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Saiba como expandir seus negócios e alcançar clientes em potencial com anúncios na plataforma de vídeos mais acessada do mundo.

Em fevereiro de 2005, 3 amigos lançaram, na Califórnia (EUA), um site para facilitar a hospedagem e o acesso a vídeos na internet. Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal, não sabiam, mas estavam criando a maior e mais usada plataforma de publicação e compartilhamento de vídeos do planeta.

Pouco mais de 1 ano após o seu lançamento, a plataforma já recebia mais de 100 milhões de acessos de usuários. O sucesso chamou a atenção de outras gigantes da tecnologia e, em 9 de outubro de 2006, o Google anunciava a compra do YouTube por mais de 1 bilhão e meio de dólares.

Atualmente, a plataforma de vídeos é o segundo site mais visitado do mundo, ficando atrás apenas do próprio Google. Uma pesquisa realizada pela Comscore em maio de 2021 constatou que 113 milhões de brasileiros assistem a vídeos no YouTube mensalmente.

Esse grande volume de acessos tem atraído cada vez mais a atenção de empresas que querem anunciar os seus produtos e serviços aos usuários da plataforma de vídeos para convertê-los em clientes.

Por isso, neste artigo, a Agência de Tráfego Pago Tupiniquim te explica o que é e como usar o YouTube Ads, o serviço de anúncios do site de vídeos, para conquistar mais clientes e impulsionar as suas vendas com publicidade no YouTube.

O que é o YouTube Ads?

YouTube Ads é o nome da ferramenta de tráfego pago do YouTube e que faz parte do Google Ads, plataforma de anúncios do Google. Com esse serviço, é possível exibir propagandas de produtos e serviços aos usuários que consomem vídeos no YouTube.

As publicidades podem ser exibidas antes, durante ou no fim de um vídeo postado na plataforma ou no feed da página inicial do YouTube. Também é possível segmentar o público que verá os anúncios de acordo com o perfil dos espectadores e com o que a empresa anunciante produz e objetiva com a campanha de tráfego pago.

3 motivos para anunciar seu negócio no YouTube

A variedade de temas abordados pelos canais criados no YouTube é imensa, indo da culinária à maquiagem, passando pelas notícias e pelo marketing digital (como é o caso do Canal da Tupiniquim), entre muitos outros. Isso torna a plataforma um ambiente extremamente rico em perfis segmentados de consumidores em potencial.

Além disso, os anúncios veiculados no YouTube usam dados do Google (que é proprietária do site de vídeos) para otimizar a performance das campanhas publicitárias, exibindo-as às pessoas certas conforme o tipo de produto ou serviço ofertado.

Veja 3 benefícios gerados por propagandas do YouTube Ads com base em dados retirados do estudo Why Video (Por que vídeo?), realizado em fevereiro de 2020 pela Google em parceria com a Talkshoppe, que analisou os hábitos de 2.000 pessoas, entre 18 e 64 anos, que consomem os conteúdos publicados no YouTube.

1. Mais vendas

Segundo os números dessa pesquisa realizada pelo próprio Google com espectadores da plataforma de vídeos, os usuários que viram uma propaganda no YouTube tem duas vezes mais chances de efetuar uma compra.

2. Mais reconhecimento

Além disso, o YouTube se mostra um ótimo canal para expandir a consciência de marca (ou Brand Awareness) entre o público-alvo. Isso porque 70% dos entrevistados desse estudo disseram ter conhecido novas marcas por meio de publicidade inserida em conteúdos postados na plataforma.

3. Mais buscas

Sabia que o YouTube também é usado como buscador pelos seus usuários? A pesquisa em conjunto com a Talkshoppe revelou existir uma probabilidade quatro vezes maior de que os espectadores do YouTube usem a plataforma para pesquisar informações sobre marcas, produtos ou serviços em vez de outros sites de busca.

7 passos para anunciar sua empresa usando o YouTube Ads

Agora que você já está por dentro de todo o potencial que o YouTube e seus milhões de usuários oferecem para fazer a sua marca expandir a base de clientes e o faturamento com vendas, vamos te explicar o passo a passo inicial para você utilizar o YouTube Ads e criar campanhas de anúncios na plataforma de vídeos.

1. Crie um Canal

No YouTube, sua empresa pode ter uma conta gratuita para mostrar o que ela faz e quais os diferenciais dos seus produtos ou serviços. Com um canal na plataforma, você pode criar conteúdo para interagir com o público-alvo por meio de tutoriais e demonstrações das soluções que o seu negócio oferece para resolver problemas e satisfazer necessidades.

Para isso, basta usar sua conta pessoal ou empresarial do Google para criar uma conta do tipo marca no site do Youtube. Faça login, acesse a sua lista de canais e escolha a opção “Criar um novo canal”. Depois, preencha as informações solicitadas e clique em “Criar”. Em “Personalizar canal”, você pode adicionar uma descrição, mudar o nome do canal, entre outras ações.

