Skip to main content

A Rede de Display do Google exibe seus anúncios em uma vasta e diversificada rede de mais de 2 milhões de sites, aplicativos e plataformas parceiras. 

Você já reparou nos anúncios que surgem em sites, blogs e vídeos, exatamente quando você precisa de algo? Esses são os anúncios da Rede de Display do Google, uma ferramenta do Google Ads que garante que seu anúncio seja exibido para o público certo, no lugar e momento ideais.

Para você ter noção do potencial dessa ferramenta, segundo um levantamento da DemandSage, a Rede Display alcança 90% dos consumidores on-line no mundo. Isso representa cerca de 4,77 bilhões de usuários da internet!

A principal vantagem dessa ferramenta é que você consegue atingir pessoas com grande potencial de interesse no seu produto ou serviço, graças à segmentação avançada.

Quer saber como usar essa ferramenta para atrair mais clientes para sua empresa? Continue lendo!

O que é a Rede de Display do Google?

A Rede de Display do Google, também conhecida pela sigla GDN (Google Display Network), é um conjunto de mais de 2 milhões de sites, vídeos e aplicativos parceiros do Google, onde seus anúncios podem ser exibidos.

Essa tecnologia permite que você alcance novos públicos ou reforce a visibilidade da sua marca para uma audiência que, embora não esteja buscando ativamente o que você oferece, tem alto potencial de engajamento com seus produtos ou serviços

Isso torna a GDN uma aliada importante para aumentar o alcance e o reconhecimento da sua empresa. Mas não basta saber o que é Rede de Display do Google. Para entender o verdadeiro potencial dessa ferramenta, você precisa compreender como ela funciona.

Como funciona a Rede de Display no Google Ads 

Rede de Display do Google Ads é uma ferramenta de publicidade digital que permite exibir seus anúncios em uma rede de milhares de sites, aplicativos e plataformas parceiras do Google. Isso inclui o YouTube, o Gmail e outros canais online.

Diferente dos anúncios de pesquisa do Google Ads, que aparecem quando alguém digita uma palavra-chave relacionada ao seu negócio, os anúncios de rede display são mostrados enquanto as pessoas navegam em sites de notícias, blogs, e-mails ou assistem a vídeos.

Isso é importante para captar a atenção de potenciais clientes na fase mais inicial da jornada de compra. Para oferecer esses resultados, a Rede de Display permite a criação de campanhas com recursos de Inteligência Artificial (IA) que ajudam a melhorar a sua performance. 

A IA sugere lances inteligentes e combina automaticamente os melhores textos, imagens e formatos de anúncio. Isso torna a criação de campanhas mais simples e eficientes, ajudando a alcançar novos públicos e maximizar o impacto das suas ações de marketing digital.

E os resultados dessa estratégia falam por si. De acordo com um levantamento da DemandSage, a Rede de Display gera mais de 2 trilhões de impressões de anúncios mensalmente para mais de 2,5 bilhões de usuários, com uma taxa média de conversão de 46%. Isso demonstra o potencial dessa ferramenta!

rede display google

Quais os formatos de campanha exibidos na Rede Display?

Essa ferramenta permite a criação de anúncios em diferentes formatos, cada um com características específicas para atender objetivos distintos de marketing. Conheça os alguns deles a seguir!

Anúncios responsivos de display

Este formato pode ser considerado a evolução da publicidade digital. Você só precisa fornecer ao Google Ads os componentes básicos do seu anúncio, como imagens, títulos, descrições e vídeos curtos. 

O próprio sistema ajusta automaticamente o tamanho, a aparência e o formato do anúncio para se adequar aos espaços de exibição, como em sites, apps, YouTube e Gmail. Isso significa que um único anúncio pode aparecer como um banner tradicional em um site e um anúncio nativo em outro, por exemplo.

Anúncios gráficos (de imagem)

Este formato é ideal para quem prefere ter controle total sobre a criação. Você mesmo cria e faz o upload das peças nos formatos JPG, PNG ou GIF. Esses criativos devem ser compatíveis com os espaços publicitários oferecidos pelo Google, que disponibiliza mais de 20 tamanhos padronizados.

