fbpx
Já parou para pensar como é que uma empresa faz para aparecer nas pesquisas locais do mecanismo de busca? Descubra como atrair mais clientes e se destacar dos concorrentes da sua região com as estratégias de SEO Local.

O SEO Local consiste em um conjunto de táticas de otimização para que o seu negócio apareça nas buscas do Google. Através delas, a sua empresa pode se tornar referência na sua localidade e conquistará cada vez mais clientes.

De acordo com algumas pesquisas, 46% de todas as buscas do Google procuram por informações locais. Diante disso fica claro que existe um percentual significativo de usuários interessados nas buscas locais.  São elas que podem te ajudar a conquistar um bom posicionamento nos resultados orgânicos.

Sem dúvidas o SEO Local é uma grande oportunidade para sua empresa ter mais visibilidade, gerar tráfego e ainda atrair mais clientes para sua loja física.

Pensando em te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio, elaboramos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o SEO Local e como aplicar essa estratégia ao seu favor. Continue a leitura!

Navegue e saiba tudo sobre o SEO Local

O que é SEO Local?

SEO Local é um conjunto de estratégias de otimização que, assim como o SEO tradicional, visa a otimização de sites para os mecanismos de buscas. A diferença é que no SEO Local essa otimização é feita para buscas em localidades ou regiões específicas.

Quando o usuário busca por restaurantes, padarias, cinemas, teatros ou outros, o Google entende que a pessoa pode estar buscando por estabelecimentos próximos à sua localidade. Os usuários podem fazer também uma pesquisa por “restaurantes perto de mim”, que resultará no buscador filtrando a localização real do usuário para exibir os resultados que atendam a necessidade dele.

Isso também acontece quando é feita uma pesquisa fora da cidade ou região de origem do usuário. Suponhamos que você mora em Ribeirão Preto, mas está em Campinas e decide fazer uma pesquisa para encontrar uma cafeteria. O Google vai exibir as melhores cafeterias da região sem necessariamente você precisar digitar a cidade em que está alocado.

Geralmente esses tipos de pesquisas são realizados através de um celular, tornando mais fácil para o mecanismo de busca identificar a localização atual.

Um outro ponto essencial no SEO Local é ter um site responsivo que se adapta a qualquer dispositivo móvel. Afinal, as pesquisas mobile vem aumentando cada vez mais e os usuários dos dispositivos móveis costumam se beneficiar mais das recomendações de locais.

Como fazer SEO local para empresas?

Para fazer SEO local é necessário adotar algumas estratégias de otimização, assim como acontece em qualquer estratégia de SEO tradicional.

Além de adotar táticas de SEO, é preciso focar no geomarketing, que consiste na união da geolocalização com o planejamento de divulgação da empresa.

Para isso, você pode recorrer à alguns recursos para marcar a sua empresa na sua região ou até mesmo em uma outra localidade em que você acredita que poderá alcançar mais clientes.

Estamos falando do Google Meu Negócio, que te dá a possibilidade de incluir as informações sobre o seu estabelecimento. É através dele que o buscar irá retirar os dados locais para serem exibidos na SERP (páginas de resultados).

Estratégias de SEO Local

Conheça nesse tópico os melhores métodos de como fazer SEO local para que o seu negócio prospere na região em que está alocado:

Google Meu Negócio

É uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza para que sua empresa seja exibida nas recomendações locais e em outras ferramentas do Google, como o Google Maps e na página de resultados do Google.

É possível cadastrar os serviços que a empresa oferece e incluir a área de atuação. Uma outra vantagem do Google Meu Negócio é que ele possui a função Google Post, que permite incluir publicações sobre a empresa, parecido com o que acontece nas redes sociais. Se você organizar um evento ou alguma promoção, por exemplo, essas publicações vão ser apresentadas para o usuário quando ele buscar pela sua empresa ou estiver próximo dela.

É importante manter o endereço e atualizado. Para saber se realmente o endereço pertence a você, o Google envia uma carta com o código de confirmação para validar a sua conta.

Além disso, a plataforma manda mensalmente um relatório referente as buscas relacionadas à sua marca e os acessos às fotos publicadas dentro do Google Meu Negócio. Assim, você consegue ter dados mais completos sobre a situação da sua empresa nas buscas do Google.

Importância do NAP

NAP é a sigla para name, address e phone number, que em português significa nome, endereço e número de telefone.

Quando se trata do SEO local, essas informações são as mais importantes e precisam vir antes de qualquer outra coisa. Após isso, você deve focar em publicações de fotos do local, dos produtos, descrever os seus serviços e produzir conteúdo de qualidade que chame a atenção do público.

É de extrema importância que a sua empresa tenha um website. Afinal, antes de ir em alguma loja, a maioria das pessoas busca informações na internet sobre as avaliações e a qualidade dos produtos ou dos serviços da empresa.

