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Veja como estruturar um mídia kit para apresentar e divulgar a relevância e os números alcançados pela sua marca e conseguir oportunidades publicitárias.

Na era da internet ao alcance das mãos, os sites, blogs e redes sociais capturam a atenção de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Passamos horas fazendo pesquisas no Google e consumindo conteúdo em redes sociais, como o Instagram e o TikTok.

Todo o tempo que passamos em frente às telas de celulares, tablets, notebooks e outros dispositivos eletrônicos transformaram páginas on-line e mídias sociais em excelentes vitrines para anunciar produtos e serviços de empresas.

Buscando apresentar e divulgar esses espaços relevantes e de grande visibilidade para anúncios, existe um documento muito comum e bastante usado no meio da publicidade: o Mídia Kit.

Neste artigo, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim te mostra em detalhes o que é um mídia kit e como elaborar um para a sua marca prospectar oportunidades comerciais, com anunciantes que queiram estabelecer parcerias para divulgação de produtos e serviços.

O que você vai ler sobre Mídia Kit:

O que é um Mídia Kit?

Um mídia kit (ou kit de mídia) é um documento que contém informações, números e resultados de uma empresa, organização, produtor(a) de conteúdo, influencer digital, entre outros, para prospectar oportunidades de marketing ou publicidade.

Esse documento pode incluir dados sobre o público-alvo da empresa, sua história, produtos ou serviços, colaboradores, estatísticas do tráfego de páginas on-line, números de seguidores em redes sociais e outras informações relevantes para conseguir estabelecer relações comerciais que resultem em, por exemplo, patrocínios de eventos, parcerias ou publicações de anúncios.

Tradicionalmente, os mídia kits eram usados ​​por veículos de comunicação para promover seus negócios junto a anunciantes e outros profissionais de publicidade.

Atualmente, esse documento também é bastante usado ​​por blogueiros(as) e influenciadores(as) digitais para divulgar seus próprios conteúdos e atrair a atenção de marcas que buscam fechar parcerias e contratos publicitários.

5 motivos para criar um Mídia Kit

Ok! Agora, você já sabe o que é e para que serve um mídia kit. Mas, você deve estar se perguntando por que você deveria ter um para a sua empresa, certo?

Veja abaixo 5 dos vários benefícios oferecidos para a sua marca:

  1. Facilita o contato com a mídia

Quando você conta com um mídia kit pronto para fornecer todas as informações importantes sobre a sua empresa em um único link ou arquivo, você possibilita que jornalistas e outros profissionais da mídia entrem em contato com você para saber mais sobre a sua marca.

  1. Mostra dados valiosos para anunciantes

Os mídia kits também podem ser úteis para os anunciantes, já que eles apresentam informações sobre o público-alvo da empresa e o tamanho do seu alcance e autoridade.

Sobre a audiência, o que pode ajudar os contratantes de anúncios a decidir se investir em publicidade nos canais do seu negócio é uma boa opção para atrair clientes.

  1. Traz mais visibilidade para a sua empresa

Um mídia kit atraente e bem produzido pode ajudar a chamar a atenção de jornalistas, profissionais da publicidade e anunciantes e, assim, aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca (ou brand awareness).

  1. Demonstra profissionalismo

Ter um mídia kit completo, atualizado e com uma bela identidade visual ajuda a demonstrar profissionalismo e serve como um cartão de visitas da sua empresa. Também é uma forma de mostrar que o seu negócio está preparado para receber contatos e lidar com a mídia e outros parceiros comerciais.

  1. Inspira a criação de conteúdo

Dados bem apresentados e embasados em um mídia kit podem ajudar a inspirar ideias de conteúdo e a fornecer informações úteis e valiosas para jornalistas, publicitários e outros profissionais da mídia. Isso aumenta as chances de exposição e cobertura da mídia e de ganhos com publicidade para a sua empresa.

Como criar um Mídia Kit em 6 passos?

Não existe uma fórmula única para desenvolver um mídia kit. São várias as possibilidades e formatos para apresentar uma marca à mídia, aos anunciantes e ao mercado publicitário.

O mais importante é que o conteúdo mostre e comprove a um anunciante ou parceiro potencial a credibilidade e a relevância de resultados expressivos alcançados.

