fbpx Skip to main content

Aprenda a separar os prospects em grupos para conduzir abordagens mais eficientes na hora de converter vendas.

As empresas que utilizam o Inbound Marketing sabem que a captação de leads (ou clientes potenciais) é uma parte crucial da estratégia. Porém, conseguir contatos não garante conversões em vendas. É necessário transformar prospects em clientes de fato, aumentando a eficiência da comunicação com eles.

Por isso, entender as necessidades dos prospects é um elemento essencial para qualquer negócio que busca aumentar sua base de clientes. Mapear os desejos, problemas e necessidades do público-alvo é um fator determinante na eficácia da comunicação e na oferta de soluções que realmente interessam aos potenciais clientes.

Empresas que investem em compreender seus leads com mais profundidade são capazes de oferecer soluções personalizadas, aumentando a probabilidade de fechar vendas. Além disso, ao identificar as necessidades dos consumidores, é possível criar uma comunicação mais assertiva e customizada, que respeite as particularidades de cada cliente em potencial.

Ao oferecer soluções e ofertas que sejam de fato relevantes para o público, a marca é vista como uma parceira confiável e comprometida com o sucesso dos clientes potenciais. Essa conexão emocional é fundamental não só para as vendas, mas também para o aumento da fidelização.

Outro benefício de entender as necessidades dos clientes potenciais é que isso permite que uma empresa se antecipe às demandas do mercado e esteja sempre um passo à frente da concorrência.

Ao compreender as tendências e as necessidades do público-alvo, você consegue desenvolver soluções inovadoras e eficientes que sejam capazes de atender às expectativas dos prospects.

A Agência de Marketing Digital Tupiniquim sabe que identificar as necessidades dos leads é fundamental para a construção de uma estratégia de inbound marketing bem-sucedida.

Por isso, neste post, vamos te mostrar a importância de segmentar seus prospects para criar campanhas mais direcionadas, que respeitem as particularidades de cada agrupamento do público-alvo e que tragam mais vendas para a sua empresa.

O que você vai ler sobre segmentação de leads:

O que é segmentação de leads?

Segmentação é o processo de dividir uma lista de leads (potenciais clientes) em grupos ou segmentos com características semelhantes, para direcionar suas campanhas de marketing e de vendas. Esses agrupamentos podem ser criados com base em vários critérios, como, por exemplo, localização geográfica, faixa etária, interesses, comportamentos e hábitos de compra e outros dados demográficos e psicográficos.

Ao separar os prospects, as empresas podem personalizar o conteúdo de marketing e de vendas para cada segmento, tornando-o mais relevante e atraente para cada grupo de leads. Isso aumenta a probabilidade de conversão de clientes reais, pois os clientes em potencial recebem ofertas mais personalizadas, que realmente abordam suas necessidades específicas.

Por isso, segmentar leads é uma prática comum em campanhas de marketing digital e é uma das estratégias mais eficazes não só para aumentar as taxas de conversão, mas também para melhorar a qualidade dos prospects e reduzir o custo de aquisição de clientes.

Quais são os 8 principais critérios de segmentação de clientes potenciais?

É importante lembrar que a segmentação de leads é uma prática contínua e que os critérios podem ser ajustados ao longo do tempo, à medida que o seu negócio aprende mais sobre o seu público-alvo e sobre as necessidades e as expectativas deles em relação a um produto ou serviço da sua marca.

Esses critérios podem ser usados isoladamente ou de forma combinada para criar grupos mais específicos e direcionados. Para isso, a sua empresa deve escolher elementos relevantes, que realmente ajudem a compreender melhor o comportamento dos leads e que resultem em campanhas de marketing digital mais efetivas.

Veja abaixo uma lista com os 8 principais critérios de segmentação que o seu negócio pode utilizar para segmentar a sua base de contatos potenciais.

