Skip to main content

Os brasileiros são a segunda população que mais passa tempo no TikTok no mundo. Saiba como criar vídeos atrativos para apresentar sua empresa aos usuários do aplicativo do momento!

Tendo atingido a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês em 2021, o TikTok se provou como uma plataforma que veio para ficar e que é mais do que uma rede social em que adolescentes fazem dublagens e coreografias de músicas.

Essa grande audiência torna o TikTok uma grande fonte de oportunidades para negócios explorarem possibilidades de interação e relacionamento com seu público-alvo e com novos leads, ou seja, clientes em potencial.

Para isso, é importante contar com um planejamento de marketing digital que estruture e defina a melhor estratégia para alcançar e impactar os usuários do TikTok com as soluções de produtos e serviços da sua empresa.

Pensando nisso, o tráfego pago é uma ótima opção porque permite exibir anúncios em forma de vídeos e imagens no feed dos usuários dessa rede social, aumentando o reconhecimento da marca e gerando tráfego para outras páginas on-line, como landing pages ou e-commerces.

Porém, não basta estar presente no TikTok por meio de anúncios. É preciso que os materiais criativos desses anúncios tenham apelo visual e chamem a atenção do público dessa mídia social, que é formado, em sua maioria, por jovens da Geração Z e Millenials.

Sendo assim, nós da Agência de Marketing Digital Tupiniquim criamos este artigo para te dar dicas de criação de vídeos para o feed e para o TikTok Ads, plataforma de publicidade do TikTok, e garantir que a sua marca esteja representada por vídeos que possuam qualidade e linguagem estética que converse com o público-alvo.

O que você vai ler sobre Vídeos para Empresas no TikTok:

O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social criada na China e disponível via aplicativo para Android e iOS. Nessa mídia social, é possível gravar vídeos entre 15 segundos e 10 minutos de duração, usando uma grande variedade de filtros, efeitos e formas de edição.

Os conteúdos mais populares dessa rede social são os desafios, dublagens e coreografias, que viralizam e são repetidos por usuários em todo o mundo.

Como funciona o TikTok?

A interface do TikTok é bastante simples e amigável aos usuários. Ao abrir o aplicativo, o TikTok exibe duas páginas de feed: a For You (Para Você) e a Following (Seguindo).

A página For You exibe vídeos que o algoritmo acredita que te agradarão com base na sua atividade e consumo de conteúdo na plataforma. Já a página Following exibe apenas o conteúdo publicado pelas contas que você efetivamente segue no TikTok.

A maior parte dos usuários do TikTok passa mais tempo na For You Page, devido à grande quantidade e variedade de temas e conteúdos que são apresentados pelo aplicativo, levando em conta as preferências do usuário, vídeos mais populares ou testes do algoritmo da rede.

Uma boa dica para iniciar a jornada do seu negócio no TikTok e ganhar relevância e alcance orgânico junto ao algoritmo do aplicativo é começar a seguir contas de influencers, marcas e empresas que falem sobre ou pertençam à mesma área de atuação.

Como criar vídeos para a sua marca no TikTok?

Você já percebeu que o TikTok é uma excelente plataforma para divulgar o seu negócio e alcançar um público ansioso por consumir conteúdos, ideias e novidades, né?

Então, agora vamos te dar algumas dicas para você gravar vídeos atrativos para apresentar sua marca da melhor maneira possível à audiência do aplicativo.

O TikTok possui ferramentas e recursos para auxiliar na criação de vídeos e anúncios que serão exibidos na rede como, por exemplo, o TikTok Ads Manager, o gerenciador de anúncios da plataforma, e o kit para criação de vídeos, que possui várias opções de modelos prontos.

Assim, mesmo quem não possui experiência ou grande habilidade na elaboração e edição de vídeos e imagens consegue utilizar as ferramentas com facilidade, porque elas são bastante intuitivas e amigáveis aos “designers” de primeira viagem.

Veja 8 dicas para te guiar no desenvolvimento de vídeos para a rede social do momento:

1. Elabore conteúdo relevante

Você não precisa reinventar a roda nos vídeos da sua marca para o TikTok. Conte a história do negócio de forma resumida e fale sobre os principais benefícios de produtos e serviços da marca como se estivesse conversando com amigos, de forma natural e espontânea.

Você também pode falar sobre os valores e a missão da empresa e mostrar bastidores do dia a dia da marca para que o público a conheça e se identifique com ela. O importante é ser transparente e verdadeiro.