Anúncios de texto

Este formato é simples e direto, semelhante aos anúncios de pesquisa do Google. Ele consiste em um título, duas linhas de texto descritivo e um URL. Embora não sejam tão comuns na Rede de Display, ele pode aparecer em sites que optam por exibir anúncios textuais.

Anúncios em vídeo

Este formato permite a exibição de anúncios em vídeo no Youtube e em sites parceiros. A produção requer materiais de qualidade, mas os resultados compensam. Segundo uma pesquisa do Google, o YouTube e o Google são as principais fontes de informação para 47% dos tomadores de decisão de empresas B2B.

Anúncios de rich media

Anúncios de rich media utilizam tecnologias avançadas para criar experiências dinâmicas. Eles podem incluir publicidades expansíveis, que aumentam quando o usuário interage, carrosséis para exibir vários produtos ou até testes de produtos diretamente no espaço publicitário, por exemplo

Estes anúncios interativos e visualmente atraentes têm grande potencial de engajamento e retenção de usuários. Por isso, eles são ótimas opções para quem busca mais interatividade nas campanhas.

formatos da rede de display (2)

Exemplos práticos de campanhas na rede de display 

Para ilustrar melhor como essa ferramenta pode ser usada para diferentes objetivos, trouxemos alguns exemplos de rede de display práticos que mostram como adaptar campanhas para branding, performance ou engajamento. Veja a seguir:

Campanha de remarketing

O e-commerce pode utilizar a Rede de Display para fazer remarketing, exibindo anúncios para usuários que visitaram suas páginas de produtos, mas não finalizaram a compra. Esses anúncios, que destacam os produtos deixados no carrinho, podem ser exibidos em sites parceiros, vídeos do YouTube e aplicativos.

Segmentação do público

Uma marca de equipamentos esportivos pode direcionar seus anúncios para aparecerem em sites e canais do YouTube relacionados ao setor fitness e esportivo. O objetivo é alcançar um público que já demonstra interesse em atividades físicas, aumentando as chances de engajamento e conversões.

Reconhecimento de marca

Uma marca de calçados que está lançando uma nova coleção pode criar anúncios interativos, permitindo que os usuários explorem diferentes produtos diretamente no banner, sem precisar sair da página. Esses anúncios podem ser exibidos em sites locais ou portais especializados em moda e beleza, por exemplo.

Campanha de upselling 

Uma plataforma de software de gestão empresarial que já possui clientes usando sua versão gratuita pode criar anúncios display segmentados especificamente para esses usuários. 

Os banners interativos podem destacar os benefícios exclusivos da versão premium, como acesso a relatórios completos e atendimento prioritário. A campanha pode usar remarketing com listas de e-mails dos usuários da versão free, aparecendo em sites de negócios.

Por que usar a rede de display em empresas? 

O mercado brasileiro de tecnologia não para de crescer. Segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o Brasil ocupa a 10ª posição mundial em investimentos no setor. Somente em 2024, foram investidos US$ 58,6 bilhões no país.

Esse crescimento reflete o aumento da competitividade das empresas do setor, especialmente as que atuam no ramo B2B.

O segredo para se destacar em um mercado tão competitivo é investir na construção de autoridade, na nutrição contínua de leads e na manutenção de uma presença digital estratégica. E a Rede de Display do Google pode facilitar todos esses processos.

Empresas que investem na GDN aumentam o alcance e a visibilidade da sua marca, uma vez que seus anúncios podem ser exibidos em milhões de sites, blogs, aplicativos e vídeos no YouTube. Isso coloca a marca diante dos decisores B2B no momento certo, mesmo quando eles não estão buscando pelo seu produto ou serviço.

E esses anúncios não são pontuais. Eles são exibidos ao longo de todo o ciclo de vendas B2B, com remarketing inteligente para quem já demonstrou interesse. Na prática, essa estratégia facilita a nutrição de leads qualificados e contribui para a construção de autoridade da empresa.

A GDN permite que você aproveite diferentes formatos de anúncios para aumentar a familiaridade do decisor com sua marca, além de demonstrar sua expertise técnica e seus diferenciais competitivos. Essas vantagens fazem da Rede de Display uma aliada estratégica para atrair clientes B2B.

modelo da rede de display

Como segmentar o público certo na rede de display?