  • Critérios Demográficos: idade, gênero, estado civil, nível de escolaridade, ocupação, renda e localização geográfica;
  • Critérios Psicográficos: interesses, hobbies, estilo de vida, valores, personalidade e outras características emocionais e sentimentais;
  • Critérios Comportamentais: histórico de compras, frequência de compra, hábitos de consumo, estágio da jornada de compra e comportamento on-line;
  • Critérios Empresariais: tamanho da empresa, setor de atuação, cargo e função dos leads B2B (ou seja, clientes corporativos em potencial);
  • Critérios de Atividade no Site: visitas ao site, páginas visitadas, tempo gasto no site e formulários preenchidos na página da sua empresa na internet;
  • Critérios de Fonte de Tráfego: buscas orgânicas, campanhas de mídia paga, redes sociais e e-mail marketing;
  • Critérios de Nível de Engajamento: taxa de abertura de e-mails, cliques em links, compartilhamento de conteúdo e inscrições em newsletters;
  • Critérios de Momento da Compra: intenção de compra, data da última compra e produtos/serviços adquiridos ou abandonados no carrinho de compras do seu e-commerce.

Como segmentar leads em 6 passos?

A segmentação de prospects é importante para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Como você viu, ela permite que você agrupe seus leads em categorias específicas com base em características comuns, como, por exemplo, interesses, comportamentos ou informações demográficas, para personalizar as ofertas de produtos ou serviços.

Siga os 6 passos abaixo para dividir seus clientes potenciais e conseguir uma maior conversão de vendas:

1. Identifique as informações importantes

Comece definindo quais informações são relevantes para a sua estratégia de segmentação de leads. Por exemplo, você pode querer coletar dados demográficos, como idade, gênero e localização, ou informações comportamentais, como o histórico de navegação ou as interações nas redes sociais.

2. Colete os dados

Há várias maneiras de coletar dados. Você pode usar formulários de inscrição para captar informações diretamente dos usuários, rastrear as atividades dos visitantes em seu site com ferramentas de análise (como a plataforma RD Station), ou usar dados de terceiros de fontes como mídias sociais ou provedores de dados de mercado.

3. Armazene e organize os dados

Depois de coletar as informações, é importante armazená-las de forma organizada. Você pode usar um CRM (Customer Relationship Management) ou uma ferramenta de automação de marketing para agrupar e gerenciar os dados dos seus contatos em potencial.

4. Analise os dados

Avalie as informações coletadas para identificar padrões e tendências que possam ser usados para segmentar os leads do seu negócio. Para isso, use ferramentas de análise de dados, que vão te ajudar a ter esses insights.

5. Crie segmentos

Com base nos dados analisados, elabore segmentos de prospects com características e hábitos semelhantes. Por exemplo, você pode gerar grupos com base em localização, idade, interesse ou comportamento de compra de clientes potenciais.

6. Personalize as mensagens

Com os segmentos definidos, você pode customizar mensagens, e-mails, copys e outros materiais de marketing e de vendas para cada grupo de leads. Isso ajudará a aumentar a relevância e a eficácia das suas campanhas de marketing digital, como, por exemplo, ações de tráfego pago.

6 métricas para avaliar o sucesso da sua estratégia de segmentação de leads

Acompanhar métricas de agrupamento de clientes potenciais é essencial. Dessa forma, você pode avaliar a assertividade da sua estratégia de segmentação de leads e fazer ajustes para melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing digital.

Conheça 6 métricas que você deve monitorar para obter resultados melhores em ações de segmentação de prospects:

1. Taxa de conversão

Essa é uma das métricas mais importantes para avaliar o sucesso de qualquer campanha de marketing digital. Ela mede a porcentagem de visitantes que se tornaram leads ou clientes após interagirem com as suas mensagens de marketing on-line. Ao segmentar seus prospects com mais precisão, você pode esperar uma taxa de conversão mais alta, já que as ofertas serão mais atraentes para cada grupo de clientes potenciais.

2. Taxa de abertura de e-mails

A taxa de abertura mede a porcentagem de leads que clicaram nos e-mails de marketing disparados. Depois de dividir seus prospects em segmentos, a tendência é conseguir uma taxa de abertura maior, porque o conteúdo criado para os e-mails será mais direcionado.

