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Você sabe o que é CTR? E quando ele está bom ou não? Faz ideia de como utilizar essa e outras métricas de marketing digital ao seu favor? Neste post nós te mostraremos como alcançar o CTR ideal!

As métricas de marketing digital são indicadores que mostram dados a respeito de todas as suas ações e seus resultados. Além do fator envolvendo o monitoramento das ações, elas nos indicam onde acertamos e onde erramos, assim como qual direção devemos seguir e o que precisa ser melhorado nos próximos passos.

Tirar um tempo e fazer a análise das métricas é uma tarefa que deve se tornar rotineira para qualquer profissional que esteja iniciando ou já esteja estabelecido dentro do marketing digital.

Com um entendimento maior das métricas, é possível melhorar as suas campanhas e até mesmo o seu resultado orgânico, independentemente da mídia escolhida. É preciso saber que de nada adianta investir em algo que não está tendo resultados satisfatórios e como pode ser corrigido.

E quais são essas métricas? Podemos citar o número de impressões dos anúncios, o CPC (custo por clique), a taxa de conversão de leads, o CAC (custo por aquisição de um novo cliente), a taxa de abertura dos seus e-mails marketing, qual está sendo o seu ROI (retorno sobre investimento) do negócio e, por fim,  o ROAS, que é o seu retorno sobre o investimento publicitário.

Hoje, queremos te ensinar como fazer o cálculo correto de uma das métricas mais importantes: o Click Through Rate, também conhecido como CTR. Então, continue a leitura e veja o vídeo!

O que é CTR?

Chamamos de CTR (Taxa de Cliques – Click Through Rate) a proporção de cliques por visualização que o seu anúncio ou resultado orgânico no Google recebe. Agências de marketing digital e qualquer outra pessoa que lide com marketing digital utiliza esse indicador para medir o desempenho e relevância das palavras-chave, criativo do anúncio do Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, postagens etc.

Como calcular o CTR?

A Fórmula para medir o CTR é o número de cliques recebidos dividido pelo número de impressões do seu link ou anúncio: cliques ÷ impressões = CTR.

Por exemplo, se você possui um anúncio que recebeu 10 cliques após ser exibido 100 vezes o seu CTR será de 10%. Ou na fórmula: 10 ÷ 100 = 10%.

Calculadora de CTR

Para facilitar a sua vida disponibilizamos abaixo uma Calculadora de CTR. Basta digitar o número de impressões que o seu anúncio ou página alcançou e a quantidade de cliques atingidos que o resultado é exibido imediatamente!

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Função do CTR

O CTR é um indicador que serve para você medir e gerenciar a efetividade e relevância da sua campanha de marketing digital, dessa forma é importante ficar atento a fatores diferentes em cada plataforma:

Pontos de atenção para alcançar o CTR ideal

  • Resultados Orgânicos – SEO: O título da página é o principal influenciador em altas taxas de cliques. Por tanto capriche na sua copy, use até 60 caracteres e não esqueça da palavra-chave que é o foco da página.
    A meta tag ou descrição da página também é um fator que aumenta o CTR. O Google costuma definir essa descrição automaticamente de acordo com o conteúdo da página, mas para ajudar o buscador, vale a pena fazer a sua também.
    Além disso quanto melhor o seu CTR, mais relevante para os resultados de busca será a sua página, ajudando você se posicionar no ranking do Google e conseguir mais tráfego orgânico.
  • Google Ads: A relevância do anúncio é o principal fator para melhorar as taxas de CTR no Google Ads. A palavra-chave usada na busca deve ser relacionada a oferta do seu anúncio. Uma forma de identificar se o seu CTR está de acordo com o esperado em seu mercado é acompanhar o índice de qualidade do seu anúncio.
    Uma dica pratica para você melhorar o CTR dos seus anúncios no Google Ads é usar a palavra chave logo no início do título.
    Outra otimização que você deve fazer é negativar palavras-chave que não tenham relação com a sua oferta.
    Por fim, usar CTAs caprichados para deixar claro o que o usuário deve fazer.
  • Facebook Ads e Instagram Ads: Nas redes sociais o visual e o design são muito importantes para alcançar altas taxas de CTR nos anúncios. Portanto sua imagem deve ser impecável e deve despertar a curiosidade da sua persona.
    O texto de descrição do anúncio também deve ser muito bem trabalhado, não se preocupe muito com o tamanho, mas sim em contar uma história que faça sentido para o seu cliente e que tenha gatilhos para que ele queira saber mais.
    Evite títulos longos e aproveite para reforçar a call to action nesse tópico.
  • Email Marketing: O email pode ser uma ferramenta poderosa em prospecção B2B ou B2C, mas alcançar uma alta taxa de cliques no email marketing pode ser um desafio. Ferramentas visuais como os botões com CTAs atrativas são eficientes e podem dobrar a sua taxa de cliques.

Como saber se o meu CTR é o ideal?

De acordo com um estudo do WordStream referente à média do CTR da indústria no geral, se você possui um CTR superior a 3,17%, já está indo bem. Veja um comparativo no gráfico abaixo. Você também pode conferir o estudo completo através deste link e ver dados de CTR para indústrias como: a de alimentos, a de advocacia e até mesmo para e-commerces.

Existem algumas ferramentas que também podem te oferecer comparativos.

No Google Ads, considere o índice de qualidade, com ele você consegue ter um comparativo com a sua concorrência, busque índices superiores a 8.

No Facebook Ads e no Instagram Ads confira a relevância do seu anúncio. E para resultados orgânicos existem alguns estudos que mostram que o CTR médio da primeira posição no Google para alguns segmentos é de 30% do volume de buscas, conforme o gráfico a seguir.

Qual é o CTR ideal para o Facebook, Instagram e LinkedIn?

Já em outro estudo feito pelo mesmo site, é discutido qual é o CTR ideal para os anúncios no Facebook – também conhecido como Facebook Ads.

O estudo, que pode ser conferido através deste link, diz que o CTR médio para a maioria das indústrias é de 0,90%.

Um dos motivos que o WordStream coloca como fator de sucesso para se ter um bom CTR dentro de redes sociais como Facebook e Instagram é a utilização de imagens de boa qualidade – justamente pelo fato de ambas as redes sociais dependerem desse atrativo visual mais do que outras.

Caso você queira saber outras fontes, temos este estudo da imagem acima, feito pela AdStage, que utiliza outro cálculo para chegar em uma estimativa de CTR médio dentre os objetos de pesquisa.

A pesquisa, que foi realizada em 2019, nos diz que para o feed do Instagram, o CTR deve estar acima de 0,88%. Quando falamos dos stories, a porcentagem cai para aproximadamente 0,54%.

Como são duas pesquisas que utilizam metodologias diferentes, é importante que as duas sejam levadas em consideração.

Por fim, a equipe da AdStage também realizou um estudo para verificar quais são os valores ideais de um CTR para o LinkedIn.

A plataforma, apesar de não ser a mais popular, é bastante utilizada pelas empresas.

De acordo com a pesquisa, os valores para um bom CTR no LinkedIn devem ser superiores a 0,26%.

E então, como melhorar o CTR?

Como melhorar o CTR dos meus anúncios?

Separamos algumas dicas para você melhorar o desempenho dos seus anúncios e alcançar números cada vez mais altos de CTR. Então, pegue seu bloquinho de notas e guarde nossas dicas!

Teste diferentes versões do mesmo anúncio

Fazer testes A/B é essencial para identificar o comportamento do público em praticamente qualquer ação digital nos dias de hoje que seja mensurável. Com os anúncios não é diferente.

Experimente quantidades diferentes de palavras, chamadas diferentes, anúncios com e sem números, imagens diferentes e títulos diferentes e compare para entender como o público se comporta.

Aquele que tiver o melhor desempenho, será o seu caminho para um CTR maior.

Faça um bom uso das palavras-chave

Fazer um trabalho eficiente com a utilização de palavras-chave é fundamental para o sucesso das suas campanhas. Escreva seus anúncios de maneira que elas se encaixem o mais naturalmente possível.