2. Determine o Objetivo

Agora que você já tem o canal para hospedar a publicidade, você pode começar a pensar na campanha de tráfego pago em si. Tenha em mente qual é o objetivo do anúncio que você exibirá aos usuários do YouTube. Veja 4 possibilidades abaixo:

  • Atrair: Um anúncio com foco em atração de clientes deve gerar interesse pelo que a sua empresa faz. Por isso, aposte em uma edição dinâmica e que capte a atenção das pessoas logo nos primeiros segundos do criativo, se possível, usando mais de 2 enquadramentos e com a presença de uma ou mais pessoas para gerar um diálogo com quem estiver assistindo ao material.
  • Promover a marca: Para comunicar a essência do seu negócio aos espectadores, dê destaque ao logotipo, produtos ou serviços dele nos segundos iniciais da publicidade. Lembre-se de que uma pessoa em frente à câmera e falando sobre a marca consegue gerar um vínculo maior com quem está em frente à tela.
  • Criar conexões: Um anúncio que objetive se conectar ao público do YouTube deve fazer com que ele sinta emoções positivas em relação à marca. Pense bem na narrativa que você apresentará na publicidade. Ela deve ser simples, clara e gerar sensações. Para conseguir isso, você pode usar os gatilhos mentais.
  • Direcionar: Se o seu anúncio tem foco em convencer os usuários da plataforma de vídeos a realizarem uma ação, você deve apostar em boas Calls to Action (ou chamadas para ação). Alguns exemplos de ações que você pode esperar dos usuários do YouTube são: acessar seu blog, visitar seu e-commerce, baixar um material rico, fechar a compra de um produto ou serviço, entre outras.

3. Grave o Vídeo

Para mostrar o que a sua empresa tem a oferecer aos espectadores do YouTube, você não precisa de grandes investimentos em equipamentos. Com um smartphone, já é possível fazer bons criativos em vídeo. Preste atenção à iluminação (dê preferência à luz natural) e à qualidade do áudio da gravação.

O importante é mostrar, em poucos segundos, como o que a sua empresa faz pode resolver os problemas e satisfazer as necessidades dos seus clientes em potencial. Criatividade e autenticidade são características que dão bons resultados nos anúncios para o YouTube, já que os vídeos da plataforma são conhecidos pela espontaneidade de seus criadores de conteúdo.

4. Configure a Campanha

Agora, você precisa escolher qual formato de anúncio será utilizado para divulgar a sua empresa no YouTube. Lembre-se dos objetivos mencionados no passo 2 e conheça os tipos de publicidades disponíveis para cada um deles:

  • Anúncios In-Stream Puláveis: Esse formato de publicidade pode ser exibido no início, durante ou ao fim de um vídeo. Depois de 5 segundos de exibição, os anúncios desse tipo podem ser dispensados pelos espectadores que não quiserem ver o comercial todo (que deve ter, de preferência, entre 15 e 30 segundos). Daí a importância de usar muito bem os momentos iniciais do vídeo publicitário.
  • Anúncios Bumper: Esse tipo de anúncio não pode ser “pulado” pelos espectadores. No entanto, tem duração de 6 segundos ou menos. Portanto, esse formato pede um anúncio marcante e extremamente objetivo para aproveitar os preciosos segundos de atenção do público. Foque no essencial: apresente seus produtos ou serviços e o diferencial deles.
  • Anúncios In-Stream Não Puláveis: Com esse formato, você tem a possibilidade de exibir um conteúdo de 15 ou 20 segundos ao público antes, durante ou ao fim de um vídeo no YouTube, mas com a vantagem de que esse tipo de anúncio não pode ser dispensado pelos espectadores depois de alguns segundos, sendo visto por completo.
  • Masthead: Esse tipo de publicidade difere das demais porque permite que você alcance os espectadores do YouTube por meio de um anúncio exibido na parte superior do feed da página inicial da plataforma.

5. Segmente o Público

Segmentar o público-alvo que verá o seu anúncio significa dizer que a publicidade será exibida apenas aos espectadores que preencham os requisitos e tenham as características definidas pelo seu negócio para o perfil de cliente ideal da sua marca.

Para isso, você pode usar a ferramenta Find My Audience (Encontrar Meu Público) do YouTube Ads e ir além dos dados demográficos de segmentação (idade, sexo, localização etc.), podendo escolher entre pessoas que estão pesquisando ou planejando a compra de um produto e  serviço ou pessoas com interesses e hábitos relacionados ao seu negócio.

6. Estabeleça o Orçamento

Para que os seus anúncios sejam veiculados no YouTube, é necessário que você decida o valor do investimento que será feito na campanha. O orçamento terá um limite para uma campanha individual. Então, ele deve representar a média do valor que você considera ideal ou possível para o lance diário no leilão feito pela plataforma para decidir quais anúncios serão exibidos, quando e em qual vídeo.