Veja a seguir uma sugestão de roteiro para criar o seu Mídia Kit em 6 passos:

  1. Defina o objetivo do seu mídia kit

Antes de começar a pensar e desenvolver o seu mídia kit, é importante ter em mente o objetivo que você pretende para ele. Você está tentando atrair a atenção de jornalistas, anunciantes ou outros profissionais da mídia? Quer promover e divulgar um produto ou serviço específico?

Definir o objetivo do seu mídia kit ajudará a definir e orientar as informações que você incluirá nele.

  1. Reúna informações relevantes

O próximo passo será coletar e reunir todas as informações relevantes sobre a sua empresa. Isso inclui a história, missão, visão e valores da marca, características do público-alvo, estatísticas de tráfego do site.

Além de dados sobre produtos, serviços ou soluções, fotos da equipe, quantidade de seguidores em redes sociais e qualquer outra informação que apresente a marca, o que ela faz e os resultados e números alcançados.

  1. Escolha um formato atraente

O seu mídia kit deve ser esteticamente atraente e as informações devem ser apresentadas de modo que sejam fáceis de serem lidas.

Escolha um formato que seja prático de encaminhar e usar e não se esqueça de incluir gráficos, fotos e outros elementos visuais para torná-lo mais dinâmico e interessante.

  1. Crie um mídia kit fácil de usar

O mídia kit da sua marca deve ser fácil de ser usado pelos profissionais de mídia.

Isso significa que ele deve apresentar as informações de forma objetiva, poder ser impresso ou baixado sem dificuldades, e estar disponível em um arquivo de formato acessível como, PDF ou PowerPoint.

  1. Inclua cases de sucesso

Mostre as ações e as parcerias do passado que se tornaram cases bem-sucedidos do trabalho da sua empresa. Cases de sucesso ajudam a evidenciar e a comprovar a credibilidade e o potencial.

Para rentabilidade de investimentos feitos em um blog, site ou perfis em redes sociais, que podem ser utilizados como vitrines para produtos ou serviços de anunciantes.

  1. Mantenha o mídia kit atualizado

É muito importante manter o seu mídia kit atualizado, especialmente se você estiver tentando atrair a atenção de jornalistas ou anunciantes.

Não se esqueça de atualizar regularmente as estatísticas sobre tráfego, número de seguidores nas redes sociais e outras informações relevantes. Faça também uma revisão geral do mídia kit de tempos em tempos para garantir que as informações estão precisas e corretas.

O que avaliar no Mídia Kit de Influencers Digitais?

A popularização do marketing de influência tem gerado muitos contatos (e contratos) entre influenciadores(as) digitais e marcas que querem alcançar um público ou comunidade que reúna as características e interesses do cliente ideal em meio aos seguidores desses produtores de conteúdo.

Se você estiver avaliando a possibilidade de ter um produto ou serviço do seu negócio anunciado por um(a) influencer digital, fique de olho nesses 5 pontos  quando for  analisar o mídia kit do(a) produtor(a) de conteúdo. Com estas dicas você conseguirá estabelecer uma parceria satisfatória e de sucesso:

  1. Alcance do público

É importante verificar o tamanho do público do(a) influenciador(a) e onde ele está localizado. Isso pode ajudar a avaliar e a entender melhor se o(a) influencer se comunica com uma quantidade de seguidores que seja interessante para a sua marca ou campanha de marketing.

  1. Engajamento do público

O engajamento do público é uma forma de mensurar a interação dos seguidores com o conteúdo produzido pelo(a) influencer. Ele é formado por indicadores como curtidas, comentários e compartilhamentos de postagens. Quanto maior o engajamento do público, maiores as chances de a sua marca, produto ou serviço serem divulgados de maneira eficaz.

  1. Nicho de mercado

É essencial verificar o nicho de mercado do(a) influenciador(a) digital e checar se ele se alinha com a sua marca ou campanha de marketing.

Por exemplo, se a sua empresa estiver promovendo produtos de beleza, um(a) influenciador(a) que se especializa em conteúdo sobre investimentos financeiros pode não ser a melhor opção.

  1. Qualidade do conteúdo

Não deixe de analisar a qualidade do conteúdo produzido e postado pelo(a) influenciador(a) e se ele é relevante para os objetivos de marketing digital do seu negócio.

O conteúdo deve ser atraente e bem produzido, além de ser socialmente responsável e politicamente correto. Com isso, estará alinhado aos valores da empresa e garantirá um impacto positivo na percepção do público sobre a imagem da sua marca.

  1. Transparência

Também é válido verificar se o(a) influencer digital é transparente sobre as parcerias que posta em suas redes e se cumpre as leis e regulamentos aplicáveis.

Isso pode ajudar a garantir que a parceria com o(a) produtor(a) de conteúdo seja ética e profissional, além de evitar dores de cabeça pelo descumprimentos de regras estabelecidas por órgãos reguladores, como as diretrizes do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Quais dados incluir em Mídia Kits para mídias sociais?

As mídias sociais já são parte da vida das pessoas em todo o mundo. Não é à toa que blogs e perfis de marcas e influencers em redes sociais se tornaram espaços on-line atrativos para quem quer anunciar um produto ou serviço.

No entanto, cada mídia social possui suas próprias características e peculiaridades, que devem ser levadas em conta na hora de terem seus dados e números apresentados e compilados.

Veja quais são as informações essenciais de um mídia kit para 3 das mídias sociais mais consumidas atualmente:

  1. Mídia Kit para Instagram

Essa rede social privilegia conteúdos em fotos e, cada vez mais, em vídeos (os chamados Reels). Por isso, além de informar a quantidade de seguidores no perfil, compartilhe números sobre o engajamento das publicações, bem como a taxa de compartilhamento e de salvamento de posts pelos usuários.

  1. Mídia Kit para YouTube

A plataforma de vídeos do Google é um dos maiores motores de busca da internet. Para comprovar a relevância de um canal no YouTube, é importante destacar o número de inscritos, o engajamento na seção de comentários e o número de visualizações alcançadas pelos vídeos postados.

  1. Mídia Kit para Blog

Os blogs representam uma das primeiras e mais tradicionais mídias sociais da era digital a se popularizar entre quem acessa a internet.

A autoridade de um blog é medida pelo número de visitas que ele recebe, duração das sessões e pelo posicionamento dos posts na página de resultados de buscadores como, por exemplo, o Google.

O papel da Tupiniquim no case de sucesso Chef Lu Neves

 

O case de sucesso da Agência Tupiniquim com a Chef Lu Neves é um exemplo de como a atuação de uma agência de marketing pode transformar desafios em oportunidades de crescimento.

Por meio de ferramentas e estratégias de marketing digital traçadas pelos especialistas da Tupiniquim, a Chef Lu Neves fortaleceu a presença digital, se expandindo no cenário da gastronomia e estabeleceu conexões estratégicas com empresas de renome, utilizando a técnicas de SPIN Selling.

O SPIN Selling é uma metodologia baseada em 4 perguntas, sendo elas: Situação, Problema, Implicação e Necessidade.

No mídia kit integramos os resultados dessa parceria de sucesso e destacamos os números alcançados e os pontos fortes da marca. Com isso, abrimos portas para novas colaborações e ações publicitárias valiosas.

Os resultados demonstram a relevância de contar com profissionais para desenvolver estratégias assertivas e como um plano personalizado é essencial para alcançar o sucesso em um mercado competitivo.

 

Fale conosco e saiba mais sobre os serviços de marketing digital que prestamos!

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Dúvidas Frequentes

O que é um mídia kit?

Um mídia kit (ou kit de mídia) é um documento que contém informações, números e resultados de uma empresa, organização, produtor(a) de conteúdo, influencer digital, entre outros, para prospectar oportunidades de marketing ou publicidade.

Quem deve ter um mídia kit?

Qualquer pessoa, empresa ou entidade que deseje colaborar com outras marcas, empresas, agências ou jornalistas pode se beneficiar de ter um média kit. Isso inclui blogueiros, influenciadores, empresas, artistas, entre outros.

Qual é a diferença entre um mídia kit físico e digital?

Um mídia kit físico é impresso e pode ser distribuído em eventos, reuniões ou enviado pelo correio. Um mídia kit digital é geralmente um documento em formato eletrônico, como PDF, que pode ser compartilhado online por e-mail ou disponibilizado em um site.

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