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Saiba mais sobre esse chatbot que usa linguagem natural para simular conversações e responder perguntas de usuários na internet.

Quantos aplicativos você possui instalados no seu celular para facilitar o seu dia a dia e resolver problemas? Já ouviu falar em metaverso (um ambiente virtual compartilhado e imersivo)? E em realidade aumentada (a superposição de informações virtuais em um ambiente real)?

O avanço tecnológico tem nos surpreendido continuamente com suas inovações e mudado nossas vidas para sempre ao longo das últimas décadas. As possibilidades e oportunidades que a tecnologia tem oferecido para que possamos otimizar nosso tempo e nos desenvolvermos tanto pessoalmente quanto profissionalmente não param de surgir.

No campo do marketing, por exemplo, toda essa inovação deu origem ao marketing digital, um conjunto de técnicas digitais para promover e vender os serviços ou produtos de um negócio e aumentar a base de clientes e o faturamento.

Recentemente, uma criação de inteligência artificial tem sido notícia na imprensa de todo o mundo e viralizado nas redes sociais por causa de sua capacidade de interagir com humanos: o ChatGPT.

Neste artigo, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim vai te explicar o que é, como funciona e como usar essa criação da inteligência artificial que levou a interação entre humanos e computadores a um outro nível.

O que você vai ler sobre ChatGPT:

O que é o ChatGPT?

ChatGPT é um chatbot, isto é, um robô que simula conversações humanas e que responde perguntas simples ou complexas por meio de textos. Essa ferramenta de inteligência artificial é treinada para aprender continuamente e, assim, entender o que as pessoas querem quando fazem uma pergunta a ela.

O ChatGPT tem impressionado pessoas em todo o planeta por causa de sua capacidade de interagir em diálogos e de fornecer respostas via textos que parecem terem sido criados por humanos.

Para você ter uma ideia do nível de entendimento e das respostas produzidas por esse chatbot, veja abaixo a mensagem enviada pela aplicação para atender ao comando “apresente-se em poucas palavras”:

Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem grande treinado pela OpenAI. Posso responder perguntas e ajudar com tarefas relacionadas à linguagem natural.”

Qual a origem do ChatGPT?

Baseado no modelo GPT-3, lançado em junho de 2020, o ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela startup americana OpenAI para estabelecer conversações e interações com humanos por meio da utilização de uma grande quantidade de dados de textos postados na internet.

Dessa forma, essa aplicação de inteligência artificial é capaz de produzir textos de forma autônoma e de responder a uma infinidade de perguntas feitas por usuários on-line sobre os mais diversos assuntos (desde um código de programação até uma receita de bolo).

Como o ChatGPT funciona?

O ChatGPT funciona como um modelo de linguagem capaz de um aprendizado profundo, já que ele foi e é treinado continuamente para processar um grande volume de dados de textos. Para responder às questões dos usuários, a aplicação gera textos com base no contexto das perguntas.

Por ser treinado com foco em conversações, esse robô é capaz de entender e de responder dúvidas com textos coerentes e, assim, manter um diálogo virtual com os usuários.

A técnica usada pelo ChatGPT para criar essas respostas via textos é conhecida como autorregressão, que possibilita que o robô preveja cada palavra que será inserida no texto levando em conta a palavra utilizada anteriormente na elaboração da resposta.

Esse modelo considera que a próxima palavra de um texto é uma combinação linear das palavras anteriores e faz uso do modelo treinado para achar a combinação linear com maior probabilidade de se encaixar na continuidade da resposta.

É por isso que o ChatGPT é capaz de dar respostas bastante coerentes e contextualizadas para uma grande variedade de perguntas sobre os temas mais diversos que você possa imaginar (sem copiar, ao menos integralmente, textos de outras fontes na internet).

Como usar o ChatGPT?

E aí? Ficou curioso(a) para testar essa surpreendente criação da inteligência artificial, né? Apesar de o conteúdo da página do chatbot estar em língua inglesa, você pode fazer perguntas e receber respostas em português.

Veja abaixo como é simples usar o ChatGPT:

  1. Para testar essa ferramenta gratuita, acesse o site da OpenAI;
  2. Na página inicial, clique em “Try ChatGPT” (Testar o ChatGPT);
  3. Crie uma conta e faça o processo de validação dela;
  4. Depois do login, você já pode utilizar a barra de pesquisa na parte inferior da tela para fazer alguma pergunta. Depois de digitar a consulta, clique na seta à direita ou dê um Enter.
  5. Pronto! Agora, é só aguardar alguns instantes e se impressionar com a resposta que o robô te retornará para atender ao seu pedido.

As perguntas e pesquisas que você fizer ficarão armazenadas em listas no menu à esquerda. Você pode organizá-las em grupos e dar nomes a eles. Se você quiser começar uma nova interação, clique em “+New Chat” e, se quiser apagar as conversas, selecione “Clear Conversations” e, em seguida, clique em “Confirm Clear Conversations”.

Caso você considere que algum texto entregue pelo chatbot esteja errado ou incompleto, você pode fornecer um feedback para ajudar no treinamento da inteligência artificial do ChatGPT e fazer com que ele melhore a qualidade das respostas sobre o tema que você pesquisou.

Quais são os contras de se usar o ChatGPT em uma estratégia de marketing?

Muito tem se falado sobre a utilização do ChatGPT em estratégias de marketing digital como, por exemplo, a criação de conteúdo para blogs e redes sociais com a ajuda do robô, e, dessa forma, substituir a redação elaborada por redatores humanos.

Além disso, o ChatGPT já está no centro de polêmicas e debates sobre ética que envolvem, por exemplo, alunos usando o robô para escrever trabalhos para escolas e faculdades.

Veja outros 3 problemas que listamos abaixo sobre o uso do ChatGPT:

1. Instabilidade da plataforma

Devido à grande popularidade alcançada, o ChatGPT tem recebido uma quantidade de acessos superior à capacidade de processamento da aplicação. Isso resulta em longos períodos de indisponibilidade do serviço, o que pode representar um empecilho ao uso recorrente do chatbot como criador de conteúdo e afetar os prazos estabelecidos para as publicações.

2. Falta de qualidade dos textos

Apesar de gerar textos coerentes para responder às consultas dos usuários, o robô está sujeito a erros assim como os humanos. Questionamos o próprio ChatGPT sobre os contras de usá-lo, e a resposta da aplicação incluiu questões que podem prejudicar a qualidade e a reputação de um post de blog ou rede social como respostas incorretas ou imprecisas, além dos conhecimentos limitados do robô sobre fatos ocorridos após 2021.

3. Falta de originalidade

Apesar de gerar textos que não são apenas copiados e colados de outras páginas, não é possível garantir que um texto criado pelo ChatGPT será inédito ou exclusivo. A plataforma pode elaborar um texto sobre um determinado tema que será extremamente semelhante (ou mesmo igual) para outras pessoas que fizerem a mesma pergunta que você (resultando em conteúdo que pode ser considerado pelo Google como duplicado e gerando penalizações a quem usá-lo em blogs, por exemplo).

4 chatbots e assistentes virtuais mais famosos da atualidade

Em busca de otimizar o atendimento e a experiência do público, grandes empresas têm apostado no desenvolvimento de robôs que funcionam como atendentes e até mesmo como influencers para suas marcas.

Veja 4 chatbots e assistentes virtuais que já se tornaram famosos entre o público:

1. Lu

Garota-propaganda da Magazine Luiza, a Lu se tornou a chatbot mais famosa do Brasil graças a sua imagem humanizada e ao seu carisma, sendo responsável, entre outras funções, por participar de publicidades da varejista e anunciar ofertas e promoções. Para você ter noção da relevância da assistente virtual, a Lu já possui mais de 31 milhões de seguidores em redes sociais.

2. Siri

Essa inteligência artificial desenvolvida pela Apple foi uma das primeiras assistentes virtuais a ganhar fama entre usuários de smartphones. Por meio de comandos de voz, é possível conversar com a Siri e solicitar que ela realize funções como, por exemplo, fazer pesquisas em buscadores e responder perguntas sobre temas variados.

3. Alexa

A Amazon também tem uma assistente virtual bastante conhecida. Atendendo pelo nome Alexa, essa inteligência artificial ficou muito popular porque pode ser integrada a outros sistemas como, por exemplo, a redes de iluminação em ambientes domésticos e profissionais.

4. Iana

A assistente virtual da Havaianas foi desenvolvida pela agência interna da marca para prestar assistência aos clientes no site da empresa e, desde 2021, possui uma persona 3D que está sempre presente nas postagens dos perfis do negócio de calçados em redes sociais.

Una inteligência humana e artificial para obter os melhores resultados!

Como você viu neste artigo, o ChatGPT tem surpreendido por conseguir estabelecer interações com bom desempenho e criar respostas semelhantes a um texto gerado por humanos. No entanto, você também leu que os textos dessa inteligência artificial podem ter qualidade inferior e não tão embasada quanto uma criação bem pesquisada e bem escrita por redatores profissionais.

As respostas elaboradas pelo ChatGPT podem levar você a pensar que ele é capaz de substituir redatores sem esforço, mas, na verdade, o robô não tem esse objetivo. Isso porque ele não é um mecanismo de busca nem uma ferramenta própria para avaliar e criar estratégias de marketing digital com a especificidade que um negócio precisa.

Você até pode consultá-lo, por exemplo, sobre palavras-chave para um determinado conteúdo, mas por que você faria isso se existem outras ferramentas criadas para essa função, que são igualmente gratuitas e possuem mais recursos?

Se você quiser textos rapidamente, ainda que sejam vagos e que não expressem as características únicas da sua marca, o ChatGPT pode ser uma solução de curto prazo para sua comunicação na internet.

Entretanto, para se destacar da concorrência, é preciso ter personalidade e essência tanto nos produtos e serviços oferecidos quanto na comunicação e no marketing da empresa. Para isso, você pode contar com uma equipe que estude o perfil da sua empresa para criar uma campanha de marketing digital que seja única e focada em realizar o que a sua marca precisa e deseja.

A Agência de Marketing Digital Tupiniquim está no mercado há mais de 10 anos e faz o equilíbrio perfeito entre tecnologia e habilidades humanas para criar e implementar campanhas de marketing de conteúdo e de tráfego pago que vão levar o seu negócio mais longe dentro e fora do ambiente digital.

Fale com a Tupiniquim e conheça nossos serviços de marketing digital que aumentarão o alcance do seu negócio e as vendas entre o seu público-alvo!

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Dúvidas Frequentes

O que é o ChatGPT?

ChatGPT é um chatbot, isto é, um robô que simula conversações humanas e que responde perguntas simples ou complexas por meio de textos. Essa ferramenta de inteligência artificial é treinada para aprender continuamente e, assim, entender o que as pessoas querem quando fazem uma pergunta a ela.

Como o ChatGPT funciona?

A técnica usada pelo ChatGPT para criar respostas via textos é conhecida como autorregressão, que possibilita que o robô preveja cada palavra que será inserida no texto levando em conta a palavra utilizada anteriormente na elaboração da resposta.

Quais são os contras de se usar o ChatGPT em uma estratégia de marketing?

  1. Instabilidade da plataforma devido à grande quantidade de acessos ao site da OpenAI;
  2. Falta de qualidade dos textos, que podem conter erros e imprecisões, além de não incluírem fatos ocorridos após 2021;
  3. Falta de originalidade e exclusividade dos textos criados pelo robô.

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