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Criar e entregar um conteúdo valioso pode ser a chave para atrair e fidelizar os exigentes clientes do modelo de negócios B2B. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o marketing de conteúdo para empresas B2B.

Gerar valor e construir uma relação de confiança com o público-alvo são dois dos maiores desafios enfrentados por empresas no modelo de negócios B2B, em que uma empresa fornece mercadorias ou presta serviços para outras empresas.

Por essa razão, a criação de conteúdo relevante tem sido cada vez mais utilizada por agências de marketing digital como ferramenta para prospectar clientes B2B.

Um conteúdo de qualidade e bem construído resulta em credibilidade e aumenta as chances de que uma empresa seja lembrada no momento em que uma compra for realizada.

Atualmente, estratégias de inbound marketing (também chamado de marketing de atração) têm sido aplicadas massivamente para prospectar clientes em potencial. Uma dessas estratégias é o marketing de conteúdo.

Um marketing de conteúdo bem elaborado e informativo pode ser um meio eficiente para alcançar, prospectar e captar, de forma espontânea, clientes empresariais com um ticket médio alto e capacidade de gerar receitas frequentes e recorrentes para a sua empresa.

Quer ler mais sobre o marketing de conteúdo para empresas B2B e entender como influenciar a tomada de decisão e conquistar a confiança dos clientes? Veja o artigo completo!

O que você vai ler sobre Marketing de Conteúdo para Empresas B2B:

O que é o Marketing de Conteúdo para Empresas B2B?

O marketing de conteúdo tem o objetivo de criar e entregar conteúdo que seja relevante e valioso para atrair um público-alvo específico. Dessa forma, é possível criar uma percepção favorável em relação a um produto ou serviço de uma marca ou empresa.

Além disso, o marketing de conteúdo torna possível estabelecer uma relação orgânica com clientes em potencial e, assim, aumentar as chances de conversão de vendas futuras.

Essa estratégia de marketing digital é extremamente recomendada para empresas que operam no modelo de negócios B2B porque possibilita criar, aumentar e fidelizar a base de clientes corporativos por meio da produção de conteúdo que agregue valor.

A importância de focar em um conteúdo valioso se justifica pelo fato de o público-alvo do mercado B2B ser formado por pessoas que ocupam cargos e funções nos mais variados departamentos de uma empresa.

Isso significa que os clientes B2B possuem um perfil racional, analítico e detalhista quando o assunto é a tomada de decisão para estabelecer uma relação comercial e realizar compras para uma organização.

Portanto, é mais difícil ganhar a confiança desse tipo de cliente, que é menos suscetível a se deixar levar pela emoção e pelo impulso e que está mais atento a riscos, análises e pesquisas durante o processo de tomada de decisão conjunta com outros cargos e departamentos.

Essas características dos clientes empresariais tornam as decisões comerciais mais complexas e fazem com que o funil de vendas B2B seja mais longo, podendo levar meses.

Por isso, o conteúdo criado para esse público-alvo precisa ser muito bem definido e pensado para gerar confiança e converter os leads, isto é, clientes em potencial em clientes de fato.

Como fazer Marketing de Conteúdo para Empresas B2B?

O marketing de conteúdo bem-sucedido está ligado a uma estratégia consistente e que abra caminho para alcançar resultados satisfatórios.

Para criar um conteúdo que tenha utilidade para clientes corporativos, é importante entender e seguir alguns passos para que o objetivo principal seja cumprido: atrair, converter e manter a clientela B2B. Veja abaixo alguns dos principais passos para desenvolver conteúdo B2B:

Identificar a persona do cliente B2B

Antes de pensar em vender, é preciso identificar para quem se quer vender e qual o perfil de quem vai comprar um produto ou serviço. É importante que o conteúdo esteja alinhado ao que o público-alvo está procurando e aos interesses dele.

Com o perfil detalhado de uma persona, a estratégia de marketing de conteúdo se torna mais eficiente e adequada às necessidades e dificuldades que a audiência possa ter. Além disso, a criação de personas permite segmentar o público conforme a estratégia adotada para o marketing de conteúdo.

Entender o funil de vendas do modelo B2B

O conteúdo criado deve estar adequado ao estágio do funil de vendas em que os clientes corporativos estiverem. No caso do modelo B2B, ele é mais complexo e longo em razão do tempo exigido para que um lead se transforme em um cliente efetivo.

Conteúdos preparados especialmente para os estágios de topo, meio e fundo do funil de vendas fazem com que a empresa esteja presente em toda a jornada de compra do lead, da atração à conversão, e aumentam a probabilidade de influenciar a decisão de compra.