Para que você esteja sempre um passo a frente dos seus concorrentes, mantenha todos os dados e informações do seu estabelecimento atualizados.

Google Maps

Usamos essa plataforma sempre que precisamos buscar por um endereço de forma rápida. Através do Google Maps, conseguimos identificar a distância de determinado local e até mesmo ver as rotas sugeridas.

Como citamos acima, é através do Google Meu Negócio que sua empresa consegue aparecer no Google Maps. Com essas duas plataformas, os seus resultados orgânicos em buscas locais serão bem maiores.

Que tal conhecer as informações mais importantes para serem vinculadas no Google Maps? Veja a seguir:

  • Preencha o campo site no Google meu negócio;
  • Insira o endereço completo;
  • Adicione os horários de funcionamento;
  • Coloque o número de telefone;
  • Adicione os eventos que a sua empresa organiza;
  • Adicione fotos do local;
  • Estimule os comentários e avaliações do seu negócio;
  • Adicione uma descrição para que os usuários conheçam brevemente a sua empresa.

Extra: quando existem feriados no mês, o Google manda um e-mail para saber se você deseja alterar o horário de funcionamento. Então, preste atenção nas mensagens!

Todos os critérios que pontuamos aqui são essenciais para otimizar as buscas locais do seu negócio e para conquistar um número cada vez maior de leads.

Snippets para negócio local

Primeiro de tudo, vamos te fazer uma pergunta: Você sabe o que é um snippet? Não se preocupe se não souber, pois te explicaremos brevemente do que isso se trata.

Os Snippets, ou Featured Snippets, são conhecidos também como a posição zero do Google e são aquelas caixas de respostas que aparecem no topo dos resultados das buscas. O maior objetivo do Snippet é responder as dúvidas dos usuários de forma rápida e objetiva, sem que ele precise acessar a página.

Agora que você já sabe o que é um Snippet, é hora de entender qual é a importância dele para as buscas locais do seu negócio.

Para saber se o seu site é relevante para aparecer em um snippet, o Google analisa o conteúdo das suas páginas, coleta informações e verifica se os dados que foram encontrados são uteis para o usuário.

Com a ajuda do Google Meu Negócio e com as informações da empresa que são adicionadas na plataforma, você terá mais chances de aparecer no topo do Google, melhorando o posicionamento do seu site e aumentado a autoridade da sua empresa no buscador.

Dessa forma, é extremamente importante se atentar ao tipo de busca que os usuários estão fazendo na sua região para que você não fique atrás dos seus concorrentes.

Quer saber mais sobre Featured Snippet? Leia nosso artigo e saiba como alcançar a posição zero do Google.

Pesquisa de palavra-chave local

Quando queremos encontrar algum estabelecimento em alguma localidade, fazemos uma busca colocando a cidade que desejamos ao lado do que estamos procurando. Por exemplo: “agência de marketing digital em São Paulo”. Algumas vezes, podemos ser mais específicos ainda pesquisando pelo bairro em vez da cidade.

Se você possui um negócio local e produz conteúdo, recorrer a pesquisa de palavras-chave local é uma ótima opção para saber como se destacar na sua região. Uma tática que pode te ajudar a ter mais resultados é fazer uma pesquisa por termos relacionados aos locais em cidades próximas a você para entender a forma como os usuários estão buscando. Aí, basta você aplicar nas suas estratégias de conteúdo.

Uma dica importante é sempre optar por palavras long tails como vimos no exemplo da agência de marketing digital. Quanto mais específico for a palavra, mais fácil se torna ranquear e aparecer nos resultados do Google Meu Negócio.

Além disso, é importante criar uma estratégia de marketing de conteúdo focada em temas relacionados à sua região. Por exemplo, se você tem uma pousada em Itacaré (BA), pode publicar post com fotos das melhores praias, pontos turísticos e programações de eventos da região.

Tipos de conteúdo para buscas locais

Já falamos que você deve fazer a pesquisa de palavra-chave e investir na produção de conteúdo. Mas quais são os tipos de conteúdo que devem ser produzidos?

Tudo vai depender do seu modelo de negócio. É preciso produzir conteúdos relevantes para o seu nicho e para a sua localidade. Um restaurante pode abordar temas como a gastronomia regional, por exemplo.

Um blog pode falar sobre qualquer tema local, desde que faça sentido para o seu negócio. O exemplo que demos da pousada pode ajudar uma pessoa que pretende abrir uma agência de turismo naquela região.

Um outro exemplo: uma loja de artigos infantis que possui um blog pode dar dicas de decoração para o quarto do bebê e indicar outras lojas locais de móveis e decorações. O blog pode abordar assuntos como maternidade, fazer listas com tudo o que um bebê precisa ou dicas para mães de primeira viagem.

