Conheça alguns benefícios dessa plataforma e comece a usar ela hoje mesmo nas estratégias de marketing digital da sua indústria:

  • É mensurável: o Google Ads fornece métricas que permitem ver o que está ou não funcionando. Você consegue ver se suas campanhas estão trazendo um bom ROI (Retorno do Investimento) e ainda mudar as suas estratégias, caso seja necessário.
  • É escalável: na medida em que você aumenta os seus orçamentos no Google Ads, os leads e lucros da sua indústria aumentarão em proporcionalmente.
  • Investimento flexível: uma das vantagens de se anunciar no Google Ads é que não há um valor estipulado de investimento. Enquanto a sua conta do Ads estiver com saldo, os seus anúncios serão exibidos e a cada clique em sua campanha o valor será debitado.
  • É segmentável: é possível segmentar o público-alvo que deseja alcançar por localização, hora do dia, termos e palavras-chaves exatas que o seu público mais busca.
  • O remarketing: também é uma forma de segmentar os seus anúncios para que eles apareçam para pessoas que já tiveram algum interesse nos seus produtos ou serviços. Assim, o usuário lembrará da sua marca e quem sabe tomará a decisão de compra.
  • É mais rápido: se comparado a outras estratégias orgânicas, como o SEO e o Marketing de Conteúdo, o Google Ads destaca-se quando se trata da velocidade de resultados. Com ele, é possível receber impressões e cliques assim que as suas campanhas estiverem ativas.

Um ponto importante e muito válido é contar com a ajuda de uma agência especializada em Google Ads para que a sua indústria tenha mais chances de alcançar as pessoas certas, no momento certo e, consequentemente, venda mais.

SEO para Marketing Industrial

Se perguntássemos qual é o lugar que você pesquisa quando precisa tirar uma dúvida, certamente você responderia que é no Google, não é mesmo?  Afinal, o Google é o buscador mais conhecido e usado na web.

Agora pense a quantidade de pessoas que estão fazendo alguma pesquisa no Google nesse exato momento – com toda certeza são milhões visualizando outros milhares de resultados.

As pessoas querem obter respostas rápidas, então elas não vão ficar indo de página em página no Google. Dificilmente os usuários passam da segunda página. O foco estará sempre na primeira e segunda página de resultados. Portanto, é fundamental entender a importância de se investir no SEO.

O SEO é uma estratégia de marketing digital que vai te ajudar a ser encontrado pelo público de maneira orgânica. Quando o seu site aparece na primeira página ou está entre os primeiros resultados de busca, os usuários entendem que você é uma autoridade no assunto e que podem confiar no que você diz.

O SEO é o conjunto de técnicas de otimização para os mecanismos de busca. Em outras palavras, ele é o responsável por deixar o seu site visível para as ferramentas de busca, como o Google. Aplicando essa estratégia, você melhora o ranking das suas páginas, aumentando o número de visitas no site e encentrando oportunidades de novos negócios.

Além disso, utilizando o SEO junto a uma estratégia de conteúdo, você terá textos ricos e muito mais atraentes. Para isso, o conteúdo precisa ser de qualidade, relevante e acima de tudo, atender às necessidades dos usuários.

Uma dica bem importante para complementar as estratégias da sua indústria é investir no SEO Local, que é uma variação do SEO e vai contribuir para que você alcance potenciais clientes e venda mais para quem estiver próximo da sua empresa. Utilizando essa estratégia, as chances de conversão se tornam muito maior pelo fato de o cliente já está pronto para comprar. Ele só precisa de um lugar próximo para isso.

O SEO Local trabalha com as buscas geográficas para o site da empresa. Assim, ela terá mais visibilidade quando uma busca local for realizada. Umas das grandes vantagens do SEO Local para o marketing industrial é gerar o fortalecimento da marca na sua região e possuir menos concorrentes, já que apenas uma fração pequena de indústrias focam no SEO Local.

Redes sociais para Marketing Industrial

O Marketing Digital para Indústrias possibilita o uso de diversas plataformas digitais que estão presentes no nosso cotidiano para obter resultados significativos, melhorando o relacionamento e a comunicação com os leads, clientes ou consumidores.

As plataformas digitais influenciaram o modo como nos relacionamos e compartilhamos informações, se tornarando excelentes vitrines de divulgação de produtos e serviços.

Atualmente, as redes socais estão presentes no nosso dia a dia mais do que em alguns anos atrás e se transformaram em meios de grande influência. Hoje, as pessoas acompanham marcas e empresas pelas redes sociais, buscam informações antes de realizar uma compra e trocam experiências e opiniões sobre determinado produto ou serviço.

Devido à grande concentração do público nas mídias sociais, elas tornaram-se ótimos espaços para empresas alcançarem novas oportunidades de negócio. É nesse ambiente online que vemos e somos vistos. Por isso, é preciso investir nas redes sociais e identificar onde a sua audiência se encontra. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Veja as 4 principais redes sociais para a sua indústria:

Facebook: a rede social mais utilizada no mundo. Com mais de 2,7 milhões de contas ativas, possui diversas vantagens para o marketing digital. Hoje, o Facebook tem páginas para as empresas divulgarem os seus produtos e serviços e conta também com o Facebook Ads e anúncios patrocinados.

Instagram: o Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio de smartphones. Se antes essa rede social só tinha como objetivo o compartilhamento de fotos, hoje ela possui uma boa diversidade de vantagens para indústrias de todos os setores. Com ela, é possível fazer lives, interagir com a audiência nos Stories e fazer vídeos curtos para o Reels.

WhatsApp: uma das redes sociais mais populares de mensagens e que está presente no cotidiano da população 24h por dia. É muito usado para compartilhar informações em conversas privadas e em grupos em tempo real. Atualmente, ela está sendo muito útil para o aumento de vendas de diversos negócios.

LinkedIn: essa é a maior rede social voltada para profissionais que existe. Ela possui o intuito de facilitar o networking, ou seja, aumentar as conexão entre pessoas de todos os lugares. Essa plataforma é muito utilizada para empresas realizarem recrutamento de profissionais.

As redes sociais são excelentes canais de comunicação e de relacionamento com o seu público. É através delas que você também consegue construir um branding bem consolidado, aumentar as suas vendas, compartilhar conteúdos relevantes, gerar tráfego e visibilidade para a sua indústria.

A importância do site e do e-commerce no Marketing para Indústrias

Com o avanço das tecnologias, tem se tornado cada vez mais fácil comprar pela internet e encontrar opções de produtos e serviços.

Se antes as pessoas precisavam ir até uma loja física para saber mais informações sobre um produto, com a nova realidade isso se tornou desnecessário. Hoje, basta dar um clique em uma página de e-commerce ou site para encontrar todas as informações que precisa.

Um site profissional serve para apresentar os seus produtos e serviços, histórico da empresa, contatos e interação com o cliente. Junto ao site, é possível ter um blog, com o objetivo de compartilhar informações e conteúdos relacionados ao seu setor industrial.

Já o e-commerce é o principal canal de vendas. Ele é uma loja virtual com o intuito de expor os seus produtos e fortalecer a sua marca nas páginas da web. O marketing digital para indústrias busca fugir da competição de preço, demonstrando os diferenciais da empresa e valorizando as experiências que a sua marca pode oferecer para o lead.

Vale ressaltar que os conteúdos compartilhados no site e os produtos divulgados no e-commerce precisam ter qualidade e transmitir confiança para o potencial cliente. Não adianta ter boas estratégias se o consumidor não sentir segurança na sua marca. E aí o SEO pode entrar em cena para dar mais valor aos conteúdos, produtos e serviços ofertados para o seu público-alvo ao fazer com que eles estejam bem-posicionados na primeira página do Google.

Como? Utilizando práticas de convencimento de forma espontânea, sem forçar a compra de algo, informando com precisão, fazendo descrições detalhadas e confiáveis e oferecendo um canal aberto para tirar as dúvidas dos consumidores.

Tanto o site institucional quanto o e-commerce possuem uma interação e engajamento maior com o público, bom custo-benefício, proporcionam o aumento nas vendas e maior visibilidade, atraindo clientes qualificados para a sua empresa.

Pronto para investir no marketing industrial e alcançar o sucesso com essa estratégia?

Hoje, falamos sobre a importância do marketing digital para as indústrias de qualquer setor. Mostramos as ferramentas, plataformas e as razões para investir nessa estratégia.

Talvez algumas indústrias ainda não tenham total domínio sobre as estratégias de marketing industrial ou não estejam familiarizadas com essa prática que inova a cada dia. Pode ser que até mesmo nem tenham começado uma estratégia por medo do desconhecido.

Nesse artigo quebramos o tabu de que o marketing digital só serve para a empresa x ou y ou que é só para o segmento a ou b. Mostramos que o marketing está aí para qualquer área de atuação, incluindo o marketing para indústrias.

Agora você, empreendedor do setor industrial, junto da sua equipe de vendas, estão prontos para colocar a mão na massa.

Se ainda assim, precisarem de um auxílio, fale conosco! A Tupiniquim é uma agência de inbound marketing e pode contribuir para que a sua estratégia de marketing industrial seja mais assertiva, gerando leads qualificados e atraindo os clientes ideias através das melhores ferramentas e canais de comunicação.

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Dúvidas Frequentes

Quais estratégias podem ser utilizadas no marketing industrial?

É preciso fazer um planejamento para escolher qual a melhor estratégias para o seu modelo de negócio. Vejas algumas delas:

  • Redes Sociais;
  • SEO;
  • Anúncios e Links Patrocinados;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Inbound Marketing.

Quais os benefícios do marketing industrial?

Com o marketing industrial bem alinhado, a sua indústria pode se posicionar melhor nas mídias digitais. Com ele, você pode identificar quem são os seus clientes ideais, analisar as métricas das suas estratégias, investir no marketing de conteúdo e também no Inbound Marketing, aumentando a captação de leads e as suas vendas.

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