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Você já ouviu falar do termo CTR? Faz ideia de como utilizar as métricas de marketing digital ao seu favor? Neste post nós te mostraremos!

As métricas de marketing digital são indicadores que mostram dados a respeito de todas as suas ações e seus resultados. Além do fator envolvendo o monitoramento das ações, elas nos indicam onde acertamos e onde erramos, assim como qual direção devemos seguir e o que precisa ser melhorado nos próximos passos.

Tirar um tempo e fazer a análise das métricas é uma tarefa que deve se tornar rotineira para qualquer profissional que esteja iniciando ou já esteja estabelecido dentro do marketing digital.

Com um entendimento maior das métricas, é possível melhorar as suas campanhas independentemente da mídia escolhida. É preciso saber que de nada adianta investir em algo que não está tendo métricas satisfatórias e pode ser corrigido.

E quais são essas métricas? Podemos citar o número de impressões dos anúncios, o CPC (custo por clique), a taxa de conversão de leads, o CPA (custo por aquisição), qual está sendo o seu ROI (retorno sobre investimento) do negócio e, por fim,  o ROAS, que é o seu retorno sobre o investimento publicitário.

Hoje, queremos te ensinar como fazer o cálculo correto de uma das métricas mais importantes: o Click Through Rate, também conhecido como CTR. Então, continue a leitura!

Navegue e aprenda o que é CTR e a como acompanhar métricas de marketing digital

O que é CTR?

Chamamos de CTR (Taxa de Cliques – Click Through Rate) a proporção de cliques por visualização que o seu anúncio ou resultado orgânico no Google recebem. Usamos esse indicador para medir o desempenho e relevância das palavras-chave, criativo do anúncio do Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, postagens etc.

Como calcular o CTR?

A Fórmula para medir o CTR é o número de cliques recebidos dividido pelo número de impressões do seu link ou anúncio: cliques ÷ impressões = CTR.

Por exemplo, se você possui um anúncio que recebeu 10 cliques após ser exibido 100 vezes o seu CTR será de 10%. Ou na fórmula: 10 ÷ 100 = 10%.

Função do CTR

O CTR é um indicador que serve para você medir e gerenciar a efetividade e relevância da sua ação de marketing digital, dessa forma é importante ficar atento a fatores diferentes em cada plataforma:

Pontos de atenção em cada ferramenta

  • Resultados Orgânicos – SEO: O título da página é o principal influenciador em altas taxas de cliques. Por tanto capriche na sua copy, use até 60 caracteres e não esqueça da palavra-chave que é o foco da página.
    A meta tag ou descrição da página também é um fator que aumenta o CTR. O Google costuma definir essa descrição automaticamente de acordo com o conteúdo da página, mas para ajudar o buscador, vale a pena fazer a sua também.
    Além disso quanto melhor o seu CTR, mais relevante para os resultados de busca será a sua página, ajudando você se posicionar no ranking do Google e conseguir mais tráfego gratuito.
  • Google Ads: A relevância do anúncio é o principal fator para melhorar as taxas de CTR no Google Ads. A palavra-chave usada na busca deve ser relacionada a oferta do seu anúncio. Uma forma de identificar se o seu CTR está de acordo com o esperado em seu mercado é acompanhar o índice de qualidade do seu anúncio.
    Uma dica pratica para você melhorar o CTR dos seus anúncios no Google Ads é usar a palavra chave logo no início do título.
    Outra otimização que você deve fazer é negativar palavras-chave que não tenham relação com a sua oferta.
    Por fim, usar CTAs caprichados para deixar claro o que o usuário deve fazer.
  • Facebook Ads e Instagram Ads: Nas redes sociais o visual e o design são muito importantes para alcançar altas taxas de CTR nos anúncios. Portanto sua imagem deve ser impecável e deve despertar a curiosidade da sua persona.
    O texto de descrição do anúncio também deve ser muito bem trabalhado, não se preocupe muito com o tamanho, mas sim em contar uma história que faça sentido para o seu cliente e que tenha gatilhos para que ele queira saber mais.
    Evite títulos longos e aproveite para reforçar a call to action nesse tópico.
  • Email Marketing: O email pode ser uma ferramenta poderosa em vendas B2B ou B2C, mas alcançar uma alta taxa de cliques pode ser um desafio. Ferramentas visuais como os botões com CTAs atrativas são eficientes e podem dobrar a sua taxa de cliques.

Como saber se o meu CTR é o ideal?

Na maioria dos mercados e das mídias um CTR superior a 3% é considerado bom. No entanto a maioria das ferramentas podem te fornecer comparativos. No Google Ads considere o índice de qualidade, com ele você consegue ter um comparativo com a sua concorrência, busque índices superiores a 8. No Facebook Ads e no Instagram Ads confira a relevância do seu anúncio. E para resultados orgânicos existem alguns estudos que mostram que o CTR médio da primeira posição é de 30% do volume de buscas.

Agora que você sabe o que é CTR, que tal fazer o cálculo da taxa de cliques da sua empresa?

Neste post, nós te ensinamos o que é CTR e como saber se o seu CTR é o ideal para sua empresa.

A partir desse conteúdo, esperamos que você consiga mensurar melhor os resultados obtidos com suas campanhas e consiga aplicar melhorias com base no que o seu negócio possui mais dificuldades.

Se você ainda possui dúvidas a respeito de CTR e precisa da ajuda com suas campanhas e ações, que tal enviar uma mensagem para a Tupiniquim? Podemos desenvolver uma estratégia para aumentar o seu CTR e trazer resultados reais para você.

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