Existem várias formas de segmentar o público-alvo e criar campanhas de alta performance na Rede de Display. Confira abaixo as principais opções de segmentação nessa ferramenta!

Segmentação por interesses

A segmentação por interesses permite atingir pessoas com base em suas preferências, comportamentos e hobbies. Há três opções principais dentro dessa categoria:

  • Públicos-alvo de afinidade: inclui mais de 80 perfis diferentes com base em interesses gerais, como “fãs de esportes”, “entusiastas de automóveis” ou “viajantes frequentes”. Com isso, você consegue exibir seus anúncios para pessoas que têm afinidade com temas relacionados ao seu negócio;
  • Públicos-alvo de afinidade personalizados: são uma opção mais restrita e flexível, permitindo a criação de um grupo com base em palavras-chave específicas que representam seus interesses;
  • Públicos-alvo no mercado: identifica usuários que estão ativamente pesquisando ou comparando produtos semelhantes aos seus. São prospects quentes, ou seja, no estágio final do funil de compra.

Segmentação por dados demográficos

A segmentação demográfica permite refinar ainda mais sua audiência com base em características como idade, gênero e status parental. Este tipo de segmentação pode ser combinado com outras opções, como públicos definidos por afinidade, para criar uma audiência ainda mais específica e engajada. 

Além disso, você pode excluir grupos demográficos que não são relevantes para sua campanha. Isso refina ainda mais o público-alvo, garantindo o uso mais eficiente do orçamento de marketing.

Segmentação por palavras-chave

Neste caso, você utiliza palavras-chave ou termos de pesquisa diretamente relacionados ao que você oferece. O Google exibirá seus anúncios em sites ou páginas que contenham essas palavras, garantindo que seu conteúdo seja mostrado para pessoas com alto potencial de interesse no que você está promovendo.

Públicos personalizados

Já a segmentação por públicos personalizados é uma das opções mais avançadas, permitindo criar um público altamente específico com base em comportamentos e intenções observados. Você pode combinar dados demográficos, interesses e comportamentos para definir um público único que receberá seus anúncios. 

Remarketing

A segmentação por remarketing permite que você se reconecte com usuários que já visitaram seu site ou interagiram com seus anúncios. Esta estratégia é essencial para manter sua marca visível para os leads e aumentar as chances de conversão.

5 dicas para criar campanhas de alta performance 

Quer melhorar a performance das suas campanhas na Rede de Display? Então, você precisa adotar algumas estratégias para criar e exibir anúncios da forma correta, usando todo o potencial dessa ferramenta. Conheça algumas delas a seguir:

Simplifique o design dos criativos

O design dos criativos deve ser simples e direto, com poucos elementos, para garantir que a mensagem principal e a marca sejam captadas rapidamente pelo usuário. Como o tempo de atenção do usuário é curto, seu layout também deve ser limpo e organizado.

Você também deve cuidar das imagens, partes mais importantes do anúncio. Elas devem ser de alta qualidade, sem distorções ou efeitos excessivos. O seu produto ou serviço deve ser o protagonista da imagem, ocupando pelo menos 20% do espaço visual.

Evite o uso de logotipos sobrepostos ou textos excessivos, porque isso pode prejudicar a clareza da mensagem e reduzir a legibilidade, especialmente em anúncios menores. Além disso, use uma chamada para ação (CTA) clara e direta, orientando o usuário para a próxima etapa da jornada de compra.

Faça testes A/B

O teste A/B é uma das melhores práticas para otimizar os criativos e identificar quais elementos funcionam melhor com seu público. O ideal é testar uma variável por vez, como títulos, descrições, imagens, cores de fundo ou CTAs, para garantir que os resultados sejam confiáveis.

Durante o teste, duas versões do anúncio são exibidas para segmentos diferentes do público. Com base na análise de métricas como taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC) e taxa de conversão, é possível identificar qual versão está gerando os melhores resultados.

Esse processo de testes contínuos permite ajustar os criativos, melhorar o engajamento e reduzir custos, ao focar nas estratégias que realmente funcionam. Assim, você obtém mais resultados e ainda pode replicar a mesma estratégia nos próximos anúncios.