O valor do orçamento é calculado pelo algoritmo diariamente. Para encontrar seu orçamento mensal ideal, multiplique o valor diário por 30,4, que é a média de dias de um mês. Você também pode estabelecer um lance máximo de custo por clique, que representa o maior valor que você pretende pagar por um clique em um anúncio da sua empresa.

7. Cheque os Resultados

Para saber se a sua campanha de tráfego pago no YouTube está gerando os resultados esperados, é essencial acompanhar de perto os números alcançados com os anúncios. Para isso, você deve ficar de olho nas métricas mais relevantes em relação aos objetivos definidos para os anúncios na plataforma de vídeos.

Se o objetivo é gerar reconhecimento, você poderá analisar o alcance da campanha entre o público, a otimização das métricas da sua marca e os melhores resultados gerados. Se o foco é a consideração da empresa, cheque se as pessoas estão assistindo às publicidades e se a percepção sobre a marca está melhorando. Para o propósito de realização de ações, confirme se o público está agindo conforme o esperado.

3 ferramentas para mensurar os resultados dos seus anúncios no YouTube

Uma campanha de tráfego pago só é bem-sucedida quando seu desempenho é monitorado de perto. É assim que você consegue ver o que está dando certo, o que está dando errado e como a performance dos anúncios pode ser impulsionada.

Veja 3 ferramentas que o YouTube Ads te oferece para os seus anúncios estarem sempre em melhoria contínua e trazendo resultados cada vez melhores para a sua empresa:

1. Relatórios do Google Ads

Como o YouTube é parte da Google, os anúncios publicados no site de vídeos são monitorados pela plataforma Google Ads, que gerencia o serviço de publicidade do gigante de buscas.

Essa ferramenta fornece dados em tempo real sobre as impressões, as visualizações e os cliques que os anúncios da sua campanha estão recebendo. Além disso, os relatórios do Google Ads te apresentam insights para melhorar o desempenho das campanhas e alcançar números melhores.

2. Brand Lift

Em tradução livre, Brand Lift pode ser entendido como Alavancamento de Marca e é um conjunto de métricas que te mostram como a percepção das pessoas em relação ao seu negócio está sendo afetada pela campanha de publicidade no YouTube.

Disponível para os anúncios do tipo In-Stream e Bumper, o Brand Lift usa informações que você fornece sobre o produto ou serviço da campanha de tráfego pago para criar pesquisas que são exibidas aos usuários que viram seus anúncios ou que têm o perfil para vê-los no futuro. Entre as métricas monitoradas pela ferramenta, estão as de recall, de reconhecimento e de consideração.

3. Análise de Criativos

O conteúdo criativo dos anúncios é determinante para o sucesso de uma campanha de tráfego pago. Com a ferramenta de análise de criativos, você descobre em quais momentos os espectadores fecham o anúncio do seu negócio e quais trechos da publicidade mais chamam a atenção deles.

Com essas informações, você pode melhorar o engajamento e a retenção dos anúncios e, consequentemente, a taxa de cliques recebidos. Além disso, a análise te informa sobre o percentual de visualizações, alcance único e outros dados sobre o desempenho dos criativos usados na publicidade exibida no YouTube.

Use o tráfego pago para anunciar sua empresa e veja seu faturamento disparar!

Deu para perceber que o YouTube é uma grande fonte de possibilidades e oportunidades de negócios para empresas que saibam criar anúncios com foco nos seus milhões de usuários, né?

Vamos resumir o que você leu até aqui? Neste artigo, você aprendeu a usar o YouTube Ads para criar campanhas de publicidade com foco em conversão de vendas e expansão do reconhecimento de uma marca na plataforma de vídeos.

Como você viu, são 4 os formatos de anúncios que você pode publicar em um vídeo no YouTube ou na página inicial do site. Você também leu que o serviço de tráfego pago da plataforma te fornece ferramentas e relatórios com dados para monitorar e melhorar o desempenho da campanha de publicidade.

Aqui na Agência Tupiniquim, um dos serviços de marketing digital mais buscados pelos nossos clientes é justamente o serviço de tráfego pago. Isso porque anunciar em sites extremamente populares, como o Google, é o segredo para estar em evidência e receber mais visibilidade de clientes em potencial.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso serviço de Google Ads para destacar sua marca da concorrência e converter mais vendas e clientes com a ajuda do marketing digital!

Gostou deste conteúdo? Se sim, compartilhe o link dele com quem também quer anunciar produtos e serviços na internet para vender mais!

Dúvidas Frequentes

O que é o YouTube Ads?

YouTube Ads é o nome da ferramenta de tráfego pago do YouTube e que faz parte do Google Ads, plataforma de anúncios da Google. Com esse serviço, é possível exibir propagandas de produtos e serviços aos usuários que consomem vídeos no YouTube.

Como criar uma campanha de tráfego pago no YouTube?

  1. Crie um Canal;
  2. Determine o Objetivo;
  3. Grave o Vídeo;
  4. Configure a Campanha;
  5. Segmente o Público;
  6. Estabeleça o Orçamento;
  7. Cheque os Resultados.

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