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Não sabe como realizar uma pesquisa de palavras-chave para produzir seus conteúdos? Hoje vamos te mostrar os melhores métodos e ferramentas para fazer a consulta dos termos relevantes para aumentar a autoridade do seu site.

A pesquisa de palavra-chave é uns dos pontos principais para as estratégias de SEO e de marketing de conteúdo. Essas técnicas ajudam o seu site a ranquear melhor nas pesquisas web.

Fazer boas escolhas de palavras-chave é crucial para o seu negócio ter mais visibilidade. Saber o que as pessoas estão buscando no Google referente ao tipo de atividade da sua empresa pode te ajudar a entender o que seu público está pesquisando e te direciona sobre quais conteúdos escrever.

É através de análises que você pode identificar o que os usuários desejam encontrar no Google e assim produzir conteúdos que atendem a necessidade deles.

Neste post vamos te mostrar técnicas importantes para realizar pesquisas de palavra-chave e usa-las com perfeição no seu blog. Continue a leitura.

Navegue e saiba mais sobre a pesquisa de palavra-chave

O que é uma pesquisa de palavra-chave e qual a importância?

A pesquisa de palavras-chave ou Keywords (em inglês) são os termos que digitamos no campo de busca quando fazemos uma pesquisa no Google ou em outros buscadores. São os termos que as pessoas digitam quando possuem dúvidas, procuram por algo ou quando querem encontrar algo específico.

Conhecendo as palavras-chave certas você consegue produzir conteúdos relevantes que correspondam a intenção de busca do usuário. É a pesquisa de palavras-chave é o método que vai definir quais termos são os mais importantes para o seu negócio.

Usar palavras-chave que atendem a necessidade do usuário pode garantir a sua vaga entre os melhores posicionamentos do Google, além de auxiliar na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Como pesquisar palavras-chave no Google?

Se você está iniciando um novo site para sua empresa e não sabe por onde começar, vamos te mostrar alguns passos para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Determine o assunto e o público-alvo

O primeiro passo é saber quais assuntos o seu blog ou site vai abordar e quem será público-alvo que vai consumir o seu conteúdo.

Essa primeira etapa é importante para que você consiga alcançar potenciais clientes com os conteúdos com maior facilidade.

Identifique palavras-chave e temos relevantes

Agora que já sabe sobre o assunto que vai abordar, você vai precisar identificar possíveis palavras-chave que os usuários pesquisariam se estivessem procurando materiais relacionados aos temas do seu blog.

Por exemplo, se você quer escrever algo para o seu site referente a marketing de conteúdo, então você precisa pensar em todas as pesquisas que os usuários fariam, assim como suas variações. Exemplo: “o que é marketing de conteúdo?”, “como funciona o marketing de conteúdo?” ou “como usar as estratégias de marketing de conteúdo?”.

Essa pesquisa precisa ser feita para que você saiba como responder exatamente aquilo que o público procura com seus conteúdos.

Buscando no Google

Uma outra forma de buscar termos associadas ao ramo da sua empresa é fazer uma pesquisa de palavras-chave no próprio Google.

Você já deve ter observado que, quando uma pesquisa é realizada, sempre aparecem no meio ou no final da página do buscador pesquisas relacionadas ao que foi digitado no campo de busca.  Dessa forma, você encontra mais sugestões e ideias de palavras-chaves que podem ser usadas como tema.

Agora você já conhece as formas mais simples para se iniciar uma busca de palavras-chave. No entanto, ainda é possível usar ferramentas que são apropriadas para esse tipo de pesquisa.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Existem muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Veja uma lista com 7 ferramentas que separamos e consideramos que são fáceis de se utilizar para fazer a busca.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar o volume de buscas de determinadas palavras-chave ou termos ao longo do tempo.

Quando uma pesquisa é realizada, a ferramenta apresenta um gráfico com alguns dados, onde a parte vertical é representada pelos números de buscas (volume) e a parte horizontal é representada pelo tempo (data).

A ferramenta também serve para ter ideias de conteúdos relacionados à palavra-chave pesquisada e, por fim, para comparar os termos e sinônimos que são mais relevantes

AnswerThePublic

O AswerThePublic mostra palavras-chave relacionadas ao que foi buscado, além de organizar ideias de palavras-chaves long tail (cauda longa) com base nas perguntas “o que, quem, quando, onde e por que”.

Keyword Tool

O Keyword Tool apresenta mais de 750 sugestões de palavras-chave do Google gratuitamente.

Essa ferramenta é prática e rápida para encontrar ideias de palavras-chave. É possível usá-la também para fazer pesquisas de palavras não só do Google, mas de outras plataformas como Youtube, Bing, Amazon, eBay, Play Store, Instagram e Twitter.

Also Asked

O Also Asked é uma ferramenta de palavras-chave gratuita bem simples de ser utilizada. Com ela, é possível encontrar perguntas que estão relacionadas a palavra-chave buscada.

Com as infinitas ideias de perguntas que a ferramenta sugere, é possível criar conteúdos mais relevantes e assertivos para o seu blog ou site.  Para usar o Also Asked, basta escolher a língua, o país e digitar a palavra-chave.

Ubersuggest

Com o Ubersuggest é possível encontrar ideias de palavras-chave e conteúdo. Você pode localizar essas duas opções no canto superior da página.

Ao buscar por uma palavra-chave nessa ferramenta, ela vai apresentar uma lista de termos relacionados com o que foi digitado. Ela mostra também dados como: o número do volume das buscas e a dificuldade de se ranquear para aquele termo específico.

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta de análise de dados que facilita a execução da sua estratégia de marketing digital.

É uma ferramenta bem completa e que permite visualizar o volume das buscas de palavras-chave, resultados da SERP (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa), assim como palavras-chave relacionadas.

O SEMrush permite que você encontre relatórios em plataformas de buscas orgânicas, analisando quem são seus maiores concorrentes e as palavras-chave que geram mais trafego para o seu negócio.

Essa ferramenta oferece alguns planos mensais, mas também há disponível a versão gratuita, que é mais limitada, podendo gerar apenas 10 relatórios por dia, com 10 resultados para cada relatório.

Google Keyword Planner

É o planejador de palavras-chave do Google Ads que ajuda a encontrar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Identificando também a frequência que as palavras-chave são pesquisadas e como as pesquisas mudam ao longo do tempo.

Com essa ferramenta é possível obter informações de  qualidade para impulsionar as suas ações de SEO ou para a criação de campanhas com o Google Ads. No caso das campanhas, o Google mostrará estimativas de lance (CPC) para cada palavra-chave e então você poderá determinar o valor que deseja investir.

Tipos de palavras-chave para cada etapa do funil

Topo do funil: essa é a primeira etapa do funil de vendas onde os usuários têm o primeiro contato com a sua empresa. Aqui, os possíveis clientes acabam indo para a sua página porque possuem algum tipo de dúvida ou problema e não fazem ideia do que pode ser feito. É nessa fase em que eles estão atrás de informações.

Nessa fase é preciso usar estratégias de atração. Você já sabe que o leitor necessita de algo, então você precisar produzir conteúdos que irão atrair a atenção dos usuários, gerando interesse nele para que continue se aprofundando nos conteúdos a respeito do problema que possui.

Sendo assim, deixe sempre disponível para os usuários conteúdos de diferentes formatos como: blog posts, vídeos, infográfico e podcasts.

Head Tail: também conhecidas como short tail, são as palavras-chave mais curtas e genéricas. Esse tipo de palavra-chave expande os conteúdos das páginas sobre determinado assunto, pois nem sempre fica claro o que realmente a pessoa está buscando.

Por exemplo: se o termo “sapatos” for buscado no Google, vão ser apresentados resultados com diversos modelos de calçados feminino e masculino, para adultos e crianças.  Isso pode gerar uma dificuldade maior de se responder o que realmente está sendo procurado. Por outro lado, isso pode gerar mais tráfego para o site, já que os números de buscas acabam sendo sempre maiores para esses termos (mas fique atento, pois a concorrência também aumenta).

Meio do funil: aqui, não lidamos mais com os usuários que não sabem exatamente o que querem. Nessa etapa do funil,  os usuários já conhecem o seu problema e desejam encontrar a solução

Essa é a parte que os seus potencias clientes disponibilizam dados como nome, telefone e e-mail e então se tornam leads.

Nessa fase o consumidor levará em consideração o consumo de informações a respeito desse problema. É aí que você precisa usar palavras-chave mais especificas.

Portanto, o seu material precisa ser eficiente para resolver o problema que o usuário está enfrentando ou pelo menos para ajudá-lo a encontrar as soluções.

Long Tail: conhecidas como cauda longa, esse tipo de palavra-chave costuma ser mais extensa e bem mais específica.

Ainda usando o exemplo acima. Como já vimos, o termo “sapatos” se torna muito aberto. Mas, e se ao invés disso, a pesquisa for por “sapatos femininos de salto”?  A busca vai se tornar muito mais específica e o seu site pode ser encontrado com mais facilidade se tiver disponível esse tipo de calçado (ou textos que falem sobre sapatos femininos de salto alto).

Usar palavras-chave mais longas torna mais certeiro os seus conteúdos e consegue alcançar o público que busca pelo seu produto ou serviço.

“Por que tenho que me preocupar com palavras-chave long tail se as palavras-chave head tail geram mais tráfego?” Essa é uma pergunta bem comum, mas pense no seguinte: volume maior também significa mais concorrência e um conteúdo bem menos direcionado. Quanto mais você afunilar os seus conteúdos e tornar eles mais específicos, mais qualificado será o público que irá consumir.

Fundo do funil: a etapa final do funil de vendas, é a fase de avaliação e compra. Agora que o usuário já se tornou um lead qualificado para se tornar um cliente efetivo.

Aqui você vai precisar colocar em prática tudo o que aprendeu nos tópicos anteriores. Será necessário criar conteúdo com palavras-chave long tail. Esse é o momento de apresentar a empresa, falar sobre cases de sucesso e dar informações detalhadas sobre o seu produto ou serviço.

Assim, o usuário vai ter total confiança em finalizar a compra e ter a certeza de que ao adquirir o produto da sua empresa o problema dele será solucionado.

Agora que você já sabe como realizar pesquisas de palavra-chave, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu neste post!

É importante lembrar que a pesquisa de palavras-chave não é só para quem está começando a criar um site. Como vimos nesse artigo, os volumes de buscas de determinadas palavras-chave alteram ao longo do tempo.

Por isso, é sempre valido revisar os conteúdos mais antigos e identificar se tem palavras-chave que podem ser substituídas por outras novas.

Se você quer criar boas estratégias para ranquear melhor nos buscadores, conte com a nossa ajuda! A Tupiniquim é especialista em marketing digital e pode ajudar a sua empresa a produzir os melhores conteúdos!

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