Monitore métricas essenciais

Monitorar os indicadores certos é fundamental para avaliar o desempenho das campanhas e realizar ajustes estratégicos que melhorem seus resultados. Para isso, você pode acompanhar métricas importantes do Google Ads, como CTR, CPC, ROI (Retorno sobre Investimento), CPA (Custo por Aquisição), entre outras.

Crie landing Pages alinhadas aos anúncios

As landing pages devem estar perfeitamente alinhadas à mensagem e à proposta de valor do anúncio. Quando um usuário clica em um anúncio, ele espera ser direcionado para uma página que corresponda exatamente à expectativa criada.

E você precisa garantir que isso aconteça, utilizando um conteúdo claro e direto, com informações objetivas que atendam às necessidades do público-alvo, facilitando a conversão.

Controle a frequência de exibição de anúncios

O Google Ads oferece a possibilidade de limitar o número de vezes que um anúncio é exibido para o mesmo usuário por dia, semana ou mês. Esse recurso é importante para evitar que o cliente veja a mesma publicidade muitas vezes, o que pode gerar frustração e até prejudicar sua percepção da marca.

A Rede de Display é uma aliada no crescimento da sua empresa 

A Rede de Display do Google oferece um ecossistema completo para construção de marca, nutrição de leads e aceleração de conversões, especialmente em mercados competitivos como o B2B.

Com seu poder de segmentação avançada e formatos criativos diversificados, ela permite entregar a mensagem certa, para o público certo, no momento mais relevante de sua jornada de compra.

Quando alinhada a uma estratégia de dados bem estruturada, essa ferramenta se transforma em uma máquina de geração de oportunidades, capaz de reduzir custos de aquisição e aumentar a eficiência de todo o funil de vendas.

Por isso, a Rede de Display é considerada uma aliada essencial na construção e execução de um planejamento digital orientado a resultados. Quer saber como criar campanhas mais eficientes na Rede de Display? Fale com nossos especialistas e receba um planejamento personalizado para sua empresa.

Dúvidas frequentes sobre rede de display:

O que é rede display do Google?

A Rede de Display do Google é uma plataforma composta por sites, apps e vídeos (como o YouTube), onde seus anúncios gráficos ou em vídeo são exibidos para públicos segmentados. Essa ferramenta ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca e a atrair novos clientes.

Como funciona a Rede de display do Google?

A Rede de Display exibe seus anúncios em sites e aplicativos parceiros do Google com base em interesses, comportamentos ou dados demográficos do público-alvo. Isso permite alcançar pessoas em diferentes estágios da jornada de compra, mesmo que elas não estejam buscando ativamente os seus produtos ou serviços.

Como criar uma campanha de rede de display no Google?

Para criar uma campanha, basta acessar o Google Ads e selecionar a opção “Rede de Display”. Depois, defina o objetivo da campanha e configure seu público-alvo. Em seguida, crie os anúncios e ajuste o orçamento.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Icone do WhatsApp
4 dicas para investir nas estratégias de Mídia Espontânea 4 cursos rápidos de Marketing Digital 4 dicas para compreender o Marketing Digital 4 canais do YouTube sobre Marketing Digital Diferenças entre Mídia Paga, Própria e Espontânea 4 curiosidades sobre a Mídia Espontânea 4 passos para criar uma estratégia de Marketing de Influência 4 Motivos para investir no Marketing de Influência 4 Tipos de Parcerias no Marketing de Influência 2 Vantagens de fazer uma boa Gestão de Tráfego 5 passos para uma boa Gestão de Tráfego 4 tipos de Tráfego e suas características 2 Cases de sucesso de Marketing Jurídico da Tupiniquim Como aplicar o Marketing Jurídico no funil de vendas? 4 dicas de estratégias de Marketing Jurídico 4 benefícios ao investir no marketing digital odontológico 4 ações para ampliar a captação de pacientes na sua clínica odontológica 4 Ferramentas para otimização de Heading Tags 4 erros comuns ao utilizar Heading Tags 4 motivos para otimizar seu site com Heading Tags