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Enquanto uma foca em resultados a longo prazo, a outra lida com soluções quase imediatas. Mas como saber qual estratégia é a melhor para o seu negócio? Saiba mais neste artigo.

Não é de hoje que estamos mudando nosso jeito de consumir. Seguindo o embalo dos avanços tecnológicos, cada vez mais o comportamento dos consumidores ajuda a moldar como as marcas devem alcançá-los.

Nesse cenário, as redes sociais têm se mostrado ambientes extremamente propícios para campanhas de marketing digital. Afinal de contas, seja no Instagram, TikTok, Facebook, ou outras, as pessoas estão em peso por lá. Pessoas essas que também são consumidoras.

Mas a partir daí, podem surgir diversas dúvidas como “qual a melhor estratégia para alcançar esse público?” ou “devo investir todos os meus esforços nas redes sociais?”.

A Tupiniquim é uma Agência de Marketing Digital que trabalha com diversas estratégias com o objetivo de sempre trazer os melhores resultados para os nossos clientes. A escolha de qual caminho seguir, no entanto, depende exclusivamente dos objetivos das empresas que buscam o nosso auxílio.

É bem verdade que a gestão de redes sociais é importante. Mas quando os investimentos nela são em detrimento da campanha de performance, é preciso cautela. Afinal, será que isso está alinhado com os objetivos da sua empresa?

Neste artigo, vamos abordar um pouco mais sobre gestão de redes sociais e campanhas de performance, para que você entenda melhor essas duas estratégias e saiba escolher qual delas é a ideal para a sua empresa neste momento.

O que você vai ler sobre Gestão de Redes Sociais x Campanha de Performance:

O que é Gestão de Redes Sociais?

Também chamada de gerenciamento de redes sociais, essa estratégia vai muito além de marcar presença e fazer publicações nesses espaços. Assim como qualquer ação de marketing digital, é necessário planejamento, objetivos claros e entendimento profundo de público-alvo e persona, entre outros.

Também é importante ter claro o que são as redes sociais e como cada uma delas funciona. Apesar de terem objetivos semelhantes, como o de ser um ambiente online de socialização, basta utilizá-las um pouco para perceber como o público usuário é diferente e o formato de conteúdo varia drasticamente.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social profissional. Como consequência, artigos e outros conteúdos em texto do âmbito de trabalho são mais adequados para essa plataforma. Não é à toa que seja a rede queridinha para a prospecção B2B, por exemplo.

Já se observarmos o TikTok, vemos que se trata de uma rede social em que o formato de vídeo é a grande estrela. Mais que isso, é uma plataforma em que boa parte do seu público usuário faz parte da geração Z.

Instagram, Facebook, Pinterest, e todas as demais redes sociais também funcionam da mesma forma. Cada uma possui formatos de conteúdo e públicos diferentes. Por isso mesmo, achar que sua marca deve estar em todas elas não somente é um engano, como também um investimento de tempo, esforço e dinheiro jogados ao vento.

Entender bem como funcionam as redes sociais, em quais atuar e quais formatos de conteúdo desenvolver é um dos principais passos para quem deseja criar uma estratégia de sucesso de marketing de conteúdo para as redes sociais.

Os próximos vão incluir: definição de metas e métricas de redes sociais, calendário de publicação, equipe responsável ou agência de marketing de conteúdo especializada, monitoramento de resultados, entre outros.

Pontos de atenção sobre as redes sociais

É inegável o número de marcas cada vez mais presentes nas redes sociais. Sinal que isso dá resultado? Muito provavelmente. Mas a questão principal é saber se a mesma situação se aplica ao caso da sua empresa.

Como falamos anteriormente e em outros artigos aqui do blog da Tupiniquim, não basta estar em qualquer lugar para estar de fato “presente” na vida das pessoas consumidoras e usuárias de serviços. Acompanhe alguns pontos de atenção sobre a produção de conteúdo para as redes sociais a seguir.

Conteúdo raso

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia da metodologia de Inbound Marketing que visa atrair o público-alvo de determinada marca de forma espontânea. Ou seja, ao fazer publicações que engajam, divirtam ou educam o seu público nas redes sociais, por exemplo, você acaba chamando a atenção dele naturalmente, sem forçar propostas agressivas de vendas.

Mas para conseguir isso, o conteúdo deve ser, antes de mais nada, criado para as pessoas que irão consumi-lo. Ou seja, deverá ser relevante e voltado para atender às necessidades, dores e problemas do público-alvo.

De nada adianta querer começar a publicar nas redes sociais se o seu conteúdo for raso, feito de qualquer jeito e sem ter uma persona específica em mente. Isso não é marketing de conteúdo.

Substituição do site

Existem marcas que crescem nas redes sociais ou até mesmo as utilizam como seus únicos ambientes online para divulgação de seus produtos ou serviços.

A queda recente do Facebook, Instagram e WhatsApp, no entanto, deixou escancarado um dos problemas que nós, profissionais de marketing digital, sempre alertamos: a falta do site profissional.

Sabemos que utilizar as redes sociais como forma de divulgar sua marca é tentador. Afinal, estamos falando de um espaço online gratuito, em que qualquer pessoa pode abrir uma conta quando desejar, e que existe um grande público usuário conectado muitas horas do dia.

Mas as redes sociais não são espaços que você tem total controle, já que elas não são suas. Algoritmos, problemas de instabilidade, de acessos, entre outros, podem trazer grandes prejuízos para o seu negócio se ele for dependente desses ambientes.

É por isso que as redes sociais nunca devem substituir a criação de sites profissionais. O site da sua empresa é seu e, por isso, é o ambiente onde você mais tem controle. Se tudo o mais falhar, seus clientes saberão onde encontrar você.

Falta de frequência

A criação de conteúdo para as redes sociais, ainda que de qualidade, só terá efeito se realizada com frequência. Aliás, essa é uma regra que vale para qualquer plataforma que você utilize para distribuir conteúdo.

Aqui na Tupiniquim, por exemplo, as pessoas que acompanham nosso blog sabem que podem esperar conteúdos novos toda semana. E nós damos o nosso melhor para manter esse compromisso.

A frequência na postagem de conteúdos não somente é um fator essencial para a aplicação das técnicas de SEO, como também facilitam a experiência do usuário.

Além disso, somente postando com frequência é que você poderá desenvolver uma comunidade na rede social da sua marca e alcançar cada vez mais público e relevância por lá. Desde que não seja conteúdo raso!

Falta de objetivos

Pense na sua vida. Há algo que você faça que não tenha um objetivo?

Com suas estratégias de marketing digital, isso não deve ser diferente, muito menos quando falamos de redes sociais. Por isso, antes de sair pensando em publicar 5 posts por dia, 30 stories por semana, para ter 1000 novos seguidores por mês, lembre-se: conteúdo não é matemática.

É bem verdade que as métricas de marketing digital são mais que importantes para nos auxiliar a identificar padrões e estabelecer estratégias. Mas sem objetivo, tudo isso se perde. Inclusive o seu dinheiro.

Alguns objetivos ideais para quem quer investir em gestão de redes sociais podem ser:

  • Aumento de percepção de marca e Brand Awareness;
  • Alcance de novos públicos;
  • Aumentar a comunicação entre marca e consumidor;
  • Criar uma comunidade da marca;
  • Divulgar conteúdos educativos e relevantes;
  • Gerar leads.

Também é possível aumentar as vendas por meio das redes sociais, principalmente quando você lida com estratégias de User-Generated Content (UGC ou Conteúdo Gerado pelo Usuário) e Marketing de Influência. Mas atente-se para o fato de que as vendas são uma consequência de uma estratégia bem estruturada de conteúdo por lá.

O que é Campanha de Performance?

A campanha de performance faz parte do chamado Marketing de Performance ou Marketing de Desempenho. Essa estratégia é voltada para a busca de resultados — geração de leads, tráfego, vendas, etc — através de ações de marketing digital e plataformas de publicidade onde anunciantes pagam somente quando atos específicos são realizados, como cliques em anúncios, por exemplo.

Para isso, agências de tráfego pago ou profissionais de Marketing de Performance são acionados para elaborar campanhas e estratégias que explorem anúncios patrocinados de vários tipos e em plataformas diversas, como Google Ads e Facebook Ads.

Como nas campanhas de performance se paga somente quando certas ações são realizadas, as métricas monitoradas geralmente são:

  • Custo por Clique (CPC): anunciantes pagam quando seus anúncios receberem cliques;
  • Custo por Impressão (CPM): valor pago pelo anunciante a cada 1000 vezes que o anúncio é exibido;
  • Custo por Lead (CPL): valor pago pelo anunciante por cada lead gerado a partir de anúncios;
  • Custo por Aquisição (CPA): o anunciante paga somente quando uma determinada meta é alcançada (venda, clique, preenchimento de formulário, etc.).

Essas e outras ações são monitoradas de acordo com os objetivos de cada anúncio. Ou seja, a precificação é definida pelo anunciante, que fará sua escolha de acordo com os resultados que deseja alcançar com sua campanha de performance.

Principais canais de Marketing de Performance

Para que as suas campanhas de performance consigam ser bem sucedidas, trazendo os resultados desejados, você deve utilizar canais específicos que permitam a execução de tais ações. Veja alguns deles a seguir.

  • Search Engine Marketing (SEM): links patrocinados em motores de busca (search engines) gerados a partir do uso de plataformas de mídia paga como o Google Ads e o Bing Ads;
  • Anúncios em redes sociais: campanha de publicidade que ocorre por meio da utilização de plataformas como LinkedIn Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads, TikTok Ads, entre outras. Apesar de terem semelhanças, cada uma dessas plataformas possuem suas particularidades;
  • Plataformas de Native Ads ou Anúncios Nativos: Taboola, Uol Ads e Outbrain são alguns exemplos de plataformas de anúncios nativos, que são aqueles exibidos de forma natural e contextualizada com o site ou portal em que aparecem;
  • Plataformas de Afiliados: programas de afiliados envolvem o pagamento de comissão para pessoas que fazem a divulgação do produto ou serviço de determinada empresa. Alguns exemplos são: Hotmart, Monetizze, Afilio, Amazon Associados, AdSense, entre outras.

Benefícios do Marketing de Performance

As campanhas de Marketing de Performance são ideais para empresas que buscam resultados rápidos e que não desejam apenas depender de ações de alcance orgânico. A seguir, acompanhe alguns outros benefícios que essa estratégia poderá trazer para o seu negócio.

Baixo risco

Como já dissemos, as campanhas de performance direcionam o investimento em ações específicas e que só são pagas se forem realizadas.

Como consequência, desde que a campanha seja bem planejada, você consegue minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso, já que pode ver exatamente quais resultados estão sendo obtidos.

Aumenta o ROI

Campanhas de performance são sobre resultados. Inevitavelmente, elas focam em melhorar o ROI (return over investment ou retorno sobre investimento) da sua empresa, fazendo com que seu lucro seja muito maior que seu investimento.

Fácil de monitorar

Sem dúvida um dos principais benefícios das campanhas de performance é a facilidade no monitoramento de dados e resultados que auxiliam não somente a identificar lucros e perdas, como também podem ser utilizados para melhorar campanhas futuras.

Através do Google Analytics e outras ferramentas de monitoramento de métricas de marketing digital, é possível fazer o acompanhamento dos resultados em tempo real, o que agiliza a resposta para situações desfavoráveis.

Aumenta o alcance

Ao utilizar plataformas para fazer campanhas de anúncios pagos, você aproveitará o público que já está presente em ambientes como o Google, Bing, redes sociais e outros.

Com isso, sua empresa conseguirá alcançar muito mais pessoas, não somente na sua região, como também em outras partes do Brasil e do mundo, aumentando suas oportunidades de negócio.

Mais credibilidade

As campanhas de performance são importantes para fazer a conexão entre vendedor e consumidor de forma eficiente.

Quando sua empresa aparece em posição de destaque para usuários que buscam por soluções oferecidas por ela, isso dá mais credibilidade para ela e, portanto, mais segurança para os consumidores.

É importante reforçar, no entanto, que esses e outros benefícios das campanhas de performance só são percebidos quando há objetivos claros e muito planejamento feito por trás.

Campanha de Performance x Gestão de Redes Sociais

Agora que você já entende bem como funcionam a campanha de performance e a gestão de redes sociais, fica mais fácil para colocarmos as duas estratégias lado a lado e observarmos qual delas merece mais o seu investimento.

Verdade seja dita, não há uma resposta exata para isso. As duas oferecem benefícios importantes e que contribuem com o crescimento do seu negócio. Mas é preciso que se avalie os seus objetivos, seu mercado e o seu público-alvo antes de investir pesado em ações que possuem pouca ou nenhuma garantia de que irão ser bem sucedidas.

Ter presença nas redes sociais só faz sentido se você puder estar de fato nelas, ou seja, criar conteúdos estruturados e idealizados para o público que se quer atingir. E isso é uma construção que não é feita de um dia para o outro.

Qualquer ação que seja voltada para construir um crescimento orgânico da marca necessita de tempo, frequência e persistência. E quando você está apenas começando, pode ser muito difícil conseguir chamar a atenção e ter o engajamento desejado.

Já nas campanhas de performance, o investimento pode ser maior, mas o retorno é mais rápido e facilmente controlado. Você consegue colocar sua marca em destaque rapidamente, sem depender das buscas orgânicas, aumentando suas oportunidades de vendas.

Isso é importante para melhorar a competitividade da sua empresa no mercado e permitir que ela consiga crescer e se posicionar entre a concorrência que, vamos combinar, não é pouca.

E estas, essencialmente, são as grandes diferenças entre gestão de redes sociais e campanha de performance: a primeira requer tempo e seus resultados não são facilmente controlados, já a segunda oferece resultados praticamente imediatos e ajuda a manter a empresa a se manter competitiva no mercado.

Idealmente, campanhas de performance e gestão de redes sociais devem ser trabalhadas em conjunto, uma oferecendo suporte para a outra, para alcançar objetivos específicos da sua empresa.

De olho nos seus objetivos

Qualquer ação de marketing digital terá sua dose de investimento. Seja trabalhando com campanhas de performance, seja produzindo conteúdo relevante para as redes sociais.

Mas o que define onde os seus maiores esforços devem ser empregados? A resposta é simples: seus objetivos.

A partir daí, é entender o momento da sua empresa no mercado e quais as principais necessidades dela hoje para que se mantenha crescendo e gerando oportunidades reais de negócio.

Muitas empresas se espelham em grandes marcas que estão fazendo um trabalho de sucesso através do marketing de conteúdo para as redes sociais. Isso não é necessariamente ruim, desde que não caia na armadilha do “fazer mais do mesmo”.

Mas o principal é não apostar todas as suas fichas em conteúdo orgânico nas redes sociais. Esses espaços, assim como YouTube e outras plataformas semelhantes, focam em manter a atenção do seu usuário, sem que ele sinta a necessidade de buscar conteúdo em outros lugares. Por isso, quanto mais relevante é o conteúdo, mais ele terá chances de ser mostrado organicamente para as pessoas.

Para conquistar isso, é preciso desenvolver conteúdo com frequência, traçando estratégias que possam incentivar o engajamento das pessoas e desenvolvendo formas de manter uma comunicação ativa e recíproca com o público.

Se isso não estiver de acordo com o momento da empresa, as campanhas de performance estão aí para trazer os resultados que você deseja para o presente, propiciando maior alcance de público, relevância, aumento nas vendas e na lucratividade.

É o que a Tupiniquim deseja buscar para o seu negócio! Queremos ouvir os seus objetivos e traçar as melhores estratégias para o sucesso da sua empresa.

Somos uma Agência de Marketing Digital com mais de dez anos de experiência em performance, branding, e outras soluções, e queremos compartilhar nosso conhecimento com você. Fale conosco!

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Dúvidas Frequentes

O que é gestão de redes sociais?

Também chamada de gerenciamento de redes sociais, essa estratégia vai muito além de marcar presença e fazer publicações nesses espaços. Assim como qualquer ação de marketing digital, é necessário planejamento, objetivos claros e entendimento profundo de público-alvo e persona, entre outros.

O que é campanha de performance?

A campanha de performance faz parte do chamado Marketing de Performance ou Marketing de Desempenho. Essa estratégia é voltada para a busca de resultados através de ações de marketing digital e plataformas de publicidade onde anunciantes pagam somente quando atos específicos são realizados.

Qual a diferença entre campanha de performance e gestão de redes sociais?

As duas oferecem benefícios importantes e que contribuem com o crescimento do seu negócio. Mas é preciso que se avalie os seus objetivos, seu mercado e o seu público-alvo antes de investir. A gestão de redes sociais precisa de frequência e conteúdo de qualidade, por isso os resultados são a longo prazo. Já a campanha de performance oferece resultados praticamente imediatos.

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