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Você tem dúvidas sobre como produzir um logotipo para advogado? Hoje, vamos compartilhar com você os passos essenciais nessa tarefa

Quando o assunto é logotipo para advogado, a pergunta que temos para você é: o quanto você está satisfeito com o seu?

Se você está bastante satisfeito, esse artigo pode te ajudar, mas se você não está nada satisfeito, esse artigo é essencial para desenvolver algo condizente com sua imagem.

Existem mais de 1,1 milhão de advogados no Brasil. Enquanto muitos deles trabalham para escritórios de advocacia estabelecidos, outros são autônomos. Como tal, se você optar por iniciar seu próprio escritório, terá uma grande concorrência pela frente.

A menos que você também seja especialista em ramos não-judiciais, o que tornará as coisas mais fácil para se promover, você, como advogado, tem poucas maneiras para se destacar.

Uma dessas maneiras é com um logotipo para advogado de qualidade. Vamos analisar e dar uma olhada em algumas dicas para criar o logotipo perfeito para você.

A criação de um logotipo forte é o primeiro passo para firmar uma grande marca no mercado.

Navegue e aprenda mais sobre logotipo para advogado

1. Escolha da cor

Se você está começando, pense bastante nas opções de cores que irão ser contempladas no seu logotipo. Há toda uma área de pesquisa sobre como a cor influencia na percepção das pessoas sobre você e sua marca.

As cores básicas são: azul e preto. O azul frio está associado à confiabilidade. Já o preto está associado à autoridade e inteligência. Ambas são associações úteis para um advogado.

Precisamos dizer ainda, que o preto é a cor favorita das marcas de luxo, o que representa glamour, principalmente ao lado de cores como dourado e prateado.

Se você quer passar uma imagem elegante e uma sensação de exclusividade, o preto pode ser uma ótima opção.

2. Mantenha o logotipo para advogado consistente com sua marca

A exceção à escolha de cores é quando você já estabeleceu um esquema de cores como parte de sua marca. Digamos que você escolheu cores com ressonância local, como cores semelhantes às cores da faculdade onde se formou. Se você se comprometer com essas cores, o design do logotipo precisará seguir essa diretriz.

Um aviso: só tome muito cuidado para que você não tenha problemas com a cor escolhida e ela não traga nenhuma desconexão com a imagem que você quer passar.

Um logotipo com cores drasticamente diferentes não é apenas chocante, mas também pode confundir as pessoas quando visto fora de contexto.

Se a marca existente incluir uma fonte específica e memorável, o logotipo precisará usar essa fonte para qualquer texto.

3. Siga o caminho da simplicidade

Logotipos memoráveis são aqueles fáceis de lembrar. Em outras palavras, eles são simples, mas não simplistas. Existe uma grande diferença entre uma coisa e outra.

Pense desta maneira: o quão difícil é para você se lembrar a senha do seu cartão de crédito? E o nome do seu gerente? Você provavelmente se lembrou da sua senha quando leu a pergunta. Já o nome do seu gerente, talvez nem saiba. Quanto menos elementos, mais fácil é lembrar-se deles.

Só não caia no lugar comum e opte por usar aquela balança ou a pena que todo mundo usa. Isso torna você simplista, e quando você é simplista, vai ser visto como mais um, sem conseguir se destacar na mente das pessoas.

Manter o foco do seu logotipo em alguns elementos essenciais, como uma imagem e um nome, um símbolo bem desenhado, jogos de palavras inteligentes, torna seu logotipo memorável.

4. Pesquise seus concorrentes

Existe uma possibilidade, não tão remota assim de, em mar de mais de 1 milhão de advogados, que a versão final do seu logotipo se pareça com pelo menos algum logotipo em alguma região do país.

Se colocarmos os advogados de todo o mundo nesse jogo, certamente podem haver semelhanças com outros logotipos espalhados pelos 4 cantos do mundo. O que você quer evitar é criar um logotipo que se assemelhe ao logotipo de um concorrente local, localizado na mesma cidade que você.

Se o seu logotipo for parecido com o de um concorrente direto, você terá 2 problemas:

  • O primeiro deles é estar fazendo publicidade gratuita para seu concorrente direto.
  • O segundo, um pouco mais grave, é estar usando uma marca registrada, e como tal, estar sujeito às sanções por tal.

Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado, procurando pelos logotipos da sua concorrência e comparar seu design com os logotipos de seus concorrentes antes de seguir em frente.

Ah! E é muito importante que você consulte o INPI para saber se a marca escolhida está registrada antes de bater o martelo na sua escolha.

5. Seja escalável

Quando você começar, o logotipo provavelmente só será exibido em seu site, cartões de visita e papel timbrado (se você tiver). Porém, em algum momento você pode querer utilizá-lo também nas mídias sociais, ou precise de outros formatos do seu logotipo para ações específicas.

Vai ser difícil utilizar seu logotipo em outros formatos se você tiver apenas uma imagem em JPEG. Nesse caso, você vai perder qualidade e resolução.

Garanta que você tenha seu logotipo em um formato escalável como SVG ou AI (também conhecido como vetor). Isso vai tornar sua vida mais fácil se você precisar fazer impressões em grandes formatos, como banners, pastas de papel, agendas, letreiro para recepção e sala de reuniões, por exemplo.

Talvez esse seja o maior desafio de alguém quando faz seu próprio logo em sites e programas de edição caseiros: exportar a imagem em vetor. Para isso, você provavelmente vai precisar da ajuda de um profissional.

Agora que você já conhece o essencial em um logotipo para advogado, já está pronto para começar

Criar um logotipo para advogado exige um pouco de criatividade, além de prática. Afinal de contas, ele precisa ser atraente e consistente com sua marca, além de original o suficiente para evitar fazer publicidade para seus concorrentes.

Hoje, te mostramos o que levar em consideração quando o assunto é logotipo para advogado. Se você está tentando a todo o custo criar o logotipo de seu escritório de advocacia, mas não sabe por onde começar, esperamos que este artigo tenha sido útil.

Porém, se você não quer fazer o seu próprio logotipo ou precisa de ajuda, que tal conversar com a gente? Conte com a Tupiniquim para criar o seu logotipo para advogado totalmente alinhado com sua visão e objetivos.

Gostou desse conteúdo? Quer sugerir algum assunto que gostaria de ver por aqui? Nos envie uma mensagem. Ficaremos felizes em poder falar com você!

Se esse é o seu caso, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo a desenvolver um logotipo para advogado profissional.

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