2. Comece com vídeos mais curtos

No TikTok, você pode criar anúncios de até 60 segundos ou vídeos comuns de até 10 minutos de duração (sempre na vertical, ok?), porém sugerimos que você comece com vídeos mais curtos, entre 21 e 34 segundos. Os conteúdos com essa duração chegam a ter um volume 1,6% maior de impressões.

Dessa forma, você também tem a chance de ir ganhando experiência aos poucos e entendendo melhor os recursos disponíveis para incrementar a edição dos vídeos para anunciar a sua empresa na plataforma. Além disso, vídeos mais curtos têm maiores chances de serem vistos até o fim pelos usuários.

3. Coloque som no vídeo

Entre os vídeos com melhor desempenho no TikTok, 93% contêm áudio. Então, aproveite o recurso da biblioteca do aplicativo para incluir músicas como trilha sonora para os seus vídeos (sem precisar se preocupar com direitos autorais).

Você também pode gravar seu próprio áudio nos vídeos, basta clicar no botão vermelho na parte de baixo da tela. Os áudios originais são publicados pelo aplicativo e podem ser usados, por exemplo, em dublagens, gerando a possibilidade de criação de conteúdo sobre a sua marca pelos próprios usuários.

4. Não exagere nos filtros

As redes sociais nos deram a possibilidade de usar filtros que alteram e até melhoram nossa aparência. Porém, caso você ou alguém da equipe decida aparecer nos vídeos, recomendamos que não exagere ao usar o recurso do “filtro de beleza” do TikTok para evitar uma imagem extremamente artificial.

Assim, você garante um contato mais natural e ajuda a estabelecer uma relação de confiança e a identificação do público com a marca. Claro que queremos a melhor imagem possível para nossa empresa e para nós mesmos, mas a verdade é que a naturalidade é uma grande aliada na hora de conversar com o público.

dicas de como criar videos para o tiktok nao exagere nos filtros

5. Inclua legendas, palavras-chave e hashtags

As legendas para vídeos no TikTok podem conter até 150 caracteres. Por isso, aproveite esse recurso da melhor maneira possível. Use técnicas de copywriting para criar textos persuasivos, envolventes e atrativos para os vídeos da sua empresa na rede social.

Você também pode pesquisar e usar palavras-chave que façam sentido para o seu negócio, além, é claro, de hashtags que façam referência à área de atuação, serviços e produtos da empresa para que o algoritmo impulsione a entrega e a descoberta do conteúdo pelos usuários interessados no tema.

6. Use arquivos em alta resolução

O TikTok recomenda que você crie e use vídeos e imagens em alta resolução para garantir a qualidade dos conteúdos e anúncios. Segundo o próprio TikTok, vídeos com resolução mínima de 720p podem ter até 5,4% mais impressões.

Outra dica para elaborar e editar os vídeos e imagens é dar preferência às cores contrastantes. Dessa forma, você torna a visualização dos materiais criativos e a experiência dos usuários mais agradáveis e atrativas.

7. Ative a otimização rápida

O recurso da otimização rápida é ideal para quem quer poupar tempo e dinheiro com a criação de materiais criativos e quer vídeos e anúncios com a estética visual do TikTok.

A ferramenta consegue converter vídeos horizontais em verticais, além de combinar efeitos visuais, quadros de abertura e músicas para gerar até 12 criativos com base em apenas um vídeo.

8. Aproveite os vídeos em outras plataformas

O TikTok possui um ótimo recurso que permite que você utilize os vídeos criados e postados no aplicativo também em outras plataformas e redes sociais. Assim, depois de gravar e postar um vídeo, clique no botão com três pontinhos do lado direito e copie o link do conteúdo.

Em seguida, você pode selecionar o compartilhamento desse link via SMS, no feed e nos stories do Instagram, no Messenger e no feed do Facebook, no Twitter, em Código QR e outras opções.

dicas de como criar videos para o tiktok

3 exemplos de empresas no TikTok para você se inspirar!

Vamos ver como outras empresas colocam em prática a criação audiovisual para o TikTok? Selecionamos 3 exemplos de vídeos que foram veiculados na plataforma para divulgar produtos e serviços de grandes empresas. Veja as referências e se inspire!

1. Bauducco

Para expandir as possibilidades de consumo da marca Chocottone, a Bauducco lançou a campanha “O que cabe entre 2 fatias de Chocottone Bauducco?” sob o formato de conteúdo “Hashtag Challenge”. O objetivo da ação era aumentar a relevância da marca e gerar engajamento entre os usuários do TikTok no feed “Para Você”.