3. Taxa de cliques

Essa taxa mede o percentual de leads que clicaram nos links em seus e-mails, anúncios, site, entre outros. Espere um desempenho melhor na quantidade de cliques recebidos, com base na especificidade criada para cada lista de clientes em potencial.

4. Tempo médio de permanência no site

Essa métrica é usada para avaliar quanto tempo os visitantes passam navegando pelo site da sua empresa. Com a criação de conteúdo personalizado e com o direcionamento para páginas que atendam às necessidades dos leads segmentados, a expectativa é que esse tempo médio aumente.

5. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição calcula a porcentagem de visitantes que abandonam um site após visualizarem apenas uma página dele. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que o seu conteúdo de marketing não é tão relevante ou atraente para os usuários do seu site. Segmente seus leads com mais precisão e veja essa taxa cair.

6. Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento mede o lucro que você gerou em relação ao custo da sua campanha de marketing. Com mensagens e ofertas focadas em cada grupo de prospects, você aumentará a eficácia dos recursos alocados para as ações de marketing digital do seu negócio.

Segmente seus clientes potenciais e alcance números melhores de conversões

Neste artigo, você aprendeu que segmentar prospects é uma parte essencial de uma estratégia de marketing digital. Ao dividir os seus leads em grupos com base em interesses, comportamentos e outras características relevantes, você pode criar táticas mais personalizadas para aumentar a probabilidade de conversão de clientes e de vendas.

Como você leu, para categorizar os seus leads, você precisa definir critérios claros de segmentação e usar ferramentas de automação de marketing para coletar e analisar dados sobre esses consumidores potenciais. Com essas informações, você poderá criar segmentos personalizados de prospects (e abordá-los com conteúdo e ofertas que realmente causem impacto).

Lembre-se também de que a segmentação não é um processo estático. Você deve atualizar regularmente suas classificações de prospects para garantir que as suas campanhas de marketing digital continuem sendo assertivas e eficazes à medida que a sua base de leads cresce e muda.

Você também leu neste post que o sucesso de uma estratégia de segmentação de leads pode ser medido por várias métricas importantes, como, por exemplo, a taxa de conversão, a taxa de abertura de e-mails e a taxa de cliques. Acompanhar essas métricas de perto e fazer ajustes conforme necessário é fundamental para maximizar o ROI das suas campanhas de marketing digital.

Há mais de 10 anos, a Agência Tupiniquim cria e implementa estratégias de inbound marketing para atrair, qualificar e segmentar consumidores potenciais para empresas dos mais variados setores de atuação. Junte-se à lista de clientes que alcançaram mais clientes, vendas e reconhecimento na internet graças ao trabalho dos profissionais da Tupiniquim.

Entre em contato conosco para traçarmos uma estratégia eficiente de marketing digital para o seu negócio!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe o link dele com quem também quer mais clientes!

Dúvidas Frequentes

O que é segmentação de leads?

Segmentação é o processo de dividir uma lista de leads (potenciais clientes) em grupos ou segmentos com características semelhantes, para direcionar suas campanhas de marketing e de vendas. Esses agrupamentos podem ser criados com base em vários critérios, como, por exemplo, localização geográfica, faixa etária, interesses, comportamentos e hábitos de compra e outros dados demográficos e psicográficos.

Quais são os 8 principais critérios de segmentação de clientes potenciais?

  1. Critérios Demográficos;
  2. Critérios Psicográficos;
  3. Critérios Comportamentais;
  4. Critérios Empresariais;
  5. Critérios de Atividade no Site;
  6. Critérios de Fonte de Tráfego;
  7. Critérios de Nível de Engajamento;
  8. Critérios de Momento da Compra.

Como segmentar leads em 6 passos?

  1. Identifique as informações importantes;
  2. Colete os dados;
  3. Armazene e organize os dados;
  4. Analise os dados;
  5. Crie segmentos;
  6. Personalize as mensagens.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
4 dicas sobre Gestão de Tráfego 4 tipos de ferramentas de marketing digital 4 ferramentas de marketing digital gratuitas 3 exemplos de anúncios que aplicam os Gatilhos Mentais 4 tipos de correspondência de palavras-chave 4 dicas para escolher palavras-chave no Google Ads 4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding