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Você sabe o que é endomarketing? Neste post, descubra como melhorar a comunicação interna da sua empresa!

O Endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing institucional voltada para a realização de ações de comunicação interna na empresa, seja para comunicar com mais precisão a cultura da Instituição, novas metas e objetivos ou até mesmo para passar mensagens de segurança do trabalho e uso de EPIs. Também chamado de Marketing Interno, o conceito principal é o de melhorar a comunicação e a imagem da empresa entre seus colaboradores e stakeholders.

Atualmente, sabemos que os colaboradores são o maior ativo de uma empresa, assim como diz Jorge Paulo Lemann que “a única vantagem competitiva de longo prazo se chama ‘gente boa’”. Portanto, manter a equipe motivada, envolvida, informada e comprometida com os resultados, diminuindo o turnover (rotatividade de funcionários) e criando maior alinhamento entre os níveis hierárquicos é fundamental. O endomarketing desempenha um papel crucial neste processo.

Navegue e saiba mais sobre endomarketing

Significado de Endomarketing

Frequentemente o marketing é visto como sinônimo de atividades focadas unicamente no cliente final e na venda, buscando influenciar nas decisões de compra, mas o endomarketing, ou marketing interno, busca com as mesmas ferramentas e conceitos, influenciar positivamente os seus colaboradores internos para que eles “comprem uma ideia”. Através da comunicação efetiva, a melhoria na geração de resultados é percebida rapidamente.

O que é Endomarketing

Exemplo de Endomarketing com case na prática

Vamos exemplificar esses conceitos com um projeto de endomarketing em que a Agência Tupiniquim teve o prazer de participar. Afinal, nada melhor do que um exemplo real para que você veja na pratica os impactos e resultados que essa estratégia pode proporcionar na sua empresa.

Desafio da empresa

Há alguns meses uma multinacional farmacêutica estava com um problema muito sério: os representantes comerciais e os médicos não estavam reportando com a frequência desejada os possíveis efeitos adversos que os medicamentos produzidos estavam causando nos pacientes. Isso resulta em perda de informações importantes, que podem ser usadas para aprimorar os medicamentos, melhorar o produto e aumentar a satisfação do cliente final.

Repare que nesse resumo podemos constatar que temos 3 níveis de stakeholders:

  1. Representantes Comerciais: Colaboradores Internos
  2. Médicos: Parceiros Externos
  3. Pacientes: Clientes Finais dos Produtos Produzidos

Temos o nosso problema: perda de informações valiosas, e a possibilidade para a definição de uma meta e KPIs para gerenciamento: aumentar mensalmente em X% o envio dos relatórios de efeito adverso.

Ações de endomarketing

Para resolver o problema era necessário motivar e conscientizar o representante comercial da importância dos relatórios de efeito adverso, já que isso não está ligado diretamente a sua atividade principal que é a de apresentar o medicamento, mas está ligado diretamente ao sucesso da empresa, já que com a menor satisfação do paciente menor será a aceitação por parte do médico em conhecer o laboratório e menores serão as vendas.

Com base nesse cenário desenvolvemos a mensagem chave de nossa campanha de endomarketing que comunicava esse ciclo de dependência e ligações, mostrando inclusive que um dos pacientes poderia ser um familiar de um desses representantes. Além disso, separamos os colaboradores em equipes e criamos uma competição interna com um ranking de destaques em envio de relatórios de efeito adverso.

Peças de endomarketing

Para que tudo isso funcionasse, desenvolvemos diversas peças que vamos listar a seguir:

  • Criação de identidade para a campanha de endomarketing
  • Ilustração de personagens para melhor comunicação
  • Desenvolvimento de um site interno com um ranking de resultados
  • Envio de e-mails com conteúdo relevante para os representantes
  • Entrevistas em áudio com os mais bem colocados no ranking
  • Eventos de confraternização da equipe

Resultados

Em menos de 3 meses a equipe já havia alcançado a meta anual de envios o que representava mais de 4x os relatórios do ano anterior.

A equipe entendeu a importância do processo de coleta e nos anos seguintes, mesmo sem as competições, os números continuaram subindo.

Principais vantagens associadas

Como você viu no exemplo anterior, uma estratégia de endomarketing bem sucedida pode beneficiar uma empresa de várias maneiras e por muito tempo, já que fica enraizada em sua cultura interna. Dessa forma, é possível construir um negócio sólido e próspero, mais atraente para investidores e para novos talentos. Veja por que você deve trabalhar o marketing interno da sua empresa:

Equipe motivada com clareza dos objetivos

O endomarketing ajuda com a comunicação das metas globais da empresa de forma clara e objetiva. Dessa forma auxiliando na motivação e engajamento dos colaboradores. Além disso, por meio de um processo de construção colaborativa e interativa, os funcionários percebem que podem ser ouvidos e se destacar com um bom trabalho.

Aumento da produtividade

Com funcionários mais motivados e com maior clareza dos objetivos e do que a empresa espera de cada colaborador, o aumento da produtividade será natural.

Proatividade

A eficiência na comunicação dá mais liberdade para que os colaboradores tomem ações rápidas e com maior segurança.

Diminuição no Turnover

Um dos grandes desafios de uma empresa é a contratação. Mais de 80% dos gestores de RH relatam essa dificuldade e de que já contrataram a pessoa com perfil inadequado. Isso gera uma serie de transtornos e perdas. Então, reter talentos se torna prioridade e a principal forma alcançar bons resultados é deixar claro os diferenciais da sua empresa e as campanhas de incentivo podem aumentar muito a satisfação e o senso de pertencimento.

Endomarketing

Ideias de ações de endomarketing

Planejar o que você vai fazer e estruturar um plano de marketing interno é essencial para o sucesso da estratégia. Para te ajudar a fazer isso, responda três perguntas:

  • Qual é o meu problema?
  • Quem está envolvido diretamente neste problema?
  • Como eu posso medir o meu progresso?

Depois escolha a melhor ação para comunicar, engajar e motivar os envolvidos, para isso listamos algumas ideias:

  1. Campanhas de incentivo: Resgate de prêmios, bônus ou experiências.
  2. Palestras motivacionais
  3. Eventos comemorativos
  4. Dinâmicas e Workshops: Atividades lúdicas para conscientizar sobre o novo processo
  5. Pesquisas
  6. Treinamentos
  7. Reconhecimento e Accountability
  8. Vídeos institucionais ou tutoriais
  9. Artigos com conteúdo rico
  10. Newsletter
  11. Podcasts
  12. Cursos de aprimoramento
  13. Rádio Corporativa

Leia também: Dicas de Home Office para aplicar na sua Empresa e na sua Casa

Como uma agência de endomarketing pode ajudar a minha empresa?

Para um bom trabalho de endomarketing ser feito, você necessitará da ajuda de especialistas. Mas, mesmo com as ideias de ações apresentadas aqui, você ainda precisa saber quais são os critérios de análise para saber se uma campanha de endomarketing foi um sucesso. É aqui que entram os KPIs que uma agência de endomarketing irá analisar.

Os Key Perfomance Indicators são indicadores utilizados para realizar a medição dos resultados de ações e do desempenho geral de uma empresa.

São os critérios analisados dentro dos KPIs que irão nortear as tomadas de decisão da sua empresa. Dentro da comunicação interna, temos alguns medidores que podem ser analisados pela agência de endomarketing:

Os colaboradores estão constantemente informados? Se houver respostas negativas, significa que o processo de comunicação ainda precisa ser aprimorado e a partir daí serão estudados os pontos que precisam ser melhorados. Assim, é possível garantir que a comunicação interna está livre de ruídos.

Como está a produtividade dos colaboradores? Os níveis de produtividade estão diretamente ligados à comunicação de uma empresa. Materiais de comunicação interna que incentivem os funcionários a serem melhores em suas atividades e que deixem claro os benefícios que isso trará de volta para eles são essenciais para conseguir uma equipe motivada, consequentemente aumentando a produtividade.

Sua equipe se sente parte da empresa? Engana-se quem acha que o trabalho de criar vínculos com os colaboradores é responsabilidade apenas da área de Recursos Humanos. Uma comunicação transparente e próxima dos colaboradores, utilizando as ferramentas corretas e materiais adequados, aumenta o senso de pertencimento do público interno e contribui para a evolução da empresa.

Esses são apenas alguns dos KPIs analisados por uma agência de endomarketing ao trabalhar em parceria com a sua empresa.

É importante frisar que todos os KPIs são obtidos através de pesquisas e dados e são mensuráveis dentro dos propósitos das melhorias da comunicação interna da sua empresa. Ter dados para acompanhar os resultados é essencial para os processos de endomarketing.

E então, como está a comunicação interna da sua empresa?

Te mostramos aqui como colaboradores engajados e informados podem trazer benefícios para a sua empresa. Ações de endomarketing promovem um aumento na motivação e na produtividade de todos os envolvidos e acaba gerando melhorias permanentes para a empresa.

Se você precisa de ajuda especializada e quer saber como uma agência de endomarketing pode melhorar o fluxo de trabalho dentro da sua organização, mande uma mensagem para nós! A Agência Tupiniquim possui mais de 10 anos de experiência com marketing e assim como no caso citado nesse post, pode trazer melhoras contínuas para a sua empresa!

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