Para isso, os usuários deveriam gravar vídeos com o áudio do desafio, em até 15 segundos, usando a hashtag #XChocottone (que bateu 1,1 bilhão de visualizações) e mostrando ideias de consumo do produto. A empresa também usou o marketing de influência e contratou 3 influencers para explicarem o desafio e mostrarem suas receitas com o produto.

2. Johnson & Johnson

Em uma ação para o Dia das Crianças, a empresa lançou um novo sabonete líquido de glicerina para bebês. Para isso, a marca apostou em vídeos emotivos exibidos na For You Page para alcançar o público-alvo.

Os conteúdos criados redirecionavam o tráfego de usuários para um formato de landing page nativa que permite acesso aos usuários sem que eles deixem o aplicativo do TikTok. Com essa campanha, a Johnson & Johnson conseguiu 45 mil acessos à landing page, além de 13,7 segundos de navegação e 637 cliques no catálogo dos produtos.

3. Itaú

Patrocinador master do Rock in Rio, o banco privado utilizou o TikTok para apresentar condições especiais para quem comprasse os ingressos da próxima edição do festival. Para isso, o Itaú criou um conteúdo com contagem regressiva, usando o gatilho mental da urgência para incentivar o público a comprar as entradas para o evento.

O sucesso da estratégia que o banco colocou em prática no TikTok pode ser comprovado pelo aumento de 98,8% nos comentários, 65,2% nos compartilhamentos e uma taxa de cliques (CTR) superior a 44%.

Marque presença no TikTok!

Criar conteúdo para o TikTok é uma excelente ideia para quem quer alcançar e criar um relacionamento com o público jovem que utiliza o aplicativo dessa rede social.

Os vídeos curtos alinhados à estética e linguagem do TikTok são uma forma espontânea, genuína e autêntica de se comunicar com o público-alvo e potenciais clientes da marca do seu negócio.

Além disso, usar o tráfego pago para criar campanhas e veicular vídeos de anúncios no TikTok é outra ótima possibilidade para aumentar a consciência de marca, ou brand awareness, entre os usuários e apresentar produtos, serviços e soluções.

Para manter o público-alvo engajado com o conteúdo e criar anúncios altamente atrativos é essencial contar com uma equipe focada e dedicada à criação de conteúdo e ao desenvolvimento de campanhas de tráfego pago.

A Tupiniquim pode te oferecer isso por meio de uma consultoria de marketing de conteúdo e de tráfego pago com foco em melhorar o alcance e a exposição do nome da sua empresa em redes sociais e em buscadores usando plataformas de anúncios, como o Google Ads.

Fale conosco e conheça nossas estratégias e soluções de marketing digital para impulsionar a presença e as vendas da sua empresa na internet!

Gostou deste artigo? Então, aproveite e compartilhe o link para que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo!

Dúvidas Frequentes

O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social criada na China, disponível via aplicativo para Android e iOS, em que é possível gravar vídeos entre 15 segundos e 10 minutos de duração, usando uma grande variedade de filtros, efeitos e formas de edição.

Como criar vídeos para empresas no TikTok?

  1. Elabore conteúdo relevante;
  2. Comece com vídeos mais curtos;
  3. Coloque som no vídeo;
  4. Não exagere nos filtros;
  5. Inclua legendas, palavras-chave e hashtags;
  6. Use arquivos em alta resolução;
  7. Ative a otimização rápida;
  8. Aproveite os vídeos em outras plataformas.

Quais empresas já criam conteúdo para o TikTok?

A Bauducco, a Johnson & Johnson e o Itaú são exemplos de grandes empresas que já criam conteúdos e anúncios para divulgarem suas marcas, produtos e serviços no feed de usuários do TikTok.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
3 exemplos de Marketing emocional 4 Dicas para fazer Marketing emocional 4 Emoções poderosas no Marketing emocional 3 curiosidades sobre o omnichannel 4 dicas para aplicar o omnichannel 4 benefícios do omnichannel 4 benefícios de anunciar no Google Ads 4 dicas para criar conteúdo no Pinterest Pinterest: 4 formatos de Pins na Conta Business 3 exemplos de métricas de Google Ads 4 principais redes sociais para a sua indústria 4 benefícios do Google Ads para o Marketing Industrial 4 cursos de vendas para alavancar seus resultados 3 dicas sobre Marketing Digital 4 livros de Marketing Digital para te inspirar 4 dicas para melhorar o CTR dos seus anúncios 3 cases de Marketing Digital B2B da Tupiniquim 5 estratégias de Marketing Digital B2B 4 motivos para investir em Branding com a Tupiniquim 3 Exemplos de Marketing de Conteúdo