Se as palavras-chave estiverem inseridas da maneira correta, o usuário identificará mais rapidamente o ponto do anúncio e poderá se sentir mais atraído. A boa utilização desses elementos também influencia na qualidade do anúncio, não se esqueça.

Trabalhe bem as chamadas

Possuir um bom CTA (Call-to-action, ou chamada para a ação, em tradução literal) se trata de criar chamadas que consigam prender verdadeiramente o usuário.

Essas chamadas direcionarão o usuário a realizar determinadas ações, que irão variar de acordo com o seu anúncio. Faça um bom uso das palavras para cativar os usuários!

Utilize gatilhos mentais

Caso você não esteja familiarizado com este termo, os gatilhos mentais fazem parte de um conceito de que você pode convencer um público com maior facilidade se apostar em certos tipos de chamadas.

Você pode optar por fazer comparativos, criar um senso de urgência no usuário, despertar sua curiosidade, emocioná-lo ou até mesmo querer fazer com que ele se sinta parte de um grupo através das suas chamadas.

Adapte seu texto para o que você considera que irá funcionar melhor com o seu público. Aproveite também o marketing emocional para atrair mais clientes através da emoção.

Preencha o máximo de informações possíveis

Algumas plataformas de anúncios te dão a possibilidade de preencher espaços como telefone, localização e outros.

Aproveite esses recursos e trabalhe com anúncios que sejam os mais completos possíveis. Dessa forma, você aumenta as chances daquele usuário que está visualizando o anúncio fazer contato.

Utilize uma boa URL

Os usuários irão prestar atenção à URL do seu anúncio – e se ela estiver uma bagunça, pode dar adeus aos cliques.

URLs que não parecem seguras ou confiáveis o suficiente irão afastar a grande parcela dos possíveis contatos que você teria através do anúncio veiculado.

Construa boas URLs utilizando as palavras-chave adequadas e deixando claro para o usuário sobre o que é aquele anúncio.

Não se esqueça de negativar termos que irão atrapalhar a campanha

Caso você deseje que seus anúncios NÃO apareçam para determinadas buscas, não se esqueça de negativar os termos relacionados.

Conhecendo bem o público-alvo e as personas, você conseguirá separar quem são as pessoas que estão realmente interessadas no seu anúncio através das intenções de busca.

Dessa forma, a negativação de termos garante que seu anúncio alcance apenas os olhos daqueles que possuem interesse real no que você está oferecendo.

Agora que você sabe o que é CTR, que tal fazer o cálculo da taxa de cliques da sua empresa?

Neste post, nós te ensinamos o que é CTR e como saber se o seu CTR é o ideal para sua empresa.

A partir desse conteúdo, esperamos que você consiga mensurar melhor os resultados obtidos com suas campanhas e consiga aplicar melhorias com base no que o seu negócio possui mais dificuldades.

Se você ainda possui dúvidas a respeito de CTR e precisa da ajuda com suas campanhas e ações, que tal enviar uma mensagem para a Tupiniquim? Somos uma agência de marketing digital que pode desenvolver uma estratégia para aumentar o seu CTR e trazer resultados reais para você. Fale com a gente!

Curtiu o post? Aproveite e compartilhe com outras pessoas!

Dúvidas Frequentes

O que é e o que significa CTR?

Chamamos de CTR (Taxa de Cliques – Click Through Rate) a proporção de cliques por visualização que o seu anúncio ou resultado orgânico no Google recebem. Usamos esse indicador para medir o desempenho e relevância das palavras-chave, criativo do anúncio do Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, postagens etc.

Como calcular o CTR?

A Fórmula para medir o CTR é o número de cliques recebidos dividido pelo número de impressões do seu link ou anúncio: cliques ÷ impressões = CTR.
Por exemplo, se você possui um anúncio que recebeu 10 cliques após ser exibido 100 vezes o seu CTR será de 10%. Ou na fórmula: 10 ÷ 100 = 10%.

Para que serve o CTR?

O CTR é um indicador que serve para você medir e gerenciar a efetividade e relevância da sua ação de marketing digital, dessa forma é importante ficar atento a fatores diferentes em cada plataforma:

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