Estabelecer metas para o marketing de conteúdo

As metas facilitam identificar se a estratégia adotada para a criação de conteúdo está sendo eficaz e bem-sucedida. As metas podem objetivar, por exemplo, que o conteúdo esteja bem posicionado em sites de pesquisa, nutrir os leads e levá-los a percorrer o funil de vendas, conseguir engajamento em redes sociais etc.

Avaliar a concorrência

Por meio da análise das ações que estão sendo tomadas e colocadas em prática pelos concorrentes em relação ao conteúdo criado e apresentado por eles, é possível identificar as tendências do mercado que estão impactando a rotina e o comportamento de consumo da audiência.

Definir o formato do conteúdo

O seu público-alvo tem o hábito de assistir vídeos ou prefere ler posts em blogs? Qual rede social é a preferida dos seus leads? Responder essas e outras perguntas sobre os hábitos de consumo de conteúdo do público-alvo é essencial para definir o formato e o veículo que transmitirão a mensagem do conteúdo que será produzido.

Traçar estratégias para a promoção do conteúdo

É recomendável criar um calendário que defina com qual frequência o conteúdo será promovido, postado e divulgado. A constância da publicação do conteúdo pode ser decisiva para aumentar o interesse ou aborrecer o público-alvo, caso seja excessiva.

5 formatos para criação de conteúdo B2B

Uma vez percorridos os passos iniciais para o desenvolvimento do marketing de conteúdo, é chegado o momento de pensar nas possibilidades existentes para difundir o conteúdo. Conheça os principais formatos utilizados para transmitir o conteúdo B2B:

Posts em Blogs e Redes Sociais

As postagens em blogs e redes sociais estão entre os formatos mais tradicionais e efetivos para divulgar o conteúdo produzido.

Entre as vantagens desse formato, está a possibilidade de gerar tráfego orgânico e de informar o público-alvo com conteúdo que agregue valor e dê autoridade à empresa que criou o conteúdo.

E-Books

Criar um e-book é uma estratégia interessante porque esse formato permite que o conteúdo seja lido em diferentes tipos de dispositivos, além de ser uma poderosa forma de atrair clientes potenciais e dar credibilidade à empresa que desenvolveu o conteúdo.

Entre as possibilidades de conteúdo para um livro digital, está a de dar dicas ou criar tutoriais com soluções para os problemas que foram identificados e que são enfrentados por clientes B2B.

Vídeos

O conteúdo em vídeo é responsável pela maior parcela do tráfego gerado na internet. A popularidade da plataforma do YouTube é prova do sucesso desse formato.

Os vídeos são uma alternativa interessante porque, diferente do conteúdo disponibilizado em forma de textos, são mais dinâmicos e visuais e permitem edições que prendem a atenção do público por mais tempo.

Podcasts

Os brasileiros têm ouvido cada vez mais podcasts sobre os mais variados temas. O formato de podcast ganhou destaque porque é um tipo de conteúdo que pode ser consumido enquanto as pessoas realizam tarefas rotineiras.

E-mail Marketing

O e-mail é um canal de comunicação bastante tradicional no segmento B2B. Portanto, campanhas de e-mail marketing podem transmitir o conteúdo com velocidade e praticidade nas caixas de entrada de clientes empresariais.

Além disso, é possível personalizar e segmentar o envio conforme as características e perfis desejados para o público-alvo.

Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo para Empresas B2B?

Desenvolver um conteúdo focado no perfil racional de clientes B2B pode oferecer as seguintes vantagens para a empresa que atua nesse modelo de negócios:

Leads Qualificados

Um conteúdo relevante deixa o público informado sobre as soluções que uma empresa possui para resolver as dores e dificuldades que ele está enfrentando ou pode vir a enfrentar no futuro.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode acelerar a jornada de compra do lead, ou cliente em potencial, e fazer com que ele avance para as outras etapas do funil de vendas com base nas informações que ele obteve por meio do conteúdo ao qual teve acesso.

Criação de Relacionamento

O desenvolvimento constante de um conteúdo útil e direcionado ao público certo estabelece e estreita a relação entre a empresa fornecedora e a empresa cliente.

O conteúdo consumido pelos clientes potenciais em sites, blogs e redes sociais consolida o nome e a imagem da marca e aumenta as chances de o produto ou serviço ser lembrado no momento de fechar uma compra.

Identificação do Perfil Ideal de Cliente

Quando se identifica a persona do cliente ideal, é mais fácil achar o caminho até esse público-alvo.

Uma vez identificado o perfil de um cliente ideal, a oferta de soluções para os problemas específicos da persona faz com que aumentem as chances de o conteúdo impactar e chegar aos clientes com perfis que se adequem ao produto ou serviço.

Reforço de Autoridade

O conteúdo pode criar e reforçar a autoridade de uma empresa em seu segmento por meio de informações relevantes e que agreguem valor ao público-alvo.

A autoridade é de extrema importância porque constrói a confiança de um cliente em potencial na marca, empresa, produto, serviço etc.

No momento de fazer pesquisas para uma compra, os clientes naturalmente se lembram de empresas que são referência em seu segmento.

5 ferramentas para criar e gerenciar Marketing de Conteúdo para Empresas B2B

Atualmente, são várias as ferramentas de marketing digital que podem impulsionar e facilitar a criação de conteúdo para empresas B2B. Veja 5 exemplos de ferramentas para criação e gerenciamento de marketing de conteúdo B2B!

Canva

O Canva é uma ferramenta para criação e design de conteúdos visuais, como gráficos de mídia social, apresentações e infográficos.

Por meio da plataforma on-line, vários modelos podem ser utilizados e editados, inclusive com colaboração em tempo real.

Com o Canva, também é possível criar pastas para organização do conteúdo, além de fazer uso do recurso para agendar e publicar posts em redes sociais.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma plataforma em que se pode pesquisar e identificar quais são as palavras-chave mais buscadas em relação a determinado assunto e obter sugestões para que o conteúdo esteja orientado ao SEO e gere mais tráfego.

Google Trends

Com o Google Trends, é possível pesquisar os assuntos que estão em alta no momento e verificar a frequência com que um determinado termo é buscado em todo o mundo.

Google Analytics

A coleta e a análise de dados são fundamentais para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente. O Google Analytics permite visualizar o desempenho e os resultados alcançados pelo conteúdo produzido.

Isso porque essa plataforma disponibiliza informações sobre as páginas mais visitadas, a quantidade de visitantes, qual a origem do tráfego, entre outros dados de extrema relevância para validar o alcance e a eficácia do marketing de conteúdo.

Google Search Console

Essa ferramenta possibilita verificar o desempenho de um site no buscador mais famoso do planeta: o Google.

Com o Google Search Console, é possível analisar a relação entre palavras-chave e o que está sendo pesquisado, além de otimizar a visibilidade do conteúdo publicado.

Atraia mais clientes com o Marketing de Conteúdo B2B

Neste artigo, você aprendeu que a produção de um conteúdo útil e informativo pode tornar uma marca ou uma empresa referência na memória de clientes B2B em potencial.

Apresentar um conteúdo relevante e com soluções para problemas e dores do público-alvo pode ser mais efetivo do que simplesmente ofertar um produto ou serviço de forma direta.

Isso é especialmente importante no caso de clientes B2B, que têm um perfil racional e analítico e que possuem uma jornada de compra mais complexa, demorada e dependente de decisões de uma quantidade maior de pessoas.

Para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo B2B que seja eficiente e traga os resultados esperados, é recomendável contar com os serviços especializados de uma agência de marketing de conteúdo.

Uma equipe focada e dedicada à elaboração de um conteúdo pensado para atender e informar o público-alvo assegura o cumprimento dos objetivos estabelecidos para a estratégia de marketing de conteúdo.

Criação e gerenciamento de conteúdo B2B, entre outros serviços, é o que a Tupiniquim oferece há mais de uma década para clientes que pretendem consolidar sua participação no ambiente digital, com profissionais especializados em marketing digital. Entre em contato e saiba mais sobre o trabalho realizado pela Tupiniquim!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe este artigo com quem possa se interessar pelo tema!

Dúvidas Frequentes

O que é o Marketing de Conteúdo para Empresas B2B?

O marketing de conteúdo voltado para empresas B2B foca em criar e distribuir conteúdo relevante e informativo que possa solucionar problemas e dificuldades enfrentados por clientes empresariais.

Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo para Empresas B2B?

Por meio do marketing de conteúdo, é desenvolvida a criação de um conteúdo que informe e solucione problemas do público-alvo, estabelecendo uma relação com os clientes em potencial e fazendo com que a empresa produtora do conteúdo ganhe autoridade e se torne referência em seu mercado.

Quais formatos podem ser utilizados para divulgar o Marketing de Conteúdo para Empresas B2B?

O conteúdo pode ser divulgado por meio de posts em blogs e redes sociais, criação de e-books, gravação de vídeos e podcasts, campanhas de e-mail marketing, entre outros formatos.

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