Você também pode fazer entrevistas com especialistas locais, que vão falar sobre os assuntos com maior autoridade. Dessa forma, você se tornará referência para os clientes ou para o público-alvo na sua região. Não esqueça de usar as palavras-chave estratégicas para que o seu site seja bem ranqueado nos mecanismos de buscas.

Benefícios do SEO Local

Precisamos ilustrar quais benefícios do SEO local são mais relevantes para comércios com um local físico de vendas.

Apesar das pessoas fazerem muitas compras por e-commerce, elas não deixam de frequentar outros lugares como restaurantes, cinemas, teatros, lojas, hotéis, pousadas, consultórios, salão de beleza e mais. Aqui, vamos entender as vantagens dessa estratégia para empresas que recebem seus clientes fisicamente. Veja:

Aumento de Vendas

Otimizar o seu site para o SEO local irá gerar um número maior de visitas, aumentando as possibilidades de conversões de leads para o seu serviço ou produto, além de também atrair clientes para o seu estabelecimento físico, o que gera um aumento real na receita.

Presença online

Uma das vantagens do SEO local para qualquer segmento de mercado é impulsionar a sua presença na web. Sabemos que, quando as pessoas precisam chegar até um local, a primeira coisa que fazem é buscar pelo endereço nos aplicativos.

Então, se você usar corretamente as estratégias que já foram citadas nesse artigo, com certeza as suas chances de aparecer nos resultados orgânicos serão bem maiores.

Atrair novos públicos

Com o SEO local é possível conquistar novos clientes que ainda não conheciam o seu negócio. Anunciar a sua empresa no Google Meu Negócio de forma assertiva com todas as informações corretas possibilita que as pessoas que estejam próximos da sua empresa possam te encontrar com mais facilidade.

Ferramentas para SEO local

Iremos te mostrar algumas excelentes ferramentas que podem te ajudar nessa jornada de SEO local.

Whitespark Local Citation Finder

A Whitespark Local Citation Finder é uma ferramenta para acompanhar as citações sobre sua empresa e te ajuda a melhorar a classificação e a reputação dela.

As citações referem-se às menções que outras pessoas ou sites fazem sobre a sua marca, quando indicam o endereço da sua empresa ou até mesmo o telefone para contato. A Whitespark também identifica as citações sobre seus concorrentes para que você possa fazer um comparativo.

Além disso, é possível rastrear os rankings da sua empresa em qualquer cidade através dos mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing

Screaming Frog

O Screaming Frog ajuda a melhorar o SEO local e rastreia problemas no SEO geral, como links quebrados, conteúdos duplicados, analisa títulos das páginas e a meta description.

A ferramenta rastreia 500 URLs gratuitamente. Se necessário, você pode comprar a versão paga por € 149,00/ano para acessar URLs ilimitadas e os recursos avançados.

Moz

Ganhe mais cliente e visibilidade com a ferramenta de gerenciamento local da Moz Local. Ela faz a sincronização constante das suas listagens, como site, aplicativo e mídias sociais, identifica dados e fotos necessários para completar e organizar o seu perfil.

Com ela, é possível publicar informações e atualizações de listagens locais no Google e no Facebook. Além disso, ela oferece relatórios e insights com índices de visibilidade local e sua pontuação de presença online.

Buzzstream

O Buzzstream te ajuda a fazer o trabalho de link building sem precisa gastar muito tempo fazendo planilhas. Com ele, é possível construir um bom relacionamento com influenciadores locais para fazer a distribuição do seu conteúdo.

Entendeu como SEO Local funciona? Se cadastre nas ferramentas que sugerimos e comece a ter resultados!

E aí gostou do que aprendeu nesse artigo? Esperamos que tenha anotado todas as dicas, pois com elas você poderá dar vida nova ao seu negócio.

Como você viu, existem ótimas ferramentas disponíveis para fazer a otimização para buscas locais e para o gerenciamento do SEO local. Ainda assim, caso precise de um apoio profissional, venha falar conosco! A Tupiniquim possui mais de 10 anos de experiência em estratégias de SEO e pode te ajudar a aumentar o potencial de vendas da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe este post com seus amigos!

Dúvidas Frequentes

SEO Local é útil para todos os modelos de negócio?

O SEO Local é útil para todos os segmentos do mercado, desde que exista uma localidade física para a empresa.

Por que o Google Meu Negócio é importante?

O Google Meu Negócio é o maior aliado para empresas que desejam visibilidade para o seu negócio localmente. É através dele que os mecanismos de busca extraem todas as informações necessárias para que a sua empresa apareça no Google Maps, por exemplo.

Quais conteúdos devo produzir para o SEO local?

A produção de conteúdo vai depender do ramo de atuação da empresa. O que pode ser feito é abordar sobre assuntos regionais como eventos, exposições e pontos turísticos que tenham alguma relação com o seu negócio.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder